Lista de astronautas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Anexo:Lista de astronautas)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Desde o voo pioneiro de Yuri Gagarin em 1961, 561 seres humanos,[i] homens e mulheres, já foram ao espaço.[1] Esta é a lista completa de todos os astronautas – na definição dos Estados Unidos e da Europa Ocidentalcosmonautas – na definição da extinta União Soviética e da atual Rússia e ex-repúblicas soviéticas – ou taikonautas – na definição da China – que tornaram-se viajantes espaciais.[2]

A lista só contém os nomes daqueles que realmente foram ao espaço sideral, mesmo que em voos suborbitais, fora da atmosfera terrestre (a Fédération Aéronautique Internationale considera como espaço sideral a distância superior ou igual a 100 km da superfície do mar.[3]) – caso dos dois primeiros voos suborbitais norte-americanos, do supersônico experimental X-15 e do primeiro voo espacial não governamental e privado, o projeto Space Ship One, em 2004. Por isso, astronautas treinados mas que nunca saíram da Terra – caso de mortos em acidentes ou de astronautas profissionais que ainda não foram escalados para missões espaciais – não constam dela.

Vários astronautas foram mais de uma vez ao espaço. Como a lista é relativa às pessoas e não às missões, seus nomes só aparecem uma vez, quando de seu primeiro voo.

38 países já enviaram astronautas ao espaço. São eles:

Listas por época[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  • ↑i Esta lista inclui como astronauta todos os humanos que foram ao espaço, sendo entendido como espaço uma altitude igual ou superior a 100 km do nível do mar, de acordo com a definição da Fédération Aéronautique Internationale, mesmo que essas pessoas não tenham entrado em órbita, ou seja, ultrapassando ou igualando a altitude de 100 km mas num voo suborbital. Três pessoas foram ao espaço nesta condição: o piloto do avião X-15 Joseph Walker em 1963 e os pilotos da espaçonave comercial Space Ship One, Mike Melvill e Brian Binnie, em 2004. A fonte na qual esta lista se baseia, o Banco de Dados do portal de astronáutica alemão Spacefacts, um dos mais completos da Internet sobre estatísticas e dados de missões espaciais, desconsidera voos suborbitais em sua lista. Por isto, a lista da Wikipedia-pt, que segue a definição literal de "espaço" da Federação Aeronáutica Internacional, tem sempre três astronautas a mais que a fonte indicada. (última atualização do total, 19 de abril de 2019)

Referências

  1. «Fédération Aéronautique Internationale». Consultado em 26 de abril de 2011 
  2. «Astronauts and Cosmonauts (sorted by "First mission")». Spacefacts. Consultado em 20 de novembro de 2014 
  3. «truthaboutabsreviews.com». Consultado em 26 de abril de 2011