Ana Paula Russo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Ana Paula Russo (Beja, 1959) é uma cantora lírica soprano, locutora de rádio, e professora portuguesa.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Completou o Curso Superior de Canto no Conservatório Nacional e licenciou-se em canto pela Escola Superior de Música de Lisboa. Estudou em Lisboa e Lucerna com Elisabeth Grümmer e H. Diez. Trabalhou ainda com Gino Becchi, C. Thiolass, Regine Resnick e Marimi del Pozo.

A sua carreira tem tido um destaque especial no âmbito da ópera e da música cênica podendo ser referida nos papéis de: "Oscar" em Um Baile de Máscaras de Verdi , "Marie" em A Filha do Regimento de Gaetano Donizetti, "Ninette" em O Amor das Três Laranjas de Prokofiev, "Musetta" em La Bohème de Puccini, "Adele" em O Morcego de Johann Strauss Jr., "Clorinda" em La Cenerentola de Rossini, "Condessa Ernesta" em As Damas trocadas de Marcos Portugal, "Hanna" em A Viúva Alegre de Franz Lehar, "Najade" em Ariadne auf Naxos de R. Strauss", em Cunegundes" Candide de Bernstein, "Vespetta" em Pimpinone de Telemann, "Eurydice" em Orfeu nos Infernos de Offenbach e "Roussignol" na ópera homónima de Stravinsky. Participou ainda em "O Gato Inglês" de Hans Werner Henze e "Albert Herring" de Benjamin Britten, entre muitos outros, e foi escolhida para desempenhar um dos papéis principais da ópera White Raven (O Corvo Branco) de Philip Glass, levada à cena na Expo '98 e no Teatro Real de Madrid e, em julho de 2001, no Teatro do Estado de Nova Iorque (Lincoln Center - Nova Iorque).

Foi colaboradora do programa o "Despertar dos Músicos", "Acordar a Dois", "Amanhecer" e "Noite de Ópera" da Antena 2. Como a autora foi responsável pelo programa "Cantabile" e atualmente pelo "EmCanto".

Na sua atividade docente, orientou a classe de Canto na Juventude Musical Portuguesa e na Escola de Música de Linda-a-Velha. Em 1994 orientou um Curso de Canto na Escola de Música de Santarém. Exerce, presentemente, funções de professora de Canto da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]