Os mouros resistem ao cerco português com ajuda de Castela. D. Afonso Henriques fica ferido na perna e é feito prisioneiro pelos castelhanos por algum tempo. A sua carreira militar chega ao fim.
Todos os reinos cristãos da Península Ibérica participaram a excepção do reino de Leão, devido a declaração do conflito como uma cruzada. Foi das maiores batalhas na Península Ibérica uma vez que nela participaram 560.000 homens.
Uma batalha que decorreu no território Alentejano Português durante a crise de 1383/1384 aonde Castela após invadir Portugal denfrontou-os, obtendo um resultado positivo, batalha comandada por D. Nuno Álvares Pereira e D. João I de Portugal.
Começa a expansão ultramarina portuguesa e assim os descobrimentos. Consegue-se uma cidade estratégica que permitirá o controlo da pirataria na costa sul portuguesa.
↑Apesar de não haver um número estabelecido para o número de mortes na Batalha de Alcácer Quibir, podemos saber que foi a batalha com maiores perdas humanas, uma vez que os relatos dizem que mais de metade dos combatentes portugueses foram mortos na batalha, o que equivale a pelo menos 7500 mil baixas. Esta batalha apesar de os portugueses terem perdido, foi também uma "derrota" para os outros reinos mouros pois outros dois reis mouros ai padeceram