Andrew Purves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Andrew Purves é um teólogo cristão reformado, inicialmente membro da Igreja da Escócia (ingressando mais tarde na Presbyterian Church (USA)) e professor de Teologia Reformada no Pittsburgh Theological Seminary . [1]

Purves nasceu em Edimburgo, na Escócia. Durante sua graduação em Philosophy and Divinity na Universidade de Edinburgh, Purves foi aluno de Thomas F. Torrance. Thomas F. Torrance e seu irmão James Torrance, assim como Atanásio, João Calvino, Karl Barth e Jurgen Moltmann, foram influências importantes no desenvolvimento teológico de Purves.

Originalmente membro da Igreja da Escócia, Purves mudou-se para os Estados Unidos em 1978 e foi ordenado em 1979. Serviu como pastor de uma igreja presbiteriana em Clinton, Pensilvânia, até 1983, quando começou a lecionar no Seminário Teológico de Pittsburgh .

Um dos principais interesses de Purves é a Cristologia. Ele defende continuamente uma conexão vital entre a pessoa e a obra do Senhor Jesus Cristo em sua humanidade vicária e na vida cristã; uma conexão fundada na união do crente com Cristo.

Grande parte do trabalho de Purves é um chamado para recuperar a tradição cristológica clássica da Igreja, renovando assim a Igreja através da doutrina tradicional e da sabedoria dos escritores patrísticos. Alguns o associam ao movimento paleo-ortodoxo. Ele se tornou um líder da renovação evangélica na Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América e tornou-se conhecido nessa denominação por seu apoio a visões cristãs conservadoras, reivindicando a centralidade de Cristo.

Obras[editar | editar código-fonte]

Referências