Lista de membros da Elite e da Liga da Justiça Elite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.

A Liga da Justiça Elite é uma equipe de super-heróis criada por Joe Kelly e Doug Mahnke. Suas origens remontam à 2001, com a publicação da história What's so funny about Truth, Justice & the American Way?, aonde foi retratada, pela primeira vez, a equipe conhecida como Elite, liderada por Manchester Black. Embora Black tenha se suicidado após os eventos narrados no arco de história A Batalha Final, publicado no ano seguinte, a equipe continuou operando, passando a ser liderada por sua irmã, Vera. Na 100ª edição da revista JLA, estrelado pela Liga da Justiça, as equipes se enfrentaram Ao final, iniciou-se uma discussão sobre as atitudes meramente reativas da Liga - e heróis como Flash e Arqueiro Verde optaram por se unir à Vera na criação de uma nova equipe, uma reformulação da Elite intitulada "Liga da Justiça Elite".

Elite[editar | editar código-fonte]

  • Manchester Black, nativo do Reino Unido, dono de forte sotaque e trajando uma blusa estampando a Union Jack, Black é o líder da equipe. Embora pouco tenha sido revelado sobre o passado do personagem, é insuado que, durante sua infância, sofreu repetidos abusos, físicos e sexuais, por parte de seus pais. O próprio viria a dizer que tais experiências fizeram com que odiasse os "heróis tradicionais", em especial aqueles que, como Superman, acreditavam em conceitos de moral elevada, como não matar sob nenhuma circunstância[1]. Ao final dos eventos de Ending Battle, ele se suicida após constatar que se tornou "um maldito supervilão", igual aos que tentava combater[2].
  • Fusão a frio, jovem negro dotado da capacidade de manipular o campo eletromagnético. Superman acabou se tornando sua inspiração-mor para tornar-se um super-herói.
  • Zoológica é uma jovem vítima de experimentos governamentais que lhe concederam uma "armadura" simbiótica extraterrestre[3]. É posteriormente lobotomizada por Manchester Black durante a saga A Batalha Final e entra em coma[4].
  • Chapéu, alcoolatra e dono de um chápeu dotado de poderes mágicos de origem desconhecida, mas que lhe concede a capacidade de controlar os mais diversos elementos, além de criar ao seu redor um campo místico que o protege de danos físicos.[5] Ele eventualmente sai do time após a entrada de Vera Black;
  • Coelhinha, uma colônia de bactérias que, ao ser trazida pela Elite do seu universo, tornou-se uma fortaleza flutuante. É o equivalente da Elite à Balsa do The Authority. Embora seja exibida apenas rapidamente, é possível notar que, entre os diversos itens contidos ali, encontra-se Excalibur e o esqueleto do mitológico Pégaso[6].

Manchester Black[editar | editar código-fonte]

Black se manteve presente nas histórias de Superman após Olho por olho?, aparecendo como membro do Esquadrão Suicida durante o evento conhecido como Mundos em Guerra e como a mente por trás dos simultâneos ataques à Superman na saga A Batalha Final. Black nasceu no Reino Unido, conforme mostra seu característico sotaque e o uso de uma camiseta contendo a Union Flag. Pouco foi revelado sobre seu passado, mas entre as insinuações que o mesmo fez sobre sua infância, inclui-se o fato de que ele teria sido abusado física e sexualmente por seus pais durante sua infância e pré-adolescência. Manchester cresceu odiando os heróis mais tradicionais, em especial aqueles que, como Superman, possuíam crença em conceitos morais como nunca matar sob quaisquer circunstâncias, pois acreditava que a única forma de realmente acabar com o mal provocado pelos vilões seriam matando-os.

Durante a sega Mundos em Guerra, Black apareceu em Adventures of Superman #593, ao ser contratado pelo então presidente dos Estados Unidos, Lex Luthor, que desejava que Black liderasse uma nova versão do Esquadrão Suicida, que teria entre seus membros Químio, Plasmus, Shrapnel e Aço (John Henry Irons). A missão daquele esquadrão seria encontrar e soltar o monstro Apocalipse contra o conquistador galáctico Imperiex, causador do conflito que dava mote à saga. Entretanto, Apocalipse, ao ser solto, teria assassinado toda a equipe - com a exceção de Black, que, fugiu pouco após "reprogramar" a mente de Apocalipse, fazendo com que o ódio que ele sentia por Superman fosse redirecionado à Imperiex.

A aparição final de Black se deu durante a saga A Batalha Final, que foi publicado em todos os títulos de Superman durante os meses de Novembro e Dezembro de 2002. Nessa saga, Black controlou mentalmente dúzias de supervilões, revelando-os a identidade secreta de Superman e enviando-os atrás de todas as pessoas que herói já conheceu, desde amigos como Lana Lang e Pete Ross até o dentista de Clark Kent. Após conseguir finalmente conter os vilões, Superman encontra Black, e vê que ele havia invadido seu apartamento e assassinado sua esposa, Lois Lane. Black provoca Superman, tentando fazer com que ele o assassine e abandone suas crenças. Mas Superman resiste à tentação de matá-lo, e ainda diz que devotará o resto de sua vida a manter os vilões atrás das grades, não dentro de necrotérios.

Impressionado com a força de vontade de Superman, Black desfaz seus truques mentais, e revela que Lois ainda está viva. Black estava apenas tentando fazer com que Superman ficasse numa posição que forçasse ele a matar um homem. Black então faz com que todos os vilões esqueçam quem Superman realmente é, para então se suicidar.

Cronologia[editar | editar código-fonte]

A sucessão de "Elite" para "Liga da Justiça Elite" transcorreu numa série de histórias publicadas entre 2001 e 2004 pela DC Comics, todas escritas por Joe Kelly.

Personagem Evento
Olho por olho?
(2001)
Mundos em Guerra
(2001)
A Batalha Final
(2002)
JLA #100
(2004)
Liga da Justiça Elite
(2004–2005)
Manchester Black
Fusão a frio
Chapéu
Zoológica (I)
Zoológica (II)
Vera Black

Liga da Justiça Elite[editar | editar código-fonte]

Compõem a equipe durante os eventos narrados na minissérie Liga da Justiça Elite[7]:

  • Vera Black, irmã de Manchester, Vera vê a Liga como um meio de redimir as ações de seu irmão;
  • Fusão a Frio;
  • A segunda Zoológica;
  • Corvo Manitu;
  • Arqueiro Verde
  • Flash
  • A esposa de Manitu, Aurora;
  • Major Desastre, um ex-vilão que optou por se regenerar após os eventos de Our Worlds at War;
  • Kasumi, aparentemente uma mercenária com mais de dois mil assassinatos realizados, mas, na verdade, uma identidade forjada por Batman para que Cassandra Cain, Batgirl à época, se infiltrasse na equipe;
  • Naif al-Sheikh, árabe especialista em espionagem.

Naif al-Sheikh[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. KELLY, Joe. MAHNKE, Doug. BERMEJO, Lee. [et al.]. Action Comics #775. [S.l.]: DC Comics. p.17
  2. KELLY, Joe; ROULEAU, Duncan; ALQUIZA, Marlo. Action Comics #796
  3. KELLY, Joe. MAHNKE, Doug. BERMEJO, Lee. [et al.]. Action Comics #775. [S.l.]: DC Comics. p. 21
  4. KELLY, Joe; ROULEAU, Duncan; ALQUIZA, Marlo. Action Comics #795. Publicada em Setembro de 2002.
  5. KELLY, Joe. MAHNKE, Doug. BERMEJO, Lee. [et al]. Action Comics #775. [S.l.]: DC Comics. p.15
  6. KELLY, Joe. MAHNKE, Doug. BERMEJO, Lee. [et al.]. Action Comics #775. [S.l.]: DC Comics. p. 14
  7. Aure Singh (20 de setembro de 2004). «The Joseph League Elite: Joe Kelly talks "JLE"». Comic Book Resources (em inglês). Consultado em 7 de setembro de 2011 
  8. a b c Pereira, Andréa. «Christos Gage em The Authority». HQ Maniacs. Consultado em 04 de abril de 2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  9. a b c Figueira, Diego. «AUTHORITY - SEM PERDÃO». Universo HQ. Consultado em 04 de abril de 2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  10. «Wildstorm Graphic Novels». DC Comics. Consultado em 04 de abril de 2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  11. «Wildstorm Graphic Novels». DC Comics. Consultado em 04 de abril de 2010  Verifique data em: |access-date= (ajuda)
  12. a b c Oliboni, José. «MARVEL APRESENTA # 30 - THUNDERBOLTS». Universo HQ 
  13. BUSIEK, Kurt. BAGLEY, Mark. Thunderbolts: Justice, like lightning!. [S.l.]: Marvel Comics, 2001. ISBN 0-7851-0817-3