Amico Aspertini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade. Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Amico Aspertini
Nascimento 1475
Bolonha
Morte 1552 (77 anos)
Bolonha
Cidadania Itália
Ocupação pintor, escultor, iluminador
Abóbada da Capela da Cruz na Basílica di San Frediano, em Lucca, Itália.

Amico Aspertini (1474 - 1552) é um pintor italiano do Renascimento cujo estilo complexo, ecêntrico e eclético antecipou o Maneirismo. É considerado um dos principais representantes da Escola de Bolonha. Giorgio Vasari descreve Aspertini como tendo uma personalidade ecêntrica e autor de obras que denotavam alta expressão.

Nasceu em Bolonha em uma família de pintores (Guido Aspertini e Giovanni Antonio Aspertini, seu pai) e estudou com Lorenzo Costa e Francesco Francia. Esteve em Roma entre 1500 e 1503 e retornou para a Bolonha já com a influência de Pinturicchio. Em 1504, juntou-se a Francia e Costa na pintura dos afrescos do Oratório de Santa Cecília, em San Giacomo Maggiore. De 1507 a 1509, pintou um ciclo de afrescos na Basílica de San Frediano, em Lucca. Morreu em Bolonha.

Suas obras podem ser vistas nos seguintes locais:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Amico Aspertini