Anastásia Mikhailovna de Torby

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Anastásia Mikhailovna
Condessa de Torby
Anastásia de Torby
 
Cônjuge Harold Wernher
Nascimento 9 de setembro de 1892
Wiesbaden, Nassau, Império Alemão
Morte 7 de dezembro de 1977 (85 anos)
Londres, Inglaterra
Filho(s) George Wernher
Georgina Wenher
Myra Wernher
Pai Miguel Mikhailovich da Rússia
Mãe Sofia de Merenberg


Anastásia Mikhailovna de Torby, também conhecida como Zia Wernher (9 de setembro de 1892 - 7 de dezembro de 1977) foi a filha mais velha do grão-duque Miguel Mikhailovich da Rússia, um neto do czar Nicolau I, e da sua esposa, a condessa Sofia de Merenberg.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Tal como a sua mãe, Anastásia foi fruto de um casamento morganático e não tinha permissão para herdar o título ou posição do pai. Após a fuga dos seus pais para Sanremo para se casarem em 1891, e o seu consequentemente banimento da Rússia, Sofia foi feita Condessa de Torby pelo seu tio-avô, o grão-duque Adolfo de Luxemburgo. Através da sua mãe era uma descente do poeta de renome Alexandre Pushkin, bem como de Abram Petrovich Gannibal, o protegido africano de Pedro, o Grande.

No dia 20 de julho de 1917, a condessa Anastásia de Torby casou-se com o general-major britânico sir Harold Wernher, 3.º baronete (1893-1973), filho do financeiro Sir Julius Wernher que fez a sua fortuna através da exploração de diamantes sul-africanos. Em setembro desse ano, ela recebeu o estilo e tratamento de uma filha de conde e deixou de usar o seu título de nascimento. A partir de então passou a ser chamada de lady Zia Wernher.

O casal teve um filho e duas filhas. No inicio do século XXI, os netos de Zia incluem irmãs que são duquesas de Abercorn e Westminster e outro par de irmãs, a Condessa de Dalhousie (nascida Maralyn Butter) e a princesa Alexander Galitzine (nascida Rohays Butter).

A irmã mais nova de Zia casou-se com George Mountbatten, um descendente da rainha Vitória do Reino Unido e tio materno do príncipe Filipe, Duque de Edimburgo.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Os Romanov