Amitai Etzioni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Amitai Etzioni
Nascimento 4 de janeiro de 1929 (93 anos)
Colônia
Cidadania Israel, Estados Unidos
Alma mater
Ocupação sociólogo(a), professor(a) universitário(a)
Prêmios
Empregador Universidade Columbia, Universidade George Washington
Página oficial
http://www.amitaietzioni.org/

Amitai Etzioni (nascido Werner Falk em 4 de Janeiro de 1929 em Colónia, Alemanha) é um sociólogo germano-estadunidense-israelense. É um dos autores mais importantes da Abordagem Estruturalista mais precisamente da Teoria Estruturalista da Administração. Sociólogo e professor das Universidades de Columbia e de George Washington (EUA) e membro do Instituto de Estudo de Guerra e Paz. Estudou a integração da organização com a sociedade como um facto social, atuando e agindo na sociedade.

Obra[editar | editar código-fonte]

Em seu livro "Organizações Modernas" (1964), Etzioni relata as conclusões de sua pesquisa sobre os diferentes tipos de organizações classificando-as em três categorias, analisando e comparando o controle e a autoridade.

  • 1) Organizações especialistas: alto nível de especialização das pessoas, predominando autoridade e técnica;
  • 2) Organizações não especializadas: atividade de produção de bens; definição de objetivos específicos e controle de metas;
  • 3) Organização de serviços: atividades de serviços; as pessoas não são vinculadas a organização, tendo uma atividade temporária que pode ser definida por uma tarefa específica; o vínculo se dá por contrato.