Ametista (DC Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Ametista (DC Comics)
Placeholder female superhero c.png
Outro(s) nome(s) Amy Winston
Espécie Homo Magi
Terra Natal Gemworld
Criado por Dan Mishkin
Gary Cohn
Ernie Colón (artista)
Primeira aparição Legion of Super-Heroes (vol. 1) #298 (April 1983)
Editora(s) DC Comics
Espécie Homo Magi
Terra natal Gemworld
Situação presente Ativa
Habilidades
  • Magia;

Ametista, A Princesa do Mundo de Cristal (em inglês, Amethyst, Princess of Gemworld) é uma feiticeira e super-heroína personagem fictícia de histórias em quadrinhos publicadas pela editora estadunidense DC Comics. Criada por Dan Mishkin, Gary Cohn e Ernie Colon, e sua primeira aparição foi em Legion of Super-Heroes #298 (Abril 1983). Fisicamente, ela se parece muito com She-ra (tendo até um unicórnio alado), mas estreou ao menos dois anos antes da personagem de desenhos animados.

Origem[editar | editar código-fonte]

Amy Winston, uma garota comum que, ao desembrulhar os presentes que ganhou em seu décimo terceiro aniversário, encontra uma curiosa jóia púrpura que não parece dada por seus pais – até porque não foi mesmo. Naquela noite, um gigante monstruoso surge, captura Amy e a leva através de um portal para o Mundo de Cristal, uma dimensão mística dividida em doze reinos cujos regentes recebem nomes e poderes de pedras preciosas. A viagem dimensional tem um efeito curioso: como o tempo passa numa velocidade diferente no Mundo de Cristal, a pré-adolescente Amy se torna uma jovem mulher ao chegar à dimensão paralela.

Ainda surpresa pela transformação, Amy é apresentada por seu captor ao segundo em comando dos vilões: Sardônico, o Senhor das Serpentes, que ordena que ela seja levada ao Opala Negra, que governa todo o Mundo de Cristal sob uma cruel ditadura. Ametista é resgatada pelo monstruoso Granch, que a leva a Citrina, a “feiticeira-mãe” do Mundo de Cristal. Citrina leva a garota até o Castelo Ametista, onde conta a ela seu verdadeiro passado: Amy é filha de Lorde e Lady Ametista, antigos governantes desta dimensão mágica, e foi levada por Citrina para a Terra depois de um golpe perpetrado pelo Opala Negra. Para dar à garota um lar em nosso mundo, Citrina substitui o filho natimorto do casal Winston pela princesa. Completando as explicações, Citrina conta que a jóia púrpura serve como instrumento de poder para Amy – e somente para ela – e que a princesa deve colocar um fim ao reinado de terror que já há décadas governa o Mundo de Cristal.[1]

Mundo de Cristal[editar | editar código-fonte]

Há milênios, uma ordem de magos da Terra se retirou para outra dimensão onde a magia ainda era forte e criaram o Mundo de Cristal (em inglês, Gemworld). Isto foi descrito como um imenso continente que pairava no espaço, orbitada por um Sol, e suas águas pareciam cair para o nada (exatamente como as crenças dos antigos). O tempo e outras leis da física funcionam diferentemente em Gemworld (Amy tornou-se uma mulher de 20 anos ao retornar para lá quando tinha somente 13 anos). No futuro do século XXX, Gemworld será integrado a nossa dimensão, quando será conhecido como Zerox ou Mundo dos feiticeiros.

As doze casas[editar | editar código-fonte]

Em Gemworld, há doze casas (ou tribos), batizadas em relação a uma jóia preciosa. São elas:

Destino[editar | editar código-fonte]

Ao enfrentar Demônios da Sombra do Antimonitor em Crise nas Infinitas Terras, Ametista ficou cega. O Sr. Destino levou-a de volta para Gemworld, e contou-lhe que na verdade, o pai de Amy Wiston era um Lorde da Ordem, raça de seres misticamente poderosos do qual o próprio Sr. Destino faz parte. Sr. Destino largou-a a própria mercê, a medida que monstros se aproximavam. Ametista criou então instintivamente um sentido que permitia-lhe detectar magia, de modo que pôde derrotar os monstros (na verdade, Destino havia a abandonado conhecendo que ela teria potencial para desenvolver este dom).

Poderes[editar | editar código-fonte]

Os poderes de Ametista são místicos por natureza; como uma Lorde da Ordem, ela pode invocar qualquer feitiço imaginável em níveis espantosos. Depois que ficou cega, Amy criou instintivamente um sentido que permitia-lhe detectar magia para poder compensar sua cegueira.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. AMETISTA - A PRINCESA DO MUNDO DE CRISTAL - PARTE 1,[1]