Lista de personagens de A Grande Família

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Elenco de A Grande Família. Pode-se discutir o procedimento aqui. (desde agosto de 2015)


Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde janeiro de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Esta é uma lista dos personagens e seus respectivos intérpretes da sitcom A Grande Família.

Descrição dos personagens

Principais

  • Lineu Silva - Chefe da Família Silva. Fiscal sanitário responsável e turrão, leva seu trabalho a sério, sendo até um tanto neurótico. Tem certa autoridade sobre os outros funcionários e é mais responsável que muitos gerentes da repartição. Casado com Nenê, por quem zela e tem um extremo carinho e amor, e apresenta ciúmes, principalmente em se tratando das aproximações do Beiçola. É pai do Tuco e da Bebel e tem como genro o taxista Agostinho, que vive o amolando e pedindo dinheiro emprestado ou algum préstimo de serviço. É torcedor do Fluminense Football Club.
  • Irene Silva (dona Nenê) - Esposa de Lineu, é dona-de-casa e mãe superprotetora. É ingênua e dedicada. Vive para sua família.
  • Maria Isabel Carrara (Bebel) - Filha mais velha e problemática, é constante fonte de aborrecimentos para os pais. Casada com o malandro Agostinho.
  • Augusto Carrara (Agostinho) - Marido de Bebel, é malandro e mau-caráter. Vive aplicando golpes, especialmente em Beiçola. Veste-se de maneira exageradamente cafona, combinando camisas listradas com calças xadrez, ou camisas de bolinhas com calças de cores berrantes. Tem o costume de fazer-se de vítima quando é apanhado em seus trambiques.
  • Artur Silva (Tuco) - Filho caçula de Lineu e Nenê e dono de um espírito jovem, Tuco é um eterno jovem adolescente, está sempre à procura de novas paqueras. É relaxado e não gosta de trabalhar, vivendo na dependência de seus pais, os quais o cobram de conseguir um emprego decente. Às vezes, Tuco acaba arranjando uma forma ou outra de arrumar dinheiro facilmente. Já foi visto realizando vários bicos e empregos diferentes, como entregador de pizza, lixeiro, faxineiro e mais recentemente, DJ. Seu time é o Flamengo.
  • "Seu" Floriano - Pai de Nenê, mora com a família Silva.

Secundários ou de suporte

  • Beiçola - Seu nome é Abelardo e é o dono da pastelaria do bairro. Barrigudo, de cabelo chanel e óculos, geralmente traja uma camisa social de mangas curtas. De origem lusitana, costuma ser escandaloso quando se irrita. Apesar disso é medroso e um tanto inseguro e tímido. Antes de conhecer a família, Beiçola já era amigo de Agostinho, que mais tarde viria a alugar sua propriedade, onde passa a morar com sua esposa Bebel. Beiçola também é muito chegado a Seu Floriano (até a morte deste), sendo também apaixonado pela Dona Nenê, apesar desta ser casada. Beiçola parece ignorar este fato e aproveita oportunidades para ter momentos a sós com a inocente dona-de-casa, o que lhe gera contratempos com Lineu. Filho da falecida dona Etelvina, transformou-a em seu alter-ego (quando perde o controle mental, se veste e age exatamente como sua mãe fazia (cabelo branco com um coque e um vestido de típico de vovós, além de óculos "fundo de garrafa", e carregando um rolo de amassar pão, geralmente atacando os outros).
  • Marilda - Dona do salão de beleza da vizinhança, Marilda é alta e magra e um tanto atrapalhada. É a melhor amiga de Nenê, que dá a ela vários conselhos, principalmente amorosos. Marilda é estimada na faixa entre os 35-45 anos e é solteira, assim, tem medo de ficar "encalhada". É uma fumante compulsiva. Às vezes tenta parar de fumar, mas sempre tem recaídas devido a seu nervosismo e ansiedade. Apesar de se sentir sem sorte no amor, Marilda tem alguns pretendentes, como Mendonça, Paulão, e durante um tempo até o próprio Tuco, mas ela acha todos imprestáveis e costuma perder a paciência quando estes a estão paquerando. Às vezes dá sorte de arranjar algum namorado e se mostra um tanto desencanada. Em certo ponto da história, Bebel passa a trabalhar em seu salão de cabeleireira.
  • Mendonça - É um dos gerentes da repartição onde Lineu trabalha, sendo seu chefe. Mendonça tem um grande carinho por seu funcionário e amigo e o apelida de "Lineuzinho". É torcedor do Goytacaz Futebol Clube, tradicional clube da cidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, o que leva a acreditar que ele seja dessa cidade. É festeiro, adora uma boa farra entre os amigos do trabalho, e é um tanto desleixado para com seu serviço. Nota-se que Lineu é mais responsável que seu próprio chefe e às vezes acaba ajudando Mendonça. Durante um tempo, Lineu chega a se tornar supervisor de Mendonça. Cheio de amor para dar, Mendonça é apaixonado por Marilda e vive tentando conquistá-la. Costuma chamá-la de "Marildinha" carinhosamente. Ela, de contrapartida, não gosta de tê-lo por perto, pelo fato de que Mendonça já a passou para trás várias vezes.
  • Paulão da Regulagem (Paulo Wilson) - É um mecânico de automóveis que abre uma oficina no bairro, onde Lineu e outros moradores da vizinhança costumam levar seus carros para conserto. Geralmente está trajando uma camiseta velha, um casaco do mesmo conjunto que sua calça e um tênis velho. Usa sempre uma corrente de ouro e um bigode. É um tipo bonachão, canastrão, com uma certa "malandragem brasileira" estereotipada. Faz serviços malfeitos e desleixados, mas sempre contorna a situação e acaba recebendo pelos serviços. Paulão também se acha um bom partido que gosta de paquerar as mulheres, principalmente a Marilda, a qual ele chama erroneamente de "Marilza". Não é muito culto, e costuma errar na ortografia e na colocação de palavras quando fala. Por ser atraído por Marilda, Paulão tem uma certa rivalidade com Mendonça.
  • Dona Abigail - É a superintendente do bairro, e secretária-mor do Clube Paivense. É uma senhora na faixa dos 50 anos de idade, típica burguesa. Veste-se com formais e finos vestidos sociais, usando batom avermelhado e um óculos estilo anos 60, deixando-a com um ar intelectual e superior. É arrogante, prepotente, rabugenta e adora cobrar os outros, sendo Agostinho o alvo preferencial das suas broncas, já que ele vive saindo pela tangente e sempre tem dívidas com Beiçola. Por esta razão, Abigail, apesar de um tanto respeitada, é constantemente evitada por Bebel. Costuma entrar em atrito com Lineu, temendo perder sua posição para este. É apaixonada por Beiçola, e em certo ponto da história, começa a namorar com ele.

Árvore genealógica

No decorrer do programa, diversos atores fizeram participações especiais, onde seus personagens mostraram algum grau de parentesco com os personagens fixos da série.[1] Na árvore genealógica abaixo não estão incluídos:

Vale lembrar que essa árvore é relacionada até a 11ª temporada e que os nomes femininos estão em vermelho.

Árvore Genealógica da Família Silva
  • Lineu Silva, patriarca da família Silva, interpretado por Marco Nanini e por Miguel Arraes.
  • Franklin Silva, irmão mais novo do Lineu, provavelmente de uma segunda relação da Dona Glória. Interpretado por Pedro Paulo Rangel.[6]
  • Franklin Silva Júnior, filho de Frank e sobrinho de Lineu, interpretado por Latino.[7]
  • Irene Silva (dona Nenê), matriarca da família Silva interpretada por Marieta Severo.
  • Laura Souza, tia de Nenê e mãe da prima Glorinha. Ela mora em Governador Valadares e ainda não apareceu, mas já foi citada por Nenê no episódio "As malas da prima Glorinha". Nenê a chama de tia Laurita, mas é bem possível que esse seja um apelido carinhoso para Laura.
  • José Fagundes, casado com Glorinha. Empresário acusado de corrupção que foge do país com outra mulher.
  • Maria Isabel Carrara (Bebel), filha primogênita de Lineu e Nenê e matriarca da família Carrara, interpretada por Guta Stresser.
  • Augusto Carrara (Agostinho), patriarca da família Carrara e genro de Lineu e Nenê, interpretado por Pedro Cardoso.
  • Artur Silva (Tuco), filho caçula de Lineu e Nenê, ex-noivo de Gina. Interpretado por Lúcio Mauro Filho.
  • Maria Angelina Carvalho (Gina), ex-noiva de Tuco, interpretada por Natália Lage.
  • Vitório Carvalho, pai da Gina, interpretado por Giulio Lopes.
  • Carmela Carvalho, mãe da Gina, interpretada por Ângela Dip.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.