Amor e Intrigas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Amor e Intrigas
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero
Duração 55 minutos
Criador(es) Gisele Joras
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Edson Spinello
Produtor(es) Casablanca Estúdios
RecordTV
Elenco Vanessa Gerbelli
Luciano Szafir
Renata Dominguez
Heitor Martinez
André Bankoff
Ester Góes
Francisca Queiroz
Adriana Garambone
Nicola Siri
Gorete Milagres
Gabriela Durlo
Bianca Castanho
Denise Del Vecchio
Jonas Bloch
Márcio Kieling
Otaviano Costa
Ângela Leal
Rogério Fróes
Cássia Linhares
Márcio Kieling
Valéria Alencar
Luiz Guilherme
Mylla Christie
Léo Rosa
(Ver Mais)
Tema de abertura "Como é Grande o Meu Amor por Você", Davi Moraes
Compositor da música tema Roberto Carlos
Exibição
Emissora de televisão original RecordTV
Transmissão original 20 de novembro de 2007 - 22 de julho de 2008
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 210
Cronologia
Luz do Sol
Chamas da Vida

Amor e Intrigas é uma telenovela brasileira produzida pela RecordTV e exibida entre 20 de novembro de 2007 e 22 de julho de 2008, em 210 capítulos, sucedendo Luz do Sol e sendo sucedida por Chamas da Vida. Foi escrita por Gisele Joras com colaboração de Antônio Carlos de Fontoura, Melissa Cabral, Maria Luiza Campo, Marcelo César Fagundes,Valéria Motta e Emílio Boechat, e supervisão de texto de Luiz Carlos Maciel, com direção de Edson Spinello, César Rodrigues, Régis Faria e Léo Miranda, com direção geral de Edson Spinello.

Contou no elenco com Vanessa Gerbelli, Luciano Szafir, Nicola Siri, André Bankoff, Bianca Castanho, Márcio Kieling, Léo Rosa, Gabriela Durlo, Denise Del Vecchio, Jonas Bloch, Luiz Guilherme, Rogério Fróes, Sônia Guedes, Laila Zaid, Mylla Christie, Cássia Linhares, Castrinho, Adriana Garambone, Renata Dominguez, Heitor Martinez, Esther Góes, Francisca Queiroz, Otaviano Costa, Maria Cláudia, Guilherme Boury e Gorete Milagres.

Foi reexibida pela RecordTV de 2 de maio de 2016 a 13 de março de 2017, substituindo Prova de Amor e sendo substituída por Ribeirão do Tempo, às 14h45, em 221 capítulos.[1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Amor e Intrigas conta a história das irmãs, Alice Pereira (Vanessa Gerbelli) e Valquíria Pereira (Renata Dominguez), naturais de Ouro Preto, Minas Gerais. Valquíria é uma jovem ambiciosa e calculista que não se conforma com a vida pacata e simples do interior e tomada pela ganância, dá um golpe, vendendo todas as máquinas da confecção de sua mãe viúva Dilma Pereira (Ângela Leal) com a ajuda de Jacira (Gorete Milagres), uma das costureiras, e foge com o dinheiro para a cidade do Rio de Janeiro em busca de ganhar a vida, não importando como. Surpreendida pelo golpe, Dilma acaba tendo um infarto e morre. Após o enterro da mãe, Alice jura que vai fazer com que a irmã pague pelo crime e parte em busca dela no Rio de Janeiro.

Na capital fluminense, Alice conhece o rico e elegante Felipe Junqueira de Albuquerque (Luciano Szafir) por quem se apaixona, Felipe é filho da poderosa empresária Dorotéia (Ester Góes), uma mulher arrogante que tenta manipular todos ao seu redor, em especial os filhos Felipe e Débora (Adriana Garambone) administradora de uma pousada em Visconde de Mauá. Alice e Felipe iniciam um namoro, mas para viver este amor, Alice terá de enfrentar Dorotéia, que quer afastar, de qualquer forma, Alice de Felipe e contará com ajuda da desequilibrada Alexandra Prado Guimarães (Francisca Queiroz), ex-noiva de Felipe, uma mulher prepotente e inescrupulosa que humilha e culpa seu irmão João (Léo Rosa), pela morte dos pais num acidente de carro. Dorotéia também tem um lado frágil, que esconde de todos, desde jovem tem uma paixão secreta por Camilo (Jonas Bloch), primo de seu falecido marido que foi morto em circunstâncias mal esclarecidas.

Petrônio (Heitor Martinez), um criminoso, que se aproveita da boa fé do ingênuo Kiko (Márcio Kieling) para lhe roubar. Após o roubo, Petrônio percebe que além do dinheiro também carrega os documentos de Kiko, e acaba sendo confundido com este pela meiga Cristina (Gabriela Durlo), que acha se tratar de seu primo. A moça o leva para conhecer sua mãe, a alegre Celeste (Denise Del Vecchio), que o convida para morar em sua pensão.

Na pensão também mora o escritor Paco que namora Janaína, mas ele termina com ela para casar-se com a atriz Eugênia Dutra, mas mantém um caso extraconjugal com Fabiola. Quando a serial-killer Eugenia descobre a traição ela vai ate Paco na piscina e dispara contra ele, matando-o.

Valquíria circula pelas rodas da alta sociedade carioca em companhia da Rafaela Noronha (Mylla Christie), que desconhece do verdadeiro caráter de Valquíria, tornando-se sua melhor amiga. Valquíria e Petrônio acabam se conhecendo e iniciam um tórrido romance, e juntos, não medem esforços para subirem na vida.

No penúltimo capítulo da novela Valquíria e Petrônio sequestram Felipe e Felipe fica amarrado numa corda . Depois Petrônio ameaça o empresário e tenta atirar no empresário mais acaba sendo impedido pela Valquíria que acaba atirando em Petrônio e Petrônio fica ferido. Logo depois, Valquíria tenta querer matar Felipe mais não consegue porque ela também acaba ferida por ter sido atirada pelo seu ex-namorado, Petrônio. Valquíria e Petrônio morrem. Alice chega junto com a polícia no local onde seu noivo Felipe foi sequestrado e encontra ele. Um soldado da polícia desamarra a corda no Felipe.

Depois da morte da mãe, Bruno torna-se um homem bom e passa a cuidar de sua filha, junto com Rafaela e seu pai, Giuseppe. Enquanto Sílvia e Mario declaram-se um para o outro, mas, resolvem não ficar juntos.

Depois Felipe e Alice se casam e assim a novela termina com todos os personagens comprometidos e casados.

Produção[editar | editar código-fonte]

  • Amor e Intrigas foi a décima produção ininterrupta da Rede Record desde que a emissora voltou a investir em teledramaturgia em 2004. Também foi a primeira telenovela de Gisele Joras. Ela foi a vencedora de um concurso de teledramaturgia promovido pela Record em 2006, onde participavam autores experientes, como os cineastas José Emílio Rondeau, Luiz Fernando Borges, Leila Miccolis e o ator e diretor André Di Mauro, neto do cineasta Humberto Mauro. Mauro se tornaria mais conhecido por interpretar o Lipe em de Chamas da Vida, novela seguinte da faixa das 22 horas da Record.[2]
  • O responsável pela escolha de Gisele Joras como "vencedora" neste concurso promovido pela Record foi o próprio amigo e professor de roteiro Luiz Carlos Maciel. Luiz Carlos Maciel é o marido da atriz Maria Claudia que depois acabou entrando na novela interpretando uma personagem de destaque na trama a "Eugenia Dutra", foi ele também quem assinou a supervisão do texto.
  • O roteiro exigia que as primeiras gravações ocorressem fora da cidade do Rio de Janeiro. A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, foi a escolhida pela produção.[3] A equipe da novela passou cinco dias gravando na cidade. Acompanhando as gravações no local, alguns jornalistas, a convite da emissora, puderam ver o realismo levado ao extremo na seqüência de cenas do enterro de Dilma.
  • As cenas do enterro de Dilma, personagem de Ângela Leal, foram complicadas de serem feitas. O diretor, Edson Spinello, chegou a regravá-la cerca de quarenta vezes. O detalhe das cenas é uma das marcas registradas do diretor. O mesmo havia acontecido na época do início das gravações de Bicho do Mato, em locações no Mato Grosso.
  • O jogo do bem contra o mal nunca foi tão intrigante. Seu destino é você quem escreve. Com esse simples slogan, a Record deu largada na divulgação da sua nova novela. Intensas divulgações invadiram a telinha da Record. Primeiro com simples teasers, depois apresentando os personagens e por fim, chamadas de história e de elenco.
  • A empreitada de propaganda da novela, na mídia em geral, foi encargo da agência de publicidade DPZ que trouxe parte do elenco em cima de um jogo de xadrez. A criação foi de Ricardo Velloso e Rodrigo Leão, com direção de Fernando Rodrigues e Francesc Petit.
  • Ao total, Amor e Intrigas utilizou 38 cenários fixos. O maior deles é o da casa de Dorotéia (Esther Góes). Valquíria (Renata Dominguez), morou em três apartamentos diferentes.
  • Depois de 10 anos trabalhando na TV, a atriz Gorete Milagres deu seu primeiro beijo em novelas.[4]
  • A atriz Maria Cláudia teve seu final antecipado na novela Caminhos do Coração, para participar de Amor e Intrigas, onde interpreta a ex-musa do teatro Eugênia Dutra.
  • Nesta novela Vanessa Gerbelli viveu sua primeira protagonista. Pela primeira vez, Heitor Martinez e Renata Dominguez viveram os vilões. Luciano Szafir viveu seu segundo protagonista.
  • Nesta novela, o bordão "Otááááááário (a)" criada pela vilã Valquíria (Renata Dominguez) fez muito sucesso e acabou virando moda.
  • A atriz Juliana Silveira foi convidada para ser a protagonista Alice mas recusou o convite pois estava na novela Luz do Sol e mais tarde foi protagonista da sucessora Chamas da Vida.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Vanessa Gerbelli Alice Pereira
Renata Dominguez Valquíria Pereira
Ester Góes Dorotéia Junqueira de Albuquerque
Luciano Szafir Felipe Junqueira de Albuquerque
Francisca Queiroz Alexandra Prado Guimarães
Heitor Martinez Petrônio Lima / Francisco
Gorete Milagres Jacira da Silva Campos
Gabriela Durlo Christina Camargo de Sousa
Márcio Kieling Francisco Feliciano Camargo Serrano da Graça (Kiko)
Adriana Garambone Débora Junqueira de Albuquerque
Nicola Siri Mário da Motta
Mylla Christie Rafaela Noronha
Otaviano Costa Bruno Molinaro
Laila Zaid Janaína Paiva
André Bankoff Pedro Camargo de Sousa
Bianca Castanho Antônia Fraga (Tônia)
Cláudio Gabriel Jurandir Silveira
Denise Del Vecchio Celeste Camargo de Sousa
Jonas Bloch Camilo Fraga
Cássia Linhares Sílvia Dias
Sílvia Bandeira Marília Fraga
Maria Cláudia Eugênia Dutra
Léo Rosa João Prado Guimarães Neto
Luiz Guilherme Anselmo Alves
Rogério Fróes Giuseppe Molinaro
Eliete Cigarini Adelaide Prado Guimarães
Castrinho Alcebíades Pêra Berreiros (Pierre)
Matheus Rocha Paulo Calisto
Sônia Guedes Dora Molinaro
Valéria Alencar Neide
Carlos Bonow Luciano Mendonça
Manoelita Lustosa Telma Batista Dias
Sérgio Menezes Paco Loyola
Guilherme Boury Marcos Fraga
Rogério Brito Sérgio
Alberto Bardawill Cícero
André Guerreiro Nonato
Cris Carniato Carol
Fanny Georguleas Bia
Camila Guebur Vitória
Daniel Dalcin Daniel Junqueira de Albuquerque Motta
Bruna di Túllio Fabíola Castro
Keruse Bongiolo Ana
Lívia Rossi Joyce Ferreira
Yasmin Gazal Shirley
Rose Lima Eva
Crianças
Ator Personagem
Leonardo Branchi Fabrício
Lucas Cotrim Hugo Camargo de Sousa
Peter Brandão Cupim
Participação Especial
Ator Personagem
Ângela Leal Dilma Pereira
Participações Especiais
Ator Personagem
Paulo Figueiredo Romeu Toscano
Roberto Pirillo Otávio
Jorge Pontual Rodrigo
Vera Gimenez Renata Amorim
Kate Lyra Peggy
Delano Avelar Maverique
Ana Carolina Dias Júlia (amiga de Marcos)
Ilana Kaplan Leonora Arkady
Joel Silva Delegado Pedroso
Daniel Darchangelo Tadeu Plautz
Thatiana Pagung Keyla Trovoada
Luiz Carlos de Moraes Dr. Cardoso
Aldri Anunciação Uórdison
Xando Graça Médico
Rogério Barros Alvarenga
Wendel Barros Neurose
Samir Murad Ranulfo
Emilia Rey Médica

Audiência[editar | editar código-fonte]

A trama estreou com média de 12 pontos.[5]

Quando passou a ser exibida às 22 horas, em sua reta final, a média de audiência da novela na Região Metropolitana de São Paulo obteve um significativo crescimento de audiência.[6]

No dia 1 de abril de 2008 bateu a audiência de 16 pontos, onde a personagem Valquíria (Renata Dominguez) leva uma surra da irmã Alice (Vanessa Gerbelli). Essa cena foi a mais complicada de ser feita, pois levou 6 horas para ser gravada.

No dia 16 de abril de 2008 alcançou 18 pontos de média, com picos de 23, sendo esta a melhor audiência desde a estréia.[7] Devido à alta audiência, a trama foi esticada em 1 mês.[8]

Em 30 de junho de 2008, a trama alcançou sua maior audiência, que foi 20 pontos de média. E ainda conseguiu ficar cerca de 8 minutos na liderança.[9]

No último capítulo, a trama alcançou 18 pontos de média, com picos de 20.[10] A média geral da novela foi de 12 pontos em São Paulo, um aumento de 3 pontos em relação à sua antecessora Luz do Sol, que fechou com 9 pontos.

Reprise[editar | editar código-fonte]

O primeiro capítulo de sua reprise foi exibido em 2 de maio de 2016, das 14h45 às 15h15, "Amor e Intrigas" registrou 9 pontos de média com 12 de pico e 21% de participação, conquistando a vice-liderança isolada no horário. A trama estreou sob grande expectativa, já que sua exibição original obteve grande êxito em diversas praças do Brasil. Com 221 episódios (11 a mais que sua transmissão original), Amor e Intrigas teve seu término em 13 de março de 2017, se tornando a reprise de maior sucesso da emissora até então.[1]

Exibição Internacional[editar | editar código-fonte]

Exibição pelo mundo
País Canal Título local
 Brasil RecordTV Amor e Intrigas
 Portugal RTP
 Portugal RecordTV Europa
 Moçambique TV Miramar
Cabo Verde Cabo Verde RecordTV Cabo Verde
 Japão RecordTV Japan
União Europeia RecordTV Europa
República Dominicana Telemicro Rio de Intrigas
Uruguai Saeta TV Canal 10

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Amor e Intrigas
Trilha sonora de vários artistas
Lançamento 17 de dezembro de 2007 (físico)

11 de janeiro de 2008 (digital)

Gravadora(s) Record Produções e Gravações, Sony & BMG
Diretor(es) Marcio Vip Antonucci
Produção Kelpo Gils
N.º Título Música Personagem Duração
1. "Como É Grande o Meu Amor por Você"   Davi Moraes Abertura 04:04
2. "Qual é?"   Marcelo D2 Petronio 03:45
3. "Garganta"   Totonho Villeroy Valquíria indisponível
4. "Guiding Star"   André Leonno Alice e Felipe 03:41
5. "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim"   Fabio Jr. Alice e Felipe 04:16
6. "Que será (Che sará)"   Diego Torres Celeste 04:33
7. "Rio da Morena"   Nico Rezende Cristina 03:46
8. "Quem dera"   RUB   03:14
9. "Showing"   Doug Wayne e Sérgio Carrer Alice 04:29
10. "Minha Garota"   Wilson Sideral   indisponível
11. "Você Me Acende (You Turn Me On)"   A Bolha e Erasmo Carlos Bruno 03:44
12. "Casaco Marrom"   DNA Mário e Silvia 03:30
13. "Você Me Faz Tão Bem"   Detonautas Roque Clube Geral 03:24
14. "Antes do Fim"   Thaeme   04:04

Não Incluídas:

N.º Título Música Personagem Duração
1. "Miou"   Falamansa Kiko 03:56
2. "Lei"   Luciano Bruno Giuseppe e Dora 03:07
3. "Menino do Rio"   Mart'nália Tema de locação 03:20
4. "Ela só pensa em beijar"   Soneka Alice e Pedro indisponível
5. "Can You Believe"   Alegria Mattos Pierre indisponível
6. "La Llave de Mi Corazón"   Juan Luis Guerra Telma 03:15
7. "Think It Over"   Dr.Sin Alexandra 04:01
8. "Como Nascem as Estrelas"   Alexandre Leão Fabíola e Paco indisponível
9. "Essa é Pra Você/Onde Você For"   Dona Lolla Núcleo: Jovem indisponível
10. "Dona Gigi"   Os Caçadores Tema de locação 03:21
11. "Samba do Avião"   Gal Costa Tema do Rio de Janeiro 02:03
12. "Gata da Festa"   Arte.com   indisponível
13. "Mensagem de Amor"   Metro Sílvia 04:49
14. "Praia de Ramos"   Dicró Núcleo: Praia de Ramos 03:22

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Amor e Intrigas recebeu dezesseis indicações para o décimo prêmio Contigo!, mas não recebeu nenhum prêmio. Dentre os indicados, apenas Otaviano Costa conseguiu ficar entre os finalistas. Costa, entretanto, perdeu o prêmio de melhor ator revelação para Thiago Mendonça de Duas Caras.[11]

Referências

  1. «Record define "Amor e Intrigas" como sua próxima reprise das tardes». Na Telinha. 20 de abril de 2016. Consultado em 20 de abril de 2016. 
  2. «Vencedora de concurso de autores da Record estréia novela no canal». Folha de S.Paulo. 18 de novembro de 2008. Consultado em 28 de novembro de 2015. 
  3. «Próxima novela da Record, Amor e Intrigas grava em Ouro Preto». 26 de outubro de 2007. Consultado em 28 de novembro de 2015. 
  4. «Te Contei! - Gorete Milagres» 
  5. «'Amor e Intrigas' estréia com 12 pontos no Ibope». Terra. 22 de novembro de 2008. Consultado em 28 de novembro de 2015. 
  6. Trigo, Mariana. "'Amor e Intrigas' ganha audiência com cenas mais agitadas". Terra. 21 de junho de 2008. Acessado em 7 de fevereiro de 2009.
  7. «Amor e Intrigas tem sua melhor audiência desde a estréia». UOL. 17 de abril de 2008. Consultado em 28 de novembro de 2015. 
  8. «'Amor e Intrigas' ganha um mês a mais na Record». Terra. 6 de maio de 2008. Consultado em 28 de novembro de 2015. 
  9. «Exclusivo: "Amor e Intrigas" bate recorde de audiência». O Planeta TV. 1 de julho de 2008. Consultado em 28 de novembro de 2015. 
  10. «Último Capítulo de "Amor e Intrigas" não consegue bater recorde de audiência». O Planeta TV. 23 de julho de 2008. Consultado em 28 de novembro de 2015. 
  11. «Título ainda não informado (favor adicionar)»