Amphioctopus marginatus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAmphioctopus marginatus
A espécie em seu habitat

A espécie em seu habitat
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Cephalopoda
Ordem: Octopoda
Família: Octopodidae
Género: Amphioctopus
Espécie: A. marginatus
Nome binomial
Amphioctopus marginatus
(Taki, 1964)
Sinónimos
  • Octopus marginatus Taki, 1964
  • Octopus striolatus Dong, 1976

Amphioctopus marginatus, conhecido popularmente em inglês como veined octopus ("polvo venoso") ou coconut octopus ("polvo do coco") é um cefalópode de tamanho médio. É facilmente encontrado em águas tropicais como as do oceano Pacífico. Sua principais presas são: camarões, caranguejos e outros crustáceos. Tem vários tipos de comportamento atípicos, tal como deslocação bípede e recolha de cocos abertos.

Habitat[editar | editar código-fonte]

Protegendo-se com uma concha e pedaços de coco.

A espécie pode ser encontrada tanto em baías como em lagos, além dos oceanos de águas quentes. Há relatos de sua espécie encontrada em rios e lagoas próximos ao mar.

Em março de 2005, pesquisadores da University of California, Berkeley publicaram um artigo na revista Science em que relataram que A. marginatus tinha comportamento bípede.1 Esta é uma de duas espécies com esse comportamento, sendo que a outra é Abdopus aculeatus. De acordo com o artigo, este comportamento foi descoberto em Sulawesi, na Indonésia, onde o fundo do mar arenoso está coberto de cascas de coco. O movimento bípede parece imitar um coco flutuante.2

Em pesquisa do Museu de Melbourne na Austrália, observou-se que a espécie utiliza pedaços de conchas como ferramenta para se proteger de possíveis ataques, caracterizando a primeira observação de uso de ferramentas por animais em invertebrados. A descoberta foi observada em Bali, também na Indonésia, entre os anos de 1998 e 2008, e foi publicada no jornal Current Biology em dezembro de 2009.3 4 Os investigadores filmaram A. marginatus a pegar em cascas de coco deitadas ao mar, carregando-as por 20 m, e dispondo as cascas de forma a criar um esconderijo esférico.3 5 Apesar de polvos muitas vezes usarem objectos como abrigo, o comportamento sofisticado de A. marginatus quando seleccionam materiais, transportam e dispôem-nos, é bastante mais complexo.3 Os investigadores definem uma ferramenta como "um objecto transportado ou mantido para uso posterior" o que torna, de acordo com esta definição, o comportamento desta espécie como o primeiro uso de ferramentas documentado de um invertebrado.3 5

Descrição[editar | editar código-fonte]

O corpo principal do polvo mede em torno de 8 cm de tamanho com tentáculos de aproximadamente 15 cm. Possui cores com tons escuros e cintilantes. Os braços geralmente são mais escuros que o corpo, em contraste com outras cores de tons escuros e cintilantes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Sanders, Robert: Octopuses occasionally stroll around on two arms, UC Berkeley biologists report, University of California, Berkeley, March 24, 2005.
  2. Christine L. Huffard, Farnis Boneka, Robert J. Full: Underwater Bipedal Locomotion by Octopuses in Disguise, Science, 25 de Março de 2005.
  3. a b c d "Aussie scientists find coconut-carrying octopus", The Associated Press, 2009-12-15.
  4. Harmon, Katherine. "A tool-wielding octopus? This invertebrate builds armor from coconut halves", Scientific American, 2009-12-14.
  5. a b Henderson, Mark. "Indonesia's veined octopus 'stilt walks' to collect coconut shells", Times Online, 2009-12-15.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]