American Horror Story: 1984

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
American Horror Story:
1984
Pôster promocional
Informações
Elenco
País de origem Estados Unidos
de episódios 9
Exibição
Emissora
original
FX
Exibição
original
18 de setembro de 2019 (2019-09-18) – 13 de novembro de 2019 (2019-11-13)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
Apocalypse
Lista de episódios de American Horror Story

American Horror Story: 1984 é a nona temporada da série de televisão American Horror Story, do FX. Estreou em 18 de setembro de 2019.[1] A temporada tem sido descrita como sendo fortemente influenciada pelos clássicos filmes de terror slasher dos anos 1980, tendo como exemplos filmes clássicos como A Hora do Pesadelo e Sexta-Feira 13.

Os membros do elenco que retornaram de temporadas anteriores incluem Emma Roberts, Billie Lourd, Leslie Grossman, Cody Fern, John Carroll Lynch, Leslie Jordan, Lily Rabe, Dylan McDermott e Finn Wittrock, além dos novos membros de elenco como Matthew Morrison, Gus Kenworthy, Angelica Ross e Zach Villa. 1984 marca a primeira temporada sem Evan Peters e Sarah Paulson.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

1984 é ambientada no ano-título em Los Angeles, e segue a história dos amigos Brooke, Montana, Xavier, Chet e Ray, que participavam de uma academia de dança aeróbica e, depois, vão trabalhar como conselheiros no Acampamento Redwood, o local mais frequentado por jovens nas férias de verão. Porém, o que eles não esperavam era que o jardineiro e serial killer Benjamin Richter, conhecido como Sr. Jingles, que fez o maior massacre de verão no local na década de 70, acaba escapando do sanatório e retorna ao acampamento em busca de vingança.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Emma Roberts, Billie Lourd e Angelica Ross (da esquerda à direita)

Recorrente[editar | editar código-fonte]

Convidado[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porExibição originalAudiência
(milhões)
951 "Camp Redwood"[2] Bradley BueckerRyan Murphy & Brad Falchuk18 de setembro de 2019 (2019-09-18)2.13
Em 1984, Brooke Thompson é atacada pelo Night Stalker e decide deixar a cidade durante o verão para trabalhar como conselheira no Acampamento Redwood com seus novos amigos de uma aula de dança aeróbica. No caminho, eles atropelam um caminhante na estrada. O grupo o leva para o acampamento onde ele é atendido pela enfermeira do acampamento, Rita. Margaret Booth, a proprietária do campo, apresenta-se aos conselheiros e faz um tour pelos jardins. Mais tarde, ao redor da fogueira, os conselheiros descobrem com Rita que o Acampamento Redwood foi o local de um massacre em 1970 cometido pelo jardineiro Benjamin Richter, conhecido como Sr. Jingles. Margaret revela que ela era a única sobrevivente daquela noite. Brooke encontra o caminhante morto por Jingles, mas o corpo e Richter não são encontrados em nenhum lugar quando os outros investigam. 
962 "Mr. Jingles"[3] John J. GrayTim Minear25 de setembro de 2019 (2019-09-25)1.49
Margaret descobre a fuga de Richter da instituição mental, mas insiste que o campo será aberto conforme o planejado. Brooke fica abalada após um telefonema com o Sr. Jingles e se abre para Montana sobre seu casamento desastroso um ano antes. Montana beija Brooke, deixando-a chocada. Xavier é perseguido e é puxado para dentro de um carro por um homem chamado Blake que o forçou a atuar em pornografia gay, no entanto, Xavier oferece Trevor como seu substituto. Em vez disso, Blake é morto por Richter. Brooke é perseguida pelo Night Stalker depois de ver um corpo no lago, mas escapa. O Night Stalker tenta assassinar o caminhante, que continua sendo constantemente morto e ressuscitado. Os conselheiros encontram o corpo de Blake com a orelha decepada e assumem que o Sr. Jingles encontrou seu caminho para acampar e os está caçando. Margaret é abordada por Richard Ramirez, o Night Stalker, e ela o contrata para defender e proteger as crianças do Sr. Jingles. Os conselheiros tentam escapar, mas devem se dividir em dois grupos para recuperar as chaves. Margaret conhece o caminhante e deduz que ele é o fantasma de um conselheiro desde 1970. Ambos os grupos, liderados por Trevor e Rita, são individualmente cercados por alguém fora de suas cabines, batendo na porta. 
973 "Slashdance"[4] Mary WigmoreJames Wong2 de outubro de 2019 (2019-10-02)1.34
O grupo de Rita é abordado por Ramirez, e eles decidem se separar para aumentar suas chances de sobrevivência. Ramirez eventualmente invade e ataca Ray repetidamente, mas Chet o salva e eles fogem. Os dois acabam caindo em uma armadilha cheia de estacas de madeira, e Chet é empalado pelo ombro. Ray, depois de confessar a Chet sobre um incidente na faculdade onde ele foi responsável pela morte de um estudante da fraternidade, deixa Chet para morrer. Os perseguidores do grupo de Trevor acabam sendo um grupo de brincalhões representando o Sr. Jingles como parte de uma tradição, mas Richter mata os brincalhões enquanto Trevor, Montana e Xavier fogem. Brooke fica sozinha com Rita e planeja ir alertar a polícia, mas Rita a droga e se revela Donna Chambers, uma psicóloga obcecada por assassinos em série que orquestrou a fuga de Richter. Donna arrasta Brooke para longe. Richter depois mata a verdadeira Rita, cuja identidade Donna assumiu. Trevor e Xavier encontram Chet e o resgatam; Trevor empurra na armadilha cheia de estacas de madeira quem ele acredita ser o Sr. Jingles, mas é apenas mais um brincalhão. Montana e Ray são abordados por Ramirez; Ray abandona Montana na motocicleta de Trevor, apenas para ser decapitado por Richter durante a fuga. Montana e Ramirez se beijam. 
984 "True Killers"[5] Jennifer LynchJay Beattie9 de outubro de 2019 (2019-10-09)1.29
Através de flashbacks, é revelado que Montana e Ramirez se tornaram amantes depois de se conhecerem na aula de aeróbica de Montana. Naquela época, ela recrutou Ramirez para assassinar Brooke como vingança pela morte do irmão de Montana no casamento de Brooke. No presente, Xavier procura Bertie, a cozinheira do acampamento, para avisa-la do que estava acontecendo, mas Richter os descobre. Richter coloca Xavier no forno e o liga, mas Bertie fatalmente ferida o salva. Agora severamente queimado, Xavier misericordiosamente mata Bertie. Brooke, enquanto isso, cai em uma armadilha montada por Donna. Ramirez rastreia Brooke depois de ser avisado por Montana, mas Richter aparece. Ramirez e Richter lutam, com Brooke escapando durante o caos e Ramirez aparentemente é morto. Richter visita Margaret, que revela que ela era a verdadeira assassina em 1970 após o assédio moral nas mãos dos outros campistas. Richter, culpado pelos assassinatos, foi posteriormente submetido a tratamentos terríveis durante seu tempo no asilo. Margaret atira em Richter e presume que ele estava morto. Trevor chega depois de ouvir os tiros, e Margaret o mata. Richter não estava morto e foi embora. Xavier, depois de encontrar Richter, é encontrado por Brooke. Eles se encontram com Chet, Montana e Margaret, que mente dizendo que Richter matou Trevor. Em outro lugar do acampamento, Donna testemunha Ramirez sendo revivido por uma força sobrenatural. 
995 "Red Dawn"[6] Gwyneth Horder-PaytonDan Dworkin16 de outubro de 2019 (2019-10-16)1.09
Quatro anos atrás, Donna descobre que seu pai é um serial killer de jovens mulheres pouco antes de ele se matar, levando à sua obsessão. No presente, Ramirez explica a Donna que ele foi ressuscitado por Satanás e agora sabe tudo o que Donna fez. Enquanto isso, Margaret sugere passear de barco pelo lago em busca de ajuda, e Chet concorda em ir com ela. No lago, Margaret revela a verdade a Chet e depois o mata. Donna encontra Xavier e Montana e admite libertar Richter, causando a ira de Xavier. Ela foge e corre para Richter, pedindo que ele a mate para aliviar sua culpa; ele recusa. Richter rastreia Margaret; Xavier aparece e mata Richter, apenas para Margaret então matar Xavier. Ramirez chega e usa Satanás para reviver Richter. Brooke encontra o fantasma de Ray e acaba perdendo a virgindade com ele; ela descobre que Ray está morto quando encontra sua cabeça decepada. Brooke retorna a Montana para pedir ajuda, que a ataca e admite a contratação de Ramirez. Enquanto as duas lutam, o sol finalmente nasce no dia seguinte e as crianças chegam ao acampamento, apenas para testemunhar Brooke assassinando Montana. Brooke é presa e Margaret a culpa por todas as mortes de seus amigos. Ramirez e Richter roubam um carro da polícia e dirigem em direção a Los Angeles. 
1006 "Episode 100"[7] Loni PeristereRyan Murphy & Brad Falchuk23 de outubro de 2019 (2019-10-23)1.35
Um ano após os eventos em Camp Redwood, Richter se cansou das tendências assassinas de Ramirez e alerta os moradores sobre sua presença, dando a Richter a chance de ir embora sozinho e resultando na prisão de Ramirez. Quatro anos depois, os fantasmas de Montana e Xavier, ainda presos no purgatório do acampamento, matam qualquer um que ofender, para a frustração do fantasma de Ray e dos fantasmas dos conselheiros de 1970. Enquanto isso, Margaret se tornou uma magnata do setor imobiliário, renovando locais de assassinatos famosos ao lado de Trevor, que sobreviveu a sua tentativa de assassinato. Os dois entraram em um casamento contencioso em meio à ameaça de Trevor de expor a verdade. Margaret escolhe Camp Redwood como seu próximo projeto, para desgosto do fantasma de Chet. Um Richter reformado, agora vivendo uma vida tranquila no Alasca com sua nova esposa e filho, aprende sobre o projeto. Ele volta para casa uma noite e encontra sua esposa assassinada por Ramirez, que saiu da prisão com a ajuda de Satanás. Richter entrega seu filho a sua cunhada e vai embora, com a intenção de matar Ramirez. Brooke aparentemente é executado pelos assassinatos de Camp Redwood, mas Donna, posando de executora, a salva 
1017 "The Lady in White"[8] Liz FriedlanderJohn J. Gray30 de outubro de 2019 (2019-10-30)1.05
Em 1948, o jovem Richter perde o controle de seu irmão mais novo, Bobby, que é acidentalmente morto por uma hélice de barco. A mãe de Richter, Lavinia, o culpa pela morte. Em 1989, Richter retorna a Camp Redwood e encontra os fantasmas dos conselheiros, que lamentam que estejam sendo aterrorizados pelo fantasma de outra mulher desconhecida. Richter afirma que o fantasma é Lavinia, que ele foi forçado a matar em legítima defesa em 1948. Richter se reúne com ela e ela revela que manipulou Margaret para cometer os assassinatos de 1970 para fazer Richter sofrer pela morte de Bobby. Enquanto isso, Donna leva Brooke a uma pista de patinação para relaxar, onde eles conhecem um homem chamado Bruce. Depois que Bruce conserta o carro, elas concordam em dar uma carona, mas o abandonam na estrada depois que ele revela que conhece Donna e depois mata um policial. Bruce os rastreia e ameaça matá-los, mas elas o enganam e o deixam para morrer. Enquanto Margaret, Trevor, Ramirez, Brooke e Donna convergem para Camp Redwood, Ramirez mata vários músicos do festival de música de Margaret. Richter se mata para retornar como um fantasma e se vingar. 
1028 "Rest in Pieces"[9] Gwyneth Horder-PaytonAdam Penn6 de novembro de 2019 (2019-11-06)1.05
Pouco antes do Halloween, Bruce se recupera e dirige para Camp Redwood, interrompendo uma briga entre Ramirez e o fantasma de Richter. Ramirez o convoca para ajudar a eliminar Richter, eventualmente aprendendo que Richter é um fantasma. Donna e Brooke são abordadas por Stacy, uma escritora de tabloides que conhece suas identidades e a levam com elas para Camp Redwood. Brooke promete revelar a história verdadeira para Stacy, planejando secretamente matá-la, mas Donna a impede e a convence a se concentrar em Margaret. Stacy foge, apenas para ser morto por Bruce, Ramirez e Margaret. Margaret revela a Bruce e Ramirez seu plano de assassinar o resto das bandas (exceto Billy Idol) em seu festival. Trevor declara seu amor pelo fantasma de Montana e planeja se matar para se juntar a ela, mas ela o afasta, culpada por seu relacionamento com Ramirez. Os conselheiros mortos, enfurecidos com a série de assassinatos de Richter, amarram-no e se recusam a permitir que ele escape para matar Ramirez. O fantasma de Bobby aparece e arrasta Richter para dentro do lago; ele acorda ao lado de Bobby e Lavinia, que o convencem a ficar com eles. 
1039 "Final Girl" John J. GrayCrystal Liu13 de novembro de 2019 (2019-11-13)1.08
Trinta anos depois, o filho agora adulto de Richter, Bobby, volta para um decrépito Camp Redwood em busca de respostas, tendo recebido cheques de um benfeitor desconhecido desde a infância. Ele é recebido por Montana e Trevor, que explicam que Richter desapareceu após ser arrastado para o lago e nunca mais voltou. Eles revelam o que aconteceu em 1989: para evitar mais mortes, Trevor bloqueia o tráfego para a entrada de Camp Redwood. Margaret atira nele da propriedade do acampamento e o deixa morrer, mas Brooke aparece e o ajuda a ir para o local para que ele possa retornar como um fantasma. O fantasma de Trevor então ataca Bruce e o chuta para fora da área para morrer. Os conselheiros mortos determinam que a única maneira de impedir Ramirez é matá-lo repetidamente, o que fazem por trinta anos. Em 2019, Ramirez acorda mais uma vez e ataca Bobby; Montana leva Bobby para fora do local e o direciona para o asilo. Lá ele conhece Donna, que detalha que, em 1989, os fantasmas assassinaram brutalmente Margaret, mas não antes de Brooke aparentemente ter morrido em uma briga com ela. Donna e Bobby rastreiam o dinheiro de Bobby para Brooke ainda viva, que sobreviveu com a ajuda de Ray. Bobby volta novamente para Camp Redwood, onde o fantasma de Margaret tenta repetidamente matá-lo, mas ele é salvo por Richter, Lavinia e os conselheiros. Bobby compartilha uma despedida chorosa com sua família e parte. 

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em 12 de janeiro de 2017, American Horror Story foi renovada para uma nona temporada, com uma renovação de duas temporadas ao lado de Apocalypse, prevista para 2019.[10] Em 10 de abril de 2019, o co-criador da série, Ryan Murphy, anunciou que o título da temporada seria 1984.[11] A temporada tem sido descrita como sendo fortemente influenciada pelos clássicos filmes de terror slasher dos anos 1980 como A Hora do Pesadelo, Sexta-Feira 13, Acampamento Sinistro e Halloween.[12]

Em 24 de junho de 2019, a FX anunciou que a temporada iria estrear em 18 de setembro de 2019.[1] Em 26 de agosto de 2019, a FX liberou o primeiro trailer oficial da temporada.

Escolha de elenco[editar | editar código-fonte]

Em 6 de fevereiro de 2019, Ryan Murphy revelou que Emma Roberts e o medalhista olímpico Gus Kenworthy estrelariam a temporada, fazendo um casal de namorados.[13] Em 8 de julho de 2019, foi anunciado que Sarah Paulson teria um papel menor em 1984 do que nas temporadas anteriores, devido a seus compromissos com a série de Ryan Murphy na Netflix, Ratched.[14] Dois dias depois, a atriz de Pose, Angelica Ross, anunciou que teria um papel regular na temporada.[15] Em 11 de julho de 2019, Billie Lourd, Cody Fern, Leslie Grossman e John Carroll Lynch foram confirmados para retornar à série, com os novos membros do elenco Matthew Morrison, DeRon Horton e Zach Villa.[16]

Em 2 de abril de 2019, Evan Peters, que já havia atuado nas oito temporadas anteriores como parte do elenco principal, anunciou que não compareceria nesta temporada.[17] Em 23 de maio de 2019, Billy Eichner, que apareceu em Cult e Apocalypse, afirmou que não voltaria na temporada.[18]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

Em 11 de julho de 2019, Ryan Murphy revelou que as filmagens da temporada tiveram inicio em julho de 2019.[19]

Referências

  1. a b «FX Sets Fall Premiere Dates: 'American Horror Story', 'Mayans M.C.', 'It's Always Sunny', More». Deadline Hollywood 
  2. «(#901) "Camp Redwood"». The Futon Critic. Consultado em 21 de agosto de 2019 
  3. «(#902) "Mr. Jingles"». The Futon Critic. Consultado em 29 de agosto de 2019 
  4. «(#903) "Slashdance"». The Futon Critic. Consultado em 6 de setembro de 2019 
  5. «(#904) "True Killers"». The Futon Critic. Consultado em 12 de setembro de 2019 
  6. «(#905) "Red Dawn"». The Futon Critic. Consultado em 17 de setembro de 2019 
  7. «(#906) "Episode 100"». The Futon Critic. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  8. «(#907) "The Lady in White"». The Futon Critic. Consultado em 1 de outubro de 2019 
  9. «(#908) "Rest in Pieces"». The Futon Critic. Consultado em 10 de outubro de 2019 
  10. «'American Horror Story' Renewed For Seasons 8 & 9 By FX -TCA». Deadline Hollywood 
  11. «American Horror Story Heads to Summer Camp Circa 1984 for Season 9». TV Line 
  12. «American Horror Story season 9 will pay tribute to 1980s slasher films». Polygon 
  13. «Gus Kenworthy Joining American Horror Story Season 9 With Emma Roberts». E News 
  14. «Sarah Paulson Scales Back On 'American Horror Story: 1984' As She Ratchets Up On 'Ratched'». Deadline Hollywood 
  15. «'Pose' Star Joins 'American Horror Story: 1984' Cast». The Hollywood Reporter 
  16. «'American Horror Story: 1984': Matthew Morrison Joins Cast, Billie Lourd and Cody Fern Among Returning Stars». Hollywood Reporter 
  17. «Evan Peters says he will not be returning for American Horror Story season 9». PopBuzz 
  18. billy eichner [billyeichner] (23 de maio de 2019). «Thank you! I can't do AHS this year but boy oh boy I had a blast and I love all those crazy kids a lot. ❤️» (Tweet) – via Twitter 
  19. «To celebrate the first day of filming the NINTH Season of AMERICAN HORROR STORY, here's the official 1984 cast announcement along with some amazing 80s lewks. Enjoy!». Instagram