Andrea Casiraghi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Andrea Casiraghi
Tatiana Santo Domingo
Descendência Alexandre Casiraghi
India Casiraghi
Casa Grimaldi
Nome completo
Andrea Albert Pierre Casiraghi
Nascimento 8 de junho de 1984 (33 anos)
  Monte Carlo, Mónaco Mónaco
Religião católico
Pai Stefano Casiraghi
Mãe Caroline de Mônaco

Andrea Albert Pierre Casiraghi (Monte Carlo, 8 de junho de 1984) é o filho mais velho da princesa Caroline de Mônaco e de seu segundo e finado marido, Stefano Casiraghi.[1]

Atualmente, ele é o quarto na linha de sucessão ao trono monegasco, logo após sua mãe. Se seu tio materno, Alberto II, morresse sem deixar filhos legítimos, Andrea um dia poderia ter sido o Príncipe Sereno-soberano de Mônaco, quando adotaria o sobrenome Grimaldi.[2]

Nascimento e família[editar | editar código-fonte]

Andrea Casiraghi nasceu às 22h40min, no Centro Hospitalar Princesa Grace, em Monte Carlo, e foi nomeado a partir de um amigo de infância de seu pai. Seus padrinhos são a princesa Stéphanie, sua tia materna, e Marco Casiraghi, seu tio paterno.

Tinha seis anos de idade quando seu pai morreu em um acidente de barco, em outubro de 1990.

Andrea tem dois irmãos, Charlotte e Pierre, e uma meia-irmã, a princesa Alexandra de Hanôver, fruto do terceiro casamento de sua mãe, com o príncipe Ernst August V.

Educação[editar | editar código-fonte]

Andrea Casiraghi terminou seu ensino secundário na Escola Internacional de Paris.

Conhecido por sua boa aparência e habilidades desportivas - ele corre, esquia, joga futebol e também toca guitarra - foi incluído na revista People, em 2002, na lista das 50 pessoas mais bonitas do mundo. Andrea é fluente em francês, inglês, italiano e alemão.

Em 2006, Andrea graduou-se com um Bachelor of Arts em Artes visuais e em Relações Internacionais na Universidade Americana de Paris, a instituição norte-americana mais antiga na Europa.

Funções[editar | editar código-fonte]

Foi também e 2006 que Andrea começou a representar sua mãe em suas funções oficiais, mais notadamente em agosto, quando visitou Manila, Filipinas, para um evento de caridade.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Coube à princesa Carolina do Mónaco confirmar, em 4 de julho de 2013, o noivado do seu filho mais velho, Andrea Casiraghi, e da namorada, Tatiana Santo Domingo. Os dois conheceram-se em Paris e depois de sete anos de namoro decidiram casar em 2013, de acordo com a edição italiana da revista Vogue. Desde que a notícia foi tornada pública circularam na imprensa francesa rumores sobre uma possível gravidez de Tatiana.

Casaram-se a 31 de agosto de 2013, numa cerimónia civil no Palácio Grimaldi, no Mónaco. Segundo a imprensa internacional, terá sido por volta das 10h45min que o casal se tornou marido e mulher, tendo em conta que foi nesse momento que se ouviram fortes aplausos. Seguiu-se um almoço para 400 pessoas junto à piscina do palácio[3].

Cinco meses depois de se terem casado pelo civil Andrea e Tatiana festejaram em 2 de fevereiro de 2014 a cerimónia religiosa, numa estância de esqui em Rougemont, na Suíça, na presença de 300 convidados[4].

O primeiro filho de Andrea e Tatiana, chamado Alexandre Casiraghi e conhecido na imprensa como Sasha, nasceu em 21 de março de 2013 em Londres[5]. Em 12 de abril de 2015, eles foram também pais de uma menina [6], chamada India Casiraghi.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Precedido por
Carolina de Mónaco
Linha de sucessão ao trono monegasco
Sucedido por
Alexandre Andrea Stefano