Lista de lugares em His Dark Materials
Esse artigo explica sobre os lugares fictícios da trilogia Fronteiras do Universo escrito por Phillip Pullman.
Índice
Jordan College[editar | editar código-fonte]
Jordan College (Faculdade Jordan, em português) é uma faculdade fictícia que existe em Oxford de um mundo paralelo ao nosso.[1] Esse lugar é onde a protagonista Lyra Belacqua foi criada.
O autor se baseou no Exeter College, da Universidade de Oxford para criá-la.[2]
Cittàgazze[editar | editar código-fonte]
Cittàgazze (algumas vezes abreviado para Ci'gazze) que significa "Cidade dos Pega-rabudas" em italiano, é uma cidade de um universo paralelo e desconhecido.
Foi mencionado em A Bússola de Ouro, como "uma cidade do céu": a cidade que ficou visível pela Aurora Boreal do mundo de Lyra, mas a descrição completa foi feita em A Faca Sutil quando Lyra e Will vão parar em Ci'gazze.
Ci'gazze é uma cidade litorânea, que parece ter raízes italianas. É descrita como uma cidade cheio de restaurantes, parasols, e uma arquitetura antiga (mas não velha). A cidade dispõem de dispositivos elétricos, como geladeiras, o que causa estranhamento em Lyra que havia passado todo o tempo sem comer antes da chegada de Will, pois não tinha conhecimento de tal eletrodoméstico. Possui também coca-cola e lojas de departamento. Mais tarde é dito que todas essas coisas não são fabricadas, mas roubadas do mundo de Will, o que justifica que a cidade esteja tão atrasada em termos de saúde e transporte.
Talvez a característica mais significativa dessa cidade seja a torre chamada Torre degli Angeli (Torre dos Anjos, em italiano), onde está a Faca Sutil. Mesmo assim, a cidade é atormentada pelos Espectros, fantasmas mortais invisíveis para crianças e pré-adolescentes, mas visíveis para adolescentes e adultos. Eles atacam os daemons das pessoas e deixam elas parecidas com zumbis. Por isso a cidade é totalmente sem adultos, mas cheia de crianças.
A grande quantidade de Espectros em Ci'gazze veio da Faca Sutil, porque sempre que ela abria uma janela, era criado um novo Espectro.
Mundo dos Mortos[editar | editar código-fonte]
O mundo dos mortos é o último dos mundos. Aparece no último livro da trilogia, The Amber Spyglass, como um mundo frio e desolado. Foi criado por Deus no início dos tempos. Quando um ser consciente morre, de qualquer universo, sua alma vai parar no mundo dos mortos.
Referências
- ↑ «From Exeter to Jordan». Oxford Today (em inglês). Consultado em 9 de abril de 2013
- ↑ «Pullman brings back Lyra for Oxford mystery». The Guardian (em inglês). 6 de abril de 2003. Consultado em 9 de abril de 2013
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Personagens da trilogia Fronteiras do Universo
- Objetos da trilogia Fronteiras do Universo
- Raças e criaturas (Fronteiras do Universo)