Anexo:Lista de personagens de Pokémon (anime)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esta é uma lista de personagens que aparecem no anime Pokémon.

Protagonistas[editar | editar código-fonte]

Ash Ketchum (サトシ, Satoshi?)
Dublador: Rica Matsumoto, Veronica Taylor (4Kids Entertainment), Sarah Natochenny (TPCI), Fábio Lucindo (Brasil)
Ash é o protagonista do anime Pokémon. Ele é um treinador de Pokémon de 10 anos, que tem o sonho de ser o maior Mestre Pokémon do mundo. Ash sempre tem Pikachu em seu time, atualmente formado por Oshawott, Pignite, Snivy e Charizard. No laboratório do Professor Oak, estão Bulbasaur, Kingler, Muk, 30 Tauros, Snorlax, Heracross, Bayleef, Quilava, Totodile, um Noctowl shiny, Donphan, Swellow, Sceptile, Corphish, Torkoal, Glalie, Staraptor, Torterra, Infernape, Buizel, Gible, Unfezant, Scraggy, Leavanny, Palpitoad, Boldore e Krookodile.
Misty (カスミ, Kasumi?)
Dubladora: Mayumi Iizuka, Rachael Lillis (4Kids), Michele Knotz (TPCI), Márcia Regina (Brasil)
É a primeira amiga que Ash faz em sua jornada. Ela é uma das quatro líderes do ginásio da cidade de Cerulean, junto com suas três irmãs. O sonho dela é ser a melhor treinadora de Pokémon do tipo água do mundo. Ela faz diversos amigos e rivais ao longo de sua jornada e afirma que é uma treinadora melhor do que Ash. Quando pequena, era menosprezada pelas irmãs mais velhas, mas elas já fizeram as pazes entre si. Mais tarde, ela assume o Ginásio de Cerulean, mas ainda mantém contato com Ash e sempre recebe ajuda de Tracey. Ela é conhecida por utilizar os seguintes Pokémon: Staryu, Starmie, Goldeen, Psyduck, Politoed, Corsola, Azurill, Luvdisc, Horsea e Gyarados. Ela possuia um Togepi, que evoluiu para um Togetic.
Brock (タケシ, Takeshi?)
Dublador: Yuji Ueda, Eric Stuart (4Kids Entertainment), Bill Rogers (TPCI), Alfredo Rollo (Brasil)
Brock era líder do ginásio de Pewter City, mas após o retorno de seu pai, começou a viajar com Ash e Misty para ser o maior criador de Pokémon de todos os tempos. Apaixona-se por toda garota que vê, em especial oficiais Jenny e enfermeiras Joy. Depois de seu Happiny evoluir para Chansey, ele resolve estudar para ser um Médico Pokémon. Seu time é formado por Onix (agora Steelix), Geodude, Crobat, Forretress, Ludicolo, Marshtomp, Sudowoodo, Croagunk e Chansey. Ele possuia um Vulpix.
Todd/Snap (取る, Toru?)
Dublador: Kappei Yamaguchi, Jimmy Zoppi (EUA), Rafael Barioni e Carlos Falat (Brasil)
Todd seguiu Ash em jornada para aprender sobre fotografar Pokémon e os seguiu em jornada em Kanto e depois se separa deles. Depois os reveêm em Johto quando estava tentando fotografar o Articuno.
Tracey Sketchit (ケンジ, Kenji?)
Dublador: Tomokazu Seki, Ted Lewis (4Kids), Craig Blair (TPCI), Rogério Vieira, Tatá Guarnieri (Master Quest, um episódio), Vagner Fagundes (Batalha Avançada e Chronicles) e Eduardo Monteiro (Batalha da Fronteira, Brasil)
Ele é um "Observador de Pokémon" e, atualmente, é o assistente do Professor Oak.[1] Viajou com Ash e Misty nas Ilhas Laranja.
May (ハルカ, Haruka?)
Dubladora: Kaori Suzuki, Veronica Taylor (4Kids), Michele Knotz (TPCI), Tatiane Keplmair (Brasil)
May é uma garota de 10 anos, filha do líder de ginásio da cidade de Petalburg, Norman, e irmã de Max. Ela conhece Ash Ketchum em Hoenn e começa a viajar com ele depois de conseguir seu primeiro Pokémon, Torchic. No começo, ela não gostava de Pokémon, mas passou a gostar depois de se interessar pelos Concursos Pokémon. May gosta de ter Pokémon bonitos e fofos em sua equipe, para participar dos concursos. O primeiro Pokémon que ela capturou foi um Wurmple, que evoluiu para uma Beautifly. Depois de entrar nos concursos, ela ganhou rivais, como Drew (seu principal rival, o qual muitas vezes lhe ajuda e dá conselhos utéis, embora sempre tente a provocar), Harley e Jessie, da Equipe Rocket. May viaja ao lado de Ash, Max e Brock em Hoenn e Kanto, porém, mais tarde, enquanto os amigos decidem ir para Sinnoh, ela resolve continuar a jornada em Johto. No entanto, ela visita Ash, Brock e Dawn em Sinnoh, logo após a Copa do Wallace. Ela é conhecida como a "Princesa de Hoenn", um apelido pelo qual Dawn a chama quando se conhecem. Seu time é formado por Blaziken, Beautifly, Skitty, Venusaur, Munchlax, Wartortle e Glaceon.
Max (マサト, Masato?)
Dublador: Fushigi Yamada, Amy Birnbaum (4Kids), Kayzie Rogers (TPCI), Thiago Keplmair (Brasil)
Max é um garoto de 7 anos e é irmão mais novo de May. Ele sonha em ser um treinador Pokémon e, no futuro, ganhar a liga Hoenn.[2] Decide acompanhar Ash, May e Brock em suas jornadas e, mais tarde, resolve voltar para a Cidade de Petalburg, onde, atualmente, ajuda seu pai a cuidar dos Pokémon do ginásio.
Dawn (ヒカリ, Hikari?)
Dubladora: Megumi Toyoguchi, Emily Jenness (EUA), Fernanda Bullara (Brasil)
Dawn é uma Coordenadora Pokémon de 10 anos, que viaja ao lado de Ash e Brock na região de Sinnoh. Seu time é formado por Piplup, Buneary, Pachirisu, Mamoswine, Quilava e Togekiss.
Íris (アイリス, Airisu?)
Dubladora: Aoi Yūki,[3] Eileen Stevens (EUA), Agatha Paulita (Brasil)
Íris, junto de seu amigo Pokémon, Axew, conheceu Ash, com quem segue jornada pela região de Unova desde então. É atlética e ágil, tendo muito conhecimento sobre florestas e ervas medicinais. Almeja ser uma Mestra de Pokémon tipo Dragão. Por se considerar mais experiente, chama Ash de criança. Tem total pavor de Pokémon tipo Gelo por serem superiores aos Pokémon tipo Dragão.
Cilan (デント, Dento?, Dent)
Dublador: Mamoru Miyano, Jessica Paquet (EUA), Alex Minei (Brasil)
Ex-líder do ginásio Striaton, trabalhava no ginásio com seus irmãos Chili e Cress. Depois de ser derrotado por Ash, Cilan decide viajar com ele para aprender mais sobre seu estilo de batalha e se tornar um melhor Connoiseur Pokémon (alguém que avalia a compatibilidade entre Pokémon e treinador).
Alexa (パンジー, Panji?, Pansy)
Dubladora: Aya Endō, Jessica Paquet (EUA), Priscila Franco (Brasil)
Garota nativa da cidade Lumiose da região de Kalos e irmã mais velha de Viola, líder de ginásio. Ash e seus amigos a conhecem quando estavam indo para Kanto e ela decide acompanhá-los, mas é muito desorganizada e as vezes sempre precisa da ajuda de Gogoat, seu Pokémon. É na verdade uma repórter que faz documentários e filma os tais fatos recentes do dia a dia.
Serena (セレナ?)
Dubladora: Mayuki Makiguchi, Michelle Giudice (Brasil)
Treinadora iniciante de jornada e amiga de infância de Ash. Não se sabe exatamente o envolvimento que existe entre os dois. Sabe fazer doces saborosos e o Chespin de Clemont adora.
Clemont (シトロン, Shitoron?, Citron)
Dublador: Yūki Kaji, Bruno Mello (Brasil)
Clemont é um treinador Pokémon da cidade de Lumiose e um dos companheiros de jornada de Ash na região de Kalos. Possui uma mochila repleta de invenções, quase nunca funciona.
Bonnie (ユーリカ, Yurīka?, Eureka)
Dubladora: Mariya Ise
Bonnie é uma futura treinadora Pokémon e companheira de jornada de Ash na região de Kalos e irmã mais nova de Clemont.


Rivais[editar | editar código-fonte]

Rivais de Ash
Gary Carvalho (オーキド・シゲル, Ōkido Shigeru?)
Dublador: Yuko Kobayashi, Jimmy Zoppi (EUA), Rodrigo Andreatto, Gabriel Noya e Raphael Ferreira (Brasil)
Rival de infância de Ash. Na série Johto, Ash o derrotou na Liga e se tornaram amigos. Gary se tornou um pesquisador como o avô, o Professor Carvalho, e trabalha com pesquisas Pokémon em Kanto, Johto e Sinnoh. Aparece outra pessoa parecida com Gary, Green no especial Pokémon The Origin, mas não se sabe exatamente o parentesco que existe entre os dois.
Ritchie (ヒロシ, Hiroshi?)
Dublador: Minami Takayama, Tara Jayne (EUA), Alex Wendel e Thiago Longo Pokémon Chronicles (Brasil)
Um jovem treinador que participa da Liga Pokémon de Indigo. É similar a Ash em quase tudo (mesmo Pokémon) e se tornam amigos rapidamente. Mais tarde, ajuda a desvendar o caso do desaparecimento do Professor Carvalho, entre outras aventuras próprias em Kanto.
Harrison (ハヅキ, Hazuki?)
Dublador: Katsumi Toriumi, Wayne Grayson (EUA), Wendel Bezerra (Brasil)
Rival de Ash na Liga Johto. Veio da região de Hoenn, mas foi para Johto para participar do campeonato. Posteriormente, ajuda Ash a recuperar a tocha da Liga Johto e se enfrentam na competição. Derrota Ash, porém acaba ficando em segunda lugar na Liga. Assim, decide continuar treinando para a Liga Índigo.
Morrison (マサムネ, Masamune?)
Dublador: Masako Nozawa, Sean Schemmel (EUA), Vagner Fagundes e Dado Monteiro (Brasil)
Rival de Ash na Liga Hoenn. Cria um vínculo com Ash e se tornam bons amigos, o que atrapalhou seu julgamento, quando os dois se enfrentaram na Liga, mas logo superou. Mesmo derrotado, Morrison permanece torcendo por Ash na competição.
Paul (シンジ, Shinji?)
Dublador: Kiyotaka Furushima, Julián Rebolledo (EUA), Gabriel Noya (Brasil)
Vindo da Cidade Veilstone em Sinnoh. Ele não gosta de Pokémon fracos e tem o hábito de libertá-los, caso não sejam fortes o suficiente. A verdade é que ele tem preguiça de treinar seus Pokémon, preferindo capturar aqueles que já são naturalmente fortes. É o oposto de Ash, já o tendo derrotado inúmeras vezes e de forma quase brutal. Sua obsessão por força vem de seu irmão, Reggie, ter perdido para Brandon. Continua interessado no poder oculto do Chimchar que abandonou e que agora é de Ash, estando hoje no Laboratório do Professor Carvalho. Tem muitos Pokémon fortes e diz que Torterra já o ajudou a ser campeão de uma Liga. Ele é derrotado na Liga Sinnoh por Ash.
Barry (ジュン, Jun?)
Dublador: Tatsuhisa Suzuki, Jamie McGonnigal (EUA), Thiago Longo (Brasil)
Um garoto energético e apressado de Twinleaf. Ash o encontra pouco antes de desafiar o líder do ginásio de Hearthome. Ao ver que Ash conseguiu derrotá-la antes dele, vai para a Ilha Iron, procurando treinar seus Pokémons para ter uma revanche contra Fantina. Ele é um grande fã de Paul e o idolatra. Considera-se mais forte que Ash, embora o garoto já o tenha derrotado muitas vezes.
Nando (ナオシ, Naoshi?)
Dublador: Kazuya Nakai, Billy Regan (EUA), Rodrigo Araújo (Brasil)
Um Coordenador e Treinador Pokémon que adora música e sempre anda com uma harpa em forma de um Mew. Compete tanto com Ash quanto com Dawn.
Konway (こへy, Kohei?)
Dublador: Kōzō Mito, Billy Regan (EUA), Maximilian Belle (Alemanha), Sharon Borgauker (hebreu), Roberto Cuenca Rodríguez Jr. (Espanha)
Dublador italiano: Federico Zanandrea (DP050-DP052), Renato Novara (DP088-DP091) e Davide Albano (DP182-DP185)
Dublador latino-ammericano: Irwin Dayaán (DP050-DP052, DP182 até o atual), Gabriel Ortiz (DP088-DP091)
Dublador brasileiro: Thiago Longo (DP050-DP052), Ricardo Sawaya (DP088-DP091) e Silvio Giraldi (DP182-DP185)
Apareceu na batalha em duplas quando fez dupla com Dawn e Ash com Paul. Em seguida participa de uma gincana quando compete com Ash e Dawn em que desenvolve uma fixação por Dawn. Na liga Pokémon, usa o movimento Sala de Truques, mas no final é derrotado pelo Gible de Ash.
Trip (シューティー, Shūtī?, Shooty)
Dublador: Akeno Watanabe, Jamie McGonnigal (EUA), Felipe Zilse (Brasil)
Um treinador iniciante e primeiro rival de Ash em Unova. Assim como Todd em Kanto, possui o hábito de tirar fotos, mas para documentar sua jornada. Pikachu foi derrotado pelo Snivy de Trip por estar impossibilitado de usar movimentos Elétricos graças a Zekrom. Graças a isso, Trip faz pouco caso de Ash como treinador. Vive falando sobre o "básico" do treinamento Pokémon e é fã de Alder. É derrotado por Cilan no Torneio de Batalha do Clube em Nimbasa Town. Teve sua primeira luta com Ash em sua primeira luta na liga Pokémon, Serperior contra Pikachu, mas Trip é derrotado. Trip decide treinar para poder enfrentar Alder e se despede de Ash.
Stephan (ケニヤン, Keniyan?, Kenyan)
Dublador: Tomohiro Waki, Darren Dunstan (EUA), Dado Monteiro (Brasil)
Se conheceram quando Blitzle e Oshawott batalham e quando Oshawott perde sua concha. Agora em sua revanche, Oshawott batalha usando sua concha grande criada pelo Dwebble de Cilan. Embora Oshawott tenha perdido sua concha, Oshawott derrota o Blitzle de Stephan e agora Ash e Stephan se dão bem. Depois, ele reaparece no Torneio Batalha do Clube e mostra que seu Blitzle evoluiu para Zebstrika. Durante a série, seu nome é sempre pronunciado errado por todos, o que ele detesta. É derrotado por Íris no Torneio Batalha do Clube em Nimbasa Town. Já batalhou com Ash na liga Pokémon e é derrotado. Também dá apoio ao Ash na liga Pokémon na batalha contra Cameron.
Cameron (コテツ, Kotetsu?)
Dublador: Kōki Uchiyama, Rory Max Kaplan (EUA), Erick Bougleux e Daniel Figueira (Brasil)
Um garoto bastante enérgico. Seu parceiro é um Riolu que evolui para Lucario.
Virgil (バージル, Bazil?, Virgil)
Dublador: Yūki Kaji, Tom Wayland (EUA), Silas Borges (Brasil)
Fazendeiro que vive para ajudar pessoas num grupo de resgate. Todos os Pokémons que possui são todas as evoluções de Eevee.
Bianca (ベル, Beru?, Belle, Bel)
Dubladora: Shizuka Itō, Bella Hudson (EUA), Priscila Ferreira (Brasil)
Uma garota caseira de Unova, que nunca vivenciou ter batalhas pelo mundo, por causa do pai. Quando ela e Ash se conheceram, ela aparece a pedido da professora Juniper para entregar um Estojo de Insígnias a Ash e começar sua própria jornada. Mesmo sendo mais velha e novata, conseguiu duas insígnias usando apenas seu inicial, Pignite. Sua personalidade é um pouco parecida com a de Barry, mas Bianca é mais desorganizada, curiosa e mesmo intrometida. Mesmo sendo rivais e com a diferença de idade, Ash se dá melhor com Bianca que com Trip. Em alguns encontros, é sempre a Bianca que derruba Ash, que a faz se desculpar diversas vezes. Ama Pokémons fofinhos, essa apegação que a faz capturar Minccino, mas sua mania fez com que perseguisse a Emolga de Íris e até mesmo a Zorua de Luke.
Dino (ぢの, Dino?)
Dublador: Shin'ichirō Miki, Tom Wayland (EUA), Waldemar Barwiński (Polônia), Luis Fernando Orozco (latino-americano), Fábio Lucindo e Rodrigo Araújo (Brasil)
Dublador espanhol: José Escobosa (BW039), Eduardo del Hoyo (BW041)
Torna-se rival de Ash desde o Don Battle, mas acaba sendo derrotado por Ash. Acaba sendo derrotado por Virgil na liga Unova.
Rodney (ユキヤ, Yukiya?)
Dublador: Subaru Kimura, Sean Schemmel (EUA) e Fábio Campos (Brasil)
Dublador espanhol: Jorge Saudinós
Torna-se rival de Ash desde o Torneio de Sumô. Sua aparência é como de um Samurai, assim como Morrison. Enfrentou Ash mas acaba sendo derrotado. Ash faz amizade com ele, mesmo tendo sido derrotado.
Rivais de May
Drew (シュウ, Shū?)
Dublador: Mitsuki Saiga, Pete Zarustica (4Kids), Bill Rogers (TPCI), Thiago Longo (Brasil)
Um Coordenador Pokémon experiente e bastante popular na região de Hoenn. Ele é o primeiro rival de May. May parece gostar de Drew.
Harley (ハーリー, Hārī?)
Dublador: Jun'ichi Kanemaru, Andrew Rannells (4Kids), Billy Regan (TPCI), Marcelo Campos e Dado Monteiro(Brasil)
Um Coordenador Pokémon que compete com May nos concursos. Tem uma personalidade maquiavélica e usa de muitas armações para desorientar May. Além disso, tem um jeito meio afeminado e está sempre fantasiado de Cacturne, seu Pokémon preferido. Continua a ser rival dela em Johto.
Robert (ロバート, Robāto?)
Dublador: Katsuyuki Konishi, Sean Schemmel (EUA), Tatá Guarnieri (Brasil)
Dublador latino-americano: Eduardo del Hoyo (AG035) e Juan Antonio García Sainz de la Maza (AG123)
Um Coordenador Pokémon que compete com May nos concursos na região Hoenn e também o primeiro rival de May. Consegue derrotar May, embora May tenha participado de seu primeiro Contest e se torna campeão do Contest de Hoenn. Ajudou o Snorunt de Ash a evoluir num Glalie.
Solidad (沙織, Saori?)
Dubladora: Rie Tanaka, Sarah Natochenny (EUA), Cristina Hernández (latino-americano), Diana Torres (Espanha), Gilmara Sanches (Brasil)
Uma Coordenadora Pokémon que compete com May nos concursos na região Kanto e nativa da cidade de Pewter. Já confrontou Drew e o fez chorar. O mesmo fez com May. Atualmente vive em Johto.
Rivais de Dawn
Zoey (ノゾミ, Nozomi?)
Dubladora: Risa Hayamizu, Elisabeth Morinelli (EUA), Luciana Barolli (Brasil)
Nasceu na cidade de Snowpoint City, no continente de Sinnoh. A princípio, acha que Ginásios e Concursos não deviam se misturar, mas, com o tempo, muda de mentalidade. Foi a responsável pela troca de Aipom e Buizel e, mesmo sendo uma rival, é uma boa amiga e conselheira para Dawn.
Nando (ナオシ, Naoshi?)
Dublador: Kazuya Nakai, Billy Regan (EUA), Rodrigo Araújo (Brasil)
Um Coordenador e Treinador Pokémon que adora música e sempre anda com uma harpa em forma de um Mew. Compete tanto com Ash quanto com Dawn.
Kenny (ケンゴ, Kengo?)
Dublador: Yūko Mita, Rhonda Krempa (EUA), Pedro Alcântara e Erick Bougleux (Vencedores da Liga Sinnoh, Brasil)
Nasceu na cidade de Twinleaf Town, no continente de Sinnoh. Ele estudou junto com Dawn e, atualmente, é um Coordenador Pokémon em jornada. Mesmo sendo amigos de infância, parece gostar de Dawn.
Ursula (ウララ, Urara?)
Dubladora: Ayako Kawasumi, Melisa Schroenburg (EUA)[4] , Letícia Quinto (Brasil)
Na copa Wallace, ela foi eliminada na primeira fase, enquanto Dawn foi a campeã. A partir daí, desenvolve uma rivalidade com ela, usando de todos os meios possíveis para derrotá-la.
Rivais de Cilan
Burgundy (カベルネ, Kaberune?, Cabernet)
Dubladora: Ikumi Hayama, Suzy Myers (EUA), Tatiane Keplmair (Brasil)
Enfrentou Cilan na cidade Striaton e foi "terrívelmente" derrotada. Treina para ser uma Connoisseur, mas descobre que Cilan partiu em jornada junto de Ash e Iris. Batalha com Cilan e é novamente derrotada, mas promete subir até o nível de uma Connoiseur Rank-S e vencer Cilan em seu próximo reencontro. Tem uma personalidade convencida e exagerada. Enfrentou Ash na Batalha do Clube e foi derrotada. Acaba sendo derrotada por Trip sem muito esforço na Copa Junior.
Ricard Nouveau (ピノ·ノワール, Pino· nowāru?, Pinot Noir)
Dublador: Anri Katsu, H.D. Quinn (EUA), Grzegorz Kwiecień (Polônia), Eduardo Garza (latino-americano), Abraham Aguilar (Espanha), Nestor Chiesse (Brasil)
Conheceu Cilan quando estavam tentando definir um Pokémon inicial para uma menina, que se assemelha a um personagem de Popolocrois. Cilan e Ricard batalha e Cilan o derrota. Em seguida resolvem o problema do Pokémon inicial da menina.
Rivais de Íris
Georgia (ラングレー, Rangurē?, Langley)
Dubladora: Misato Fukuen, Brittney Lee Hamilton (EUA), Andressa Andreatto (Brasil)
Afirma ser uma Destruidora de Dragões. Após ser derrotada por alguém da terra natal de Íris, a Aldeia dos Dragões, procura derrotar todos os treinadores que utilizam esse tipo. Ela acha que pode rivalizar com qualquer Pokémon tipo Dragão. Seu Pokémon principal é Beartic, um Pokémon tipo Gelo, tipo que Íris tanto detesta. Derrotada por Ash no Torneio Batalha do Clube em Nimbasa Town. Já enfrentou Íris na Copa Junior, mas é derrotada pelo Dragonite de Íris, sendo que seu Dragonite não a obedecia.

Professores[editar | editar código-fonte]

Professor Samuel Carvalho (オーキド博士, Ōkido-hakase?, Professor Okido)
Dublador: Unshō Ishizuka, Stuart Zagnit (4Kids), Carter Cathcart (TPCi), Wellington Lima e Dráusio de Oliveira (Brasil)
O professor da região de Kanto. Estudioso de Pokémon de Pallet Town, ele entrega aos novos treinadores um de seus Pokémon (Bulbasaur, Charmander ou Squirtle) e foi ele quem entregou o Pikachu para Ash. Cuida de todos os Pokémon de Ash que não estão com ele.
Professora Felina Ivy (ウチキド博士, Uchikido-hakase?, Professora Uchikido)
Dubladora: Keiko Han, Kayzie Rogers (EUA), Fátima Noya (Brasil)
Professora da região das Ilhas Laranja.
Professor Elm (ウツギ博士, Utsugi-hakase?, Professor Utsugi)
Dublador: Kazuhiko Inoue, Nathan Price (EUA), Fadu Costha (Brasil)
O professor da região de Johto. É um antigo aluno do Professor Carvalho e faz a distribuição dos Pokémons Iniciais (Chikorita, Cyndaquil ou Totodile) em New Bark Town. Não gosta do Prof. Carvalho, pois ele o reprovou em uma prova sobre Pokémon.
Professor Birch (オダマキ博士, Odamaki-hakase?, Professor Odamaki)
Dublador: Fumihiko Tachiki, Dan Green (EUA), José Parisi Jr. (Brasil)
O professor da região de Hoenn. Distribui Pokémon Iniciais (Treecko, Torchic ou Mudkip) em Littleroot Town. Dá o Pokémon Inicial a May, filha de Norman, amigo de infância dele. Birch gosta de pesquisar os Pokémon agindo como um, por acreditar que é mais fácil saber o que eles estão sentindo naquele momento.
Professor Rowan (ナナカマド博士, Nanakamado-hakase?, Professor Nanakamado)
Dublador: Iemasa Kayumi, Craig Blair (EUA), Guilherme Lopes, Gileno Sandoro (Brasil)
O professor da região de Sinnoh. Distribui Pokémon Iniciais (Turtwig, Chimchar ou Piplup) em Sandgem Town. A especialidade de Rowan é a evolução dos Pokémon e um dos maiores mistérios que ele gostaria de resolver é porque os Pokémon lendários não evoluem.
Professora Aurea Juniper (アララギ博士, Araragi-Hakase?, Professora Araragi)
Dubladora: Naomi Shindō, Khristine Hvam (EUA), Márcia Regina (Brasil)
A professora da região de Unova. Distribui Pokémon Iniciais (Snivy, Tepig ou Oshawott) em Nuvema Town.
Professora Fennel (マコモ 博士, Makomo-Hakase?, Professora Makomo)
Dubladora: Maria Kawamura, Therese Plummer (EUA), Tatiane Keplermaier (Brasil)
A professora da região de Unova e assistente da professora Juniper que estuda os sonhos dos Pokémons. Seus Pokémons são um Munna e um Musharna.
Professor Cedric Juniper (アララギ博士, Araragi-Hakase?, Professor Araragi)
Dublador: Ken'yū Horiuchi, Stuart Zagnit (EUA), Michael Hasselflug (Dinamarca), Cezary Nowak (Polônia), Ernesto Lezama (latino-americano), Juan Perucho (Espanha), Rodrigo Araújo (Brasil)
A professor da região de Unova que estuda escavações e pai de Juniper. Possui o hábito de fazer redundâncias, não diz coisa com coisa.
Professor Augustine Sycamore (プラターヌ博士, Platane?, Professor Platane)
Dublador: Hiroshi Tsuchida, Jake Paque (EUA), Óscar Castellanos (Espanha)
O professor da região de Kalos.

Antagonistas[editar | editar código-fonte]

Equipe Rocket[editar | editar código-fonte]

Equipe Rocket ( ロケット 団 , Roketto-dan?) é uma organização determinada a dominar o mundo.

Jessie, James e Meowth (ムサシ, コジロウ e ニャース, Musashi, Kojirō e Nyāsu?)
São três membros da Equipe Rocket, uma organização que quer roubar os Pokémon do mundo e usá-los para fins maléficos. Acabam escolhendo o Pikachu de Ash para tentar roubar, mas sempre são interrompidos e derrotados, sempre terminando voando pelos céus, mas utimamente isso tem mudado após serem escalados por Giovanni para liderarem a Equipe Rocket na região Unova que tiveram de deixar Woobuffet, Seviper, Yanmega, Mime Jr e Carnivine no departamento da Equipe Rocket pois pokémons de outras regiões seriam suspeitos em Unova. Deixaram de ser trapalhões para virarem vilões de verdade, pois agora, dificilmente eles aparecem no anime, e se aparecem, dificilmente são derrotados. Participam de missões secretas lideradas por Giovanni, e com a ajuda dos seus novos pokémon Woobat e Yamask, Jessie, James e Meowth deixam de ser vilões bobos e atrapalhados para serem espiões e agentes bandidos totalmente focados no trabalho.
Giovanni
Seus planos envolvem capturar Mew e Mewtwo, e criar supercópias dos pokémons para dominar o mundo. Era o líder do ginásio de Viridian City.
Cassidy e Butch (ヤマト e コサブロウ, Yamato e Kosaburō?)
São dois membros da Equipe Rocket. Cassidy é rival de Jessie, as duas competem e se odeiam desde a academia de treinamento. Todos os pesonagens confundem o nome de Butch, chamando-o de Bitch, Hitch, Biff (Kosanshiro no original) e outras coisas.

Equipe Magma[editar | editar código-fonte]

Equipe Magma (チームマグマ, maguma-dan?) é uma das duas organizações criminosas da região de Hoenn.

Maxie (マツブサ, Matsubusa?)
Líder da Equipe Magma. Sempre compete com Archie.
Tabitha (ホムラ, Homura?)
É um dos comandantes da Equipe Magma. É quem geralmente comanda as missões da equipe. Compete com Shelly.
Brody (バンナイ, Bannai?)
Membro da Equipe Magma, conhecido como o Homem das Mil Faces, porque pode se disfarçar de qualquer pessoa com perfeição. Depois ficou conhecido como Brody, o Fantasma Ladrão.

Equipe Aqua[editar | editar código-fonte]

Equipe Aqua (アクア団, Akua-dan?) é uma das duas organizações criminosas da região de Hoenn.

Archie (アオギリ, Aogiri?)
Líder da Equipe Aqua, sempre compete com Maxie ao se apossar do órbie vermelho, mas seu corpo não consegue segurar esse tamanho poder e expulsa o órbie.

Equipe Galáctica[editar | editar código-fonte]

Equipe Galáctica (銀河のチーム, Ginga-dan?) é uma organização criminosa da região de Sinnoh.

Cyrus (アカギ, Akagi?)
Líder da Equipe Galáctica. É super inteligente e bola planos geniais ao se apossar de Uxie, Mesprit e Azelf para libertar Dialga e Palkia, mas seus planos foram frustrados e se perde numa dimensão paralela, dando fim em sua Equipe Galáctica.
Mars e Júpiter (火星と木星, Māzu e Jupitā?)
São membros da Equipe Galáctica. Ambas são mulheres.
Saturn (土星, Satān?)
Membro da Equipe Galáctica e segundo no comando.

Equipe Plasma[editar | editar código-fonte]

Equipe Plasma (チームプラズマ, Purasuma-dan?) é uma organização criminosa da região de Unova.

Ghetsis (ゲーチス・ハルモニア, G-Cis Harmonia?)
Líder da Equipe Plasma que anseia reviver o Pokémon lendário Reshiran.
Aldith (アンジー, Anji, Angie?)
Assistente da Equipe Plasma.
Barret (ブラッド, Brad?)
Barret, como os outros da equipe Grunts Plasma, é capaz de seguir ordens de Colress. Além disso, ele parecia ser uma figura chefe semelhante a Aldith, mesmo indo tão longe para provocar Ash. Além disso, ele não gosta quando alguém interfere com seus planos e a Equipe Plasma como evidenciado quando ele encontrou Ash e a Equipe Rocket, dois momentos diferentes, e mencionou os a Colress.
Colress (あrchろま, Archroma?)
Cientista da Equipe Plasma que mede a força dos Pokémons para depois controlá-los conforme sua vontade.

Outros[editar | editar código-fonte]

Delia Ketchum (ハナコ, Hanako?)
Dubladora: Masami Toyoshima (Japão), Veronica Taylor (4Kids), Sarah Natochenny (TPCI)
Dubladora Brasil: Vanessa Alves (original series), Lene Bastos (Pokémon Chronicles, DP003), Luísa Viegas (AG132-AG133), Elisa Villon (AG192, DP138), Denise Reis (BW001-até o atual)
Mãe de Ash. Ela mora na cidade de Pallet, na região de Kanto. Gosta de tirar fotos do seu filho.
Enfermeira Joy (ジョーイ, Jōi?)
Dubladora: Ayako Shiraishi (EP002-EP229), Kikuko Inoue (EP491-EP516), Yuriko Yamaguchi (EP245-EP488; EP517-EP656), Chika Fujimura (EP659-presente) (Japão), Megan Hollingshead (EP002-EP316, 4Kids), Bella Hudson (EP323-EP418, 4Kids), Michele Knotz (EP425-EP656, TPCI), Alyson Rosenfeld (EP659-present, TPCI),
Dubladora Brasil: Fátima Noya (1-13), Samira Fernandes (14-até o atual)
É a enfermeira Pokémon que ajuda pokémons feridos ao lado de Chansey. De fato, existem diversas enfermeiras Joy no mundo e uma delas também faz parte dos jurados em concursos onde May e Dawn participam. Por existirem várias Enfermeiras Joy, ela sempre é encontrada num Centro-Pokémon, ajudada por Chansey ou Blissey. As várias Joys sempre têm algum grau de parentesco (prima, tia, irmã), apesar de todas serem iguais. Em uma das ligas, porém, Ash encontra uma enfermeira Joy diferente. Ela era bronzeada, e tinha uniforme de mergulhadora. Em Unova, Joy aparece com visual diferente.
Policial Jenny (ジュンサー, Junsā?, Junsar)
Dubladora: Chinami Nishimura (EP002-EP632), Chiaki Takahashi (EP663-presente) (EUA)
Dubladora Brasil: Raquel Marinho (1-5, 14-atualmente) e Gilmara Sanches (6-13)
A Policial Jenny se dedica a perseguir criminosos. De fato, tem algo em comum com a enfermeira Joy por existirem várias policiais Jenny, todas iguais. Seu principal pokémon é Growlithe, mas pode ter um Arcanine. Seus cabelos são verdes e sua roupa é a típica de um policial (azul), além de um salto preto. Em Unova a Policial Jenny aparece de cabelo cortado.
Don George (丼 げおrげ?)
Dublador: Hisao Egawa, Marc Thompson (EUA), Tomáš Juřička (República Checa), Peter Zhelder (Dinamarca), Rauno Ahonen (Finlândia), Gerhard Jilka (Alemanha), Sin Yong-U (Coreia), Mads Henning Jørgensen (Noruega), Paweł Szczesny (Polônia), Petr Ivashenko (Rússia), Leonardo García (latino-americano), Rafael Azcárraga, (Espanha), Mauro Castro (Brasil)
Seu caso é um pouco parecido como a enfermeira Joy e a policial Jenny, possuem parentes parecidos. Embora sejam naturais da região de Unova, ajudam os treinadores a ganharem experiência.
Porter (ぱrけr, Parker?)
Dublador: Masayuki Katō, Francis Kelly (EUA)
Dublador Brasil: Paulo Porto (BW123) e César Marchetti (atualmente)
Seu caso é um pouco parecido como a enfermeira Joy e a policial Jenny, também possuem parentes parecidos. Conduz os viajantes por um cruzeiro pelo arquipélago Dekolore.
Raoul Contesta (コンテスタ, Contesuta?)
Dublador: Koichi Sakaguchi, Gerhard Acktun (Alemanha)
Dublador norte-americano: Mike Pollock (AG035-AG144) (DP161 até o atual), Craig Blair (AG151-DP155)
Dublador polonês: Jacek Kałucki (AG035), Janusz Wituch (DP011-DP027, DP053-DP104, DP146, DP158 até o atual), Cezary Kwieciński (DP049), Marek Robaczewski (DP114-DP123, DP155)
Dublador latino-americano: Victor Delgado (AG035-AG166), José Vilchis (AG078), Gabriel Gama (AG151), dublador desconhecido (AG174-DP054), Roberto Mendiola (DP061-DP095), Roberto Carrillo (DP114-até o atual)
Dublador espanhol: José Escobosa, Alfredo Martínez (AG160), Eduardo del Hoyo (DP155)
Dublador brasileiro: dublador desconhecido (AG035), Nestor Chiesse (AG051), Raul Schlosser (AG091-AG116), Robson Silva (AG119-até o atual)
Um dos jurados dos Concursos Pokémon.
Mr. Sukizo (スキゾー, Sukizō?)
Dublador: Yoshinori Sonobe, Gerd Meyer (Alemanha), Adi Weiss (hebreu), O In-Seong (Coreia), Erik Skøld (Noruega), Eduardo del Hoyo (Espanha)
Dublador norte-americano: Darren Dunstan (4Kids dub), Craig Blair (AG151-DP155), Billy Beach (DP161-present)
Dublador polonês: Dariusz Błażejewski (AG035), Krzysztof Cybiński (DP011-DP027), Grzegorz Pierczyński (DP033), Janusz Wituch (DP049), Klaudiusz Kaufmann (DP114-DP123),Artur Pontek (DP053-DP104, DP146, DP158-até o atual)
Dublador latino-americano: Alfredo Basurto (AG035-DP095), Gabriel Gama (AG078, AG167), Luis Alfonso Mendoza (DP114-DP123), Ricardo Bautista (DP146), Eduardo Garza (DP161-até o atual)
Dublador brasileiro: Sérgio Ruffino (AG035), Ivo Roberto "Tatu" (AG051), Fábio Vilalonga (AG091), dublador desconhecido (AG103, AG116, AG144 e AG151), Cássius Romero (AG122-AG123), Cláudio Sátiro (AG160-até o atual)
Um dos jurados dos Concursos Pokémon.
Lyra (コトネ, Kotone?)
Dubladora: Megumi Nakajima, Eileen Stevens (EUA) e Bianca Alencar (Brasil)
Personagem que tinha viajado em Johto, como também documenta da história de Johto, mas também presenteia a Dawn um ovo de Cyndaquil. Viajou junto com Ash onde presenciou os concursos de Dawn e teve uma batalha de honra onde estava as estátuas de Dialga e Palkia. Aparenta gostar de Khoury.
Khoury (カズナリ, Kazunari?)
Dublador: Kenji Nojima, Christopher Niosi (EUA) e Diego Lima (Brasil)
Outro personagem que seguiu Ash e cia em jornada.
Depois do que Brock fez com seu Totodile ao ver que misturou frutas com a ração pokemon, Totodile gostou da ração de Brock misturado com frutas e desde então, ele decide viajar com Ash e cia para aprender mais o que é ser um grande criador pokemon.
No decorrer da série, seu Totodile pode evoluir para um Croconaw numa batalha dupla lutando contra Ash e Dawn ao lado de sua amiga, a Lyra.
Luke (ルーク, Rūku?)
Dublador: Minami Takayama, Billy Bob Thompson (EUA), Daniel Figueira (Brasil)
Sonha ser um grande Cineásta Pokémon e também possui uma Zoroa, que se transforma em personagens femininos, até mesmo princesas. Agora participa da arena Pokémon do Mestre de Batalhas Pokémon.
Cynthia (シロナ, Shirona?)
Dublador: Tomo Sakurai, Emily Jenness (EUA)
Dubladora brasileira: Samira Fernandes (DP040), Cláudia Carli (DP043) e Elisa Villon (DP096-DP152)
É a atual campeã da Liga de Sinnoh.
N (エヌ, Enu?)
Dublador: Yuichi Nakamura (Japão), Nicholas DiMichele (EUA), Robson Kumode (Brasil)
Personagem que possuia alguma relação com a Equipe Plasma, mas depois deixa a Equipe Plasma depois de descobrir das reais intenções de Ghetis. Pode se comunicar com Pokémons e não possui nenhum Pokémon inicial. Teme ao Pokémon lendário Reshiran.
Amor e Paz (へぇな 絵 ゔぇrべな, Helena e Verbena?)
Dubladoras: Miho Arakawae e Saki Fujita (Japão), Haven Paschall e Lianne Marie Dobbs (EUA)
São companheiras de N que acolhe os Pokémons maltratados pelos treinadores.

Referências

  1. West, Tracy; Noll, Katherine. In: Tracy. Pokémon Top 10 Handbook. [S.l.]: Scholastic Inc, Setembro-2006. ISBN 0-439-89047-0 Página visitada em 12-7-2009.
  2. Pokémon Advanced, Vol. 1 - A Ruin with a View Viz Video., Julho de 2004. ASIN B0001Z35JW.
  3. あにてれ:ポケットモンスター ベストウイッシュ. Página visitada em 26-08-2010.
  4. Melissa Schoenberg
Ícone de esboço Este anexo sobre Pokémon é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.