Lista de personagens de Morde & Assopra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este anexo é uma lista de personagens da telenovela brasileira Morde & Assopra, de autoria de Walcyr Carrasco, exibida pela Rede Globo como "novela das sete" a partir de 21 de março de 2011.[1][2]

Paleontóloga[1] honesta e determinada, que ambiciona uma carreira internacional de prestígio[1] e é noiva de John Lewis. Após perder sua pesquisa num terremoto no Japão[1], muda-se para Preciosa[1], no interior de São Paulo, com sua equipe, formada por seu amigo Cristiano e pala gananciosa Virgínia. Descobre uma ossada de dinossauro debaixo das terras do durão fazendeiro Abner[1], com quem viverá uma relação de cão e gato até conseguir convencê-lo a deixá-la escavar, já que ele quer proteger seus pés de café. Tanta hostilidade logo dá lugar a um grande amor[1], que será atrapalhado pelas armações de Celeste, irmã da falecida mulher de Abner e completamente apaixonada por ele. Júlia, ao longo da história, após se decepcionar com Abner, acaba se envolvendo com seu amigo Ícaro, cientista que lhe levou à cidade de Preciosa.

Agrônomo[1], herdou a fazenda com a plantação de café de seu pai, mas acabou se endividando. Viúvo, é pai de Tonica[1] e mora com a mãe Hortênsia e a irmã Raquel em suas terras. De tanto implicar com Júlia para tentar impedi-la de escavar em suas terras, acaba se apaixonando pela paleontóloga[1], com quem inicia um romance cheio de altos e baixos. É vítima das armadilhas de Celeste, sua ex-cunhada, que quer seduzi-lo. Após um incêndio em sua fazenda, provocado por Minerva, suas terras vão à leilão e são arrematadas por Salomé.

Assistente de Júlia, não se interessa nem um pouco pelos ossos de dinossauro; seu interesse é traficá-los para o mercado internacional com a ajuda do professor e noivo de Júlia, o desonesto inglês John Lewis. Em Preciosa, Virgínia acaba seduzindo e iniciando um caso com o prefeito Isaías, e passa a usar o romance secreto dos dois para chantageá-lo e conseguir muitas vantagens.

Sobrinho de Salomé, é sofisticado, inteligente e rico. Se entristece depois de perder sua mulher, Naomi, num acidente durante um passeio de barco no mar. Cria um robô com a aparência exata de sua esposa supostamente falecida[1], mas sofre uma decepção ao perceber que a robô Naomi está apaixonada por seu jardineiro, Leandro.[1] Ícaro sofre um grande baque ao descobrir que sua amada Naomi está viva e não é exatamente quem ele pensa. O grande segredo ocultado por Naomi vai trazer muitas dores de cabeça para Ícaro.

Esposa de Ícaro[3] e grande amor da vida do cientista, foi dada como morta após sofrer um acidente no mar, há muitos anos. Reaparece na vida de Ícaro com um menino doente, Rafael, a quem jura ser filho dos dois. Esconde um grande segredo. Chega a falsificar um teste de DNA para ganhar a confiança de Ícaro, mas suas mentiras lhe trazem graves problemas, como a rejeição de Ícaro, por quem é apaixonada, as chantagens de Salomé e a acusação de um assassinato.

Androide criado por Ícaro[3], tem as mesmas características físicas de Naomi[3]. Se apaixona por Leandro[3], o jardineiro de Ícaro, sem que ele saiba que ela é uma máquina. Entra em conflito com a verdadeira Naomi. No final da trama, descobre-se que a robô é a assassina do delegado Pimentel.

Sobrinho de Janice e Roney, é de origem humilde. Vai trabalhar na casa de Ícaro como jardineiro e se apaixona por Naomi robô, sem saber que ela é uma máquina.[1] Mais tarde, ao descobrir a verdade, se revolta, mas sofre muito por não conseguir esquecer a androide, o grande amor de sua vida.

Prefeito de Preciosa. Oportunista e corrupto, é capaz de tudo para se manter na política. Influenciado pela mulher, quer lucrar com a descoberta de fósseis em Preciosa e transformá-la na Cidade dos Dinossauros, a "Dino City". Isaías não aceita a homossexualidade do filho, Áureo, e mantém um romance secreto com Virgínia, a quem apelida de "Dinossaura".

Primeira-dama de Preciosa, é uma mulher vaidosa e egocêntrica. Quando conhece Júlia, percebe o potencial turístico que ela pode trazer para a cidade e faz com que Isaías facilite a sua pesquisa. Mais tarde, Minerva coloca fogo na fazenda de Abner para poder levá-la a leilão e tomar as terras do rapaz. Tem um pacto com Lilian.

Filho de Isaías com Minerva, apresenta um grande problema para os "eleitores da oposição", pois é homossexual assumido. Fugiu de Preciosa há anos para não se casar com Celeste, de quem hoje é amigo inseparável. Faz de tudo para conquistar Josué.

Filha de Salomé, irmã da falecida mulher de Abner. Faz de tudo para conquistar o cunhado, por quem é apaixonada, nem que isso signifique jogar sujo. Chega até mesmo a forjar uma gravidez de Abner. É a melhor amiga de Áureo.

Assistente de Júlia nas escavações. Recém-formado, apesar de bonito é atrapalhado, inseguro e gago, não tem coragem de admitir seu amor por Júlia. Acaba esquecendo seu sentimento pela paleontóloga ao se apaixonar por Abelha, uma ex-garota de programa que tira sua virgindade, e com quem inicia um romance.

Filho do banqueiro Oséas[1], é formado em Direito e apaixonado por dinossauros[1] estando sempre em busca de fósseis pela cidade, Preciosa. Se apaixona por sua empregada doméstica, a humilde Lídia, mas sofre com as perseguições de Oséas, que humilha a moça e é contra o amor dos dois.[carece de fontes?]

Mãe de Marcos e Celeste, é rica, avarenta e ambiciosa. Vive infernizando a vida da nora Natália e armando para separá-la de Marcos. Salomé também humilha constantemente sua empregada, Cleonice, e ajuda Celeste nos planos de conquistar Abner. Salomé chega a tomar as terras de Abner num leilão ao descobrir que existem diamantes na região.

Casada com Marcos, apesar de amar o marido, sente-se infeliz por ser obrigada a viver na casa da sogra, Salomé, que inferniza sua vida de todas as formas possíveis. É uma jovem meiga e sensível, que foi criada num convento e prepara as melhores tortas da região.

Ingênuo e bondoso, Marcos é dono do café da cidade. Casado com Natália, acaba acreditando nas mentiras de Salomé, que está sempre fazendo intrigas contra a nora. Faz de tudo para defender a mãe e a irmã, a quem considera duas mulheres de caráter exemplar. Desconfia que Natália esteja interessada em Josué.

Pai de Fernando e Tiago e diretor do banco da cidade, tem um imenso poder sobre os agricultores, pois é ele que concede os financiamentos para a produção de safras. É o marido da ex-prostituta Lavínia, uma mulher muito mais nova do que ele. Nem desconfia de que Lavínia seja ex-namorada de Fernando. Vive agredindo a esposa e lhe proibindo de sair de casa.

Mulher de Oséas, é jovem, bonita e está sempre bem vestida. Se prostituía em São Paulo, e por isso se afastou de Fernando, mas os dois ainda se amam. Sofre muito por apanhar de Oséas e não poder viver seu amor ao lado de Fernando, que é filho de seu marido.

Economista, filho de Oséas e irmão de Tiago. Muito amigo do irmão, não gosta do casamento do pai com Lavínia, já que é ex-namorado dela, e ainda a ama. Fará de tudo para impedir que Oséas continue infernizando a vida de sua amada.

Alegre e divertido, o filho de Eliseu também tentar desencalhar o pai. Apaixona-se por Keiko, a nissei que vem do Japão para se casar com Akira. Torna-se delegado da cidade e fará de tudo para descobrir quem matou Pimentel, o antigo delegado.

Irmã de Oséas, após a morte da cunhada se dedicou somente ao irmão e os sobrinhos. Ajuda Oséas a controlar a liberdade de Lavínia.

Irmão de Isaías, tem uma paixão antiga por Hortênsia e tenta reconquistá-la. Sofre com as humilhações de Minerva, e enfrenta problemas com seu romance com Hortênsia, já que Abner não vê com bons olhos o relacionamento da mãe.

Mãe de Akira e dona do salão de beleza Tieko's. Acha que Keiko é a mulher ideal para se casar com seu filho, a quem superprotege.

  • Hoshi (Camila Chiba)

Melhor amiga de Keiko, trabalha como manicure no salão de beleza de Tieko e se apaixona por Akira.

É simples, rústica e caipira, mas de bom coração. Possui a sabedoria das mulheres do campo e entende quando seu filho, Abner, fica dividido entre a fazenda e seu amor por Júlia. Vai viver um grande amor com Plínio. As travessuras de sua neta Tonica vivem lhe trazendo dores de cabeça.

Filha de Abner e da falecida Alzira[1], é descrita como uma menina inteligente e tão brava e explosiva quanto o pai e a avó.[1] Faz tudo o que sua tia Celeste manda, por isso será contra o romance de Abner e Júlia.[1] Tem uma mini-vaca de estimação chamada Coração, a quem considera uma grande amiga.

  • Raquel (Gabriela Carneiro da Cunha)

Filha de Hortênsia e irmã de Abner[1], para ser mais independente quer trabalhar na cidade, para desespero da família. Torna-se garçonete do café de Marcos e é lá quem conhece o sedutor Élcio, com quem vai viver uma paixão arrebatadora.[carece de fontes?]

Médico da cidade. Viúvo, pai de Wilson, Lara e Inês, se apaixona por sua empregada doméstica Elaine, sem saber que ela é um homem. Disputa a atenção de Elaine com o sargento Xavier, igualmente interessado na moça.

Faxineira do hotel de Janice, também ganha dinheiro vendendo cocadas na praça para pagar os estudos de seu filho Guilherme. Orgulha-se ao ver o rapaz formado, sem suspeitar que ele nunca estudou medicina e gastou tudo em bares e baladas. É humilhada por Alice, e rejeitada por Guilherme, que tem vergonha da mãe. Sua melhor amiga e protetora é Júlia. Se emociona ao descobrir que terá um neto, já que Márcia engravidou de Guilherme.

Jovem e bonito, aproveitou a mesada que sua mãe lhe mandava para se divertir no Rio de Janeiro. Nunca estudou medicina e, ao voltar para Preciosa, engana a todos, fingindo que está formado. Namora Márcia, e também Alice, a quem mente ser rico, mas na verdade está interessado em sua fortuna. Depois de ter suas mentiras descobertas, perde tudo, e vai trabalhar no SPA de Augusta. Passa a ser humilhado por Alice, mas sofre por estar apaixonado pela garota. Rejeita a gravidez de Márcia.

É a autoritária dona e diretora do Spa Preciosa. Fiscaliza os hóspedes que querem fugir do regime e não permite a entrada de doces e guloseimas no local, apesar de ser enganada diversas vezes. Se envolve com Oséas após ele se separar de Lavínia. Esconde um segredo do seu passado. Ajuda o ex-marido trambiqueiro Élcio a se disfarçar de Elaine.

É uma dekassegui (nissei com instrução superior que foi trabalhar de operária no Japão). Infeliz, Keiko acaba voltando para o Brasil para um casamento arranjado com Akira. Se envolve com Wilson, por quem se apaixona, mas vai embora de Preciosa deixando sua filha, Kimmy, na cidade.

Irmã de Salomé, e casada com Nivaldo.[1] Trabalha na sede da fazenda[1] de Abner. Apesar de a irmã, que tem muito dinheiro, nunca ter movido uma palha para ajudá-la, Dinorá gosta de Salomé e a visita com frequência.[1]

Marido de Dinorá[1], pai de Josué e Daniel.[1] Está sempre embriagado e não trabalha, deixando a família preocupada.[1]

Noivo de Júlia, de quem foi professor. É amante e cúmplice de Virgínia, com quem organiza uma rede de tráfico de fósseis. Resolve se envolver com Minerva para tentar ganhar algum lucro com isso.

Perseguido pela polícia depois que suas ex-mulheres o denunciam por não pagar pensão, ele foge para Preciosa e pede ajuda a Augusta. Disfarça-se de mulher, adota o nome de Elaine e vai trabalhar na casa do doutor Eliseu, que se apaixona por "ela". Elaine também é assediada pelo sargento Xavier, de quem se aproxima para saber como anda a investigação para colocá-lo na cadeia.

Filha de Isaías e Minerva, é uma garota rica, mimada e arrogante. Só usa roupas de grife, acha que todo mundo é brega e chama quem é pobre de vira-lata. Alice se apaixona por Guilherme, sem saber que o rapaz é filho de uma faxineira. Sofre muito ao descobrir a verdade sobre sua origem: é na realidade filha da humilde Lilian, dona de uma mercearia na cidade.

É o novo padre da paróquia de Preciosa. Por ser muito jovem, deixa os fiéis impressionados. Desperta a paixão da paroquiana Melissa. Fica dividido entre o amor de uma mulher e sua vocação religiosa.

  • Márcia (Aline Peixoto)

Filha de Herculano e Anecy. Apaixona-se por Guilherme, mas fica decepcionada ao vê-lo com Alice. É a primeira a descobrir a mentira do rapaz, que finge ser formado em medicina. Viaja para o Rio de Janeiro para estudar ao descobrir-se grávida de Guilherme. Morre após dar à luz seu filho.

É o delegado da cidade. Obedece e respeita todas as ordens de Isaías e Minerva. Ícaro lhe paga para investigar o passado de Naomi, e ao descobrir os segredos da moça, resolve chantageá-la. Acaba misteriosamente assassinado.

  • Inês (Bárbara Silvestre)

Filha caçula de Eliseu, é a melhor amiga da patricinha Alice, apesar de não aprovar a forma como a garota trata as pessoas mais pobres. Ama muito seu namorado, Caco, mas o romance não é aprovado por Eliseu.

Filha do meio de Eliseu, é apaixonada por Fernando, e chega até mesmo a se relacionar com o rapaz.

  • Aquiles (Dionísio Neto)

Líder da oposição na câmara e amigo de infância de Abner, tenta ajudá-lo a impedir a desapropriação de suas terras. É advogado e vive confrontando Isaías e Minerva.

Personal trainer do Spa Preciosa.[1] É ele quem conduz as atividades físicas dos hóspedes, como corrida, musculação e hidroginástica, deixando todos exaustos.

  • Moisés (Ricardo Vandré)

Dono do bar mais simples da cidade. É casado com Lilian.

Esposa de Moisés, o dono do bar da cidade. Esconde um segredo, e tem um pacto com Minerva. Na realidade, é a mãe biológica de Alice, que vive lhe humilhando.

Secretária do banco de Preciosa. É muito religiosa e acaba se apaixonando pelo padre Francisco, mas sofre em silêncio por esse sentimento proibido.

  • Xavier (Anderson Di Rizzy)

Sargento da polícia, trabalha na delegacia de Preciosa. Atrapalhado e medroso, namora com Maria João, mas acabam se separando por aprontar muitas confusões. Para fazer ciúmes em Maria João, se envolve com Elaine, sem saber que ela é um homem disfarçado.

  • Efraim (Guilherme Gonzales)

Garçom do Spa Preciosa[1], tem um jeito divertido e acaipirado. Às escondidas, organiza um tráfico de chocolates e outras guloseimas para os clientes do spa.[1] Não gosta de Duda, e vive azucrinando a hóspede.[carece de fontes?]

Atriz, está acima do peso, e interna-se no SPA de Augusta, porque precisa emagrecer e tirar fotos sensuais para uma revista masculina. Tem um romance com Zé Paulo, personal trainer do SPA, além de viver em guerra com Efraim.

Dona do hotel, é tia de Leandro e esposa de Roney. Amiga de Dulce, adora uma boa fofoca.

É uma jovem caipira muito metida, que trabalha como secretária na prefeitura. É apaixonada pelo sargento Xavier, mas vive esnobando ele.

Empregada doméstica de Salomé, por anos engole as humilhações que a patroa lhe faz passar. É muito simples e divertida, vive dando palpites na vida dos patrões. Amiga de Elaine/Élcio, dá a volta por cima na reta final da trama, toma todo o dinheiro de Salomé e passa a humilhar a vilã.

Amigo e assistente de Ícaro, é muito fiel e o ajudou a construir a androide Naomi. Não confia em Amanda.

Enfermeira que sabe tudo sobre o passado de Naomi, é muito perigosa, e também a mãe biológica de Rafael. Usa o menino para chantagear emocionalmente Ícaro, já que quer se casar com o cientista e ficar rica. Acaba morrendo envenenada e tendo sua farsa revelada.

Empregada doméstica de Oséas, se apaixona por Tiago e sofre por ele não ter coragem de afrontar o pai e assumir o romance dos dois.

Irmão de Daniel, é filho de Dinorá.[1] É um caipira rústico e muito ambicioso. Se envolve com Virgínia, e ajuda no tráfico de fósseis. Desperta a paixão de Áureo.

Empregada doméstica de Ícaro, é muito bondosa e simpática. Fica muito chocada ao descobrir que Naomi robô não é um ser humano e começa a odiar Naomi robo.

Avô de Júlia, adora pintar quadros. É muito simpático, e apoia a neta sempre que possível.

  • Anecy (Karla Karelina)

Trabalha no hotel, é mulher de Herculano e mãe de Márcia.

Enfermeiro de Alice, acaba se apaixonando pela garota.

  • Caco (Keff Oliveira)

Jovem agradável e honesto. É o namorado de Inês, por quem é muito apaixonado. Filho de Irene.

  • Zé Paulo (Oswaldo Lot)

Personal trainer do SPA[1], tem uma atração física especial por gordinhas, e acaba iniciando um romance secreto com Duda.[carece de fontes?]

Muito gorda, está hospedada no SPA Preciosa com o marido, Dorival, mas vive assediando Cristiano e sempre tenta fugir do regime.

Marido de Pinky, vive armando planos com a esposa para conseguir salgadinhos e chocolates sem que Augusta saiba.

Médica do SPA Preciosa[1], é amiga de Augusta e acaba se apaixonando por Igor.[1]

Garota de programa, abandona a prostituição ao se apaixonar por Cristiano, de quem tira a virgindade. Passa a trabalhar no hotel de Janice e torna-se amiga de Natália e Júlia.

  • Roney (Mauro Gorim)*

Casado com Janice, é dono do hotel da cidade. Bondoso, acolhe o sobrinho Leandro.

  • Irene (Miriam Lins)

Não precisa emagrecer, mas interna-se no spa porque é viciada em plásticas, regimes e tratamentos estéticos. É a mãe de Caco, mas fez uma cirurgia para "restaurar" sua virgindade.

Recepcionista do hotel. Agradável e simpático, torna-se amigo da equipe de Júlia. É apaixonado por Márcia.

  • Herculano (Marcio Tadeu de Lima)

Paraibano, fala com forte sotaque. Divertido e engraçado, é escrivão na delegacia de Preciosa. Vive discutindo com sargento Xavier. É marido de Anecy e pai de Márcia.

  • Tutu (Rael Barja)

Jovem ajudante de Tieko no salão de beleza[1], que possui um visual totalmente exótico e curioso.

  • Everton (Thiago Luciano)

Assistente do prefeito Isaías, é desonesto e um verdadeiro capacho do político. Chega a ajudar Guilherme em algumas armações.

Motorista de Minerva e Isaías.

  • Zariguim, o robô

Robô projetado por Ícaro, é uma espécie de amigo e conselheiro do cientista. Também defenderá a robô Naomi, com quem fala sobre sentimentos e sobre o amor.

  • Tânia

Chega a Preciosa junto a Márcia, une-se à equipe de escavação de Júlia, sendo responsável pela parte de montagem do esqueleto do dinossauro. Se apaixona por Guilherme, mas não gosta de Dulce nem do pequeno filho do rapaz.

Médico, trabalha cuidando do caso de Rafael, filho de Ícaro e Naomi, que sofre de leucemia.

  • Rafael

Filho pequeno da perigosa Amanda, tem problemas de saúde e é usado por Naomi para reconquistar Ícaro. Ela mente que os dois são os pais do menino. É amigo de Tonica e do robô Zariguim.

  • Kimmy

Filha de Keiko, depois que a mãe deixa a cidade, passa a ser criada por Hoshi e descobrem que ela é uma louca.

Amigo de Abner, trabalha em sua fazenda e é o marido de Marli[1], pai de Nelsinho[1] e tio de Maria João, que mora com ele.

Caipira divertida e simples, trabalha na fazenda de Abner, sendo casada com Bento[1] e mãe de Nelsinho.[1]

  • Nelsinho

Melhor amigo de Tonica, é filho de Bento e Marli, e apronta muitas travessuras.

  • Daniel

É irmão de Josué e filho de Dinorá.[1]

Referências

  1. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z aa ab ac ad ae af ag ah ai aj ak al «Conheça os personagens de "Morde e Assopra"». UOL. Consultado em 22 de outubro de 2012. Cópia arquivada em 4 de dezembro de 2012 
  2. globo.com (10 de Outubro de 2011). «Morde & Assopra - Personagens». sítio oficial. Consultado em 4 de Dezembro de 2012. Cópia arquivada em 4 de dezembro de 2012 
  3. a b c d «Flávia Alessandra conta que interpretou, em "Morde e Assopra", uma terceira personagem a "Naomi Transtornada"». UOL. Consultado em 22 de outubro de 2012. Arquivado do original em 7 de outubro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]