Lista de regiões da Austrália

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Esta é uma lista de regiões na Austrália que não são estados ou territórios da Austrália. A regionalização mais conhecida é a divisão governamental do estado em regiões para fins de Geografia econômica.

Outras regionalizações incluem as feitas para fins de gestão de terras, como agricultura ou conservação; recolha de informações, como estatística ou meteorológica. Embora a maioria das regionalizações tenha sido definida para fins específicos e dê limites específicos, muitas regiões terão nomes e extensões similares em diferentes regionalizações. Como resultado, os nomes e limites das regiões podem variar e podem se sobrepor em lugares populares.

Nem todas as regiões desta lista têm status oficial como uma região econômica ou administrativa.

Tipos de regionalização australiana[editar | editar código-fonte]

A regionalização da Austrália é um sistema pelo qual Austrália é dividido em regiões. Há uma grande quantidade de regionalizações diferentes, criadas para uma série de propósitos, incluindo políticas, administrativas, estatísticas e biológicas.

Regionalizações políticas e administrativas[editar | editar código-fonte]

A regionalização mais proeminente da Austrália é a divisão nos vários estados e territórios. Para fins eleitorais, o Senado da Austrália usa estados e territórios mas a Câmara dos Representantes da Austrália divide o país em Divisões. Cada estado é dividido de forma semelhante em "regiões", "distritos" ou "províncias" eleitorais, cada um dos quais elege membros para a casa ou casas do parlamento do estado. Finalmente, o país é dividido em Área do governo local, cada uma das quais é administrada por um conselho.

Podem existir outras regionalizações administrativas dentro de cada estado. Por exemplo, todo o continente Austrália Ocidental, além da área metropolitana Perth, é dividido em regiões Regiões da Austrália Ocidental para fins de administração da Lei de Comissões de Desenvolvimento Regional de 1993.

Regionalizações estatísticas[editar | editar código-fonte]

Para os fins da geografia estatística, o Escritório australiano de estatística usa a Classificação Geográfica Padrão Australiana, uma regionalização hierárquica cujo nível mais grosso é os estados e territórios, então divisão estatística, subdivisão estatística, área local estatísticas, e, finalmente, distrito de coleta de recenseamentos.

Regionalizações biogeográficas[editar | editar código-fonte]

Até recentemente, a maioria das biogeográficas e fitogeográficas regionalizações da Austrália eram individualmente definidas para cada estado e território; Por exemplo: regionalização botânica de Gwen Harden de Nova Gales do Sul; Regionalização das "regiões naturais" de Orchard da Tasmânia; E John Stanley Beard da divisão da Austrália Ocidental em Províncias Botânicas e Distritos Botânicos.

Mais recentemente, foram colocadas duas regionalizações que abrangem todo o país. A regionalização World Wildlife Fund do mundo em 825 [[ecorregiões] terrestres]] criou 40 ecorregiões na Austrália. No entanto, na Austrália, a regionalização padrão de fato é agora a Regionalização Biogeográfica Interina para a Austrália (IBRA). Isso divide a Austrália em 85 biorregiões, que são ainda divididas em 404 sub-regiões.

Outros[editar | editar código-fonte]

Há uma série de outras regionalizações da Austrália, incluindo:

Multi-estado/territorial[editar | editar código-fonte]

Nova Gales do Sul[editar | editar código-fonte]

Território do Norte[editar | editar código-fonte]

Queensland[editar | editar código-fonte]

Austrália do Sul[editar | editar código-fonte]

Tasmânia[editar | editar código-fonte]

Victoria[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Regiões de Victoria

Ver também o Mapa de regiões de Victoria do Bureau de Meteorologia.[1]

Oficial

As seis regiões oficiais de Victoria são:[2]

Austrália Ocidental[editar | editar código-fonte]

Artigo principal: Regiões da Austrália Ocidental

Ver tabém o Mapa das regiões da Austrália Ocidental do Bureau de Meteorologia.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.bom.gov.au/weather/vic/vic-forecast-map.shtml Mapa de regiões VIC
  2. «Victorian Regions and Regional Cities». Regional Development Victoria. Victorian Government. Consultado em 10 de agosto de 2014 
  3. http://www.bom.gov.au/weather/wa/wa-forecast-map.shtml Regiões da Austrália Ocidental

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • MyRegion.gov.au – Um site do governo australiano dedicado a fornecer informações sobre as 55 regiões da nação
  • RDA.gov.au – Desenvolvimento Regional A Austrália estabelece prioridades regionais e ajuda a orientar o desenvolvimento e a política locais