Andrei Biéli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Andrei Biéli
Andrei Biéli
Nascimento Борис Николаевич Бугаев
26 de outubro de 1880
Moscovo
Morte 8 de janeiro de 1934 (53 anos)
Moscovo
Residência Andrei Bely house, Zheleznodorozhny
Sepultamento Cemitério Novodevichy
Nacionalidade russo
Cidadania Império Russo, União Soviética, República Socialista Federativa Soviética da Rússia
Progenitores
Cônjuge Assja Turgenieff, Desconhecido
Alma mater
  • Faculty of Physics and Mathematics of Moscow Imperial University
Ocupação Romancista, poeta, teórico e crítico literário
Obras destacadas Petersburg, The Silver Dove, Kotik Letaev
Movimento estético Literatura moderna, simbolismo
Religião Igreja Ortodoxa
Causa da morte hemorragia intracerebral
Assinatura

Andrei Biéli (em alfabeto cirílico Андрей Белый) era o pseudônimo de Boris Nikolaevich Bugaev (26 de Outubro de 1880 - 8 de Janeiro de 1934) foi um romancista, poeta, teórico, comunista e crítico literário russo.[1] Seu romance Petersburg foi considerado por Vladimir Nabokovcomo a terceira maior obra-prima do século XX.[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Boris Bugaev nasceu em Moscou, em uma família intelectual proeminente. Seu pai, Nikolai Bugaev, foi um importante matemático que é considerado o fundador da escola de matemática de Moscou. Sua mãe não era apenas muito inteligente, mas também uma famosa beldade da sociedade, e foco de considerável fofoca. O jovem Boris era um polímata cujos interesses incluíam matemática, biologia, química, música, filosofia e literatura. Bugaev frequentou a universidade na Universidade de Moscou.[3] Ele iria participar tanto do movimento simbolista quanto da escola russa de neokantismo. Bugaev tornou-se amigo de Alexander Bloke a esposa dele; ele se apaixonou por ela, o que causou tensões entre os dois poetas.

Nikolai Bugaev era bem conhecido por seus influentes ensaios filosóficos, nos quais condenava a geometria e a probabilidade e alardeava as virtudes da análise rigorosa. Apesar - ou por causa - dos gostos matemáticos de seu pai, Boris Bugaev era fascinado pela probabilidade e particularmente pela entropia, uma noção à qual ele se refere com frequência em obras como Kotik Letaev.[4]

Quando jovem, Biéli foi fortemente influenciado por seu relacionamento com a família do filósofo Vladimir Solovyov, especialmente com o irmão mais novo de Vladimir, Mikhail, descrito em seu longo poema autobiográfico The First Encounter (1921); o título é um reflexo dos Três Encontros de Vladimir Solovyov. Foi Mikhail Solovyov quem deu a Bugaev seu pseudônimo Andrei Biéli.

O romance simbolista de Biéli, Petersburg (1913; 1922), é geralmente considerado sua obra-prima. O livro emprega um método de prosa impressionante em que os sons frequentemente evocam cores. O romance se passa na atmosfera um tanto histérica de Petersburgo na virada do século e da Revolução Russa de 1905. Na medida em que se pode dizer que o livro possui um enredo, isso pode ser resumido como a história do infeliz Nikolai Apollonovich, um vagabundo que se envolveu na política revolucionária.

Em seus últimos anos Biéli foi influenciado por Antroposofia[5] de Rudolf Steiner que tornou-se amigo pessoal de Steiner. Ele passou um tempo entre a Suíça, Alemanha e Rússia, durante sua revolução. Ele apoiou a ascensão bolchevique ao poder e mais tarde dedicou seus esforços à cultura soviética, servindo no Comitê Organizacional da União dos Escritores Soviéticos.[6] Ele morreu, aos 53 anos, em Moscou.

O Prêmio Andrei Biéli, um dos prêmios mais importantes da literatura russa, foi batizado em sua homenagem. Seus poemas eram musicados e frequentemente executados por cantores e compositores russos.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • ANDREI BELI - Petersburgo; tr. N. e F. Guerra, Lisboa, 2010.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Andrei Biéli». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 7 de agosto de 2020 
  2. «Recomendações de Nabokov (opiniões sobre outros escritores)» 
  3. Noah Giansiracusa, Anastasia Vasilyev. "Simbolismo matemático em uma obra-prima da literatura russa" (Relatório). Morgan, Matthew. arXiv: 1709.02483.
  4. Janecek, Gerald (1976). "A espiral como imagem e princípio estrutural no Kotik Lataev de Andrej Belyj ". Literatura Russa (4): 357–63.
  5. Judith Wermuth-Atkinson, The Red Jester: Andrei Bely's Petersburg as a Novel of the European Modern (2012). ISBN 3643901542
  6. «britannica.com» 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Andrei Biéli