Anamages

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.

A Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (ANAMAGES) é uma entidade de âmbito nacional, que representa cerca de 13 mil juízes e desembargadores das justiças dos estados brasileiros. Foi fundada em 12 de dezembro de 2001, por um grupo de desembargadores e juízes reunidos em Belo Horizonte, com uma forma de reação às tentativas de restrição se tentava impor ao prestígio da magistratura estadual no cenário jurídico do país.

Esse novo marco do associativismo brasileiro veio com uma missão bem definida, sobretudo na defesa intransigente dos direitos e prerrogativas da magistratura estadual. A ameaça era iminente por causa do processo de reforma do poder judiciário que corria em Brasília, ameaçando reduzir as competências dos magistrados estaduais, com o fortalecimento de outros segmentos da magistratura nacional.

Realizado com sucesso um sólido movimento de resgate do prestígio da magistratura estadual, a entidade consolidou-se como a grande defensora da classe, principalmente a partir de 2007, quando foi eleita e tomou posse uma diretoria para trabalhar de forma descentralizada, aproveitando-se as facilidades de comunicação instantânea e interativa que a Internet proporciona.

A sede, então, continuou a funcionar em Brasília, e a primeira subsede em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde fica a presidência, por meio do desembargador Elpídio Donizetti. A secretaria geral e a comunicação social estão localizadas em São José dos Pinhais, Paraná, onde também funciona a assessoria de imprensa. Esta assessoria é responsável pela edição de um clipping de notícias diário, distribuído para cerca de 12 mil juízes de todo o país. Também funcionam subsedes em todas as demais regiões do país.

A Justiça Estadual responde por cerca de 85% das ações em tramitação na Justiça e está presente em todas as Comarcas, por mais distante que estejam dos grandes centros. Na Comarca, o cidadão sempre encontrará um Juiz de Direito para ouvir seus clamores por JUSTIÇA.

Conheça mais sobre a associação, seus dirigentes e seus objetivos, visitando o site www.anamages.org.br

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre associações é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.