Lista de mesorregiões do Rio Grande do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O estado do Rio Grande do Sul é dividido geograficamente em sete mesorregiões:

RioGrandedoSul Mesoregions.svg
  1. Mesorregião do Centro Ocidental Rio-grandense
  2. Mesorregião do Centro Oriental Rio-grandense
  3. Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre
  4. Mesorregião do Nordeste Rio-grandense
  5. Mesorregião do Noroeste Rio-grandense
  6. Mesorregião do Sudeste Rio-grandense
  7. Mesorregião do Sudoeste Rio-grandense

Mesorregião do Centro Ocidental Rio-grandense[editar | editar código-fonte]

Mesorregião do Centro Ocidental Rio-Grandense é uma das sete mesorregiões do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. É formada pela união de 31 municípios agrupados em três microrregiões: Santiago, Santa Maria e Restinga Seca.

Mesorregião do Centro Oriental Rio-grandense[editar | editar código-fonte]

Mesorregião do Centro Oriental Rio-Grandense é uma das sete mesorregiões do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. É formada pela união de 54 municípios agrupados em três microrregiões: Santa Cruz do Sul, Lajeado-Estrela e Cachoeira do Sul.

Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre[editar | editar código-fonte]

Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre é uma das sete mesorregiões do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. É formada pela união de 98 municípios agrupados em seis microrregiões: Montenegro, Gramado-Canela, São Jerônimo, Porto Alegre, Osório e Camaquã.

Mesorregião do Nordeste Rio-grandense[editar | editar código-fonte]

Mesorregião do Nordeste Rio-Grandense é uma das sete mesorregiões do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. É formada pela união de 54 municípios da Serra Gaúcha agrupados em três microrregiões: Guaporé, Vacaria e Caxias do Sul.

Mesorregião do Noroeste Rio-grandense[editar | editar código-fonte]

Mesorregião do Noroeste Rio-Grandense é uma das sete mesorregiões do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. É formada pela união de 216 municípios agrupados em treze microrregiões:

Mesorregião do Sudeste Rio-grandense[editar | editar código-fonte]

Mesorregião do Sudeste Rio-Grandense é uma das sete mesorregiões do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. É formada pela união de 25 municípios agrupados em quatro microrregiões:

Mesorregião do Sudoeste Rio-grandense[editar | editar código-fonte]

Mesorregião do Sudoeste Rio-Grandense é uma das sete mesorregiões do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. É formada pela união de 19 municípios agrupados em três microrregiões: Campanha Central, Campanha Meridional e Campanha Ocidental.

A região se destaca pela vegetação, os Pampas, nessa região pratica-se a criação de gado e ovinos. Esta mesorregião contém grandes áreas de reflorestamento.

Ver também[editar | editar código-fonte]