Andrea Gritti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Andrea Gritti
Doge de Veneza
Retrato de Andrea Gritti por Ticiano
Governo
Reinado 20 de março de 1523-28 de dezembro 1538
Antecessor Antonio Grimani
Sucessor Pietro Lando
Dinastia Gritti
Vida
Nascimento 17 de abril de 1455
Bardolino, Verona
Morte 28 de dezembro de 1538 (83 anos)
Veneza, República de Veneza
Sepultamento Igreja de São Francesco della Vigna, Veneza
Filhos Alvise Gritti(ilegítimo)
Brasão de Andrea Gritti

Andrea Gritti (1455, Bardolino, perto de Verona - 1538, Veneza) foi o 77.º doge de Veneza, eleito em 1523, e cujo dogado durou até 1538.

Andrea Gritti foi educado pelo seu avô, que o levou consigo em numerosas viagens pelas embaixadas da República de Veneza. Aos trinta anos, instala-se em Constantinopla e ocupa-se do comércio, tornando-se informador da República, o que lhe vale a prisão em 1499. Graças à sua amizade com o vizir, consegue escapar à pena capital. Libertado após alguns anos (1503), tem um papel importante de negociador de paz entre o Sultão Bayezid II e Veneza.

Depois da derrota da República contra a liga de Cambrai na sequência da batalha de Agnadel, é nomeado capitão-geral e consegue conquistar a maior parte dos territórios perdidos. Capturado pelos franceses, distingue-se de novo nas negociações de paz.

Em 1510, com a morte de Nicolo di Pitigliano, Gritti toma o comando da armada veneziana, mas é obrigado a retirar-se para Veneza por causa do avanço dos franceses. Conserva o seu posto até ao fim da Liga de Cambrai e a guerra da Santa Liga. Em 1512 dirige as negociações com Francisco I.

Ocupa-se de vários cargos antes de ser doge, em 20 de maio de 1523. Depois de ter assinado um tratado de paz com Carlos V do Sacro Império, Veneza permanece neutral enquanto lutas agitam a Itália e a inquietam face à progressão do Império Otomano na Europa Central, nomeadamente na Hungria. Isto não impede Solimão, o Magnífico de atacar Corfu em 1537.

Morreu em 1538, e foi sepultado na Igreja de São Francisco della Vigna.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em italiano, cujo título é «Andrea Gritti».


Precedido por
Antonio Grimani
Doge de Veneza (77.º)
1523 - 1538
Sucedido por
Pietro Lando


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Andrea Gritti