Belinda Peregrín

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: "Belinda" redireciona para este artigo. Para outras acepções, veja Belinda (desambiguação).
Belinda
Belinda Peregrín
Conhecido(a) por Princesa do Pop Latino
Nascimento Belinda Peregrín Schüll
15 de agosto de 1989 (34 anos)
Madrid, Espanha
Residência Cidade do México, México
Nacionalidade espanhola
mexicana
Etnia Hispânica
Fortuna US$ 120 milhões [1]
Estatura 1,67 m
Período de atividade 2000–presente
Carreira musical
Período musical 2000–presente
Gênero(s)
Extensão vocal Soprano
Instrumento(s)
Página oficial
belinda.com

Belinda Peregrín Schüll, mais conhecida como Belinda (Madrid, 15 de agosto de 1989), é uma cantora, atriz, compositora, empresária, produtora, diretora e modelo espanhola.[2][3][4] Aos quatro anos, Belinda saiu da Espanha para morar no México, com sua família, onde vive desde então.

Seu primeiro álbum autointitulado (2003) recebeu diversas certificações no mercado hispânico, entre eles, disco triplo de platina no México e platina nos Estados Unidos, foi um grande sucesso, vendendo mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo.[5][6][7][8] Belinda assinou contrato com a EMI Music e lançou seu segundo álbum, Utopía (2006), que rapidamente, rende à cantora um disco de platina pelas vendas no México, e chegando a receber duas indicações ao Grammy Latino nas categorias Melhor Álbum Pop Feminino e Canção do Ano com "Bella Traición". As vendas do álbum foram superiores a 4 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.[9] O terceiro álbum da cantora, intitulado Carpe Diem (2010), foi certificado como disco de ouro no México dois dias após o lançamento, por mais de 30 000 cópias vendidas.[10][11] O primeiro single "Egoísta", contou com a participação do rapper estadunidense Pitbull.[12] Em 2013 lançou Catarsis, quarto álbum de estúdio, contou com o primeiro single "En El Amor Hay Que Perdonar" e o segundo "En La Obscuridad", com participações dos cantores Pitbull (que trabalhou com Belinda no disco anterior), Don Omar e Juan Magán. O álbum debutou em primeiro lugar no México, onde recebeu dois discos de platina por mais de 120 mil cópias vendidas.[13] Em 2017 Belinda já está se programando para o lançamento do seu mais novo single intitulado "Báilalo" produzido pelo Dj celebridade Steve Aoki.

Sua primeira aparição na televisão foi na novela infantil Amigos x siempre em 2000, interpretando a protagonista Ana Capistrán. Em 2001 participou da novela Aventuras en el tiempo, novamente como protagonista. Um ano depois, protagonizou sua novela de maior sucesso até a data, Cómplices al rescate, como as gêmeas Mariana Cantú e Silvana Del Valle. Por esse trabalho, Belinda ganhou diversos prêmios e uma indicação ao Grammy Latino. Em 2004, participou de Corazones al límite, onde, além de atuar, interpretou o tema de abertura, "Vivir". Em 2006, Beli é chamada pela Disney para participar do filme The Cheetah Girls 2 ao lado de Raven-Symoné. Em 2009, estrelou sua última novela, chamada Camaleones, como Valentina Izaguirre.[14] No ano seguinte, protagonizou um dos episódios da terceira temporada da série mexicana Mujeres Asesinas.[15] Belinda também foi chamada para participar do filme Baywatch ao lado de Zac Efron e Dwayne Johnson em 2017.

A cantora já vendeu mais de 17 milhões de álbuns desde o lançamento de seu primeiro álbum em 2003.[16] Seus maiores sucessos incluem temas como "Lo Siento", "Ángel", "Ni Freud, Ni Tu Mamá", "Bella Traición", "Luz Sin Gravedad", "Egoísta", "Dopamina" e "En El Amor Hay Que Perdonar". O vídeo musical de "En La Obscuridad" tem mais de 225 milhões de visualizações no VEVO, onde Belinda é a artista espanhola e mexicana com mais visualizações. Belinda é uma das mais ricas artistas espanholas, com uma fortuna avaliada em 60 milhões de dólares.[1] Somente com as telenovelas que protagonizou na Televisa, Belinda ganhou mais de 10 milhões de dólares.[17] Como uma das mais influentes hispânicas, Belinda cobra um milhão de dólares para fazer um dueto com qualquer artista e 80 mil dólares por um tweet ou uma foto no Instagram destinada a algum produto, sendo a artista feminina espanhola mais seguida no Instagram. Belinda tem sido nomeada "a Princesa do Pop Latino" pela imprensa internacional como Billboard e Daily Mail.[18]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filha mais velha do espanhol Jose Ignacio Peregrin Gutierrez e da franco-espanhola Belinda Schull Moreno, Belinda Peregrín Schüll nasceu na cidade espanhola de Madrid em 15 de agosto de 1989. É neta do toureiro francês Pierre Schüll. Seu pai e seu tio tinham uma fábrica de produtos médicos e decidiram abrir outra no México. Belinda mudou-se com sua família para a Cidade do México quando esta tinha apenas quatro anos de idade. Seu irmão chama-se Ignacio Peregrín, como o pai, e atuou no primeiro álbum de vídeo da irmã: Fiesta en La Azotea.[19]

Belinda fala 4 idiomas: espanhol, inglês e francês.[20] Em 2010, pela segunda vez, Belinda visitou o Brasil para a promoção do seu disco Carpe Diem e passou por vários programas de televisão, como Programa Eliana, Programa da Hebe, entre outros. Belinda disse para um canal brasileiro de televisão que adora o Brasil e que pretende voltar para fazer shows exclusivos. Depois da promoção do disco, Belinda voltou ao Brasil para gravar o DVD do cantor Luan Santana em 11 de dezembro de 2010, onde eles interpretam a canção "Meu Menino/Minha Menina". O show foi realizado no HSBC Arena, no Rio de Janeiro.

Belinda é uma das mais ricas artistas espanholas, com uma fortuna avaliada em 60 milhões de dólares.[1] Somente com as telenovelas que protagonizou na Televisa, Belinda ganhou mais de 10 milhões de dólares.[17] Sua mansão na Cidade do México está avaliada em 5 milhões de dólares.[21] Em 2007, ao completar 18 anos, a revista Forbes noticiou que Belinda era a artista mais rica da América Latina com menos de 21 anos, com um patrimônio de 25 milhões de dólares.[22] Em 2010, foi gerado uma polêmica no México, pois a artista mantinha a maior parte de sua fortuna em Espanha, incluindo um apartamento milionário em Madrid, contas bancárias e uma casa em Alicante avaliada em 240 mil euros.[23][24] Outra polêmica tomou conta da imprensa hispânica, desta vez em 2014, onde foi divulgado que Belinda cobra um milhão de dólares para fazer um dueto com qualquer artista e 80 mil dólares por um tweet destinado a algum produto.[18] Também em 2014, Belinda presenteou seu irmão Nachito com um carro de um milhão de dólares em seu aniversário de 18 anos.[25] A artista cobra um cachê de cerca de 550 mil dólares por concerto.[21]

Carreira[editar | editar código-fonte]

2000—2002: Início de carreira[editar | editar código-fonte]

Belinda iniciou sua carreira em 2000 com a novela Amigos x siempre, onde participa da trilha sonora da mesma.

Tanto a novela como o disco viraram um enorme sucesso em muitos países da América Latina e outras partes do mundo, a trilha sonora da novela conseguiu o primeiro lugar em vendas no México alcançando disco de platina e ouro. Como Ana Capistrán, personagem de Amigos x Siempre, Belinda recebe os prêmios como melhor revelação infantil pelos Prêmio TVyNovelas e melhor atriz infantil nos Prêmios Palmas de Oro. Em 2001 Belinda faz a novela Aventuras En El Tiempo ao lado do ator Christopher Uckermann, onde ela ganhou um prêmio como melhor cantora e atriz nos Prêmios Eres.

Um ano depois, em 2002, Belinda foi protagonista como duas personagens na novela Cómplices Al Rescate. Nesta novela, Belinda faz o papel de duas gêmeas, uma pobre e uma rica, que converteu-se em uma das novelas de mais sucesso de todos os tempos, vendendo milhões para países como Estados Unidos, Porto Rico, México, Panamá, Colômbia, Brasil, Argentina, Peru, Chile, Guatemala, Equador, Bolívia, Filipinas, Indonésia e Espanha. Devido a desentendimentos entre seus pais e a produtora da telenovela Rosy Ocampo, além de muitos shows marcados e pouco tempo para estudar, acabou deixando a novela no capítulo 91 e foi substituída por Daniela Luján no capítulo seguinte (92).

Sua atuação recebeu excelentes críticas porque não é fácil interpretar duas personagens tão diferentes uma da outra. Os discos Mariana e Silvana rapidamente entraram no top 20 na Billboard, e em 2002, Belinda foi nomeada ao Grammy Latino como melhor álbum infantil e melhor artista grupera com o CD Mariana nos Premios Oye!. Na edição do ano seguinte do Grammy Latino foi novamente indicada como álbum Cómplices Al Rescate: El Gran Final.

2003—2005: Belinda[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: [[Belinda e The Cheetah Girls 2]]
Belinda no auditório Coca-Cola em Monterrey.

No dia 5 de agosto de 2003, Belinda lançou seu primeiro álbum homônimo, que obteve sucesso de vendas na América Latina e, principalmente, no México. Com uma marca de mais de 5 milhões de cópias vendidas em todo o mundo,[8] sendo hoje o oitavo álbum em espanhol mais vendido do mundo, ela ganhou um certificado triplo de platina e de ouro no México,[6] um de Platina nos Estados Unidos, entre outras certificações no mercado hispânico.[7] O álbum contou com seis singles de muito sucesso. No mesmo ano, a cantora lançou o DVD Fiesta en la Azotea: En Vivo desde el Auditorio Nacional, DVD de sua primeira turnê, gerando, rapidamente, após o lançamento, mais de 100 000 cópias vendidas no México e rendendo a Belinda disco de platina no México.[6] Nesta turnê, Belinda bateu o recorde no Auditório Nacional com mais de 12 concertos consecutivos lotados, levou mais de 1,5 milhão de pessoas a assisti-la e chegou a reunir mais de 120 mil pessoas em um único show de sua turnê. Desde então, foi posto a venda uma edição especial de seu álbum, onde, estava incluída uma nova faixa chamada "No Entiendo", dueto que a cantora fez com a dupla de espanhóis Andy & Lucas.

Em 2004, ela volta a atuar, fazendo uma pequena aparição na telenovela Corazones Al Límite, onde tocou o tema principal de sua própria personagem. No mesmo ano, gravou uma participação em um single de Kumbia Kings, "Quién", especificamente com Pee Wee, para o álbum do grupo chamado Fuego. No ano seguinte, Belinda trabalhou com diversas participações, incluindo com uma banda mexicana de rock, Moderatto, em seu single "Muriendo Lento", primeiro single do álbum Detector de Metal do Moderatto.

Em março de 2006, Belinda é convidada a participar de um filme produzido pela Disney Filmes, The Cheetah Girls 2 (Feras da Música 2), onde fez interpretação de Marisol Durán, sua primeira personagem em inglês. O filme ainda conta com as cantoras Raven-Symoné, Adrienne Bailon, Kiely Williams e Sabrina Bryan, essas três últimas formam um grupo após o filme que leva o mesmo nome.[26] O filme estreou no dia 25 de agosto de 2006 e, rendeu um total de 8,1 milhões de espectadores, tendo ainda sido lançada sua trilha sonora. Essa, por sua vez, alcançou a quinta colocação na Billboard Hot 200,[27] vendendo mais de 1,4 milhão de cópias nos Estados Unidos, rendendo um certificado de platina pela RIAA.[28]

2006—2008: Utopía[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Utopía e Tour Utopía
Belinda em 2007 durante show da Tour Utopía na Nicaragua.

Todos esses ocorridos, antecederam o segundo álbum da cantora que foi lançado apenas no dia 3 de outubro de 2006, intitulado Utopía. Gravado em Los Angeles, o álbum contou com a colaboração de vários compositores e produtores tais como Jimmy Harry, Lester Mendez, Kara DioGuardi e Greg Wells.[29] O mais novo lançamento de Belinda, gerou a mesma um certificado de platina da AMPROFON, México.[6] O disco tem como gênero musical rock alternativo/pop rock/rock, que por sua vez tem um som mais sombrio e obscuro que o seu antecessor, e composições mais trabalhadas e maduras, inspiradas em livros como Utopia de Thomas More. No final do mesmo ano Belinda, ao lado de vários outros artistas lança o álbum especial de Natal da EMI, Navidad Con Amigos, onde ela interpreta a canção "Rodolfo El Reno De La Nariz Roja", que possui até um vídeo musical.

Belinda durante a Tour Utopía.

Em abril de 2007, ela participa da canção tema da novela Muchachitas Como Tú, que já havia sido transmitida no Brasil pelo SBT em 1993. A canção é uma versão de "Muchachitas", de Lorena Tassinari. Semelhantemente, após participar de alguns episódios da novela Patito Feo (O Mundo de Patty: A História Mais Bonita), grava um dueto chamado "Sueño de Amor", ao lado da cantora argentina Laura Esquivel, para o álbum Patito Feo: La Historia Más Linda En El Teatro, de Esquivel. No dia 25 de setembro, Belinda relança seu álbum Utopía 2, uma edição especial que contém 18 canção em inglês e castelhano, além de um DVD com material inédito. Além disso, ainda em setembro, Belinda grava "Debo Saber" para o filme Barbie Em: A Princesa da Ilha, tendo um vídeo musical lançado em outubro de 2007, na edição especial do DVD do próprio filme.

Utopía rendeu bons frutos à Belinda, pois, foi indicada em duas categorias do Grammy Latino, de canção do ano por "Bella Traición" e melhor álbum pop feminino. E, no dia 18 de outubro de 2007, Belinda ganhou dois prêmios no MTV Music Awards, nas categorias de melhor videoclipe do ano e melhor cantora solo. Em dezembro, a MTV transmitiu um pequeno reality show, intitulado Belinda: Procurando a Utopía, com apenas uma temporada e três capítulos mostra a preparação e o dia-a-dia da cantora em sua turnê.[30] No final de 2007 e, início de 2008, lança os singles "If We Were" e "See A Little Light" nos Estados Unidos e Europa, com o objetivo de promover uma edição internacional de Utopía.

No ano seguinte, Belinda esteve envolvida no remix da canção "Te Quiero", do cantor panamenho Flex, tendo um videoclipe lançado no dia 13 de maio de 2008. Ainda neste ano, durante sua turnê na Europa, gravou "Your Hero", com o grupo italiano de punk Finley, com quem participou do Festival de Canção Italiana, fazendo com que a canção chegasse no quinto lugar.[31] Voltando ao México, no dia 25 de dezembro de 2008, Belinda estreia o filme The Tale of Despereaux, onde dubla a voz da Princesa Pea.[32]

2009—2011: Carpe Diem[editar | editar código-fonte]

Ver artigos principais: Carpe Diem e Camaleones
Belinda em um ensaio fotográfico.

Em 27 de julho de 2009, Belinda retorna as gravações para uma nova personagem de uma novela de Rosy Ocampo chamada Camaleones (intitulada no Brasil de Camaleões, que foi exibida pelo SBT em 2010), protagonizada por ela e pelo ator mexicano Alfonso Herrera. Em 18 de agosto de 2009, chega, simultaneamente, às rádios do México, Argentina e Estados Unidos, a canção que pensava-se ser o primeiro single do terceiro álbum de Belinda, "Sal de Mi Piel", canção que foi tema principal da telenovela Camaleones.[33]

Em fevereiro e março do ano seguinte, ao lado de vários outros artistas latinos, Belinda grava as canções "Somos El Mundo", "Ay Haití" e "Que Cante la Vida", os dois primeiro com o objetivo de ajudar as vítimas dos terremotos ocorridos no Haiti e o último no Chile.[34][35] Ainda no começo de 2010, Belinda faz um dueto com Martha Sanchez no álbum de 25.ª carreira da artista, a música é uma regravação da canção "Desesperada".[36] Em 2010, Belinda também protagonizou um capítulo da série Mujeres Asesinas, aonde regravou o bolero "Contigo En La Distancia".

No dia 23 de março de 2010, é lançado oficialmente o terceiro álbum da cantora, Carpe Diem, no México e Estados Unidos, bem como na Espanha e no Reino Unido.[12] Assim como Utopía, o álbum foi gravado em Los Angeles, mas, também em Miami e na Suécia, sob a batuta de uma gama de produtores.[37] Seu primeiro single, "Egoista", foi lançado em 8 de fevereiro de 2010 nas rádios e, conta com a participação do rapper estadunidense Pitbull.[10] Logo após o seu lançamento, precisamente dois dias, o álbum recebeu disco de ouro, por mais de 30 000 cópias vendidas no México.[11] Belinda também escreveu a canção "Lolita", que é tema principal de Niñas Mal (no Brasil, com o nome de Meninas Malvadas, exibido no VH1), a primeira telenovela da MTV Latina.[38] Segundo single do álbum é "Dopamina", que foi lançado em 10 de agosto de 2010 nas rádios. O vídeo da canção foi lançado em 2 de fevereiro de 2011. Belinda também declarou em seu Facebook que ela irá dar os toques finais em seus próximos dois vídeos para os singles "Gaia" e "Amor Transgénico", que mais tarde foram cancelados. Quando veio em maio de 2010 ao Brasil, Belinda participou do Programa Hebe,[39][40][41] onde conheceu o cantor brasileiro Luan Santana, sendo convidada posteriormente pelo mesmo para fazer uma participação especial na gravação do seu segundo DVD, que foi gravado no dia 11 de dezembro de 2010, no HSBC Arena, do Rio de Janeiro.[42]

2012—2022: Catarsis[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Catarsis e Catarsis Tour

Belinda afirmou em entrevistas que, após o lançamento do seu terceiro álbum, ela pensou em abandonar sua carreira musical, por acreditar que a sua "inspiração havia acabado", afirmando que não havia mais nada sobre o que escrever.[43] Em seguida, após uma série de acontecimentos em sua vida pessoal, a cantora afirmou que estas experiências dariam material suficiente para um novo disco, e para tanto ela precisaria passar por uma purificação.

Em 2011, a cantora publicou através de sua conta no Twitter que estaria trabalhando em seu quarto álbum de estúdio, intitulado Catarsis, que teria previsão para ser lançado no ano seguinte. Em 19 de junho de 2012, Belinda lançou o primeiro single do álbum, "En El Amor Hay Que Perdonar".[44] Catarsis foi lançado em 2 de julho de 2013 e a sonoridade do álbum vai de um eletropop/dance music para baladas lentas ao piano e voz, e as letras falam na maioria das vezes de amor e termino de um romance.

Após o lançamento de seu álbum, Belinda deu início a turnê Catarsis Tour. Sua tour visitou vários países, como Espanha e México. Em maio de 2022 estrelou a série Bienvenidos a Edén, da Netflix.

2023—presente: Indomable[editar | editar código-fonte]

Em 2023, Belinda assina contrato com nova gravadora a Warner Music Latina.[45]

Dia 31 de janeiro de 2024, já contratada em sua nova gravadora, Belinda lança seu novo single "Cactus", marcando a sua volta ao trabalho solo depois de 11 anos.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Belinda Peregrín

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Título Personagem Notas
2000 Amigos x siempre Ana Capistrán Vidal Elenco principal
2001 Aventuras en el tiempo Violeta Arcángel Flores Protagonista
2002 Cómplices al rescate Silvana del Valle Ontiveros Protagonista
Mariana Cantú
2004 Corazones al límite Elena "Elenita" Arellano Gómez
Bakán Ela mesma
2005 Diario de Belinda e Moderatto Ela mesma
2006 Rock Dinner Ela mesma
2007 Patito Feo Ela mesma
Belinda, Buscando Utopía Ela mesma
2009 MTV Fan Van Ela mesma
Camaleones Valentina Zaguirre / Valentina Jaguaribe
2010 Mujeres Asesinas Annette VanDiryk
2011 Belinda, Un Reality de Mi Vida Ela mesma
2013 El Factor X Ela mesma Jurada
2019–2020 La Voz Ela mesma Jurada
2022–2023 Bienvenidos a Edén África Elenco principal
Cinema
Ano Título Personagem
2006 The Cheetah Girls 2 Marisol Durán
2007 Barbie as The Island Princess Princesa Rosella (Voz)
2012 Las Aventuras de Tadeo Sara (Voz)
2016 Trolls Princesa Poppy (Voz)
2017 Baywatch Carmen

Turnês[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «Esta es la fortuna de artistas, futbolistas y politicos mexicanos» 
  2. «Belinda And Biography» (em inglês). Allmusic. 5 de junho de 2010. Consultado em 10 de junho de 2010 
  3. «Belinda es española y otros datos que no conocías sobre la cantante pop». culturacolectiva.com. 20 de setembro de 2018. Consultado em 21 de fevereiro de 2019 
  4. «Uma entrevista exclusiva com Belinda». Impactony. 10 de março de 2010. Consultado em 15 de março de 2010 
  5. «Conheça a princesa do POP Latino: Belinda» 
  6. a b c d «Certificaciones». AMPROFON (em espanhol). Consultado em 6 de junho de 2010 
  7. a b «RIAA - Gold & Platinum - June 05, 2010». RIAA (em espanhol). Consultado em 6 de junho de 2010 
  8. a b «View topic - Belinda también va a los MTV». Jose (em espanhol). AmericaTop100.com. 9 de outubro de 2009. Consultado em 6 de junho de 2010 
  9. «Biografia de Belinda > pegacifras.uol.com.br». Universo Online 
  10. a b «Mexicana Belinda graba tema junto a Pitbull - Terra Stereo: Terra». Agências (em espanhol). 2 de fevereiro de 2010. Consultado em 15 de junho de 2010 
  11. a b «Recibe Belinda Disco de Oro por Carpe Diem en firma de autógrafos – Publimetro». Publimetro (em espanhol). 6 de junho de 2010. Consultado em 7 de junho de 2010 
  12. a b «Belinda lanza nuevo disco de nombre "Carpe Diem" :: Espectáculos :: DiarioDigitalRD.com - Notícias Republica Dominicana». Agência de Notícias (em espanhol). 23 de março de 2010. Consultado em 15 de junho de 2010 
  13. «Belinda retrasa el lanzamiento de su nuevo álbum, Catarsis, al 26 de fevereiro de 2013» (em espanhol) 
  14. «Belinda canta para Camaleones. > Quien.com» 
  15. «Isabella Camil y Belinda son madre e hija en Mujeres asesinas 3. Belinda atuará > informador.com.mx» 
  16. «Os Melhores Exponentes do Pop Latino > msnlatino.telemundo.com» 
  17. a b «8 Famosos millonarios de Televisa» 
  18. a b «Pide Belinda más de un millón por dueto» 
  19. «Lo que no sabes de Belinda - Don Francisco Presenta». Univision Online (em espanhol). Consultado em 15 de junho de 2010 
  20. «Belinda, molesta con reportero incómodo» 
  21. a b «Belinda Millonaria» 
  22. «Belinda accede a su fortuna» 
  23. «Belinda tine toda su fortuna en España» 
  24. «Belinda tine toda su fortuna en España» 
  25. «¡Belinda gastó un millón de dólares en el regalo de cumpleaños de su hermano! (+ Foto)». E! Online (em inglês) 
  26. «Disney Movie Skips to Another Record - 20 de janeiro de 2007 00:04:00 | Multichannel News» (em inglês). Multichannel.com. Consultado em 20 de julho de 2012 
  27. «Cheetah Girls Launching 50-Date Tour - Billboard.com». Billboard (em inglês). Consultado em 6 de junho de 2010 
  28. «RIAA - Gold & Platinum - June 05, 2010». RIAA (em inglês). Consultado em 6 de junho de 2010 
  29. «Belinda - Utopía». iTunes (em inglês). Consultado em 20 de julho de 2012 
  30. «Belinda reality "Belinda buscando Utopia" en MTV detalles». TVYES (em espanhol). 7 de dezembro de 2007. Consultado em 15 de junho de 2010 
  31. «Festival di Sanremo 2008: Italia: Descubre Italia: Italia Ocio». Rab Ross (em espanhol). 9 de janeiro de 2008. Consultado em 15 de junho de 2010 
  32. «Reaparece Belinda Con Película Despereaux Un Pequeño Gran Héroe Llegará A Las Salas De Nuestro P - Telúrica TV» (em inglês). 18 de dezembro de 2008. Consultado em 15 de junho de 2010 
  33. «"Sal de mi Piel" es la nueva canción de Belinda» (em espanhol). Univision.com. 20 de agosto de 2009. Consultado em 15 de junho de 2010 
  34. «Belinda grabará desde México el tema Somos el Mundo - Somos el Mundo». e Agências (em espanhol). Univision.com. 1 de março de 2010. Consultado em 15 de junho de 2010 
  35. «Graban Belinda y otros cantantes himno en apoyo a Chile - Vanguardia». Notimex (em espanhol). 8 de março de 2010. Consultado em 15 de junho de 2010 
  36. «Marta Sanchez canta junto a Belinda tema Desesperada» 
  37. «Actualidad - Belinda estrena la portada de su disco Carpe Diem» (em espanhol). 2 de janeiro de 2010. Consultado em 15 de junho de 2010 
  38. «Belinda lança canção Lolita para Telenovela Ninãs Mal» 
  39. «Belinda paquerou Luan Santana, diz diretor». Revista Quem. Globo.com 
  40. «Hebe janta com Luan Santana em São Paulo» 
  41. «Hebe Camargo aproveita jantar com Luan Santana e Taís Araújo: "divino!"» 
  42. «Luan Santana lança DVD gravado no Rio para 'quebrar barreiras'». Globo.com 
  43. El Universal. «Belinda: Catarsis en el cuadrilátero» (em espanhol). Vanguardia. Consultado em 13 de setembro de 2012 
  44. «"Catarsis" es el nuevo disco de Belinda» (em espanhol). Conciertos 10. Consultado em 23 de julho de 2012 
  45. redacao (8 de agosto de 2023). «Belinda assina contrato com a Warner Music». LatinPop Brasil. Consultado em 8 de agosto de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Belinda Peregrín