Ana Paula Valadão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ana Paula Valadão Bessa)
Ir para: navegação, pesquisa
Ana Paula Valadão
Informação geral
Nome completo Ana Paula Machado Valadão Bessa
Nascimento 16 de maio de 1976 (39 anos)
Origem Belo Horizonte, Minas Gerais
País  Brasil
Gênero(s) Música cristã contemporânea, canto congregacional, pop rock
Ocupação(ões) Cantora, compositora, pastora, escritora e apresentadora
Instrumento(s) vocal
Período em atividade 1997–atualmente
Gravadora(s) Diante do Trono, Som Livre
Afiliação(ões) Diante do Trono (1997–atualmente)
Influência(s) Darlene Zschech, Kari Jobe
Página oficial Site Oficial
Ana Paula Valadão Assinatura.jpg

Ana Paula Machado Valadão Bessa (Belo Horizonte, 16 de maio de 1976) é uma cantora, compositora, arranjadora de música cristã contemporânea, também escritora, pastora e apresentadora. É líder e vocalista principal da banda religiosa Diante do Trono.

Ana Paula Valadão é a fundadora da banda Diante do Trono e contém alguns materiais solo. É pastora da Igreja Batista da Lagoinha. Com quase vinte anos de carreira, é a principal letrista do grupo, e envolveu-se em várias polêmicas durante sua carreira musical.

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Filha dos pastores Márcio Valadão e Renata Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha. Ela é a irmã mais velha de André Valadão e Mariana Valadão. Ela começou cedo no meio musical, principalmente cantando e acompanhando sua mãe no coral da igreja, e participando do grupo King's Kids, da missão Jocum. Sua primeira participação em um álbum foi no Expressão de Fé, gravado para o King's Kids. Algum tempo depois, participou do coral El-Shammah, com o qual gravou o álbum Ele Tem Sido Fiel.[1]

A cantora cursou direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mas trancou o curso em 1996, pois decidira ingressar no Christ for the Nations Institute (CFNI), uma escola nos Estados Unidos que visa formar líderes de louvor.[2] Quando retornou ao Brasil começou a escrever músicas, inicialmente versões de cantores que conheceu nos Estados Unidos, como Dennis Jernigan. Em 1997, participou do álbum Santo é o Teu Nome, gravado pelo pastor Sóstenes Mendes. Em 1998 foi gravado o primeiro álbum, intitulado Diante do Trono. Foi o início da banda Diante do Trono. Ana Paula casou-se com o pastor Gustavo Bessa no dia 13 de setembro de 2000, um ano e onze meses depois de se conhecerem. Relata-se que ela tinha dificuldades para engravidar, tendo retratado essa dificuldade no álbum Esperança e inspirado na música "Esperança". Já na gravação do álbum seguinte, Ainda Existe Uma Cruz, Ana se encontrava grávida de seu primeiro filho, Isaque Valadão Bessa, que nasceu no dia 3 de janeiro de 2006, e em 23 de maio de 2009 nasceu seu segundo filho, Benjamim Valadão Bessa.

Em Agosto de 2009, Ana Paula e sua família se mudaram para Dallas nos Estados Unidos, onde seu marido deu continuidade aos seus estudos ministeriais.[3] Porém a cantora deixou claro na página oficial do ministério Diante do Trono que não abandonaria a banda e continuaria presente nos principais eventos do ministério. Em Maio de 2011 toda a família Valadão voltou ao Brasil.

Ana Paula Valadão já recebeu mais de 32 prêmios em nome de seu grupo e já viajou por vários países da América, Europa, Oriente Médio, África e Ásia. Ao longo da história do Diante do Trono, Ana Paula sempre se manteve a frente das performances musicais, composições e organização do grupo.[4] [5] [6] Em 2011, a cantora arranjou a música "Grande Senhor", de Mariana Valadão, do álbum Minhas Canções na Voz dos Melhores - Volume 4.

Em julho de 2012, Ana Paula Valadão foi considerada um dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos por uma pesquisa da emissora SBT em parceria com a BBC de Londres na qual o público, pela Internet, sugeria nomes de pessoas que podiam ser consideradas grandes ícones do Brasil. Ana Paula ocupou a de 97ª posição, em 11 de julho de 2012 participou do programa O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, cantando em rede nacional.[7] Em Dezembro de 2013, Ana Paula foi citada pela publicação americana Forbes como a 89ª celebridade mais influente do Brasil.[8]

Diante do Trono[editar | editar código-fonte]

Valadão é a líder e vocalista do ministério de louvor Diante do Trono desde 1997, quando foi fundado na Igreja da Lagoinha. A banda já vendeu mais de 15 milhões de álbuns, recebeu mais de 32 prêmios e é considerada internacionalmente como o maior ministério de louvor da América Latina e um dos maiores do mundo. O Diante do Trono já atraiu mais de 7 milhões de pessoas somente em suas gravações anuais.[9]

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Ana Paula Valadão envolveu-se em diversas polêmicas no meio religioso.

Imitação de leão no palco[editar | editar código-fonte]

Em 2007, Ana Paula foi criticada por imitar um leão no palco, numa suposta "unção do leão", em uma apresentação na cidade de Anápolis, Goiás. O ato foi feito durante a música "Cordeiro e Leão", do álbum Príncipe da Paz. Um vídeo do show foi divulgado no YouTube e a artista recebeu várias críticas negativas por conta de sua performance teatral,[10] o que a fez pedir desculpas ao público.[11]

Transferência de gerações[editar | editar código-fonte]

A cantora causou polêmica, em 2014, por um ato profético chamado de Transferência de gerações, com a participação de Valnice Milhomens, do movimento G12.[12] O ato causou reprovação de internautas e piadas, que relacionaram com o episódio da "unção do leão".[13]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns solo
com El-Shammah
  • Ele Tem Sido Fiel (1997)
com Diante do Trono
Com Crianças Diante do Trono

Programas de televisão[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Adoração Diante do Trono (2003)
  • Verdadeira Adoração (2013)
  • Reflexos da Alma (com Devi Titus & Helena Tannure) (2014)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Livres DT Ana Paula Valadão participa da Conferência Livres Livresdt.com.br. Visitado em 5 de Junho de 2013.
  2. Artistas: Ana Paula Valadão Bélgica Gospel Belgicagospel.com. Visitado em 28 de dezembro de 2012.
  3. Diante do Trono: Ana Paula Valadão deixa os trabalhos da Igreja Batista da Lagoinha para morar nos Estados Unidos Gospel+.com Noticias.gospelmais.com.br. Visitado em 28 de dezembro de 2012.
  4. Portal Diante do Trono. Ana Paula Valadão está de volta ao Brasil definitamente Portaldt.com. Visitado em 22 de dezembro de 2011.
  5. Portal Diante do Trono. Ana Paula Valadão conta sobre o culto das mulheres Portaldt.com. Visitado em 18 de fevereiro de 2012.
  6. Tag: Culto Homens e Mulheres Diante do Trono Lagoinha.com. Visitado em 28 de dezembro de 2012.
  7. Ana Paula Valadão está entre as 100 personalidades mais votadas para programa no SBT Super Gospel. com Supergospel.com.br. Visitado em 28 de dezembro de 2012.
  8. http://forbesbrasil.br.msn.com/blog/post-redacao.aspx?post=daaec777-6984-41d0-b444-2f2d194d4ed5
  9. Expoente da musica gospel, Diante do Trono (26 de julho de 2010). Visitado em 27 de julho de 2010.
  10. Ana Paula Valadão é criticada por receber unção do leão Gospel+ (17 de agosto de 2007). Visitado em 11 de julho de 2015.
  11. Ana Paula Valadão pede perdão por andar como leão (ou não?) Roberto Soares. Visitado em 11 de julho de 2015.
  12. TOP 10 - Polêmicas gospel de 2014 O Propagador (6 de dezembro de 2014). Visitado em 11 de julho de 2015.
  13. Martins, Dan (20 de abril de 2014). Ana Paula Valadão causa polêmica ao realizar “ato profético de transferência de gerações” durante o Congresso de Adoração e Intercessão Diante do Trono Gospel+. Visitado em 11 de julho de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]



Ícone de esboço Este artigo sobre uma cantora é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.