Lista de líderes de ginásios de Pokémon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Anexo:Liga Pokémon de Kanto)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde abril de 2013).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Na série de games e de anime Pokemon, a Liga Pokémon de Kanto foi a primeira da série, surgindo em Pokémon Red e Blue (1996). Nos jogos, sua fórmula consiste em 8 líderes de ginásio, cada um com uma especialização - grupo de treinadores que se deve enfrentar por fim, antes de enfrentar o atual campeão. Esta fórmula foi seguida nos jogos por todas as gerações que seguiram. Além de Red, Blue e Yellow, e dos remakes Pokémon FireRed e LeafGreen, a Liga de Kanto também é jogável na segunda geração, Pokémon Gold e Silver (refeita como Pokémon HeartGold e SoulSilver) após concluir a Liga Pokémon de Johto. Os líderes surgem como adversários na Pokémon World League em Pokémon Black 2 e White 2.

No animê, existem diversos outros ginásios em Kanto, mas somente os 8 da série são mostrados. Treinadores devem conseguir ao menos oito insígnias em Kanto e batalhar entre si posteriormente, em sistema de mata-mata, na Conferência da Liga Índigo ao invés de enfrentar a Elite dos 4, conforme visto na primeira temporada, Pokémon: Liga Índigo.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Líderes de Ginásios[editar | editar código-fonte]

Brock[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Brock (Pokémon)

No anime, após ser derrotado por Ash, Brock decide acompanhar ele em suas jornadas, e é parte do trio principal em várias temporadas.[1]

Misty[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Misty (Pokémon)

Misty (カスミ Kasumi) é a líder do ginásio de de Cerulean City, e especialista em Pokémons de Água. Seus nomes em inglês e japonês se derivam das palavras para "névoa".

No anime, Ash encontra Misty já no primeiro episódio, ao pegar sua bicicleta para fugir de um bando de Spearows furiosos.[2] A bicicleta acaba destruída, e Misty passa a acompanhar Ash até que ele arranje outra -[3] e ela eventualmente acaba voltando para Cerulean após o fim da jornada em Johto, quando não só recebe a bicicleta de volta, mas suas irmãs pedem para Misty reassumir o ginásio.[4] Na primeira visita a Cerulean quando Ash está conquistando a Liga, Misty tenta dissuadir Ash a não ir pro Ginásio, mas acaba batalhando com o amigo quando as irmãs pensam em dar a insígnia a Ash sem uma batalha.[5]

Lt. Surge[editar | editar código-fonte]

Lt. Surge
マチス, Machisu
Vozes JapãoFumihiko Tachiki
Estados UnidosAdam Blaustein
BrasilAffonso Amajones
Perfil
Primeiro game Pokémon Red & Blue
Primeira aparição no anime Ep. 14: "Electric Shock Showdown"
Primeira aparição nos Mangás Cap. 10: "VS. Voltorb"
Especialidade Pokémon elétricos
Vida no animangá
Ocupação Líder de Ginásio de Vermilion City
Personagem de Pokémon
Portal Pokémon

Portal Animangá

Lt. Surge (マチス, Machisu) é o terceiro Líder de Ginásio de Kanto, na cidade de Vermilion City e um especialista em Pokémon elétricos. Ele é um sujeito alto e musculoso que chama qualquer um que não derrota ele de "benzinho". No mangá, ele é um dos oficiais da Equipe Rocket. Na dublagem brasileira, sua patente foi trocada de tenente para sargento. Seu nome em inglês é referência a uma onda elétrica.

O ginásio de Vermilion é ligado em uma complexa rede elétrica muito bem feita, onde é necessário encontrar um dispositivo para enfrentar Surge. O vencedor recebe a Insígnia do Trovão (Thunder Badge).

No anime, Ash teve muita dificuldade para vencer Surge, pois ele tinha um Raichu muito poderoso, porém, arrogante. Ash perde a primeira batalha, mas na segunda, Pikachu usa-se da falta de agilidade do adversário para derrotá-lo.[6]

Pokémons
Jogos
Anime

Erika[editar | editar código-fonte]

Erika
エリカ, Erika
Vozes Japão
Perfil
Primeiro game Pokémon Red & Blue
Primeira aparição no anime Ep. 26: "Pokémon Scent-sation"
Primeira aparição nos Mangás Cap. 19: "VS. Eevee"
Especialidade Pokémon de Grama
Vida no animangá
Ocupação Líder de Ginásio de Celadon City
Personagem de Pokémon
Portal Pokémon

Portal Animangá

Erika (エリカ, Erika) é a quarta líder de Ginásio de Kanto, na cidade de Celadon, e se especializa em Pokémon de Grama. É normalmente vista vestindo um kimono e seu Ginásio só tem mulheres, uma característica da cultura gueixa. Um fato curioso é que seu cabelo às vezes é roxo, às vezes é preto.

No anime, ela é dona de uma loja de perfumes. Ash insulta a loja, dizendo que é um desperdício de tempo comprar perfumes e expulso desta, sem saber que Erika também é a Líder de Ginásio. Também não podendo entrar no Ginásio, ele acaba se unindo à Equipe Rocket para entrar e pegar um perfume para eles. No meio da batalha, o Ginásio pega fogo e todos têm que sair, mas o Gloom de Erika fica preso lá dentro. Ash acaba o salvando e ganha a insígnia-arco iris com isso.[7]

No mangá, ela é tratada como alteza e quando Red a desafia, ela primeiro pede que lhe traga um Eevee. Com a ajuda de Bill, ele captura um e acaba descobrindo que é um plano de Erika, por ter visto papéis sobre um Eevee geneticamente modificado e batalha com Erika. Ao derrotá-la, os dois descobrem que na verdade era um plano da Equipe Rocket e não tinha nada a ver com Erika. Ao ver que Red é um bom garoto, ela o dá o Eevee.

Pokémons
Jogos
Anime

Koga[editar | editar código-fonte]

Koga
キョウ, Kyō
Vozes Japão
Perfil
Primeiro game Pokémon Red & Blue
Primeira aparição no anime Ep. 32: "The Ninja Poké-Showdown!"
Primeira aparição nos Mangás Cap. 7: "VS. Rhydon"
Especialidade Pokémon Venenosos
Vida no animangá
Ocupação Líder de Ginásio de Fuchsia City
Personagem de Pokémon
Portal Pokémon

Portal Animangá

Koga (キョウ, Kyō) é o quinto líder de ginásio de Kanto. É especialista em Pokémon Venenosos. No mangá, Koga é um executivo da Equipe Rocket e durante a batalha da Silph Co., ele usa o Articuno contra Red e Green. Nos games, ele usa Pokémon venenosos. O nome vem de Kōga-ryū, uma escola de Ninjitsu.

No jogo, o ginásio da cidade de Fuchsia teve dois líderes, Koga (nos jogos Pokémon Red, Blue, Yellow, FireRed e LeafGreen) e sua filha Janine (em Pokémon Gold, Silver e Crystal). De qualquer forma, manteve-se a tradição dos pokémon do tipo Veneno serem usados no ginásio. O vencedor recebe como recompensa, a Insígnia da Alma (Soul Badge).

Um ginásio onde os pokémon treinados são do tipo Veneno e onde os treinadores são ninjas. Até o ginásio é um dojo ninja, onde as paredes são invisíveis, tornando-o um labirinto. Seu líder é Koga. Koga fica logo no meio do ginásio, o que o torna difícil de se enfrentar. No anime, o dojo é protegido por Voltorbs e armadilhas e Koga tem uma discípula, Janine. Nas versões Gold, Silver e Cristal, Janine vira a líder e Koga vai para a Elite dos Quatro.

No anime, Ash e seus amigos se perdem e acabam entrando numa arena de ninjas e, sem saberem, o Ginásio de Fuchsia City. Ash tem uma batalha com ele, mas é interrompido pela Equipe Rocket que é derrotada pelo ingênuo Psyduck de Misty. Após Ash ganhar a Insígnia, Koga oferece uma troca com Misty, a qual ela recusa. [8]

Pokémons
Jogos
Anime

Sabrina[editar | editar código-fonte]

Sabrina
ナツメ, Natsume
Vozes Japão
Perfil
Primeiro game Pokémon Red & Blue
Primeira aparição no anime Ep. 22: "Abra and the Psychic Pokémon"
Primeira aparição nos Mangás Cap. 19: "VS. Eevee"
Especialidade Pokémon Psíquicos
Vida no animangá
Ocupação Líder de Ginásio de Saffron City
Personagem de Pokémon
Portal Pokémon

Portal Animangá

Sabrina (ナツメ, Natsume) é a sexta Líder de Ginásio de Kanto e é uma paranormal que usa Pokémon Psíquicos. A hipótese mais levantada para a origem do nome mais é de que é referência a Sabrina: Teenage Witch.

Nos games, após passar por um labirinto, o jogador enfrenta Sabrina e seus Pokémon Psíquicos. A insígnia ganha é a do Pântano (Marsh Badge).

No anime, ela não tem emoções e é até cruel, transformando todos que perdem para ela em bonecos. Ash perdeu pela primeira vez e se tornou um boneco, junto com seus amigos, mas o pai de Sabrina aparece e foge com eles.[9] Ash vai até Lavender Town, onde ele encontra um Gastly, um Haunter e um Gengar. Haunter se junta à equipe e partem de volta à Saffron City para derrotar Sabrina.[10] Pikachu batalha com o Kadabra de Sabrina, mas Haunter faz tantas palhaçadas na frente dela que não aguenta e acaba rindo, liberando o seu lado criança e tendo sua bondade de volta.[11]

Pokémons
Jogos
Anime
  • Abra/Kadabra
  • Haunter (Dado por Ash)
  • Hitmonlee (Derrotado pelo Marowak)

Blaine[editar | editar código-fonte]

Blaine
カツラ, Katsura
Vozes Japão
Perfil
Primeiro game Pokémon Red & Blue
Primeira aparição no anime Ep. 58: "Riddle Me This"
Primeira aparição nos Mangás Cap. 26: "VS. Moltres"
Especialidade Pokémon de Fogo
Vida no animangá
Ocupação Líder de Ginásio de Cinnabar Island
Personagem de Pokémon
Portal Pokémon

Portal Animangá

Blaine (カツラ, Katsura) é o sétimo Líder de Ginásio de Kanto. Sempre dando charadas, usa seus Pokémon de Fogo para derrubar qualquer treinador que se opuser a ele. A insígnia ganha é a Insígnia do Vulcão (Vulcano Badge). Originalmente tinha ginásio na Ilha Cinnabar, mas na segunda geração a ilha é destruída por um vulcão e força Blaine a se mudar nas Ilhas Seafoam.

No mangá, Blaine é o cientista-chefe da Equipe Rocket e foi ele quem criou o Mewtwo. Arrependido, após o incidente com os Rockets, ele, junto de Brock, Misty e Erika decidiram ajudar na procura de Red. Na trama do Máscara de Gelo, ele acaba sendo o parceiro de Entei, mas este é solto por ele mais tarde.

No desenho, Blaine é um personagem caricato, que vive de fazer charadas sem nexo algum e é inconformado com o fato de a Ilha de Cinnabar ser considerada um local de turismo, e por isso seu ginásio é pouco procurado por treinadores. Ash vai a Cinnabar Island e pede para um velho senhor onde Blaine está, este responde com uma charada. Logo, descobre-se que o velho é Blaine.[12] Na primeira batalha de Ash, ele perde. Mas na segunda, com a ajuda do Charizard, ele vence o Magmar de Blaine.[13]

Pokémons
Jogos
Anime

Giovanni[editar | editar código-fonte]

Giovanni
サカキ, Sakaki
Vozes Japão
Perfil
Primeiro game Pokémon Red & Blue
Primeira aparição no anime Ep. 15: "Battle Aboard the St. Anne"
Primeira aparição nos Mangás Cap. 23: "VS. Magmar"
Especialidade Pokémon Terrestres
Vida no animangá
Ocupação Líder de Ginásio de Viridian City
Líder da Equipe Rocket
Personagem de Pokémon
Portal Pokémon

Portal Animangá

Giovanni (サカキ, Sakaki) é o último Líder de Ginásio de Kanto, em Viridian. Usando Pokémon Terrestres, sempre busca a vitória. Quando é derrotado, entrega ao treinador a Insígnia da Terra (Earthbadge). Não se sabe muito sobre Giovanni no anime. Sabe-se que ele é o Líder da Equipe Rocket e muitas vezes não tem tempo para lutar no Ginásio, portanto deixa outras pessoas cuidando dele, mas quando está presente, ele é visto usando Mewtwo. Há ainda rumores que dizem que ele é o pai de Ash, ao contrário dos games e do mangá, onde ele é o pai de Silver, o rival de Pokémon Gold, Silver & Crystal. Nos games, ele acaba sendo derrotado pelo protagonista na Silph Co. e depois em Viridian, de onde some.

Em Pokémon HeartGold e SoulSilver, Giovanni se esconde nas Tohjo Falls, que ficam entre Kanto e Johto. Um evento da Nintendo permite ao jogador viajar no tempo com um Celebi para encontrar Giovanni lá e combatê-lo.

Assim como o ginásio de Fuchsia, no jogo, o de Viridian também teve dois líderes, Giovanni (nos jogos Pokémon Red, Blue, Yellow, FireRed e LeafGreen) e Blue (em Pokémon Gold, Silver e Crystal), já que o líder dos Rocket desapareceu.

No anime, Viridian é o Quartel General da Equipe Rocket, por isso Giovanni fica lá a maior parte do tempo. Na primeira passagem por Viridian, o personagem principal Ash Ketchum ainda não sabia da existência da Liga Pokémon, por isso passa direto pela cidade sem duelar em seu ginásio.

No mangá, ele desaparece após a Equipe Rocket ser derrotada por Red, Green e Blue, mas reaparece cinco anos depois, com Deoxys para dominar o mundo. Porém, ele acaba não controlando o Pokémon e, ao ser atacado por ele, morre.

Pokémon
Jogos

Líderes em Gold, Silver & Crystal[editar | editar código-fonte]

Janine[editar | editar código-fonte]

Janine
アンズ, Anzu
Vozes Japão
Perfil
Primeiro game Pokémon Gold & Silver
Primeira aparição nos Mangás Cap. 130: "VS. Suicune (Part 1)"
Especialidade Pokémon Venenosos
Vida no animangá
Ocupação Líder de Ginásio de Fuchsia City
Personagem de Pokémon
Portal Pokémon

Portal Animangá

Janine (アンズ, Anzu) é uma das Líderes substitutas de Kanto em Pokémon Gold, Silver & Crystal. Ela substitui o pai, Koga, que se tornou membro da Elite dos 4. Ela nunca apareceu no anime.

Em Pokémon FireRed & LeafGreen, seu nome é Charine e acaba sendo a discípula do pai.

Pokémon[editar | editar código-fonte]

Blue[editar | editar código-fonte]

Blue/Green
グリーン, Gurīn
Vozes Japão
Perfil
Primeiro game Pokémon Red & Blue
Primeira aparição nos Mangás Cap. 1: "VS. Mew"
Especialidade Pokémon variados
Vida no animangá
Ocupação Líder de Ginásio de Viridian City
Vice-campeão da 9ª Liga Indigo
Personagem de Pokémon
Portal Pokémon

Portal Animangá

Blue (グリーン, Gurīn), conhecido como "Gary" no oriente é o rival do protagonista em Pokémon Red, Blue, Yellow, FireRed e LeafGreen e se torna Líder de Ginásio de Viridian em Pokémon Gold, Silver & Crystal. Nesses jogos, ao derrotá-lo, garantirá acesso ao Mt. Silver.

Pokémon[editar | editar código-fonte]

Exclusivos do Anime[editar | editar código-fonte]

A Família de Brock[editar | editar código-fonte]

Flint (ムノー; Munō) e Lola (ミズホ; Mizuho) são os pais de Brock. Enquanto ele é um treinador de Pokémon de Pedra, ela é uma treinadora de Pokémon de Água. Após Ash derrotar Brock, Flint volta para Pewter depois de uma longa viagem e toma conta do Ginásio enquanto Brock decide se unir às viagens de Ash.[1] Mais tarde, a mãe de Brock volta (embora o anime tinha mostrado antes que ela tinha morrido) e transforma o Ginásio de Pewter em um extravagante ginásio do tipo Água. Após Brock derrotar a mãe em batalha, ela aceita voltar o Ginásio para o tipo Pedra, e enquanto Brock parte para encontrar Ash em Hoenn, Forrest ジロ, e Jiro), o filho mais velho de Flint depois de Brock, assume o ginásio.[14]

Flint usa um Golem e um Rhydon. Lola tem um Slowpoke, Mantine, Poliwag, Gyarados, Vaporeon, Tentacruel, Marill um Blastoise. Forrest tem um Steelix, Geodude e Crobat, emprestados do Brock.

Daisy, Lily e Violet[editar | editar código-fonte]

Daisy, Lily e Violet (=サクラ; アヤメ; ボタン, Sakura, Ayama e Botan ) são as três ex-Líderes de Ginásio de Cerulean e irmãs de Misty no anime. Elas decidiram dar de presente a insígnia para Ash, pois elas não aguentavam, mais ter que cuidar do Ginásio. Misty aparece e batalha com Ash, este vencendo ela.[5]

No final da 5ª Temporada, por causa de seus shows aquáticos, elas saem em turnê mundial e devolvem o Ginásio para Misty.[4]

Jessie, James e Meowth[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Equipe Rocket (anime)

Durante o episódio "A Batalha da Insígnia", Giovanni se vê forçado a sair após vencer Gary Carvalho, deixando o ginásio ao cargo dos membros da Equipe Rocket Jessie, James e Meowth. Eles combatem Ash usando Machamp, Kingler e Rhyhorn de Giovanni (curiosamente, só o último dos três é do tipo Terra do ginásio), e constroem um sistema que dá choque no treinador caso o Pokémon seja ferido. Após a derrota, Jessie se recusa a dar a insígnia, mas o ginásio explode quando o Togepi de Misty mexe no controle remoto do sistema elétrico.[15]

Agatha[editar | editar código-fonte]

Agatha (キクコ, Kikuko) é um dos membros da Elite dos 4 de Kanto e assume o Ginásio de Viridian após ser reconstruído, já que Giovanni não voltou para lá. Voltando de Hoenn, Ash passa pelo Ginásio e tem uma batalha "amistosa" contra o Gengar dela. Acaba perdendo, mas ela diz que ele é um ótimo treinador, pois os outros não aguentavam tanto tempo como ele aguentou.[16]

Elite dos 4 de Kanto[editar | editar código-fonte]

Lorelei[editar | editar código-fonte]

É a primeira da Elite dos 4. No anime, ela aparece sendo chamada de "Prima" a qual é o idolo de Misty. Ela só usa Pokémons de gelo, alguns são:

Slowbro, Jynx, Dewgong, Cloyster, Lapras.

Bruno[editar | editar código-fonte]

Ele é o segundo da Elite dos 4 de Kanto. Ele usa Pokémons de pedra e lutadores, alguns deles são:

Onix, Hitmonlee, Hitmonchan, Steelix, Machamp.

Agatha[editar | editar código-fonte]

Ela é a terceira integrante da Elite dos 4. Ela usa pokémons venenosos. Entre eles:

Gengar, Golbat, Haunter, Arbok.

Lance[editar | editar código-fonte]

É o ultimo da Elite dos 4 a ser enfrentado. Usa pokémons dragões, eles são:

Dratini, Dragonair, Dragonite, Shiny Gyarados, Aerodactyl.

Rival[editar | editar código-fonte]

Ao vencer Lance, descobre-se que o rival Gary é o campeão da Liga Kanto. Ele usa Pokemons, de tipos variados, dependendo do iniciante do jogador.


Versão Pokémon Inicial Time
Red/Blue/FireRed/LeafGreen Venusaur Pidgeot, Alakazam, Rhydon, Gyarados, Arcanine, Venusaur
Charizard Pidgeot, Alakazam, Rhydon, Exeggutor, Gyarados, Charizard
Blastoise Pidgeot, Alakazam, Rhydon, Arcanine, Exeggutor, Blastoise
Yellow Jolteon Sandslash, Alakazam, Exeggutor, Cloyster, Ninetales, Jolteon
Flareon Sandslash, Alakazam, Exeggutor, Magneton, Cloyster, Flareon
Vaporeon Sandslash, Alakazam, Exeggutor, Ninetales, Magneton, Vaporeon

Anime[editar | editar código-fonte]

No episódio 75 - Um Osso Duro de Roer, é mostrado um treinador que possuía 8 insígneas válidas para a Liga Pokemon de Kanto, porém algumas de suas insígneas eram diferentes das insígneas de Ash.[17]

No episódio 58, Gary Carvalho afirma que a Ilha Cinnabar não possuía nenhum ginásio Pokemon, demonstrando não ter passado por lá para obter suas insígneas.[18] Já no episódio 63, Gary mostra suas 10 insígneas conquistadas em Kanto,[19] revelando ter passado por ginásios onde Ash não esteve.

Há ainda o Ginásio Kas e o Ginásio Yaz, que estiveram em guerra.


Referências

  1. a b Pokémon: Liga Indigo, Ep. 5: "Showdown in Pewter City"
  2. Pokémon: Liga Indigo, Ep.1: "Pokémon I Choose You!"
  3. Pokémon: Liga Indigo, Ep.2: "Pokémon Emergency!"
  4. a b Pokémon: A Jornada Johto, Ep. 273: Gotta Catch Ya Later!
  5. a b Pokémon: Liga Indigo, Ep. 7: "Water Flowers of Cerulean City"
  6. Pokémon: Liga Indigo, Ep. 14: "Electric Shock Showdown"
  7. Pokémon: Liga Indigo, Ep. 26: "Pokémon Scent-sation"
  8. Pokémon: Liga Indigo, Ep. 32: "The Ninja Poké-Showdown!"
  9. Pokémon: Liga Indigo, Ep. 22: "Abra and the Psychic Pokémon"
  10. Pokémon: Liga Indigo, Ep. 23: "The Tower of Terror"
  11. Pokémon: Liga Indigo, Haunter Vs. Kadabra
  12. Pokémon: Liga Indigo, Ep. 58: "Riddle Me This"
  13. Pokémon: Liga Indigo, Ep. 59: "Volcanic Panic"
  14. Pokémon Chronicles, Episódio 5: "A Family that Battles Together, Stays Together!"
  15. Pokémon: Liga Indigo, ep.63 "The Battle of The Badge"
  16. Pokémon: Batalha Avançada - Episodio 408: The Scheme Team
  17. Episódio 075 - Um Osso Duro de Roer, 6'09, e 7'04
  18. Episódio 58 - E tome charada, 1'09 - 1'40.
  19. Episódio 63 - A Batalha da Insígnea, 2'00