Ana, Duquesa de Cumberland e Strathearn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ana
Ana retratada por Thomas Gainsborough.
Duquesa de Cumberland e Strathearn
Reinado 2 de outubro de 177128 de dezembro de 1808
 
Cônjuge Christopher Horton
Henrique, Duque de Cumberland e Strathearn
Casa Luttrell (por nascimento)
Horton (por casamento)
Hanôver (por casamento)
Nascimento 24 de janeiro de 1743
  Marylebone, Londres, Inglaterra
Morte 28 de dezembro de 1808 (65 anos)
  Trieste, Itália
Pai Simon Luttrell, 1.° Conde de Carhampton
Mãe Judith Maria Lawes


Ana, Duquesa de Cumberland e Strathearn (nascida Anne Luttrell; Marylebone, 24 de janeiro de 1743Trieste, 28 de dezembro de 1808)[1] foi a esposa de Henrique, Duque de Cumberland e Strathearn.

Família[editar | editar código-fonte]

Ana era filha era a terceira filha e criança nascida do anglo-irlandês Simon Luttrell, 1.° Conde de Carhampton, um membro do Parlamento da Câmara dos Comuns, e de Judith Maria Lawes. Seus avós paternos eram o soldado irlandês jacobita, Henry Luttrell, e Elizabeth Jones. Seus avós maternos eram Nicholas Lawes, governador da Jamaica, e Elizabeth Lawley.

Ela teve sete irmãos, que eram: Lucy Luttrell, esposa do capitão Edmund Joshua Moriarty; Elizabeth Luttrell; Henry Luttrell, 2.° Conde de Carhampton, um soldado; John Luttrell-Olmius, 3.° Conde de Carhampton, comandante naval; James Luttrell, um oficial da Marinha Real Britânica; Temple Simon Luttrell, e Thomas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O seu primeiro marido foi o plebeu Christopher Horton (ou Houghton) de Catton Hall, em Derbyshire, com quem se casou em 4 de agosto de 1765. Ela passou a ser conhecida como Anne Horton. O casamento não resultou em filhos.

Mais tarde, Ana casou-se com Henrique, Duque de Cumberland e Strathearn em Hertford Street, em Londres, em 2 de outubro de 1771. A noiva tinha 28 anos, e o noivo, 25. Henrique era filho de Frederico, Príncipe de Gales e de Augusta de Saxe-Gota, e portanto neto do rei Jorge II da Grã-Bretanha e da rainha Carolina de Ansbach.

Dada a posição social de plebeia da nova duquesa, o casamento não foi aprovado pelo rei Jorge III, irmão de Henrique, que promulgou o Ato de Casamento Reais de 1772, no qual era estabelecido que qualquer descendente do rei Jorge II não poderia ser casar sem o consentimento do soberano atual. Vigente desde o século XVIII, a lei foi anulada devido ao Ato de Sucessão a Coroa de 2013.

Ana e Henrique não tiveram filhos. O duque morreu em 18 de setembro de 1790, aos 44 anos de idade. Sua viúva faleceu anos mais tarde, aos 65 anos, na data de 28 de dezembro de 1808, em Trieste, na Itália.

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 24 de janeiro de 1743 – 4 de agosto de 1765: Srta. Anne Luttrell
  • 4 de agosto de 1765 – 13 de outubro de 1768: Sra Christopher Horton
  • 13 de outubro de 1768 – 2 de outubro de 1771: A Honorável Senhora Horton
  • 2 de outubro de 1771 – 28 de dezembro de 1808: Sua Alteza Real A Duquesa de Cumberland e Strathearn
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ana, Duquesa de Cumberland e Strathearn

Referências