Ametista (DC Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.


Ametista
Placeholder female superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Legion of Super-Heroes (vol. 1) #298 (April 1983)
Criado por Dan Mishkin
Gary Cohn
Ernie Colón (artista)
Características do personagem
Alter ego Amy Winston
Espécie Homo Magi
Terra natal Gemworld
Situação presente Ativa
Habilidades
  • Magia;
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada


Ametista, A Princesa do Mundo de Cristal (em inglês, Amethyst, Princess of Gemworld) é uma feiticeira e super-heroína personagem fictícia de histórias em quadrinhos publicadas pela editora estadunidense DC Comics. Criada por Dan Mishkin, Gary Cohn e Ernie Colon, e sua primeira aparição foi em Legion of Super-Heroes #298 (Abril 1983). Fisicamente, ela se parece muito com She-ra (tendo até um unicórnio alado), mas estreou ao menos dois anos antes da personagem de desenhos animados.

Origem[editar | editar código-fonte]

Amy Winston, uma garota comum que, ao desembrulhar os presentes que ganhou em seu décimo terceiro aniversário, encontra uma curiosa jóia púrpura que não parece dada por seus pais – até porque não foi mesmo. Naquela noite, um gigante monstruoso surge, captura Amy e a leva através de um portal para o Mundo de Cristal, uma dimensão mística dividida em doze reinos cujos regentes recebem nomes e poderes de pedras preciosas. A viagem dimensional tem um efeito curioso: como o tempo passa numa velocidade diferente no Mundo de Cristal, a pré-adolescente Amy se torna uma jovem mulher ao chegar à dimensão paralela. Ainda surpresa pela transformação, Amy é apresentada por seu captor ao segundo em comando dos vilões: Sardônico, o Senhor das Serpentes, que ordena que ela seja levada ao Opala Negra, que governa todo o Mundo de Cristal sob uma cruel ditadura. Ametista é resgatada pelo monstruoso Granch, que a leva a Citrina, a “feiticeira-mãe” do Mundo de Cristal. Citrina leva a garota até o Castelo Ametista, onde conta a ela seu verdadeiro passado: Amy é filha de Lorde e Lady Ametista, antigos governantes desta dimensão mágica, e foi levada por Citrina para a Terra depois de um golpe perpetrado pelo Opala Negra. Para dar à garota um lar em nosso mundo, Citrina substitui o filho natimorto do casal Winston pela princesa. Completando as explicações, Citrina conta que a jóia púrpura serve como instrumento de poder para Amy – e somente para ela – e que a princesa deve colocar um fim ao reinado de terror que já há décadas governa o Mundo de Cristal.[1]

Mundo de Cristal[editar | editar código-fonte]

Há milênios, uma ordem de magos da Terra se retirou para outra dimensão onde a magia ainda era forte e criaram o Mundo de Cristal (em inglês, Gemworld). Isto foi descrito como um imenso continente que pairava no espaço, orbitada por um Sol, e suas águas pareciam cair para o nada (exatamente como as crenças dos antigos). O tempo e outras leis da física funcionam diferentemente em Gemworld (Amy tornou-se uma mulher de 20 anos ao retornar para lá quando tinha somente 13 anos). No futuro do século XXX, Gemworld será integrado a nossa dimensão, quando será conhecido como Zerox ou Mundo dos feiticeiros.

As doze casas[editar | editar código-fonte]

Em Gemworld, há doze casas (ou tribos), batizadas em relação a uma jóia preciosa. São elas:

Destino[editar | editar código-fonte]

Ao enfrentar Demônios da Sombra do Antimonitor em Crise nas Infinitas Terras, Ametista ficou cega. O Sr. Destino levou-a de volta para Gemworld, e contou-lhe que na verdade, o pai de Amy Wiston era um Lorde da Ordem, raça de seres misticamente poderosos do qual o próprio Sr. Destino faz parte. Sr. Destino largou-a a própria mercê, a medida que monstros se aproximavam. Ametista criou então instintivamente um sentido que permitia-lhe detectar magia, de modo que pôde derrotar os monstros (na verdade, Destino havia a abandonado conhecendo que ela teria potencial para desenvolver este dom).

Poderes[editar | editar código-fonte]

Os poderes de Ametista são místicos por natureza; como uma Lorde da Ordem, ela pode invocar qualquer feitiço imaginável em níveis espantosos. Depois que ficou cega, Amy criou instintivamente um sentido que permitia-lhe detectar magia para poder compensar sua cegueira.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. AMETISTA - A PRINCESA DO MUNDO DE CRISTAL - PARTE 1,[1]