Anberlin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anberlin
Informação geral
Origem Winter Haven, Flórida
País Estados Unidos
Gênero(s) Rock alternativo
Período em atividade 2002 - 2014
Gravadora(s) Tooth & Nail Records (2002 – 2007)
Universal Republic (2007 – presente)
Integrantes Stephen Christian
Deon Rexroat
Joseph Milligan
Nathan Young
Christian McAlhaney
Ex-integrantes Nathan Strayer
Joey Bruce
Página oficial http://www.anberlin.com/

Anberlin é uma banda americana de rock alternativo formada em Winter Haven, Flórida, em 2002, extinta em 2014 e reunida em 2018. Desde o início de 2007, a banda é formada pelo vocalista Stephen Christian, pelos guitarristas Joseph Milligan e Christian McAlhaney, pelo baixista Deon Rexroat e pelo baterista Nathan Young.

Os membros do Anberlin formaram originalmente uma banda sob o nome de SaGoh 24/7 em 1998, lançando dois álbuns de estúdio antes da separação, com os membros tendo uma mudança na direção musical e no nome. Anberlin foi formada em 2002; depois de um ano de existência, eles assinaram com a gravadora semi-independente Tooth & Nail Records e lançaram o seu álbum de estreia, Blueprints for the Black Market. Em 2005, a banda lançou o seu segundo álbum, Never Take Friendship Personal.[1] O terceiro álbum da banda, Cities, foi lançado em 2007 e tornou-se o primeiro álbum a alcançar o top 20 da Billboard 200, vendendo 34.000 cópias na sua semana de estreia.[2]

Anberlin assinou com a gravadora Universal Republic em 2007[3] e em 2008 lançou New Surrender, que alcançou o número 13 na Billboard 200,[4] com o primeiro single, "Feel Good Drag", reivindicando o No. 1 na parada de músicas alternativas, após 29 semanas na parada.[5] Antes do lançamento do seu quinto álbum de estúdio, Dark Is the Way, Light Is a Place, Anberlin vendeu mais de 1.000.000 de álbuns.[6] O seu sexto álbum de estúdio, Vital, foi lançado em 16 de outubro de 2012 e relançado na Big3 Records com o título Devotion um ano depois, em 15 de outubro de 2013.

Em 16 de janeiro de 2014, foi anunciado que o Anberlin estaria se separando em 2014 após gravar o seu sétimo e último álbum de estúdio, Lowborn, e fazer uma digressão pela última vez.[7] Depois de realizar espectáculos no final de 2018, o grupo reuniu-se para fazer uma digressão em 2019. Em maio de 2020, Christian mencionou que eles estavam trabalhando num novo material.[8]

História[editar | editar código-fonte]

SaGoh 24/7[editar | editar código-fonte]

O vocalista Stephen Christian conheceu o baixista Deon Rexroat quando ainda estavam na escola e formaram uma banda de punk cristão, chamada SaGoh (Servant's after God's own heart) 24/7. Nessa época, se juntaram à banda o baterista Sean Hutson e o guitarrista Joseph Milligan. Com formação completa, SaGoh 24/7 gravou dois álbuns Servants After God's Own Heart (1999) e Then I Corrupt Youth (2001), ambos pela Rescue Records. Depois de uma vendagem de 1.300 álbuns, o baterista Hutson deixa a banda para se dedicar à família e Nathan Young o substitui.

Stephen e Joseph dão início a um projeto acústico, o qual é nomeado Anberlin, após uma sugestão de Joseph, desenvolvendo assim, um som voltado para o rock. Algumas músicas de SaGoh 24/7 são regravadas, criando uma nova banda de rock alternativo.

Blueprints for the Black Market[editar | editar código-fonte]

Anberlin foi oficialmente criada em 2002, após serem abordados pelas Tooth & Nail Records. Quase um ano após sua criação, gravaram Blueprints for the Black Market, o 1º álbum, produzido por Aaron Sprinkle, que não foi tão bem nas paradas de sucesso da época, mas o single Readyfuels provou que o álbum tinha tudo para ser bem sucedido, vendendo cerca de 6.000 cópias.

A partir de uma turnê com outras bandas e promoções na internet, surgiram fãs da banda.

Nessa época, o guitarrista Joey Bruce foi tirado da banda, pois, de acordo com Stephen, para Joey "tudo era sexo e drogas" e ele estava tomando rumos diferentes que o restante da banda. Depois de várias falhas em substituições, Nathan Strayer, do The Mosaic, assumiu o posto de Joey, que hoje é vocalista e guitarrista da banda Mouse Fire.

Never Take Friendship Personal[editar | editar código-fonte]

Após lançarem Blueprints for The Black Market, entraram em estúdio para gravarem um novo álbum, Never Take Friendship Personal, produzido novamente por Aaron Sprinkle e lançado em 2005.

Com esse álbum, chegaram à posição #144, do Top 200 da Billboard. O álbum foi muito bem recebido pelo críticos, em relação ao Blueprints for The Black Market, que geraram opiniões favoráveis à banda.

Antes do lançamento de Never Take Friendship Personal, a banda disponibilizou apenas uma música do álbum por uma semana no site PureVolume e no MySpace, além do próprio site da banda. Dois singles foram disponibilizados: A Day Late e Paperthin Hymn. Ambos foram sucesso nas rádios de rock alternativo, assumindo então a posição #38 das paradas de sucesso do Rock Moderno. Anberlin participou de uma série de compilações nessa época, regravando alguns músicas de Bob Dylan, como Like a Rolling Stone, de Depeche Mode, como Enjoy the Silence e a música Christmas (Baby please come home).

Cities e Lost Songs[editar | editar código-fonte]

O terceiro álbum gravado por Anberlin, Cities, também foi produzido por Aaron Sprinkle e lançado no começo de 2007. Vendeu 34.000 cópias na primeira semana, subindo para a posição #19 do Top 200 da Billbord e recebeu elogios dos críticos.

Antes do lançamento de Cities, a banda lançou um EP, Godspeed, exclusivo no iTunes no fim de 2006 para mostrar uma prévia do quer seria o álbum.

Com o lançamento do álbum Cities, Anberlin iniciou sua primeira turnê, apoiados por bandas como Bayside, Meg & Dia e Jonezetta.

Em uma entrevista sobre o álbum, Stephen comentou que as letras das músicas, comparando com toda a discografia, estavam mais maduras neste álbum. "O primeiro CD (Blueprints for the black market) foi infantil da maniera que era Homem vs Mundo. Cities é mais adulto na maneira que se torna Homem vs Ele mesmo." Um dia antes do lançamento de Cities, foi anunciado que o guitarrista Nathan Strayer dexaria a banda para voltar ao The Mosaic e Christian McAlhaney, da banda Acceptance, poderia assumir o posto vago.

As composições do álbum que não foram lançadas na época em Cities, formaram um álbum chamado Lost Songs, lançado em 20 de novembro de 2007.

New Surrender[editar | editar código-fonte]

Em 16 de agosto de 2007, Anberlin assinou contrato com a Universal Republic Records e, desde então, começaram a compor um novo material para sua grande estréia no selo, lançando no mercado em Agosto de 2008. Este será o primeiro álbum da banda não distribuído pela Tooth & Nail Records ou produzido por Aaron Sprinkle. Em fevereiro deste ano se iniciaram as oito semanas de sessões de gravação com o famoso produtor Neal Avron (New Found Glory, Yellowcard). Stephen Christian disse em uma entrevista: "Nós estamos muito empolgados com este trabalho com o Neal. Eu acho que nossos fãs vão adorar quando ouvirem o resultado final". Stephen também falou sobre as dificuldades em compor este álbum: "Quando você tenta escrever 29 músicas, você acha que está trabalhando em círculos. Eu só quero ir muito além nesse 1 ano, tenho me dedicado, procurando em livros, em arte e nos amigos para obter novas direções." A banda tem registrado com uma webcam os momentos vividos em estúdio para exibir aos fãs, através do MySpace.

O álbum, intitulado New Surrender, já foi posto em 2º lugar na lista dos "25 álbuns antecipados de 2008", no site Jesus Freak Hideout.

Outros projetos[editar | editar código-fonte]

Stephen Christian tem criado um projeto acústico solo, intitulado Anchor & Braille, apesar de o projeto ter, inicialmente, contado com Aaron Marsh, do Copeland.

O projeto foi compactado em vinil de 7" e resumiu obras criadas ao longo de 2007, com previsão de lançamento até junho de 2008.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Várias entrevistas concedidas pelo vocalista Stephen Christian falam sobre a escolha do nome da banda:

1) Stephen havia planejado por muito tempo colocar em sua primeira filha o nome de Anberlin. Lutando para encontrar um nome para a banda, sugeriu então Anberlin. "Nos sentamos juntos tentando encontrar um nome para a banda. Nós não eramos casados ou tínhamos filhos, mas um dia eu pensei em colocar o nome Anberlin em minha filha, então sugeri que colocassemos esse nome na banda que parecia ser a melhor opção. Então escolhemos Anberlin e ninguém achava outro melhor." Stephen não cumpriu os planos de colocar o nome Anberlin em sua primeira filha, entretanto, "se você tiver uma filha e lhe der o nome de Anberlin, ela pensará que foi lhe dado o nome da banda e não o contrário."

2) Stephen disse em uma outra entrevista que o nome da banda foi criado enquanto a banda passeava por algumas cidades da Europa que ele queria visitar, como Londres, Paris, Roma e Berlim. Stephen achou que E Berlim seria um nome legal para uma banda. A ideia foi aceita, porém modificada para Anberlin.

3) Stephen afirmou em outra entrevista que "Há várias histórias que circulam pela internet sobre o nome da banda, mas a história real é que quando eu estava no colégio, minha banda preferida era Radiohead e uma de suas músicas não-lançadas, Kid A, e havia um ruído de fundo na música. Enquanto Thom cantava, eu sempre pensei que o ruído soava algo como Anberlin, I Anberlin, então achei que seria um grande nome para uma banda e bem... era/é".

Envolvimento com Cristianismo[editar | editar código-fonte]

Ao longo dos anos, muitos fãs e mídia têm, consistentemente, caracterizado Anberlin como uma banda cristã. Entretanto, Stephen Christian nega essas alegações, afirmando em uma entrevista: "Acho que todos somos categorizados como um lote, porque nós éramos da Tooth & Nail Records, que anos atrás, era conhecida como uma gravadora cristã e nunca perderam essa reputação. Eu não me importo com quem ouve nossas gravações. Se isto ajuda as pessoas em quaisquer circunstâncias em que estejam, então isso é incrível, mas eu, definitivamente, não nos considero como uma banda cristã". De qualquer modo, Stephen afirma também que "[Minha fé] afeta todas as músicas relativas a minha vida, mas eu não sou um pregador, eu sou um animador." Apenas destas declarações e de outras semelhantes, há diversas listas que incluem Anberlin como uma banda cristã e, algumas músicas da banda, contêm referências bíblicas.

Além disso, suas músicas foram inclusas nos CDs e DVDs de rock cristão e também são frequentemente exibidas nos canais de música gospel dos EUA.

Stephen declarou em uma entrevista para uma rádio que a banda tenta "andar fora da bolha" e referiu-se a eles mesmos como parte da música cristã. Discutiu também sobre o que os cristãos deveriam fazer em suas vidas: o amor e a abraçar os outros como Jesus teria e mostrar a graça de Deus para as pessoas. Mencionou também que a banda Fall Out Boy não conhecia muito sobre Jesus até que Anberlin entrasse em turnê com eles.

Fim[editar | editar código-fonte]

Em 16 de Janeiro de 2014, através de um video postado em seu canal oficial do youtube, a banda anunciou a sua separação e foi anunciado o lançamento de um último álbum e uma turnê mundial de despedida da banda.

Membros[editar | editar código-fonte]

Atuais[editar | editar código-fonte]

Antigos[editar | editar código-fonte]

  • Nathan Strayer (guitarra e backing vocals) - (2004-2007) - Agora faz parte da banda The Brick Path;
  • Joey Bruce (guitarra - 2002-2004) - Agora faz parte da banda Mouse Fire.

Discografia[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Compilações[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

  • Blueprints for the Black Market
    • Readyfuels (2003);
  • Never Take Friendship Personal
    • A Day Late (2005);
    • Paperthin Hymn (2006);
  • Cities
    • Godspeed (2006);
    • The Unwinding Cable Car (2007);
  • New Surrender
    • Feel Good Drag (2008);
    • Breaking (2009);
  • Dark Is the Way, Light Is a Place
    • Impossible (2010);
    • Take Me (As You Found Me) (2010);
    • We Owe This To Ourselves (2010).
  • Vital
    • Unstable (2013).

Referências

  1. «Anberlin Biography». Tooth & Nail. Consultado em 25 de abril de 2009 
  2. «Norah Stays Tight at No. 1 Amidst Slow Sales Week». Billboard. Consultado em 25 de abril de 2009 
  3. «AbsolutePunk». AbsolutePunk. Consultado em 29 de maio de 2008. Cópia arquivada em 30 de maio de 2008 
  4. Erro: A tabela não é suportada, não existe ou está sendo utilizado um ID antigo que não é mais suportado pela Billboard. «Artist Albums Charts History for: Anberlin» Verifique valor |url= (ajuda). Billboard. Consultado em 11 de agosto de 2008. Cópia arquivada em 10 de agosto de 2014 
  5. «Hot Modern Rock Tracks - Feel Good Drag». Billboard. Consultado em 24 de abril de 2009 
  6. «Tooth and Nail Press Release». Consultado em 28 de janeiro de 2014 
  7. «Anberlin Breaking Up After Final Album & Tour». KROQ. 17 de janeiro de 2014. Consultado em 18 de janeiro de 2014 
  8. «Anberlin new music 2020». Notetoscene. 24 de maio de 2020. Consultado em 25 de julho de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • [1] (em inglês)
  • [2] no Wikipedia (em inglês)
Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.