Anatoliy Banishevskiy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anatoli Banişevski
Анатолий Андреевич Банишевский
Nascimento 23 de fevereiro de 1946 (78 anos)
Bacu
Morte 10 de dezembro de 1997
Bacu
Sepultamento II Alley of Honor
Cidadania União Soviética, Azerbaijão
Estatura 174 cm
Ocupação futebolista, treinador de futebol
Prêmios
  • Mestre Honorário de Desportos da União Soviética

Anatoliy Andreyevich Banishevskiy (em russo: Анатолий Андреевич Банишевский ou Anatoli Andrey oğlu Banişevski) (Bacu, 23 de fevereiro de 1946 - Bacu, 10 de dezembro de 1997) foi um jogador de futebol azerbaijano.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Estrela Precoce[editar | editar código-fonte]

Aos 17 anos, iniciou carreira no Neftçi Bakı, o único clube que iria defender na vida, fazendo-no até 1978. Ainda com 19 anos, já integrava a Seleção Soviética, recebendo sua primeira convocação em 1965. Banişevski corresponderia com 7 gols nas oito primeiras partidas, um deles contra o Brasil, no Maracanã, que lhe valeu uma grande ovação da plateia. O jogo, terminado em 2 x 2, foi o primeiro resultado positivo dos soviéticos frente a uma seleção sul-americana. Pelé teria dito que Banişevski possuía uma "superclasse" em campo.

Copa de 1966[editar | editar código-fonte]

Integrou a equipe da União Soviética que foi à Copa do Mundo de 1966, ao lado do conterrâneo e colega de Neftyanik Edoward Markarov. Ambos seriam os únicos azeris a disputarem uma Copa do Mundo pela URSS, embora curiosamente nenhum dos dois fosse azeri: Banişevski tinha origens russas e Markarov era um armênio étnico. "Banya" marcaria na estreia, contra a Coreia do Norte, no mundial em que os soviéticos obtiveram sua melhor colocação na competição, um quarto lugar.[1]

No mesmo ano, Banişevski, de ainda 20 anos de idade, lideraria o Neftyanik ao terceiro lugar no campeonato soviético. No ano seguinte, seria eleito o segundo melhor jogador da URSS, atrás de Igor Chislenko.

Final da Carreira[editar | editar código-fonte]

Sua última competição pela União Soviética, pela qual marcou 19 gols em 50 jogos, seria a Eurocopa de 1968, embora ainda fosse eventualmente convocado até 1972. Encerrou a carreira em 1978, aos 32 anos, quando o clube ao qual era apegado (de forma que recusou proposta de clubes maiores soviéticos) já se chamava Neftçi Baku. Chegou a treinar o Neftçi entre 1981 e 1983.

Falecimento[editar | editar código-fonte]

Morreu pobre e solitário em 1997, provocando grande movimentação em Baku, capital do Azerbaijão - agora um país independente - durante seu funeral. Nos Prêmios do Jubileu da UEFA, seria eleito o melhor jogador do país dos 50 anos da entidade.

Referências

  1. «Elenco URSS 1966». Consultado em 16 de julho de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]