Lista de gangues da série Grand Theft Auto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, e ainda pode necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.

Lista de gangues na série Grand Theft Auto.

Grand Theft Auto 2[editar | editar código-fonte]

A Corporação Zaibatsu
Fundação 2013
Local de fundação Anywhere City, EUA
Território (s) Zarelli, Omnitron (Distrito Central), Xenoton, Cayman, The Village (Distrito Residencial), Sennora, Bayano, Escobar, Lattero (Distrito Industial); Anywhere City
Rivais Loonies (Centro), Rednecks (Distrito Residencial) e Krishna (Distrito Industrial),Yutes,Mafia Russa.

A Corporação Zaibatsu[editar | editar código-fonte]

É uma indústria farmacêutica criadora de remédios genéticos e comida para bebês envolvida com o crime organizado. Atua em todas as áreas de Anywhere City e é dedicada a todas as empresas, de armas, carros, e drogas. O seu símbolo é um Z amarelo e o seu nome provém da palavra japonesa Zaibatsu, o que significa Cooperativa. Seus membros usam roupa preta e dirigem carros chamados "Z-Type", que tem um enorme "Z" no seu teto. Os seus líderes são: Trey Welsh (em Downtown District, ou Distrito Central), Red Valdez (em Residential District, ou Distrito Residencial) e Uno Carb (em Industrial District, ou Distrito Industrial).

Grand Theft Auto 3[editar | editar código-fonte]

Familia Leone[editar | editar código-fonte]

leone family
Território (s) Saint Mark's/ Portland - Liberty City,harwood/portland,-atlantic quays/portland,caliculas palace/las venturas(anteriormente).
Atividades Proteção, Tráfico de drogas,agiotagem,lavagem de dinhero,suborno,jogos de azar,prostituisao.
Aliados claude[anteriormente],
Rivais Colombian Cartel, Forelli Family,yakuza,diablos,sindacco family,uptown yardies,liberty city triads,san fierro triads,mafia siliciana.

A Família Leone é uma organização mafiosa ítalo-americana, originária da Sicília (referida por Salvatore Leone como "o velho continente"), cuja principal base de operações é em Liberty City. Ela detêm vários negócios-fachada em Portland incluindo a Moma's Restaurante, Sex Club 7 e Loja de pintura Joey's Auto. Sua principal base de operações, no entanto, é na mansão de Salvatore, que fica no bairro Saint Mark's. O seus principais negócios são o tráfico de drogas, proteção, extorsão e roubo.

Os seus maiores rivais são os Colombianos e a Família Forelli.

Cartel Colombiano[editar | editar código-fonte]

Colombian Cartel
Território (s) Fort Staunton/Staunton e Cedar Grove/Shoreside Vale - Liberty City,cochrane dam/shoreside vale,pike creek/shoreside vale,francis international airport/shoreside vale.
Atividades Tráfico de armas, Tráfico de drogas, assassinatos.
Aliados donald love(anteriormente),king courtney,avery carrington,curly bob.
Rivais Leone Family, Sindacco Family

Cartel Colombiano (também conhecido como o "Cartel" em Grand Theft Auto Advance) é um sindicato Sul-Americano e o principal grupo dos antagonistas em GTA III. Eles são excepcionalmente bem armada, e são liderados por Catalina e Miguel para a produção e fornecimento da droga SPANK em Liberty City. É sugerido por Liberty City registos policiais que os cartéis colombianos podem estar usando locais aeroporto e porto de carga como uma frente para contrabandear a droga em Liberty City, embora eles ainda têm que provar isso exaustivamente. Após Claude da contenda com a Liberty City Triads cessa, ele enfrenta o Cartel como um novo e pior inimigo para o resto do jogo.

Liberty City Triads[editar | editar código-fonte]

Liberty City Triads
Território (s) Chinatown/ Portland - Liberty City,callhan point/portland liberty city.
Atividades trafico de drogas, Proteção
Aliados massimo torinni(1998).
Rivais Familia leone,diablos

liberty city Triads são a gangue chinesa de Liberty City, atuam em Chinatown - Portland Island - e tem como principais atividades roubos, assassinatos e proteção.em gta 3,os membros da triade usam macacoes azuis e bandanas pretas.eles usam pistolas e bastoes de baisebol e em missoes usam micro uzis,em 1998 eles tambem usam cutelos.eles dirigem triades fish van e mr wongs.em gta 3 eles sao um dos antagonistas,e em liberty city stories junto com os diablos sao os antagonistas menores do game.

Southside Hoods[editar | editar código-fonte]

Southside Hoods
Território (s) Wichita gardens/shoreside Vale - Liberty City,cedar grove/shoreside vale-liberty city.
Atividades trafico de drogas(purple nines),outros crimes.
Aliados claude
Rivais familia forrelli,cartel colombiano.

Southside Hoods são uma gangue de afro-americanos proeminentes da pequena Shoreside Vale, Liberty City, que chegou a adquirir suas "área" em Wichita Gardens, ajudando simultaneamente Toni Cipriani limpar a Família Forelli fora de Wichita Gardens como vingança por sua parte em ter Don Salvatore Leone preso. Eles são compostos de Valetes e os Red Purple Nines, ambos os bandos rivais. Em GTA III, este último é conhecido por fornecer a droga no local rua SPANK. As suas atividades consistem de tráfico de drogas, prostituição e combates de rua.

Diablos[editar | editar código-fonte]

Diablos
Território (s) Hepburn Heights/ Portland - Liberty City,harwood/portland-liberty city(gta advance).
Atividades roubo,pornografia,prostituisao.
Aliados massimo toriini(1998),claude(anteriormente).
Rivais uptown yardies, liberty city yakuza,,leone family,liberty city triads.

Diablos Puerto Rican são uma gangue. O líder do Diablos é El Burro (que tem estado sob observação por parte da polícia desde 1997, como mencionado no site oficial do GTA III). As únicas actividades que se sabe estarem associados à Diablos são prostituição, violência e a corrida ilegal, embora também tivesse sido conhecida a empenhar-se em armas nas batalhas com a Liberty City Triads. O Diablos mantém o controle do Hepburn Heights na cidade de Liberty City.

Liberty City Yakuza (máfia japonesa)[editar | editar código-fonte]

LCY ou Mafia Yakuza de Liberty City
Território (s) Torrington/ Staunton island - Liberty City,fort staunton/staunton island,hepburn heights/ portland(gta advance),pike creek(anteriormente),wichita gardens(anteriormente).
Atividades Assassinatos, Proteção,jogos de azar.
Rivais Yardies, Colombian Cartel, Leone Family,forrelli family,diablos.

Liberty City Yakuza é uma organização criminosa japonesa que operam em Liberty City, existe desde a década de 1970, dirigido por irmãos Kasen Asuka e Kenji Kasen. Suas atividades estão jogos e o contrabando, e eles são os donos da criminalidade em Staunton Island. O rivais da Yakuza são o Cartel, os Yardies, e a Família Leone.

Grand Theft Auto: Vice City[editar | editar código-fonte]

Diaz's Gang[editar | editar código-fonte]

diaz´s gang
Local de fundação Vice City
Anos ativo anos 80.
Território (s) Starfish Island/vice city.
Atividades Tráfico de drogas,proteção.

Diaz's gang, liderado pelo Barão Ricardo Diaz, Vice City é uma base de cartel colombiano que goza imenso poder durante meados da década de 1980.

Fora durante os anos de 1985 e 1986 a gangue mais poderosa de Vice City, embora já tenha possui-se muito poder antes disso. Foi desestruturada após a ascensão de Tommy Vercetti, quando invadiu sua mansão e o matou, junto com Lance Vance.seus aliados sao:os cubanos.seus membros menores sao beau nurr e mike.

Vance's Gang[editar | editar código-fonte]

vance crime family
Local de fundação Vice City1984]
Território (s) Todas propiedades Vance.
Atividades prostituisao, Tráfico de drogas, Extorsão e contrabando.
Aliados cubanos,louise cassidy-williams,mendez gang[anteriormente],diaz gang.
Rivais Mendez's Gang,e Cholos(todas extintas até o final de 1984)e bikers,sharks(presentes em ambas 1984 e 1986).

Vance's Gang foi uma gangue que operou em Vice City até 1986, quando seu último membro, Victor Vance, foi morto durante uma troca de mercadorias (a primeira do jogo) com Tommy Vercetti, quando assassinos de aluguel, mandados por Diaz impediu a troca matando Victor e os acompanhantes de Tommy (Esse é um dos principais motivos por que Lance quis matar o Diaz). Seus principais membros eram os irmaos Vance: Victor Vance, Lance Vance. Seus rivais eram: os Cholos, os irmãos Mendez [todas extintas ate o final de 1984] alem dos Motoqueiros, e os Sharks [ambas,presentes em 1984 e 1986]. Eles usavam: Pistolas, mac10, taco de baseball, AK47 e UZI [defesa de business].

Cubanos[editar | editar código-fonte]

Cubanos
Local de fundação Vice City
Território (s) Little Havana/ vice city mainland
Atividades comercio de cocaina
Aliados tommy vercetti,victor vance
Rivais Haitianos,cholos(extintos),sharks.

Los Cabrones ou "cubano Gang" (tal como referido no Grand Theft Auto: Vice City), também conhecida como Los Cabrones (tal como referido no Grand Theft Auto: Vice City Stories), é um cubano-americano gangue liderada por Umberto Robina.

Em Vice City, circa 1986, o cubano Gang é o perpétuo inimigo do haitiano Gang. Tommy Vercetti brigas na gangue guerra entre estes dois grupos, para ambos os lados, mas porque o haitiano Vercetti Gang truques para trabalhar com elas, ele destrói-os totalmente e aliados-se com o cubano Gang, uma aliança que dura durante todo o jogo.

Haitian Gang[editar | editar código-fonte]

Haitian Gang
Local de fundação Haiti
Território (s) Little Haiti/vice city mainland
Atividades Tráfico de armas,trafico de drogas.
Rivais Cubanos/Los Cabrones,vercetti gang,patrol invest group,diaz gang(extintos).

Haitian Gang principais rivais pelo controle dos bairros mais pobres de Little Haiti e Little Havana é o haitiano Gang, liderada por Tiazinha Poulet. Tia Poulet dá Tommy Vercetti mente-alterando-se drogas para fazê-lo usar menos do que os honestos táticas na sua guerra contra o Los Cabrones. Vercetti, zangados por esta e impulsionada pela sua amizade com o cubano Gang, decide ajudar os cubanos Gang e seu líder Umberto Robina destruir o Haitan da droga grande fábrica (matando muitos mais membros no processo), assim cortando todos os laços com Poulet e sua gangue.

Gonzalez's Crew[editar | editar código-fonte]

Gonzalez's Crew
Local de fundação Vice City
Atividades Crimes

Gonzalez's Crew são liderados por Gonzalez e estão envolvidos em Tráfico de drogas. Reni Wassulmaier introduz Vic Vance para Gonzalez e Vic então usa o helicóptero de Gonzalez para proteger o seu barco e, em seguida, Gonzalez convida Vic para um jogo de golfe e mais tarde no hotel dele convida Vic para a tarefa de lidar com uma droga. Ricardo Diaz posteriormente envia Victor e Lance Vance para roubar algumas drogas de Gonzalez e trazê-las para sua mansão. Gonzalez então envia seus homens para emboscadar o Cartel Diaz ao lidar com a DEA, mas graças a Vic Vance, Gonzalez's Crew fracassou.

Grand Theft Auto: San Andreas[editar | editar código-fonte]

Grove Street Families - GSF[editar | editar código-fonte]

Grove Street Families
Fundação 1972
Local de fundação Ganton (Grove Street), Los Santos
Anos ativo 1972 - presente
Território (s) Ganton, Temple, Norte de Vinewood e Santa Maria Beach (Los Santos)
Atividades Contrabando de armas e Assaltos
Aliados CJ, Sweet, Big Smoke (traidor, morto), Ryder, OG Loc, B-Dup, Big Bear, Emmet, Big Devil, Little Devil, Tony, Cesar Vialpando
Rivais Ballas, Los Santos Vagos

A Grove Street Families é uma gangue de Los Santos, San Andreas. É a gangue de Carl Johnson, protagonista do jogo. Entre todas as gangues de Los Santos, esta é a mais criticada pelas outras gangues por ser contra a venda de drogas pesadas e roubos na região, apesar dos inúmeros crimes e atos violentos cometidos em seu território. A Grove é chefiada por Sweet, com a chegada de Carl Johnson, que passa a ajudar a reerguer o grupo perante as outras gangues de San Andreas. Big Smoke e Ryder também são membros notórios do grupo. Para ser reconhecida novamente, a Grove contará com a ajuda de vários personagens, entre eles César Vialpandoe a gangue Varrios Los Aztecas, uma gangue aliada. Os Ballas e os Los Santos Vagos são os principais rivais da Grove Street Families. Essas duas gangues são responsáveis pelo controle de mais de 30% de toda Los Santos, principalmente na região leste da cidade. A gangue de Carl Jhonson subdivide-se em 3 facções: Grove Street Families (Ganton), Temple Drive Families (Temple, Vinewood e Santa Maria Beach) e Seville Boulevard Families (Playa del Seville - porém inimiga), com o passar do jogo, a Grove Street Families ganha mais respeito e territórios como Glen Park (eles ganham nas missões Doberman e Beat Down on B Dup) e Idlewood (eles ganham na missão Grove 4 Life).

Front Yard Ballas - FYB[editar | editar código-fonte]

Front Yard Ballas
Fundação 1975
Local de fundação Los Santos (Provavelmente no Glen Park).
Anos ativo 1975 - presente
Território (s) East Los Santos, Idlewood, Jefferson, Willowfield, Glen Park, Verona Beach.
Atividades Narcotráfico, prostituição, tráfico de armas.
Aliados Los Santos Vagos, Loco Syndicate, Russian Mafia.
Rivais Grove Street Families, Varrios Los Aztecas.

Os Ballas são a maior gangue de Los Santos, tendo controle por mais de 50% do território criminoso da cidade, principalmente na região leste. É a maior gangue inimiga da Grove Street Families, tendo sido desde a sua fundação, na década de 1970. Eles estão envolvidos no tráfico de entorpecentes, crack, prostituição, tráfico de armas, vandalismo, degeneração e principalmente o comércio da cocaína. Além da Grove Street Families, os Ballas são inimigos também da gangue Varrios Los Aztecas. Possuem vínculos criminosos com os Los Santos Vagos, o San Fierro Rifa, o Loco Syndicate de entorpecentes, com a máfia russa de armamento e contribuem com as atividades assassinas e criminosas do C.R.A.S.H.. Um dos grandes objetivos dos Ballas durante o jogo é destruir completamente a Grove Street Families e para isso, conseguem dois aliados importantes: Big Smoke e Ryder Wilson, levando Carl Johnson a mata-los. A poderosa gangue Ballas subdivide-se em 4 facções: Front Yard Ballas (Idlewood e East Los Santos), Kilo Tray Ballas (Glen Park), Rollin' Heights Ballas (Willowfield e Jefferson) e Temple Drive Ballas (Verona Beach), com o passar do jogo eles começam a perder territórios como Glen Park,Idlewood e outros territórios para a Grove Street Families.

Los Santos Vagos - LSV[editar | editar código-fonte]

Los Santos Vagos
Fundação 1976
Local de fundação Los Flores, Los Santos
Anos ativo 1976 - presente
Território (s) Las Colinas, Las Flores e East Beach
Atividades Tráfico de drogas, prostituição
Aliados Ballas, Ryder, Big Smoke.
Rivais Grove Street Families, Varrios Los Aztecas

Los Santos Vagos é uma gangue hispânica sediada em Los Santos. Assim como seu principal aliado, os Ballas, tem como objetivo principal destruir a Grove Street Families e intensificar o comércio de drogas, prostituição, tráfico de armas e entorpecentes em Los Santos e Las Venturas. Durante todo o jogo, os Los Santos Vagos agem como companheiros dos Ballas e constituem a segunda maior gangue de Los Santos, responsável pelo controle de cerca de 20% dos subúrbios da cidade. Um de seus mais destacados membros, Freddy, teve uma relação homossexual com Og Loc, enquanto os dois estiveram presos. Os territórios dos Vagos ficam na porção norte de Los Santos, por isso são chamados de Norteños.

Varrio Los Aztecas[editar | editar código-fonte]

Varrio Los Aztecas
Fundação 1977
Local de fundação El Corona, Little Mexico (Unity Station)
Anos ativo 1977 - presente
Território (s) El Corona (Los Santos)
Atividades Corrídas ilícitas
Aliados Carl Johnson, Catalina.
Rivais Ballas, Los Santos Vagos

O Varrio Los Aztecas é uma gangue de Los Santos formada principalmente por imigrantes vindos de países da América Latina como México, Colômbia e El Salvador. São aliados da Grove Street Families e seu principal líder é Cesar Vialpando. Os Varrio Los Aztecas formaram uma aliança com a Grove Street Families devido eles possuírem inimigos em comum, porém, em alguns momentos do jogo, essas duas gangues aliadas discordam em alguns pontos e chegam até mesmo a duelarem entre si. Os Varrios Los Aztecas, assim como a Grove, são contra o tráfico de drogas na região. O líder da gangue, Cesar Vialpando acaba casando-se com a irmã de Carl Johnson, Kendl. O território dos Varrio Los Aztecas é El Corona e Little Mexico (Unity Station), que se localizam na porção sul da cidade (Sureños).

San Fierro Rifa[editar | editar código-fonte]

San Fierro Rifa
Fundação 1973
Local de fundação San Fierro
Anos ativo 1973 - presente
Território (s) Doherty, García e Battery Point
Atividades Narcotráfico
Aliados Los Santos Vagos, Da Nang Boys.
Rivais Grove Street Families, Varrio Los Aztecas, Tríads.

San Fierro Rifa é a única gangue hispânica sediada em San Fierro. Colaboram com os Ballas e Los Santos Vagos no narcotráfico. A Rifa também cede membros para trabalharem como criminosos para o Loco Syndicate, possivelmente porque o líder da Rifa, T-Bone Mendez, é um co-líder do Loco Syndicate. A Rifa também tem uma antipatia com a Grove Street Families. Eles são bastante neutros com os locais e as tríades chinesas e a vietnamita Da Nang Boys.

Triads (Máfia Chinesa)[editar | editar código-fonte]

San Fierro Triads (Máfia Chinesa)
Fundação 1971
Local de fundação San Fierro, Liberty City.
Anos ativo 1971 - presente
Território (s) Chinatown e Calton Heights em (San Fierro) e Cassino Four Dragons em (Las Venturas)
Atividades Estelionato, sequestro e outros crimes
Aliados Carl Johnson, Cesar Vialpando, Catalina,OG Loc.
Rivais Front Yard Ballas OG, San Fierro Rifa, Família Leone, Da Nang Boys e Loco Syndicate.

A Tríade Blood Feather é uma máfia chinesa que se espalhou também nos EUA; sediado em San Fierro, nativos de Hong Kong. Não se consideram uma máfia, pois seus crimes não são grandes (A não ser o assalto ao Casino Caligula's Palace). Possuem membros tanto em San Fierro como em Liberty City. Existem três facções da Tríade em San Fierro constituído por uma hierarquia: o Blood Feather Triads, que são posteriormente abatidos pelos Da Nang Boys. A Red Gecko Tong liderados por Ran Fa Li, e o Mountain Cloud Boys, a mais proeminente ramificação do grupo, operado pela ocultação de Wu Zi Mu (Woozie) e respostas para os Red Gecko Tong. O grupo cresceu muito,antes com clubes de corrida,a garagem e a pequena casa de apostas ao grande Casino Four Dragons;o grupo tem inimizades com a Gangue Vietnamita A Da Nang Thang Boys.

Da Nang Boys[editar | editar código-fonte]

Da Nang Boys
Fundação não se sabe ao certo, mas possivelmente em 1982.
Local de fundação San Fierro
Anos ativo 1982 (possivelmente) - presente
Território (s) Easter Basin' (San Fierro)
Atividades Assassinatos, tráfico de drogas, sequestro e outros crimes
Aliados Los Santos Vagos
Rivais san fierro triads,loco sydincate,san fierro rifas

Da Nang Boys é uma gangue vietnamita que controla uma pequena parte das docas de San Fierro e vivem em constante guerra com os triads por possuírem a mesma origem. Os Da Nang Boys surgiu da fusão de mais duas gangues de origem vietnamita: os Butterfly Childrens e a Shinning Razors.Apesar de serem extremamente violentos e incontroláveis, não são perigosos para o CJ, já que ele atacou várias vezes a gangue em nome da Tríade sem nenhuma dificuldade. Eles também possuem simpatia com os Ballas e os Los Santos Vagos, apesar de em certos momentos discordarem entre si. A gangue é conhecida por exportar drogas para outras gangues e praticar crimes, como tráfico de armas e assassinatos. Fazem certas trocas de drogas e armas nas docas, com o San Fierro Rifas. O líder da Loco Syndicate, T-Bone Mendez, possui certas negociações com a gangue,' que é controlada por Jizzy, Toreno e T-Bone Mendez.

The Mafia[editar | editar código-fonte]

The Mafia
Fundação 1977
Local de fundação Las Venturas. Liberty City
Anos ativo 1977 - presente
Território (s) Caligula's Palace (Las Venturas_
Atividades Assassinatos e tráfico de armas
Rivais San Fierro Triads

A Mafia, em San Andreas não exerce muita influência, tanto que 3 famílias de Liberty City se unem no comando do cassino Caligula's em Las Venturas, apesar de que os Leones, Forellis e Sindaccos serem famílias inimigas mortais na costa leste. Para que as três famílias pudessem controlar o cassino no máximo de paz possível foi escolhido alguém neutro para gerenciar toda a operação, o advogado Ken Rosenberg, que costumava defender os Forellis em Vice City. Os negócios da Máfia estão ameaçados com a abertura do cassino dos Triads.

Máfia Russa[editar | editar código-fonte]

Máfia Russa
Fundação não se sabe ao certo, mas possivelmente no início da década de 1980.
Local de fundação russia
Anos ativo início de 1980 (possivelmente) - presente
Território (s) ocean docks/los santos(apenas em missoes).
Atividades Assassinatos e tráfico de armas
Aliados big smoke,ryder.
Rivais Groove Street, Varrios Los Aztecas e San Fierro Triads

A Máfia Russa aparece em San Andreas por um curto período. Vestem camisetas pretas ou casacos cinzentos, ou correspondente casacos e calças. Embora eles não tenham nenhum assunto em San Andreas, eles tem ligações com os Ballas, Los Santos Vagos e San Fierro Rifas no "Big Smoke's Crack Palace". Sua influência é maior, obviamente, no Oriente, no entanto, após a queda do muro de Berlim, mafiosos russos invadiram a América.

A princípio a Máfia Russa estaria presente não só nas missões mas sim no jogo em si como ocorre com as outras gangues, mas, por um motivo desconhecido acabou sendo retirada do jogo, podendo ser vista só nas missões.

San Andreas Bikers[editar | editar código-fonte]

San Andreas Bikers
Fundação não se sabe ao certo, mas possivelmente em meados da década de 1970.
Local de fundação zona rural do estado de San Andreas
Anos ativo início de 1980 (possivelmente) - presente
Território (s) Eles não tem territórios controláveis, mas são vistos bem frequentemente nestas regiões: Whetstone, Flint County, Red County, Tierra Robada e Bone County.
Atividades trafico de drogas(possivelmente).
Aliados desconhecido.
Rivais loco syndicate.

Os Bikers é uma gangue muito famosa na serie GTA, principalmente em GTA Vice City, mas diferente do seu antecessor, em San Andreas os Bikers não tem tanta influencia, é uma gangue pouco conhecida, mas que são vistos vagando principalmente na zona rural e deserto de San Andreas, embora eles também possam ser encontrados nas cidades, mas nem tanto. Em suas vestimentas há um desenho de uma cobra, que talvez seja o simbolo da gangue.

A princípio os Bikers estaria presente não só nas missões mas sim no jogo em si como ocorre com as outras gangues, mas, por um motivo desconhecido acabou sendo retirada do jogo, podendo ser vista só nas missões e como pedestres comuns no interior do estado de San Andreas.

Grand Theft Auto IV[editar | editar código-fonte]

Triads- A máfia chinesa que se espalhou pelos EUA, operam em Chinatown em Algonquin, e em partes de Dukes, em Liberty City, estão envolvidos em tráfico de drogas, roubos, assassinatos, extorção, corrupção, entre outras atividades criminosas. Estão divididos em três grupos, sendo a família Jaoming uma das mais importantes, outros grupos sendo a família Lee e a família Ming. Fornecem drogas aos Angels of the Death e a Máfia Coreana

Máfia Coreana- São uma gangue norte coreana que atuam na cidade de Alderney, estão envolvidos com tráfico de drogas.

Máfia Russa- Formada pelas famílias Faustin e Petrovic, as duas famílias rivais cresceram muito em importância no crime organizado da cidade, sendo grandes traficantes de armas e drogas entre outras operações ilícitas, são os principais antagonistas do jogo.

Família Bulgarin- Na realidade essa gangue tem como centro de operações o mar Adriático na Europa, seu principal negócio é o tráfico humano. Seu líder Ray Bulgarin é procurado pela polícia internacional e possui muitos contatos na Europa, é um grande aliado da família Petrovic.

Máfia Albanesa- gangue albanesa que opera em Bohan, no início do jogo o primo do protagonista Niko Belic, Roman Belic devia dinheiro a essa máfia.

Máfia Italina- Os Gambetti, Pavano, Lupisella, Messina, e Ancelotti começaram disputar entre si o domínio da cidade, porem decidiram criar uma Comissão para evitar guerras desnecessárias, deixando os Pegorinos, de Alderney, de fora.

Máfia Israelense- Operam em Meadows Hills.

Máfia Irlandesa- Liderados pelos irmãos McReary, operam em Dukes e e no bairro de Purgatory em Algonquin.

Motoqueiros- Os Angels of the Death, os Lost MC e os Gunthugs MC disputam entre si guerras de gangues violentas.

Gangues Afro-Americanas- Os Hustlers e os Uptown Riders são as gangues afro-americanas da cidade, assim como a máfia coreana, israelense, irlandesa e os motoqueiros, não possuem muita importância no crime organizado de Liberty City.

Yardies- São uma gangue jamaicana que opera em Liberty City, estão envolvidos com prostituição, tráfico de drogas e briga de gangues.

  • Gangues Hispanicas: Spanish Lords, Dominican Gang e Northwood Dominican Drug Dealers são as gangues latinas de Liberty City.

Skinheads- Liberty City possui gangues de Skinheads, apesar de aparentemente nenhuma delas terem mostrado um lado racista no jogo.

Grand Theft Auto V[editar | editar código-fonte]

Chamberlain Gangsters Families - CGF - The Families

A Grove Street Families já não existe mais, porém os Families criaram novas facções e dando a entender que os Chamberlain Gangster Families são o grupo principal, pois eles tem bastante território e os Gangsters são importantes no jogo como Franklin e Lamar que tem varias missões com eles. O líder da CGF que dá para entender é o Lamar, (grande amigo do protagonista do jogo), pois, tem total respeito em Chamberlain, e todos se preocupam com ele, como numa missão no decorrer do jogo,(Lamar em Perigo). Como toda Gangue tem o traidor que dessa vez era Strech um cara que acabava de sair da cadeia, e já arma uma treta para Lamar e Franklin, e o "pé aqui, outro ali" que era o Franklin, vivendo em Chamberlain desde criança, era Families alguns dias, outros não, mas no final ele volta a ajudar seu Lider e melhor amigo Lamar. Suas Vestes eram Verdes, mas sempre tinha uma cor secundaria na roupa, como branco. Seus domínios de armas são 12, Uzi, Ak´s, e pistola de combate e 9mm, controlam Chamberlain Hills e Strawberry.

Original Covenant Ballas - BALLAS

Os Ballas agora no jogo, dominam o Davis (Grove Street), e sempre usam camisas roxas e brancas, jaquetas do Boars e regatas do Los Santos Panic e com carros de luxo sempre roxo, eles participam de algumas missões dando trabalho para Franklin e Trevor. Seus rivais continuam sendo os Families e agora não estão mais aliados com os Vagos, é cada um que se vira. Um de seus lideres é morto numa missão com Strecth, Lamar e Franklin, quando os mesmos sequestram ele, e mesmo assim, continuam dominando alguns territórios de Los Santos. Seus domínios de armas são Uzi, AK 47, Pistolas 9mm e de vez em quando APP.

The Lost MC - Caipiras

São uma gangue de caipiras, que traficam drogas no deserto de San Andreas, até Trevor desorganizar tudo, por mais que apareçam pouco no jogo, eles dominam a história nas primeiras missões com Trevor, Seu lider Jhoony é pisoteado e morto por Trevor, e seu rival e o proprio Trevor. Suas vestes são roupas caipiras, e seus domínios de armas são 12, espingardas, e rifles.

The Brothers Neill - Gangue dos Irmãos Neill

São também uma gangue de caipiras, que traficam armas no deserto de San Andreas, vestem roupas normais calças jeans e camisas, e alguns roupas caipiras, os Lideres da gangues, são três irmãos, que dois morrem por Trevor, são conhecidos por todos colocarem o Neill no nome, (Lucas Neill, David Neill, Philips Neill). Seus aliados são os Lost MC, e seu rival é também o Trevor, e seus domínios de armas são espingardas e rifles.

Los Santos Vagos - LSV - Vaggos

Agora são a gangue com maior parte do território de Los Santos, mais pouco falada na história do Jogo, aparecem na missão em que Lamar e Franklin, vão roubar uma moto na garagem de Vinewood, e suas vestes, são Preto e Amarelo, seus "aliados" são os Aztecas, e seus rivais são Trevor (Por brigar e sequestrar a mulher de Martin Madrasso), e a Chamberlain Families. Seu domínio de armas, são Uzi, Pistólas 9mm e 12, controlam Rancho.

Referências