Analgésico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Analgesia)
Provavelmente o grupo de medicamentos mais consumidos do mundo.

Analgésico são medicamentos que ajudam a aliviar qualquer tipo de dor ou controlar a dor que possa acometer o corpo e de maneira simples, os mesmos agem reduzindo a capacidade sensorial do sistema nervoso, bloqueando os receptores responsáveis pela sensação de dor.

Os analgésicos vão ser distintos dos anestésicos, que reduzem temporariamente e, em alguns casos, eliminam a sensação de dor, embora a analgesia e a anestesia são neurofisiologicamente sobrepostos e, portanto, várias drogas têm efeitos analgésicos e Anestésicos.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Existem vários grupos de analgésicos

  • Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs): Agem sobre substâncias no corpo que podem causar inflamação, dor e febre, atuam inibindo as enzimas Ciclo-oxigenases (COX) responsáveis por respostas de inflamação, rubor e dor. Podem causar úlceras gástricas, insuficiência renal e hemorragia. O processo inflamatório é uma resposta normal do organismo droga, que corresponde a sua forma ativa. Sua absorção é rápida (entre 1 a 4 horas) e completa no sistema gastrointestinal, depois da administração oral. Não atravessam imediatamente a barreira hematoencefálica e são metabolizados principalmente pelo fígado. Os AINES têm alta biodisponibilidade devido a um limitado metabolismo hepático de primeira passagem. A biotransformação é, em grande parte, hepática, com metabólitos excretados na urina. Os efeitos terapêuticos e colaterais dos AINES resultam principalmente da inibição das enzimas COX, prejudicando, assim, a transformação final do ácido araquidônico em prostaglandinas, prostaciclina e tromboxanos.
  • Inibidores de COX-2 :Essas drogas foram derivadas de AINES. Descobriu-se que a enzima ciclooxigenase inibida pelos AINES tem pelo menos duas versões diferentes: COX1 e COX2. A pesquisa sugeriu que a maioria dos efeitos adversos dos AINES é mediada pelo bloqueio da enzima COX1 (constitutiva), com os efeitos analgésicos sendo mediados pela enzima COX2 ( induzível). Assim, os inibidores de COX2 foram desenvolvidos para inibir apenas a enzima COX2 (os AINES tradicionais bloqueiam ambas as versões em geral). Esses medicamentos (como rofecoxib, celecoxib e etoricoxib) são analgésicos igualmente eficazes quando comparados aos AINES, mas causam menos hemorragia gastrointestinal em particular.
  • Os corticosteroides exercem poderosos efeitos anti-inflamatórios. Eles são frequentemente administrados como injeção no local das lesões músculo-esqueléticas, mas também podem ser tomados por via oral para aliviar a dor de origem inflamatória;
  • O acetaminofeno, também conhecido por paracetamol, aumenta o limiar de dor do corpo, mas tem pouco efeito na inflamação;
  • Os opioides: também conhecidos como analgésicos narcóticos, modificam a forma como o cérebro interpreta as mensagens de dor; atuam em receptores opioides específicos. Usados para dor moderada ou intensa que não responda a tratamento com AINES. Causam prisão de ventre, retenção urinária, sedação e vómito. são medicamentos usados para tratar dores fortes. Devido aos problemas que podem acontecer com o uso de opioides, como dependência e efeitos colaterais graves, existe muita dúvida em torno destes medicamentos. Os opioides (às vezes chamados de opiáceos) são medicamentos usados para tratar a dor. Existem muitos tipos diferentes de analgésicos adequados para diferentes tipos de dor. A maioria dos médicos começa prescrevendo um analgésico de menor força omo o paracetamol ou o ibuprofeno. Se isso não funcionar, dependendo do tipo de dor que você sente, seu médico pode considerar a prescrição de um opioide. Os opioides atuam ligando-se a receptores no cérebro e na medula espinhal, no intestino e em outras partes do corpo. Isso leva a uma diminuição na maneira como você sente a dor, altera sua reação à dor e aumenta sua tolerância à dor.Esses medicamentos estão sujeitos a receita médica. Visto que, todos os analgésicos opiáceos estão quimicamente relacionados com a morfina (substância que deriva do ópio). Muito eficazes no controle da dor, podem ser obtidos de forma natural ou sintetizados laboratorialmente.A grande desvantagem do uso dos analgésicos opiáceos reside no risco de dependência.
  • Relaxantes musculares reduzem a dor de grupos musculares tensos, provavelmente através de ação sedativa no sistema nervoso central;
  • Antidepressivos: Particularmente os tricíclicos, podem reduzir a transmissão da dor através da medula espinhal;
  • Anticonvulsivantes: Diminuem a dor antes e depois da cirurgia e limitam a longo prazo a hipersensibilidade induzida por ferimentos, também aliviam a dor das neuropatias, possivelmente estabilizando as células nervosas.

Como é a ação do analgésico no corpo?[editar | editar código-fonte]

A função principal dos analgésicos é bloquear as substâncias (receptores sensoriais) do corpo que enviam a mensagem ao cérebro dizendo que há um foco de inflamação ou algum outro problema. Quando o cérebro deixa de receber esse aviso, a dor cessa. A origem da palavra analgésico já diz tudo: em grego, an significa “sem” e algós, “dor”

Um exemplo simples é o da queimadura. Assim que colocamos a mão em um local quente, antes mesmo de sentirmos a dor já desencostamos dali. Isso acontece porque as células nervosas do local queimado emitem um sinal imediato ao cérebro dizendo que há algo errado. Só então ele “envia” a sensação de dor. Os analgésicos comuns, desses comprados em comprimidos na farmácia, são chamados de periféricos, porque depois de ingeridos vão por todo o organismo pela circulação sanguínea. Não é como se o medicamento detectasse onde está a dor, o que acontece é que como ele está espalhado pelo sangue, o local que tem a dor absorve a substância.

O analgésico demora de 30 minutos a uma hora para começar a agir e cessa depois de três ou quatro horas. É por isso que, para dor crônica é preciso um tratamento mais longo. Outro tipo de analgésico é o chamado central, utilizado em casos de dor intensa e contínua, em casos mais graves como infarto e câncer, por exemplo.

Entre os analgésicos desse tipo está a morfina, que atua diretamente no sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), alterando a percepção de dor para o corpo todo.

É importante salientar que dor é sempre um sinal de que algo não está bem. Pode ser uma simples dor de cabeça, um pequeno corte ou até um infarto. Por isso, tomar analgésicos sem saber a causa da dor é perigoso, pois eles podem mascarar sintomas de um problema sério. Na dúvida, o correto é sempre procurar um médico, não se esqueçam!

Quando tomar analgésicos?[editar | editar código-fonte]

Para dores leves, como dor de cabeça, entorses e dores musculares, um analgésico comum e que pode ser comprado sem receita (ex: paracetamol) é o indicado. Outros casos em que podem ser usados são2:

  • ossos quebrados;
  • queimaduras, incluindo queimaduras solares;
  • enxaquecas;
  • cólicas menstruais;
  • cirurgias e procedimentos pequenos;
  • dores de dente.

Já para casos de dores moderadas a intensas em pacientes pós-cirúrgicos que passaram por traumas, são prescritos analgésicos opiáceos. Essa categoria é vendida apenas com receita médica2 e é mais utilizada em tratamentos de curto prazo para evitar a dependência.

Além desses casos, os analgésicos mais fortes também são usados no2:

  • trabalho de parto (analgesia epidural),
  • tratamento de fibromialgia,
  • infecções do trato urinário,
  • tratamento de doenças como artrite reumatoide, bursite, tendinite e câncer.

Efeitos colaterais[editar | editar código-fonte]

Os efeitos colaterais dos analgésicos opiáceos são bastante falados, pois existe um alto risco de vício e dependência desses medicamentos. A sensação de euforia, disforia e agitação são alguns efeitos que podem gerar gatilhos de adição em alguns pacientes2.

Durante o uso regulado, os pacientes também enfrentam efeitos colaterais considerados comuns e que desaparecem no período do tratamento, mas alguns podem persistir2.

A constipação é um dos que são persistentes. Já sonolência, tontura, depressão respiratória, pressão baixa, náusea[3]  e vômito, boca seca, entre outros, são efeitos colaterais passageiros2.

Os analgésicos comuns, especialmente os acetaminofenos, se forem usados na dosagem recomendada na bula não apresentam efeitos colaterais2.

Porém, o uso combinado com anti-inflamatórios não hormonais e a ingestão de dosagens altas ou com bebidas alcoólicas pode causar danos severos ao fígado

Referências[editar | editar código-fonte]

1- Tipos de Analgésicos - Mecanismos de Ação e Indicações. Disponível em: <https://victorbarboza.com.br/tipos-de-analgesicos/>.

2- PHARMA, H. Analgésico para dor: tipos, ação e dicas de uso | Blog Buscopan. Disponível em: <https://www.buscopan.com.br/blog/tratamentos/analgesico-para-dor-conheca-os-tipos-e-como-usar-com-seguranca>.

‌3- Tudo sobre os Analgésicos | CliqueFarma. Disponível em: <https://www.cliquefarma.com.br/blog/medicamentos/analgesicos/#Quais_os_tipos_de_analgesicos_que_existem_no_mercado>. Acesso em: 12 jul. 2023.

Ícone de esboço Este artigo sobre farmácia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.