André Gaudie Ley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

André Gaudie Ley (Cidade de Goiás, último quartel do século XVIII1852) foi um militar (capitão-mor) e político brasileiro.

Foi casado com Mariana de Alvim Poupino, irmã do coronel João Poupino Caldas, influente político mato-grossense, vinculado à família Albuquerque, grande núcleo familiar mato-grossense, cuja existência em Mato Grosso ascende a eras imemoriais, e representado, em começos do século XIX, pelo sargento-mor Antônio da Silva Albuquerque.

André Gaudie Ley chegou a Mato Grosso fazendo parte da milícia real, galgando nesta corporação militar os mais elevados postos, reformado-se em 1827 como capitão-mor, viagens várias vezes de Cuiabá à antiga capital de Mato Grosso, Vila Bela da Santíssima Trindade, conduzindo remessas de ouro para a Fundição.

Estabeleceu-se então em Cuiabá, onde gerou numerosa prole e criou para a família uma especial situação de preponderância regional, ampliada pelas sucessivas ligações dos seus filhos e filhas às mais importantes famílias mato-grossenses, tornado-se uma influente organização familiar.

Sua filha, Maria Antônia Gaudie Ley, casou-se com o barão de Diamantino.

Política[editar | editar código-fonte]

Na hierarquia civil exerceu destacadas posições. De 1821 a 1833 ocupou cargos de confiança popular em Mato Grosso, sendo membro da junta administrativa (1821), da junta governativa de Cuiabá (eleito em 1821 e reeleito em 1822), do Conselho da Província de Mato Grosso (1825) e por duas vezes assumiu interinamente a presidência da província de Mato Grosso (de 1 de janeiro até 21 de julho de 1830 e de 19 de abril a 4 de dezembro de 1833).

Referências bibliográfica[editar | editar código-fonte]

José de Mesquita - O Capitão-mor André Gaudie Ley e a sua descendência

Precedido por
Jerônimo Joaquim Nunes
Presidente da província de Mato Grosso
18301831
Sucedido por
Antônio Correia da Costa
Precedido por
Antônio Correia da Costa
Presidente da província de Mato Grosso
1833
Sucedido por
Antônio Correia da Costa
Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.