Ana da Boêmia e Hungria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Ana Jagelão da Polônia.
Ana Jagelão
Ana Jagelão
Ana em 1520 retratada por Hans Maler.
Rainha Consorte da Hungria, Croácia e Boêmia
Reinado 26 de agosto de 152627 de janeiro de 1547
Antecessor(a) Maria de Habsburgo
Sucessor(a) Maria da Áustria
Imperatriz Consorte do
Sacro Império Romano-Germânico
Reinado 5 de janeiro de 153127 de janeiro de 1547
Predecessor(a) Isabel de Portugal
Sucessor(a) Maria da Áustria
 
Nascimento 23 de julho de 1503
  Buda, Hungria
Morte 27 de janeiro de 1547 (43 anos)
  Praga, Boêmia
Cônjuge Fernando I
Descendência Isabel
Maximiliano II
Ana
Fernando II
Maria
Madalena
Catarina
Leonor
Margarida
João
Bárbara
Carlos II
Úrsula
Helena
Joana
Casa Jagelão
Pai Vladislau II
Mãe Ana de Foix-Candale

Ana Jagelão (Buda, 23 de julho de 1503Praga, 27 de janeiro de 1547) foi consorte de Fernando I do Sacro Império Romano-Germânico, e herdeira dos reinos da Boêmia e da Hungria.[1][2][3] Ela era filha de Vladislau II e de Ana de Foix-Candale, a irmã mais velha de Luís II da Hungria e a posterior herdeira deste.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ana nasceu em Praga e, pelos três primeiros anos de sua vida, foi herdeira presuntiva dos reinos da Boêmia e da Hungria, até o nascimento de seu irmão Luís, em 1 de julho de 1506. Sua mãe morreu 25 dias depois, por complicações no puerpério.

Em 1515, foi arranjado os casamentos de Ana e Luís com dois dos netos do imperador Maximiliano I do Sacro Império Romano-Germânico: os arquiduques Fernando I e Maria, respectivamente. No ano seguinte, com a morte de Ladislau II, Ana e Luís foram adotados pelo imperador.

O matrimônio com Fernando foi celebrado em 25 de maio de 1521, em Linz, na Áustria. Na época, Fernando era governador das terras hereditárias dos Habsburgos em nome de seu irmão mais velho, o imperador Carlos V.

Em 29 de agosto de 1526, Luís II da Hungria, irmão de Ana, foi morto na Batalha de Mohács enfrentando Solimão, o Magnífico, do Império Otomano, sem deixar herdeiros. Sendo Ana a parenta mais próxima do rei falecido, em nome dela, Fernando reivindicou o direito à sucessão, e foi eleito Rei da Boêmia em 24 de outubro do mesmo ano.

Na Hungria, porém, não foi tão simples. De fato, Fernando foi proclamado rei por um grupo de nobres. A maior parte da nobreza húngara, no entanto, que não aceitava um soberano estrangeiro, elegeu um rei alternativo, João Zápolya, voivoda da Transilvânia, cuja esposa, Isabel Jagelão, era prima-irmã de Ana. O consequente conflito entre os dois rivais e seus sucessores durou até 1571, quando foi acertado o Tratado de Speyer, pelo qual o sucessor de Zapolya abdicou em favor dos Habsburgos.

Em 1531, Carlos V reconheceu Fernando como seu sucessor no Sacro Império Romano-Germânico, e este recebeu o título de Rei dos Romanos.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Ana e Fernando tiveram quinze filhos, o que foi um benefício para a Boêmia e para a Hungria, pois ambos os reinos sofreram por séculos com a mortes prematuras de herdeiros e problemas de sucessão monárquica. Foram eles:

Ana morreu três dias depois de dar à luz sua filha mais nova, aos 43 anos, em sua cidade natal, Praga. Fernando permaneceu viúvo. Nove anos depois, em 1556, Carlos V abdicou como imperador em favor do irmão, mas Fernando só foi devidamente reconhecido como imperador em 1558. Fernando morreu em 1564.

Referências

  1. a b Kenny, Peter Francis (2016). Monarchs (em inglês). Bloomington: Xlibris Corporation. pp. 331–332 
  2. Kosior, Katarzyna (2019). Becoming a Queen in Early Modern Europe: East and West (em inglês). Berlim: Springer. p. 251 
  3. Anderson, Michael Alan (2014). St. Anne in Renaissance Music: Devotion and Politics (em inglês). Cambridge: Cambridge University Press. p. 23 
Precedido por:
Isabel de Portugal
Imperatriz do Sacro Império Romano


153127 de janeiro de 1547
Sucedido por:
Maria da Áustria
Precedido por:
Maria de Habsburgo
Rainha da Boêmia
com Fernando I


24 de outubro de 152627 de janeiro de 1547
Rainha da Hungria
com Fernando I


24 de outubro de 152627 de janeiro de 1547
Ícone de esboço Este artigo sobre uma Rainha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ana da Boêmia e Hungria