Ampulex compressa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma infocaixa de taxonomiaAmpulex compressa
Ampulex compressa.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família: Ampulicidae
Género: Ampulex
Espécie: A. compressa
Nome binomial
Ampulex compressa
(Fabricius, 1781)

A Ampulex compressa (também conhecida como vespa-joia e vespa-esmeralda) é uma espécie de vespa de coloração verde esmeralda e de hábitos solitários.[1]

O inseto é conhecido por utilizar baratas como hospedeiras de sua prole, atacando com ferroadas certeiras ao cérebro da barata que fica imobilizada, então arranca as antenas e suga parte de sua hemolinfa tornando-a uma espécie de "morto-vivo", a vespa então deposita seus ovos no interior do abdomen da barata.

Depois de um tempo, as larvas se desenvolvem no interior de seu hospedeiro e vão alimentando-se dos órgãos e da hemolinfa da barata até que sobre apenas o exoesqueleto.

A espécie já foi utilizada por cientistas no Havaí, no início do século XX, em uma tentativa de controle biológico de baratas. Que foi mal sucedido por causa das suas tendências territoriais e pela pequena escala em que caçam .

É nativa do sul da Ásia, África e ilhas do Pacífico. Também há algumas no Havaí ( por causa da sua tentativa de implantação nesse país )

Vespa Joia arrastando uma barata

Referências

  1. Williams, F. X. (1942). "Ampulex compressa (Fabr.), a cockroach-hunting wasp introduced from New Caledonia into Hawaii". Proc. Hawaiian Entomological Society, 2015.
Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.