Anders Vilhelm Lundstedt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anders Vilhelm Lundstedt
Anders Vilhelm Lundstedt
Conhecido(a) por realismo jurídico escandinavo
Nascimento 11 de setembro de 1882
Gotemburgo, Suécia
Morte 20 de agosto de 1955
Gotemburgo, Suécia
Nacionalidade Suécia

Anders Vilhelm Lundstedt (11 de setembro de 1882 – 20 de agosto de 1955) foi um jurista e legislador sueco, conhecido principalmente por ter sido um dos fundadores do realismo jurídico escandinavo, tendo sido fortemente influenciado pelo seu compatriota, o carismático filósofo Axel Hägerström. Lundstedt estudou Direito na Universidade de Lund e foi professor de direito na Universidade de Uppsala , de 1914 a 1947. Como Hägerström, Karl Olivecrona e Alf Ross, ele resistiu à exposição de direitos como entidades metafísicas, argumentando que a análise jurídica realista deveria dispensá-las. O foco principal de Lundstedt em suas obras teóricas tornou-se um ataque constante ao que ele chamava 'o método da justiça'. Ele considerava que não havia uma maneira objetiva de definir as necessidades da justiça, e que as invocações da justiça camuflavam preferências puramente subjetivas ou afirmações metafísicas inaceitáveis. Em vez disso, a lei e a legislação deveriam ser guiadas por um método de bem-estar social, centrado no estudo objetivo das condições sociais e dos efeitos práticos e capacidades da lei de melhorar a sociedade, igualmente para todos os seus membros. Lundstedt foi membro do parlamento sueco por muitos anos, e liderou dentro dele alterações ao sistema penal e uma série de outras reformas liberais.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Den historiska rättspositivismen: med särskild hänsyn até Bergbohms lära (Uppsala, 1929)
  • Superstição ou Racionalidade em Ação para a Paz (Londres, 1925)
  • Die Unwissenschaftlichkeit der Rechtswissenschaft (Berlim, 1932 – 1936)
  • Pensamento Jurídico Revisto. Meus pontos de Vista sobre a Lei

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Roger Cotterrell, Leitura de Teorias Jurídicas dentro e para Além do Contexto Histórico: O Caso do Lundstedt do sueco Legal Realismo", em M. Del Mar e M. Lobban, eds, da Lei em Teoria e História: Novos Ensaios em um Negligenciado o Diálogo, Hart, Oxford, em 2016.
  • Wilhalm Fuchs, Die Zukunft der Rechtswissenschaft : Rechtswissenschaft als Gerechtigkeitswissenschaft : zugleich eine Auseinandersetzung mit Anders Vilhelm Lundstedt, Stuttgart, Kohlhammer, 1933.
  • Realino Marra, Anders Vilhelm Lundstedt. por una scienza realistica del diritto penale, in I. Fanlo Cortés-R. Marra, ed, Filosofia e realtà del diritto. Studi in onore di Silvana Castignone, Giappichelli, Turim, 2008, pp. Número 89-100.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Descrição de 11 de letras de Lundstedt no http://andreas-lukas.de/resources/Nr1.+Lundstedt+Briefe.pdf%5B%5D