Ana de Saxe-Wittenberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ana
Duquesa de Brunsvique-Luneburgo
Reinado 10 de novembro de 13865 de junho de 1400
Antecessor(a) Catarina de Anhalt-Bernburg
Landegravina da Turíngia
Reinado 14 de julho de 140418 de maio de 1406
Predecessor Nova divisão
Sucessor Ana de Schwarzburg-Blankenburg
 
Cônjuge Frederico I de Brunsvique-Luneburgo
Baltasar da Turíngia
Casa Ascânia (por nascimento) Guelfo (por casamento)
Wettin (por nascimento)
Morte 18 de abril de 1426
Enterro Reinhardsbrunn, Friedrichroda, Turíngia, Alemanha
Pai Venceslau I de Saxe-Wittenberg
Mãe Cecília de Carrara

Ana de Saxe-Wittenberg (m. 18 de abril de 1426)[1][2] foi duquesa consorte de Brunsvique-Luneburgo pelo seu primeiro casamento com Frederico I de Brunsvique-Luneburgo e landegravina consorte da Turíngia pelo seu segundo casamento com Baltasar da Turíngia.

Família[editar | editar código-fonte]

Ana foi a primeira filha e quarta criança nascida do duque Venceslau I de Saxe-Wittenberg e de Cecília de Carrara. Os seus avós paternos eram o duque Rodolfo I de Saxe-Wittenberg e Inês de Lindau-Ruppin. Os seus avós maternos eram Francisco I de Carrara, Senhor de Pádua e Fina Buzzacavini.

Ela teve cinco irmãos, que eram: o duque Rodolfo III de Saxe-Wittenberg; Érico; Venceslau; o duque Alberto III de Saxe-Wittenberg, marido de Eufêmia de Oels, e Margarida, esposa do duque Bernardo I de Brunsvique-Luneburgo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

No dia 10 de novembro de 1386, Ana casou-se com o duque Frederico I, em Hanôver, na Baixa Saxônia. O duque era filho de Magno II de Brunsvique-Luneburgo e de Catarina de Anhalt-Bernburg.

O casal teve duas filhas, Ana e Catarina.

No ano de 1400, Frederico pode ter sido eleito rei da Germânia em Frankfurt, em oposição a Roberto do Palatinado. Contudo, em 5 de junho o duque foi assassinado a caminho de casa pelo conde Henrique VII de Waldeck, próximo a Kleinenglis;

Alguns anos depois, ela casou-se com o também viúvo landegrave Baltasar da Turíngia, no dia 14 de julho de 1404, em Sangerhausen, no atual estado alemão da Saxônia-Anhalt. Ele era filho do marquês Frederico II de Meissen e de Matilde da Baviera. Sua primeira esposa foi Margarida de Nuremberga.

Não teve mais filhos. Quase dois anos depois, Baltasar faleceu em 18 de maio de 1406, e foi enterrado em Reinhardsbrunn, hoje um bairro na cidade de Friedrichroda.

Ana faleceu em 18 de abril de 1426, e também foi enterrada em Reinhardsbrunn.

Descendência[editar | editar código-fonte]

De seu primeiro casamento:

  • Catarina de Brunsvique-Luneburgo (m. antes de 29 de novembro de 1439), foi a esposa do conde Henrique XVIII de Schwarzburg, com quem teve dois filhos;[3]
  • Ana de Brunsvique-Luneburgo (1390 – 11 de agosto de 1432), foi a segunda esposa do duque Frederico IV da Áustria, com quem teve quatro filhos.

Ascendência[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. «Foundation for Medieval Genealogy». fmg.ac 
  2. «Geneanet». gw.geneanet.org 
  3. «Geneanet». gw.geneanet.org