Lista de episódios de X-Men: The Animated Series

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta é uma lista de episódios de X-Men: Animated Series.

Resumo[editar | editar código-fonte]

Temporada Eps. Exibição original
Estreia Final
1 13 31 de Outubro de 1992 27 de Março de 1993
2 13 23 de Outubro de 1993 19 de Fevereiro de 1994
3 19 29 de Julho de 1994 11 de Junho de 1995
4 17 9 de Setembro de 1995 4 de Maio de 1996
5 14 7 de Setembro de 1996 20 de Setembro de 1997


Episódios[editar | editar código-fonte]

1ª Temporada (1992–1993)[editar | editar código-fonte]

Um grupo de mutantes, chamados de "X-Men", que usam seus poderes para o bem e recrutam outros mutantes para sua equipe, resgatam uma jovem mutante chamada Jubileu, e travam uma batalha com os Sentinelas, robôs criados para capturar mutantes. Magneto ataca uma base de mísseis e uma indústria química para se vingar do humanos. Wolverine reencontra seu antigo inimigo, Dentes-de-Sabre. Scott Summers e Jean Grey são sequestrados pelos Morlocks, mutantes de aparência desagradável que se exilaram nos túneis de New York. Tempestade, Gambit e Jubileu são mantidos como escravos na ilha de Genosha. Vampira procura pela Cura Mutante, e Apocalipse cria seus Quatro Cavaleiros e ataca a humanidade. Os X-Men confrontam o Fanático. Um viajante do futuro, Bishop vem para impedir que o assassinato do Senador Kelly leve a um futuro terrível para humanos e mutantes. Magneto se alia aos X-Men para impedir que as Sentinelas, comandadas pelo Molde-Mestre dominem a humanidade.

No. na
série
No. Título Escritor(s)[1] Exibição Código
11 "Night of the Sentinels, Part 1" / "A Noite das Sentinelas, Parte 1" Mark Edward Edens31 de Outubro de 1992101
A adolescente Jubileu descobre que é uma mutante e seus pais adotivos a cadastram no "Programa de Registro de Mutantes". Desnorteada, Jubileu sai de casa e é atacada por Sentinelas, mas é salva pelos X-Men, que posteriormente descobrem o governo está usando o Programa de Registro de Mutantes para eliminar a todos os de "habilidades especiais". Depois de destruírem todos os registros, os X-Men enfrentam diversos Sentinelas, quando Ciclope, líder do grupo, deixa Morfo e Fera para trás, para salvar os outros membros da equipe. Morfo é dado como morto e Fera preso. 
22 "Night of the Sentinels (Part 2)" / "A Noite das Sentinelas, Parte 2" Mark Edward Edens7 de Novembro de 1992102
Os X-Men invadem o prédio onde estavam guardados os registros de mutantes e os destroem. Na fuga, Fera é preso e Jubileu é sequestrada. Wolverine, culpa Ciclope pela morte de Morfo e Jean Grey tenta consolá-lo. Jubileu é resgatada e os X-Men destroem a fábrica de Sentinelas. 
33 "Enter Magneto" / "Surge Magneto" Jim Carlson & Terrence McDonnell27 de Novembro de 1992103
Magneto aparece para libertar Fera da prisão e começar uma guerra entre mutantes e humanos comuns. Fera, contudo, prefere esperar o seu julgamento. Magneto invade e domina uma base nuclear. Tempestade, Wolverine e Ciclope tentam detê-lo e impedir que uma bomba caia na cidade de Nova York. 
44 "Deadly Reunions" / "Encontros Mortais" Don Glut[2]23 de Janeiro de 1993104
Magneto invade uma indústria de produtos químicos, mas Charles Xavier tenta impedir que ele ponha em prática seu plano contra a humanidade. Enquanto isso, Dentes-de-Sabre infiltra-se no Q.G. dos X-Men para destruir tudo, mas é detido por Wolverine e Jubileu. 
55 "Captive Hearts" / "Paixão Secreta" Robert N. Skir & Marty Isenberg30 de Janeiro de 1993105
Ciclope e Jean são capturados por um grupo de mutantes deformados que habitam os esgotos de Nova York, os Morlocks. Enquanto tenta salvar seus amigos, Wolverine tem que enfrentar o ciúme que sente por Ciclope ter conquistado sua amada Jean. O embate é resolvido com Tempestade vencendo Callisto, a líder dos Morlocks. 
66 "Cold Vengeance" / "Vingança Gelada" Michael Edens6 de Fevereiro de 1993106
Wolverine deixa os X-Men e viaja para o Alasca para ficar longe do casal formado por Ciclope e Jean Grey. Vivendo com uma tribo de esquimós, Logan finalmente encontra paz e tranquilidade. Mas não dura muito tempo porque o seu arqui-inimigo Dentes-de-Sabre ameaça a vida dos habitantes da aldeia. 
77 "Slave Island" / "Ilha de Escravos" Mark Edward Edens13 de Fevereiro de 1993107
Tempestade, Gambit e Jubileu descobrem da pior maneira que a ilha de Genosha, onde se dizia que os mutantes eram bem-vindos, na verdade era um campo de escravos mutantes onde se construíam os Sentinelas. Depois do Gambit se considerar um traidor nos X-Men, ocorre uma confusão na tentativa de alguns mutantes tentarem fugir, mas Gambit consegue fugir e com a ajuda de homem chamado Cable, consegue soltar os outros mutantes das coleiras inibidoras de poderes Graças a ajuda dos demais X-Men, os três heróis foram salvos. Porém, os criadores das Sentinelas escaparam, quando os X-Men chegam à Mansão X ela está destruída e Professor Xavier desaparecido. 
88 "The Unstoppable Juggernaut" / "O Indestrutível Juggernaut" Julianne Klemm6 de Março de 1993108
A mansão do Professor Xavier é destruída e uma série de assaltos começa a ocorrer. Os X-Men desconfiam que o gigantesco mutante russo intitulado Colossus estava por trás dos eventos, mas descobrem que na verdade era Cain Marko, o Juggernaut, meio-irmão do Professor X, os X-Men derrotam Juggernaut e acham o Professor Xavier. 
99 "The Cure" / "A Cura" Mark Edward Edens20 de Fevereiro de 1993109
Surge a notícia que um médico da Ilha Muir descobriu a cura para os mutantes, prometendo tornar mutantes em pessoas normais. Vampira, frustrada por não poder tocar em ninguém por causa de seu poder, resolve servir de cobaia para o experimento. Mas descobre que o terrível vilão Apocalipse estava por trás de tudo. Pior: não havia cura nenhuma. O vilão só usava suas cobaias para transformá-las em seus soldados, em especial os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, dentre os quais se destaca o personagem Arcanjo
1010 "Come the Apocalypse" / "Vem o Apocalipse" Michael Edens27 de Fevereiro de 1993110
Os X-Men combatem os Cavaleiros do Apocalipse criados com as experiências feitas na Ilha Muir, e Vampira absorve a maldade do corpo de Arcanjo, que acaba recuperando a consciência e assim os três demais cavaleiros são derrotados, mas Apocalipse consegui fugir. 
1111 "Days of Future Past, Part 1" / "Dias de um Futuro Esquecido, Parte 1" Julia Jane Lewald13 de Março de 1993111
Bishop vem do futuro pra tentar impedir que um dos X-Men assassine o Senador Robert Kelly, o que levaria a um futuro apocalíptico em que todos os mutantes seriam presos em campos de concentração e executados por Sentinelas. 
1212 "Days of Future Past, Part 2" / "Dias de um Futuro Esquecido, Parte 2" Robert N. Skir & Marty Isenberg20 de Março de 1993112
Bishop pensa ter descoberto o assassino do Senador Kelly: Gambit. Mas contudo, descobre-se posteriormente que Mística assumira a forma de Gambit para confundir os heróis. 
1313 "The Final Decision" / "A Decisão Final" Mark Edward Edens27 de Março de 1993113
Os X-Men se unem a Magneto para destruir a imensa Sentinela Molde-Mestre, que fabrica os robôs sentinelas assassinos, depois dos criadores das Sentinelas serem atacados pelas sentinelas o "Projeto Sentinela" é cancelado e Fera sai da prisão e volta para a Mansão X. 


2ª Temporada (1993–1994)[editar | editar código-fonte]

Scott e Jean se casam, mas são atraídos para uma armadilha do Sr. Sinistro. Morfo reaparece. Tempestade enfrenta o Rei das Sombras. Wolverine combate a Tropa Alfa. Ômega Vermelho é libertado e tenta impor seu domínio sobre os ex-países soviéticos. Gambit retorna a sua terra natal para ajudar seu irmão. Bishop retorna do futuro para impedir a Peste, mas outro viajante do futuro, Cable, tenta impedi-lo. Vampira recupera as memórias de seu passado e precisa enfrentá-lo. Os X-Men precisam lidar com as atividades terroristas e racistas dos Amigos da Humanidade. Mojo sequestra os X-Men para uma outra dimensão. Magneto e Xavier chegam a Terra Selvagem onde, ao lado dos X-Men, precisam impedir os planos do Sr. Sinistro, de criar os super-mutantes.

No. na
série
No. Título Escritor(s)[3] Exibição Código
141 "Till Death Do Us Part, Part 1" / "Até Que a Morte nos Separe, Parte 1" Mark Edward Edens23 de Outubro de 1993114
Jean e Ciclope vão tirar férias numa ilha tropical, mas correm perigo por conta do vilão chamado Sr. Sinistro e de seus capangas mutantes, os Nasty Boys. Ao serem sequestrados por Sinistro, ele revela que salvou Morfo da morte naquela noite que foi deixado para trás, submetendo-o posteriormente a uma lavagem cerebral e que fez com que ele ficasse a seu lado. Enquanto isso, os X-Men tentam resgatar ambos indo até a ilha. 
152 "Till Death Do Us Part, Part 2" / "Até Que a Morte nos Separe, Parte 2" Michael Edens30 de Outubro de 1993115
Os X-Men encontram a base de Sr. Sinistro e tentam derrotá-los. Morfo recupera a razão e ajuda os X-Men a enfrentar Sinistro, os Nasty Boys são derrotados e X-Men voltam para a Mansão X. Magneto e Prof. X se encontram na Antártida e começam uma aventura paralela que continua em vários episodios depois como uma história paralela. 
163 "Whatever It Takes" / "O Que For Preciso" Julia Jane Lewald6 de Novembro de 1993116
Tempestade vai ao Monte Kilimanjaro salvar o seu "filho espiritual" chamado Mjnari, preso pelo temido Rei das Sombras, um antigo inimigo que foi derrotado pelo Professor X. Para tanto, Tempestade conta com a ajuda de outra integrante dos X-Men, Vampira. 
174 "Red Dawn" / "Crepúsculo Vermelho" Francis Moss & Ted Pedersen13 de Novembro de 1993117
Omega Red foi ressuscitado por três generais corruptos que pretendiam reerguer o Império Soviético. Colossus pede ajuda dos X-Men para enfrentar o novo inimigo. Wolverine se lembra que já enfrentou o Omega Red quando fez parte do projeto Arma X, mas quando os X-Men chegam na Rússia eles não conseguem deter os tanques e Omega Red, mesmo com ajuda de Darkstar, uma aliada do governo Russo. Darkstar ajuda os X-Men e destrói os tanques militares. Ela conta que para deter o Omega só o frio extremo. 
185 "Repo Man" / "O Homem de Aço" Len Wein20 de Novembro de 1993118
A Tropa Alfa captura Wolverine. Uma antiga equipe canadense que Wolverine pertenceu, Vindicator e militares canadenses pretender descobrir o segredo da Arma X: o esqueleto de Adamantium de Wolverine. A Tropa Alfa não sabe disso e Vindicator contou uma mentira para os outros membros da Tropa Alfa, dizendo que Logan voltaria para a equipe. Quando eles descobrem a verdade libertam Wolverine. 
196 "X-Ternally Yours" / "Eternamente Sua" Julianne Klemm4 de Dezembro de 1993119
Gambit ajuda seu antigo grupo da Liga dos Ladrões a pagar a oferenda para uma divindade, mas é truque da Bella Donna para se vingar do Gambit, Vampira, Wolverine e Jean, tentam ajudar Gambit. 
207 "Time Fugitives, Part 1" / "Os Fugitivos do Tempo, Parte 1" Michael Edens11 de Dezembro de 1993120
Bishop volta mais uma vez do século 21, desta vez para impedir que seja lançada uma praga que extermina todos os mutantes. 
218 "Time Fugitives, Part 2" / "Os Fugitivos do Tempo, Parte 2 Elliot S. Maggin18 de Dezembro de 1993121
Cable, outro mutante viajante do tempo, entre em ação para ajudar os X-Men e Bishop a deter a praga criada pelo Apocalipse. 
229 "A Rogue's Tale" / "Uma História da Vampira" Robert N. Skir & Marty Isenberg8 de Janeiro de 1994122
Quando Mística, a mãe adotiva de Vampira, a força a recordar de seu passado a heroína tem que enfrentar, em sua mente a Miss Marvel, de quem roubou a superforça e o poder de voar. 
2310 "Beauty & the Beast" / "A Bela e a Fera" Stephanie Mathison15 de Janeiro de 1994123
Fera apaixona-se por sua paciente cega Carly e tenta buscar um meio de fazê-la voltar a enxergar cirurgicamente. Enquanto isso, Wolverine infiltra-se num grupo terrorista de mutantes chamado Amigos da Humanidade, que acaba por sequestrar Carly, cujo pai é um extremista anti-mutante. Em meio à duas linhas da história, os X-Men são os únicos que podem salvar Carly do conflito entre mutantes e humanos. 
2411 "Mojovision" / "Mojovisão" Brooks Wachtel5 de Fevereiro de 1994124
Mojo, um monstro produtor-apresentador megalomaníaco de um game show interdimensional, rapta todos os X-Men para usa-los em seu mortífero programa de TV. 
2512 "Reunion, Part 1" / "Reunião, Parte 1" Len Wein12 de Fevereiro de 1994125
Sr. Sinistro captura os X-Men para usar os genes dos heróis e criar um exército de mutantes. Apenas Xavier e Magneto podem salvar a equipe presa na Terra Selvagem, mas os dois estão sem seus poderes mutantes. 
2613 "Reunion, Part 2" / "Reunião, Parte 2" Michael Edens19 de Fevereiro de 1994126
Sem seus poderes, os X-Men contam com a ajuda do soberano da Terra Selvagem, Ka-Zar, para ajudar o Professor Xavier e Magento a salva-los. Quando todos recuperam seus poderes mutantes, Sr. Sinistro é desintegrado, mas os mutantes sabem que ele voltará. 


3ª Temporada (1994–1995)[editar | editar código-fonte]

Os Morlocks encontram uma nave alienigena nos túneis de New York e libertam o Devorador de Almas. Erick, o Vermelho, servo do Império de Shi'ar, domina uma estação espacial terrestre. Jean, ao tentar salvar os X-Men durante uma aterrissagem, acaba morrendo mas ressurge como a Fênix. A princesa Lilandra do Império de Shi'ar, foge para o sistema solar terrestre, com o Cristal de M'kraam; impedindo assim os planos de seu irmão, o Imperador D'ken, de usar seu poder para dominar todo o Universo. Os X-Men conhecem os Piratas Siderais. Fênix se sacrifica para selar o poder do cristal e derrotar D'ken. Scott retorna ao orfanato onde foi criado. Warren, o Arcanjo, fica obcecado em destruir Apocalipse. Longshot lidera uma rebelião de escravos na outra dimensão. Bobby Drake procura por sua amada Lorna, e os X-Men conhecem o X-Factor. Na Terra Selvagem, Sauron, obedecendo os planos de Garokk, sequestra Tempestade. Jean não consegue se livrar da entidade Fênix e o Clube do Inferno resolve dominar a mente dela para usá-la em seus propósitos. Surge a Fênix Negra que após derrotar os X-Men e os membros do Clube do Inferno, parte para o espaço e consome a energia de uma estrela. De volta à Terra, Fênix Negra é derrotada momentaneamente pelos X-Men, mas a Imperatriz Lilandra de Shi'ar vêem a Terra para levar Jean e executá-la, por ser uma ameaça a todo o Universo. Os X-Men e a Guarda Imperial de Shi'ar travam um duelo pelo destino de Jean, porém no fim a Fênix desiste de Jean. Mas com o passar da série percebe-se, que haverá uma possivel continuação da história Saga da Fênix.

No. na
série
No. Título Escritor(s)[4] Exibição Código
271 "Out of the Past, Part 1" / "Retorno ao Passado, Parte 1" Michael Edens29 de Julho de 1994127
Yuriko, um antigo amor de Logan, se transformou numa ciborgue assassina, Dama da Morte. Ela quer se vingar de Wolverine, o culpa pela morte de seu pai. Em meio às brigas, uma nave alienígena é descoberta nos túneis Morlocks, dentro dessa, um poderoso alienígena que pode sugar os espíritos dos humanos, ciborgues e mutantes, está preso lá Yuriko faz Wolverine libertar o alienígena. 
282 "Out of the Past, Part 2" / "Retorno ao Passado, Parte 2" Len Wein5 de Agosto de 1994128
Descobre-se que a nave na verdade é um tipo de nave prisão alienígena. Dela escapa uma terrível criatura, o Drenador de Espíritos, capaz de sugar a alma dos saqueadores, exceto por Dama da Morte, ela também suga a alma de Jubileu, mais tarde ela suga a alma de Yuriko, mas os X-Men no final derrotam o drenador de espíritos e Professor X tem uma visão de eventos catastróficos. 
293 "The Phoenix Saga, Part 1" / "A Saga da Fênix, Parte 1" Michael Edens5 de Setembro de 1994129
D'Ken, o imperador de Shi'ar, pretende tomar para si os poderes do cristal de M'Kraan e recriar o universo a sua maneira. Para tanto ele terá que vencer um último obstáculo: sua irmã Lilandra Neramani. Ela, por sua vez, pede para Xavier e seus pupilos impedirem o plano do seu irmão, num sonho, então Xavier manda os X-Men para o espaço numa nave para tentar que Eric, o vermelho intercepta Lilandra que está vindo para a terra num buraco de minhoca. 
304 "The Phoenix Saga, Part 2" / "A Saga da Fênix, Parte 2" Michael Edens6 de Setembro de 1994130
Durante a intervenção contra D'Ken, Jean Grey tem seu corpo dominado por uma nova identidade, a Fênix. Enquanto isso, Professor Xavier acaba liberando a sua parte do mal dentro de si, mas Jean consegue deter essa parte o Professor Xavier vai para a Irlanda descansar, mas ele acaba recebendo a visita surpresa de duas pessoas, o Juggernaut e outro vilão conhecido com Black Tom, eles trabalham para Eric, o Vermelho, a mando de D'Ken. 
315 "The Phoenix Saga, Part 3" / "A Saga da Fênix, Part 3" Michael Edens7 de Setembro de 1994131
Lilandra Neramani vai ao encontro do professor Charles Xavier na Irlanda, a fim de mais uma vez pedir auxílio no caso do cristal de M'Kraan, mas ambos acabam sequestrados por Juggernaut, irmão do professor. Jean continua sofrendo devido à energia da Fênix que ainda reside em sua mente. Os X-Men começam a duvidar da sanidade de Xavier, uma vez que Lilandra, a qual apenas ele conseguia ver através de seus poderes mentais, fora sequestrada, mas eles vão ajudar, Charles e Lilandra. Em meio à luta, aparece o Gladiador um funcionário de D'Ken, ele derrotado pela Fênix,no corpo de Jean Grey, e foi revelado que a Fênix é guardiã do cristal, ela leva todos os X-Men a nave de Lilandra no espaço sideral, exceto por Banshee e o Professor X. 
326 "The Phoenix Saga, Part 4" / "A Saga da Fênix, Parte 4" Michael Edens8 de Setembro de 1994132
Jean se transforma de vez na Fênix quando a batalha final pelo cristal M'Kraan se aproxima. A Fênix transporta os X-Men para a nave de Lilandra, onde o cristal foi escondido. O cristal é roubado pelo um grupo de piratas siderais chamados Interceptadores Estrelares, Corsário o líder do grupo sequestra Ciclope. por meio da conexão mental de Jean e Ciclope, eles seguem a nave de Corsário vai trocar o cristal com D'Ken, mas é armadilha para Ciclope atirar nele, mas D'Ken envia mais um bando de soldados para roubar a pedra. Lilandra e os X-Men chegam a batalha para salvar o cristal e o universo que conhecemos é inevitável, consegue roubar o cristal e libera o seu poder para si. 
337 "The Phoenix Saga, Part 5" / "A Saga da Fênix, Parte 5" Michael Edens9 de Setembro de 1994133
D'Ken consegue o cristal e começa a criar seu próprio universo. Apenas a Fênix poderá salvar a todos, mas para isso ela terá que sacrificar a si mesma e a Jean Grey, Fênix derrota D'Ken, mas para isso ela morre, todos os X-Men voltam para terra exceto por Jean. 
348 "Savage Land, Savage Heart, Part 1" / "A Terra Selvagem, Parte 1" Robert N. Skir & Marty Isenberg10 de Setembro de 1994134
Sob o comando de Zaladane, Sauron captura Tempestade e a leva para a Terra Selvagem. Para socorrer a amiga, os X-Men terão de enfrentar dinossauros, Sauron e mais uma misteriosa criatura chamada Garokk. Além da própria Tempestade. 
359 "Savage Land, Savage Heart, Part 2" / "A Terra Selvagem, Parte 2" Robert N. Skir & Marty Isenberg17 de Setembro de 1994135
Os X-Men seguem na tentativa de salvar Tempestade e deter Garokk, o espírito de pedra. 
3610 "Obsession" / "Obsessão" Adam Gilad24 de Setembro de 1994136
Arcanjo, obcecado por tentar destruir Apocalipse, tenta a todo custo destruir o vilão milenar, mas acaba caindo numa armadilha. 
3711 "The Dark Phoenix Saga, Part 1" / "A Saga da Fênix Negra, Parte 1" Jan Strnad12 de Novembro de 1994137
A Fênix continua a habitar o corpo de Jean. A heroína é seduzida através de seus poderes mentais por Jason Wyngard, o Mestre Mental do Clube do Inferno. Agora, Wyngarde usa os poderes de uma confusa Jean - a quem pretende desposar - contra os X-Men. 
3812 "The Dark Phoenix Saga, Part 2" / "A Saga da Fênix Negra, Parte 2" Steven Levi12 de Novembro de 1994138
Enquanto Xavier enfrenta Emma Frost, os X-Men tentam fazer com que Jean se lembre de quem ela realmente é. 
3913 "The Dark Phoenix Saga, Part 3" / "A Saga da Fênix Negra, Parte 3" Larry Parr19 de Novembro de 1994139
Os X-Men tentam convencer Fênix a deixar o corpo de Jean. Mas ela tenta liquidar a equipe e em seguida ruma pro além do sistema da estrela D'Bari para se reenergizar. Por onde passa, a Fênix espalha destruição. Para impedir que o universo seja destruído, a imperatriz Lilandra de Shi'ar decreta que Jean Grey/Fênix deve morrer. 
4014 "The Dark Phoenix Saga, Part 4" / "A Saga da Fênix Negra, Parte 4" Brooks Wachtel26 de Novembro de 1994140
Os X-Men seguem lutando pela custódia de Fênix contra a Guarda Imperial de Shi'ar. Enquanto isso, o Professor Xavier estuda uma forma de liberar Jean Grey da Fênix de uma vez por todas. Assim, o Guarda Imperial de Shi'ar destrói Jean Grey e a Fênix, guardiã da criação, desiste do corpo da Jean e diz que é possível ressuscitar Jean Grey. Retirando um pouco da energia vital de cada X-Men, Jean Grey revive. 
4115 "Cold Comfort" / "Fria Revolta" Len Uhley4 de Fevereiro de 1995141
Um antigo X-Men, Bobby Drake, o Homem de Gelo, é pego ao invadir instalações ultrassecretas do governo. Seus antigos companheiros o salvam. Xavier tenta descobrir porque seu ex-pupilo preferido se voltou para o mal. Bobby tinha uma boa explicação: Sua namorada Polaris, cujo nome real é Lorna Dane, havia desaparecido. Na verdade ela não foi raptada pelo governo e sim aceitou por vontade própria em integrar uma equipe de mutantes que agiria sob o comando do governo: o X-Factor e ela também se apaixonou por um membro do X-Factor. 
4216 "Orphan's End" / "Órfão Nunca Mais" Doug Booth25 de Fevereiro de 1995142
Ciclope descobre que Corsário, líder dos Piratas Siderais, pode ser seu pai desaparecido. O problema é que Corsário era procurado pelas autoridade de Shi'ar. Caberá ao líder dos X-Men decidir se entrega seu pai ou não. 
4317 "The Juggernaut Returns" / "A Volta do Juggernaut" Julianne Klemm6 de Maio de 1995143
Juggernaut retorna mais uma vez, tentando matar ser irmão, o Professor Xavier. 
4418 "Nightcrawler" / "Um Mutante dos Diabos" Len Uhley13 de Maio de 1995144
Na Alemanha, Gambit, Vampira e Wolverine ouvem relatos sombrios acerca de um demônio que rondaria um monastério. Logan decide investigar e descobre que não se tratava de diabo algum, mas sim do mutante chamado Kurt Wagner, o Noturno. 
4519 "Weapon X, Lies, and Videotape" / "Arma X, Mentiras e Videotapes" David McDermott & Steven Melching11 de Junho de 1995145
Um cartão postal codificado desperta memórias dolorosas em Wolverine. Para resolver a questão, Logan e Fera vão ao único lugar onde poderão encontrar alguma resposta: o laboratório da Arma X, onde Wolverine teve adamantium inserido em seus ossos. Lá, encontram Dentes-de-Sabre, Maverick e Raposa Prateada, que estavam tendo os mesmos problemas de Logan. Agora todos terão que deixar antigas rivalidades para solucionar o caso. 


4ª Temporada (1995–1996)[editar | editar código-fonte]

No. Título Escritor(es)[1] Exibição original
46 "Proteus - Parte 1 (Proteus - Part 1)"
Quando o mutante Proteus descobre que seu próprio pai, que havia o abandonado no passado, é um importante político, ele o ataca bem no meio de seu discurso. Xavier entra na parada para tentar conter Proteus e ainda ajudar o garoto, cujo nome real é Kevin, a se reconciliar com seu pai. 
47 "Proteus - Parte 2 (Proteus - Part 2)"
Xavier ajuda Moira McTaggert para deter seu filho Proteus, cujo nome verdadeiro é Kevin, para tentar contê-lo e ainda ajudar o garoto a se reconciliar com seu pai, mais está muito difícil e Proteus está chegando perto de seu pai Joe McTaiggert. 
48 "O Santuário, O Paraíso da Fé - Parte 1 (Sanctuary - Part 1)"
Magento oferece levar todos os mutantes para um asteroide onde poderão viver em paz. Mas diversos governantes globais ficam preocupados com o plano e resolvem explodir o local. Ao descobrir tal plano, Charles Xavier decide intervir e, com a ajuda de Fera e Gambit, os três vão ao encontro de Magneto no asteroide, mas acabam sendo acusados de assassinar Magnus
49 "O Santuário, o Paraíso da Fé - Parte 2 (Sanctuary - Part 2)"
Com o desaparecimento de Magento, Fabian Cortez assume o controle do Asteroide M e passa a manter a Terra como refém sob a mira de um incrível arsenal de armas nucleares. Os X-Men terão que provar a sua inocência, encontrar Magento e impedir Cortez de destruir o mundo. 
50 "Acima do Bem e do Mal - Parte 1 (Beyond Good & Evil - Part 1)"
Em 3999, Apocalipse derrota Cable e rouba-lhe o computador que permite viajar no tempo.Bem no dia da segunda tentativa de casamento de Jean e Scott, Sr. Sinistro e os Nasty Boys sequestra a noiva. Enquanto isso, Bishop fica preso numa fenda temporal. Sua irmã Shard, vai em seu socorro mas vai parar na Mansão X
51 "Acima do Bem e do Mal - Parte 2 (Beyond Good & Evil - Part 2)"
Na verdade, Apocalipse e seus aliados malignos (Carrascos e Irmandade) estavam querendo criar uma nova raça de humanos. O Professor Xavier descobre o plano ao perceber que todos os mutantes sequestrados tinham poderes psíquicos. O problema era saber onde o vilão estava e como chegar até ele para detê-lo. 
52 "Acima do Bem e do Mal - Parte 3 (Beyond Good & Evil - Part 3)"
Com a ajuda de Cable, os X-Men descobrem que Apocalipse estava controlando o tempo. 
53 "Acima do Bem e do Mal - Parte 4 (Beyond Good & Evil - Part 4)"
Quando o plano de Apocalipse se torna conhecido por todos, até mesmos seus aliados (Irmandade de Mutantes) tentam impedi-lo de seguir em frente. Mas será que os X-Men e os demais mutantes conseguirão salvar o tempo e o universo de Apocalipse e Sinistro? 
54 "O Valor de um Homem - Parte 1 (One Man's Worth - Part 1)"
Bishop e Shard voltam no tempo, na tentativa de impedir o surgimento de um futuro alternativo onde os X-Men jamais existiram. 
55 "O Valor de um Homem - Parte 2 (One Man's Worth - Part 2)"
Ao falhar na tentativa de impedir o assassinato de Xavier, Tempestade convence Wolverine que devem ajudar Shard e Bishop a garantir que o Professor Xavier viva. 
56 "Coragem (Courage)"
A festa para comemorar a volta de Morfo aos X-Men é interrompida quando terrorista atacam uma fábrica de armas de alta tecnologia. Wolverine e Morfo descobrem que os sentinelas estavam de volta à ativa. O X-Man desgarrado terá que enfrentar seus próprios medos para vencer os robôs caçadores de mutantes. 
57 "Passando o Natal com os Morlocks (Have Yourself a Morlock Little Christmas)"
Durante as compras de natal, Tempestade, Jubileu e Wolverine têm que salvar a vida de Leech, o mais novo dos Morlocks, mesmo que para isso tenham que contar com um verdadeiro milagre natalino. 
58 "A Lótus e o Aço (The Lotus & The Steel)"
Wolverine perde o controle, abandona os X-Men e volta para ao interior do Japão a fim de obter uma experiência de auto-conhecimento. Ele ajuda seu mestre espiritual, o monge Oku, a construir um templo. Quando uma vila está para ser atacada por bandidos liderados pelo Samurai de Prata, Wolverine precisa escolher entre sua reclusão ou lutar para salvar a vila. 
59 "A Perda de um Amor (Love In Vain)"
Vampira reencontra seu primeiro amor, um mutante de nome Cody. No deserto do novo México, Wolverine testemunha a queda de uma espaçonave que trazia aliens insetoides. Coincidência ou não, Cody resolve levar Vampira para passear no mesmo deserto, onde ela terá a ajuda de Wolverine para derrotar o próprio Cody, que virou um alienígena. 
60 "Segredos Revelados (Secrets No Longer Buried)"
Ciclope viaja para uma pequena comunidade no oeste para visitar um antigo amigo, mas seu avião é abatido. Ferido, Scott chega a uma cidadezinha dominada por um grupo de mutantes anti-humanos chamado Crianças das Trevas. Enfraquecido, Ciclope enfrenta o desafio sozinho. 
61 "Lembranças de Xavier (Xavier Remembers)"
Ao sofrer um ferimento na cabeça, a mente de Xavier é dominada pelo Rei das Sombras. Jean tem que unir seus poderes mentais com os do Professor X para derrotar a criatura e prende-la no plano astral pra sempre. 
62 "Laços de Família (Family Ties)"
Os gêmeos mutantes Feiticeira Escarlate e Mercúrio têm que viajar para Shangrilá, num vale escondido nas montanhas dos Bálcãs, em busca de sua origem verdadeira. 

5ª Temporada (1996–1997)[editar | editar código-fonte]

No. Título Escritor(es)[1] Exibição original
63 "O Pacto da Falange - Parte 1 (The Phalanx Covenant - Part 1)"
A forma de vida alienígena Falange, que pode assumir qualquer forma, ataca a Terra e captura todos os X-Men, com exceção do Fera. O Dr. MacCoy terá que salvar seus amigos e arrumar uma forma de deter a criatura." 
64 "O Pacto da Falange - Parte 2 (The Phalanx Covenant - Part 2)"
Salvos da Falange pelo Sr. Sinistro, Fera e Forge reúnem aliados para derrotar o alien. Além do próprio Sinistro, os X-Men ainda ganham como aliado Magneto. Juntos tentam liquidar a criatura para salvar o planeta. 
65 "Um Trato com o Diabo (A Deal with the Devil)"
Omega Red está de volta. A máquina assassina pretende destruir um submarino nuclear próximo a costa do Havaí caso Wolverine e Tempestade não forem ao seu encontro. Mas, isso era só fachada Omega Red tinha outros planos para o arsenal nuclear do submarino." 
66 "Nenhum mutante é uma ilha (No mutant is an island)"
Ciclope descobre que Corsário, líder dos Piratas Siderais, pode ser seu pai desaparecido. O problema é que Corsário era procurado pelas autoridade de Shi'ar. Caberá ao líder dos X-Men decidir se entrega seu pai ou não. 
Ciclope descobre que Corsário, líder dos Piratas Siderais, pode ser seu pai desaparecido. O problema é que Corsário era procurado pelas autoridade de Shi'ar. Caberá ao líder dos X-Men decidir se entrega seu pai ou não. 
67 "Longshot (Longshot)"
Longshot aparece na Terra sem memória, junto com uma gangue de assassinos que inclui Espiral. Na verdade ele estava fugindo de Mojo, aquela criatura interdimensional que possui um estranho show de TV. Ao final das contas, resta aos X-Men e Longshot participarem mais uma vez do gameshow mortal. 
68 "O Exame de Sangue (Bloodlines)"
Noturno fica sabendo que sua mãe, que até então ele próprio desconhecia, estava correndo perigo, e pede ajuda aos X-Men. No meio dos acontecimentos, o herói descobre que possui mais parentes do que podia imaginar. 
69 "O Temporal - Parte 1 (Strom Front - Part 1)"
O alien Arkon começa controlar o tempo em Washington, chamando a atenção de Tempestade. Na verdade, ele queria levar a mutante para seu planeta Corsus para resolver um situação de caos meteorológico. Quando Tempestade resolve a situação, ela é pedida em casamento por Arkon. 
70 "O Temporal - Parte 2 (Strom Front - Part 2)"
Antes do casamento, Tempestade fica sabendo sobre a forma em que os serventes do palácio eram mal tratados. Os X-Men, que foram ao planeta resgatar sua companheira, descobrem que havia muitos escravos trazidos de outros planetas para trabalharem em Corsus. Agora, Tempestade terá que decidir se vai ou não se casar com o tirano. 
71 "O Conto de Fadas de Jubileu (Jubilee's Fairy Tale Theatre)"
Jubileu leva um grupo de crianças para passear numa caverna perto da mansão X. Mas o grupo fica preso dentro do lugar. Enquanto espera pelo resgate dos X-Men, Jubileu diverte as crianças contando sobre contos medievais repletos de princesas, dragões e mutantes. 
72 "O Quinto Cavaleiro (Fifth Horseman)"
Fabian Cortez sequestra Jubileu para usá-la como oferenda ao renascimento do Apocalipse. Fera é o único que pode ajudá-la. 
73 "Velhos Soldados (Old Soldiers)"
Em Paris, Wolverine visita um cemitério onde descansam soldados com quem lutou durante a Segunda Guerra Mundial e relembra de suas missões na capital francesa ao lado do Capitão América, na qual tinha que resgatar um cientista que estava refém do Caveira Vermelha
74 "A Decência (Decent)"
Em Londres, dois cientistas debatem a teoria sobre a seleção natural. Em meio a discussão, um deles descobre sobre o gene mutante e como usá-lo para salvar uma grande paixão. A descoberta se torna uma obsessão que o leva a experimentos bizarros. Em meio a essa desordem, um grande inimigo surge. 
75 "Agendas Secretas (Hidden Agendas)"
O filho de um mineiro, o mutante Míssil, expõe seu poder mutante a fim de resgatar seu pai e um amigo de um desastre. Após ser considerado herói, ele acaba por ser discriminado graças a rumores criados por aqueles que o querem ao seu lado. Vampira sente o problema e o ajuda a escolher o caminho certo. 
76 "Dia da Formatura (Graduation Day)"
O Professor Xavier é atacado durante um congresso no qual explanava sobre como lidar com os mutantes e acaba por entrar em coma. Em meio a esse ataque, Magneto vê uma oportunidade de juntar unir diversos mutantes mais uma vez contra os humanos comuns. Mas o que fazer quando se é o único que pode salvar um grande amigo? 

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c «Season 1 @ drg4's X-Men site». drg4.wariocompany.com. Consultado em 23 de junho de 2008. Arquivado do original em 30 de abril de 2008 
  2. Mangels, Andy (agosto de 1993). «Scorching the Screen». Wizard: X-Men Turn Thirty. pp. 70–73 
  3. «Season 2 @ drg4's X-Men site». drg4.wariocompany.com. Consultado em 23 de junho de 2008. Arquivado do original em 26 de maio de 2008 
  4. «Season 3 @ drg4's X-Men site». drg4.wariocompany.com. Consultado em 23 de junho de 2008. Arquivado do original em 30 de agosto de 2008