Amnesiac (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Amnesiac
Amnesiac (filme)
Cartaz promocional
No Brasil Amnésia
 Estados Unidos
2014 •  cor •  90 min 
Gênero mistério
Direção Michael Polish
Produção Jarod Becker
Charles Arthur Berg
Kate Bosworth
Eric Brenner
Lee Broda
Aleks de Carvalho
Erik Fleming
Grant Guthrie
Phillip Stewart Halpern
Richard Halpern
Sydney Holland
Lucas Jarach
Michael Kay
Corey Large
Mike Le
Alan Pao
Jacob Pechenik
Gary Preisler
Jason Price
Jeff Rice
Roteiro Amy Kolquist
Mike Le
Elenco Kate Bosworth
Wes Bentley
Música Aleks de Carvalho
Cinematografia Jayson Crothers
Edição Timothy Alverson
Distribuição XLrator Media
Lançamento
  • 14 de dezembro de 2014 (2014-12-14) (Estados Unidos)
Idioma inglês

Amnesiac, lançado no Reino Unido como Unconscious (bra: Amnésia[1]), é um filme de mistério estadunidense de 2014, dirigido por Michael Polish e escrito por Mike Le e Amy Kolquist.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme começa com uma família de três pessoas viajando pela estrada. A cena termina com uma criança gritando, e o protagonista masculino (Wes Bentley) é visto descansando em uma cama, em uma grande sala, anexada a equipamentos hospitalares. A protagonista feminina (Kate Bosworth) o visita vestido com trajes formais de negócios, que é um tema frequentemente recorrente no filme.

O protagonista masculino é mostrado para desconfiar da protagonista feminina, que afirma ser sua esposa. Quando ela sai para realizar tarefas, o protagonista masculino explora a casa. Depois de folhear um álbum de fotos, ele procura no porão onde encontra um projetor de filmes, ferramentas médicas, gráficos e livros de anatomia e um cadáver escondido em um armário. Ele confronta a protagonista quando ela volta para casa, que explica que o cadáver é seu primeiro marido antes de deixar o homem inconsciente e drogá-lo.

O protagonista masculino acorda contido em uma cama, sua captora sendo a protagonista feminina. Ela administra o tratamento de choque, dizendo a ele que ele deve fornecer uma família para ela, se desejar que a provação termine. Quando perguntada por que o álbum de fotos não contém fotografias da protagonista feminina de seu falecido marido, os dois se envolvem em um confronto físico. Ele tenta subjugá-la, mas por sua vez é subjugado quando atingido por um vaso próximo. Ele é contido, mas escapa brevemente antes de ser inconsciente. Um carteiro visitante é morto pela protagonista feminina que empurra o corpo para o porão. Um detetive designa um policial para investigar um relatório sobre um visitante desaparecido, que é o carteiro.

Enquanto a protagonista desmembra o carteiro no andar de baixo, a policial chega à porta onde tenta entrar nas instalações e é imediatamente morta pela personagem feminina. É nesse ponto que o detetive começa a investigar as próprias instalações.

O protagonista masculino pergunta sobre a garotinha que vê em breves recordações de memória. A protagonista feminina revela uma garotinha em uma gaiola e afirma ser sua filha Audrey. Quando liberada, a garota pega uma faca e ataca. No entanto, a protagonista deixa Audrey inconsciente e a coloca em uma banheira.

O detetive aparece na porta da frente, interrompendo a protagonista feminina enquanto ela se prepara para realizar uma lobotomia no protagonista masculino. Depois de mandar o detetive embora, ela vai afogar Audrey na banheira. O personagem masculino se liberta e deixa sua captora inconsciente com a tampa do vaso sanitário, mas cai no chão enquanto a garota escapa da casa.

Ele acorda em uma cama de hospital, onde é entrevistado pelo detetive. Ao perguntar sobre a garota que se pensa ser sua filha, é revelado que ela é realmente a filha de Mason Williams. Ambos os protagonistas seqüestraram voluntariamente Audrey na esperança de que o dinheiro do resgate pagasse pelos tratamentos de fertilidade da protagonista. O protagonista masculino afirma que sua ex-captora matou todas as pessoas descobertas na casa, mas o detetive revela que ela nunca foi encontrada.

Vestida como enfermeira, a protagonista infiltra-se no hospital e sacrifica seu ex-refém.[carece de fontes?]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

O filme foi produzido sob o título de trabalho Unconscious. Este título também foi usado para o lançamento do filme no Reino Unido.[2]

Mídia doméstica[editar | editar código-fonte]

O DVD do filme foi lançado em 6 de outubro de 2015.[3]

Recepção[editar | editar código-fonte]

O filme recebeu uma classificação de 27% no Rotten Tomatoes.[4]

O filme foi recebido negativamente pelos críticos. De acordo com Dennis Harvey, da Variety, o estilo narrativo é insuficiente, com aspectos da trama, incluindo por que os protagonistas estão imersos em um ambiente fora do tempo, permanecem sem solução; o crítico também rejeitou a interpretação de Kate Bosworth.[5] Brian Tallerico de RogerEbert.com classificou com uma estrela e meia em cinco, ele explicou como o roteiro não era capaz de oferecer material suficiente para um filme, enquanto um curta teria sido mais bem-sucedido; segundo Tallerico, o filme volta ao abismo entre "diversão brutal, ridícula e realismo", sem construir uma identidade cativante que torna as histórias e os personagens adequadamente interessantes.[6] John DeFore no The Hollywood Reporter o apresentou como "um filme de reféns extravagante e ineficaz".[7]

Referências

  1. Amnésia no AdoroCinema
  2. Unconscious Amazon
  3. Amnesiac Amazon
  4. «Amnesiac» (em inglês)  no Rotten Tomatoes
  5. Dennis Harvey (12 de agosto de 2015). «Film Review: 'Amnesiac'». Variety (em inglês). Penske Media Corporation. Consultado em 15 de agosto de 2015 
  6. Brian Tallerico (14 de agosto de 2015). «Amnesiac (2015)». RogerEbert.com (em inglês). Ebert Digital. Consultado em 15 de agosto de 2015 
  7. John DeFore (12 de agosto de 2015). «'Amnesiac': Film Review» (em inglês). The Hollywood Reporter. Consultado em 15 de agosto de 2015