Lista de técnicas de Dragon Ball Z

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Está é uma lista com as técnicas de luta que fizeram sua aparição no anime e mangá Dragon Ball Z, e também no anime Dragon Ball Kai.

Tipos de Técnicas[editar | editar código-fonte]

Técnicas Físicas[editar | editar código-fonte]

Na categoria Taijutsuwaza (体術技, Técnicas Físicas?), Taijutsu (Tai= corpo a corpo e Juts= Habilidade/Técnica) se encontram a técnicas que utilizam a habilidade física para realizar-se.

  • Kihongata (基本型, Técnicas Básicas?): São a forma mais básica de atacar, como socos, chutes ou lançando-se contra o alvo.
  • Fukugōgata (複合型, Técnicas Complexas?): Técnicas que usam uma combinação de ataques mais básicos para atacar o alvo.
  • Renkeigata (連けい型, Técnicas Cooperación?): Técnicas que são executadas por mais de uma pessoa, o que requerem a ajuda de alguém mais.
  • Kei'igata (形意型, Técnicas de Estado Mental?): Estas técnicas são obtidas ao alterar o estado mental próprio e enganar o inimigo para atacá-lo de surpresa.
  • Zanzōgata (残像型, Técnicas de Imagem Diferida?): Ao mover-se a altas velocidades, pode-se deixar uma imagem óptica da pessoa, funciona para enganar ao inimigo e evitar golpes.
  • Bunpigata (分泌型, Técnicas de Secreção?): Algumas espécies podem secretar diferentes substâncias para ajudar em batalha.
  • Gattaigata (合体型, Técnicas de Combinação?): São utilizadas para fusionar dois ou mais indivíduos num mesmo corpo.
  • Bunrigata (分離型, Técnicas de Separação?): Técnicas realizadas ao separar uma parte do corpo para atacar.

Técnicas únicas[editar | editar código-fonte]

As Tokushuwaza (特殊技, Técnicas Únicas?) são as técnicas raras utilizadas por poucas pessoas dentro da série. Só existem três tipos: Ninjutsu (忍術?), Saiminjutsu (催眠術, Hipnose?) e Majutsu (魔術, Magia?).

Lista de técnicas[editar | editar código-fonte]

Absorção de energia[editar | editar código-fonte]

Absorção de Energia (エネルギー吸収)
1ª aparição: Mangá Dragon Ball Volume 29 / Dragon Ball Z - Ep. 111
Usuários:
19 e Maki Gero e super 17, possuem na palma de suas mãos pequenas esferas vermelhas que absorvem energia de todo material orgânico que tocam.

Foi usada pela primeira vez por Maki Gero. Ele absorveu a energia de Yamcha, segurando sua boca. O andróide 19 a usou para absorver a energia de Goku e Vegeta.[1]


Absorção[editar | editar código-fonte]

Kyūshū (吸収)
Tradução: Absorção
1ª aparição: Mangá Dragon Ball Volume 31 / Dragon Ball Z - Ep. 152
Usuários:
A Absorção é uma técnica utilizada por Cell e Majin Boo e uma forma de fusão, no caso de Cell ele absorve de maneira física os androids 17 e 18 atraves de sua cauda evoluindo em novas formas.

Enquanto isso Majin Boo pode utilizar parte do próprio corpo que ganha vida e persegue o inimigo sorrateiramente e numa oportunidade o envolve parecendo um chiclete cor de rosa e unindo o inimigo ao seu corpo, no caso de Majin Boo ao absorver o inimigo ele tambem aprende as técnicas do mesmo, ele também muda parte de sua aparencia para se assemelhar com o inimigo mais forte que estiver em seu corpo. [2]


Yōkai-eki[editar | editar código-fonte]

Yōkai-eki (溶解液)
Tradução: Lisado Bacteriano
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 23
Usuários:
Técnica utilizada principalmente pelos Saibamen, na qual eles abrem o topo de suas cabeças e espirram uma solução ácida, como as formigas vermelhas fazem na natureza. Cell também possui essa solução acida produzida pelo seu corpo, provavelmente fazendo parte do método do qual ele se alimenta e absorve a energia de outros seres vivos, ele demonstra este acido ao regenerar sua cauda após o android 16 tê-la cortado, e ao cair acido no chão até o solo derrete, assim como o dos Saibamens. [3]


Burning Attack[editar | editar código-fonte]

Burning Attack (バーニングの攻撃)
Tradução: Ataque ardente
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 119
Usuários:
Trunks realiza uma série de movimentos com os braços e no final, coloca as mãos para frente com os dedos esticados, e delas, sai uma esfera de energia dourada. E como seu pai o nome da técnica é dito em inglês, Burning Attack.[4]


Big Bang Attack[editar | editar código-fonte]

Big Bang Attack (ビッグバンアタック)
Tradução: Ataque Big Bang
1ª aparição: Mangá Dragon Ball, Cap. 150 / Dragon Ball Z - Ep. 130
Usuários:
Traduzida e dublada no anime de forma errada como " A grande explosão do Super Vegeta", o Big Bang Attack do Super Vegeta, foi a primeira técnica criada por Vegeta ao se transformar em Super Saiyajin. Ele faz um sinal de pare com a mão direita e dispara uma enorme esfera de energia.[5] A versão de Cell é vermelha e possui nos jogos o nome de Big Bang Crush[6] e a de Vegetto é um raio azul.[7]


Heat Dome Attack[editar | editar código-fonte]

Heat Dome Attack (ヒートドームアタック)
Tradução: Ataque Cúpula de Calor
1ª aparição:
Usuários:
É a técnica que Trunks usou para matar Cell em sua primeira forma no futuro. Trunks gira Cell no ar e depois o arremessa para o alto,então cria uma cúpula feita de Ki ao redor de seu corpo,e a explode na forma de uma grande rajada que chega desintegrar Cell.


Purple Comet Attack[editar | editar código-fonte]

Purple Comet Attack (パープルコメットアタック)
Tradução: Ataque do Cometa Purpura
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 67
Usuários:
O Purple Comet Attack é uma técnica utilizada por Boter e Jeice. Eles se envolvem em seu Ki e rodam entre si, misturando o azul de Boter e o vermelho de Jeice, criando um enorme vortéx purpura[8], de onde são disparadas dezenas de esferas de Ki. Foi utilizado contra Goku, mas sem nenhum efeito.


Super Ghost Kamikaze Attack[editar | editar código-fonte]

Super Ghost Kamikaze Attack (スーパーゴーストカミカゼアタック)
Tradução: Ataque Kamikaze dos Super Fantasmas
1ª aparição: Mangá Dragon Ball Volume 41 / Dragon Ball Z - Ep. 258
Usuários:
Uma das técnicas mais poderosas e ao mesmo tempo, criativa. Gotenks a desenvolveu durante seu treinamento na Sala do Tempo. Ele usa o Ki para cuspir fantasmas que tem sua aparência da cintura para cima[9]. Os fantasmas se explodem em contato com qualquer coisa, inclusive eles mesmos[10]. Gotenks também pode criar uma enorme esfera branca que se explode, liberando dezenas dos fantasmas[11].

Super Boo adquire o golpe depois de absorver Gotenks, contudo, seus fantasmas podem usar o Kamehameha e o Masenko.

Ataque Kamikaze dos Super Fantasmas.png


Ayatsuri no Majutsu[editar | editar código-fonte]

Ayatsuri no Majutsu (操りの魔術)
Tradução: Magia de Manipulação
1ª aparição: Mangá Dragon Ball Capítulo 456
Usuários:
Esta técnica é usada por Babidi para assumir o controle de qualquer ser que possua um coração cheio de maldade, como foi o caso de Vegeta.


Bakuhatsuha[editar | editar código-fonte]

Bakuhatsuha (爆発波)
Tradução: Onda explosiva
1ª aparição: Mangá Dragon Ball Volume 19 / Dragon Ball Z - Ep. 24
Usuários:
O usuário levanta 2 dedos, causando uma grande explosão. Assim são capazes de destruir cidades inteiras. Nappa é quem mais a usa, sendo uma técnica que caracteriza ele como seu usuário. Também pode ser realizada de outra forma, o usuário joga o Ki em determinada direção e ele explode.

Nappa utiliza uma versão mais poderosa da técnica chamada Kun (クンッ) essa sim capaz de destruir cidades inteiras. [12]


Death Ball[editar | editar código-fonte]

Death Ball (デスボール)
Tradução: Esfera Mortal
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 94
Usuários:
A Esfera Mortal é pequena, porém destrutiva,possui coloração negra com pequenos relâpagos vermelhos. O usuário levanta o braço e estica o dedo indicador. Ela é muito usada para destruir planetas.[13]
  • Esfera mortal 100% de Poder:é uma versão usada por Freeza quando ele está no seu 100%. Ele levanta as duas mãos e cria uma enorme esfera rosa.[14]
  • "Destrua o Planeta!":uma versão vermelha e laranja com relâmpagos pretos. Foi usada para explodir Namekusei.[15]


Shocking Ball[editar | editar código-fonte]

Shocking Ball (懲役ボール)
Tradução: Esfera de Aprisionamento
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 88
Usuários:
A Esfera de Aprisionamento é uma técnica telecinética usada por Freeza. Ele segura o pulso como se fosse utilizar o Canhão da Morte ou o Bakurikimaha, porém, ao invés de um raio, ele dispara ondas telecinéticas que prendem o oponente dentro de uma esfera[16] impossível de se escapar. Com o inimigo preso, Freeza pode fazer o que bem quiser com a bola. Quando ela é atirada, sua explosão cria um enorme vácuo que suga tudo o que estiver perto. Foi usado contra Goku, mas o vácuo criado pelo ataque foi tão grande que quase sugou Gohan e Kuririn.


DX Bomb[editar | editar código-fonte]

DX Bomb (デラックスポンプ)
Tradução: Bomba DX
1ª aparição: Mangá Dragon Ball Cap. 221
Usuários:
É um ataque usado frequentemente por Nappa. Ele abre sua mão e então a joga como um raio.

Foi usada pela primeira vez para matar um Arliano. Na Terra, ele a usa para atacar Kuririn, e depois para matar Piccolo. Foi usado pela última vez contra Goku.

A abreviação DX significa "deluxe", ou seja, de luxo em inglês.


Saturday Crush[editar | editar código-fonte]

Saturday Crush (サタデークラッシュ)
Tradução: Colisão de Sábado
1ª aparição: Mangá Dragon Ball Cap. 201
Usuários:
É um ataque extremamente poderoso utilizado por Raditz. Em primeiro lugar, Raditz tem sua mão direita no ar e forma uma esfera de energia cor de rosa[17]. Então, ele dispara o ataque pelo ar no oponente, causando uma grande quantidade de danos.

Raditz usa este ataque em sua batalha com Goku e Piccolo


Sonic Arm[editar | editar código-fonte]

Sonic Arm (ソニックアーム)
Tradução: Braço Sônico
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 151
Usuários:
O androide nº 16 retira as suas mãos, revelando dois canhões embutidos em seus braços.[18] Ele carrega toda a sua energia e a dispara pelos canhões em forma de raios de energia.


Brain Crush Hammer[editar | editar código-fonte]

Brain Crush Hammer (ブレーンクラッシュハンマー)
Tradução: Martelo Quebrador de Cérebros
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 261
Usuários:
É um golpe de Gotenks usado na sua forma de Super Saiyajin 3. Ele levanta o braço e cria uma grande esfera, que depois é lançada para cima no formato de um raio[19]. O ataque então desce em direção a cabeça do inimigo e se transforma em uma grande lâmina, cortando-o em dois. Foi bem sucedido contra Super Boo, mas o vilão se regenerou.


Ki Barrier[editar | editar código-fonte]

Ki Barrier (気のバリヤ)
Tradução: Barreira de Ki

1ª aparição: Dragon Ball Z, Filme 03 - A Árvore do Poder
Usuários: Vários personagens



Consiste em usar energia para fazer um campo de força, usado para defesa ou para empurrar um inimigo.
  • Barreira de Ki: Um campo de força criado pelo próprio Ki do usuário. Foi usada pela primeira vez por Goku, no filme A Árvore do Poder. Gohan do Futuro, Broly, Rei Vegeta, Piccolo e Tapion demonstram o uso dessa técnica.
  • Barreira Androide: Usada pelos Androides Nº 17, Nº 18. É uma versão usada somente por androidesf, criada a partir da energia armazenada em seus corpos.
  • Barreira Mágica: Usada por Babidi. Babidi a utiliza com sua magia negra.
Campo de Força.jpg


Cosmic Cannon[editar | editar código-fonte]

Cosmic Cannon (コズミックキャノン)
Tradução: Canhão Cósmico
1ª aparição:
Usuários:
Vegeta e Freeza criam uma esfera de energia na mão direita semelhante a uma bola de fogo e a lançam contra o inimigo. Vegeta usou esta técnica contra Goku que estava com o Kaioh Ken aumentado 3x, não tendo nenhum efeito. Freeza usa esta técnica contra Goku que estava como Super Saiyajin, também não tendo nenhum efeito.


Shi no taiho[editar | editar código-fonte]

Shi no taiho (死の大砲)
Tradução: Canhão da Morte
1ª aparição: Dragon Ball Z - Saga de Freeza
Usuários:
O Canhão da Morte é a técnica mais usada por Freeza em sua forma final. Ele segura o pulso direito com a mão esquerda, igual à Piccolo quando faz o Bakurikimaha, e depois, dispara um enorme raio roxo. Essa técnica, é na verdade, a versão mais poderosa do Raio da Morte.
  • 100% Canhão da Morte: é uma versão usada por Freeza em seu 100%.
  • Vou te Matar de Qualquer Jeito!: é a versão usada por Freeza, em uma última tentativa de matar Goku. Ele concentra todo o seu Ki e o libera pela mão direita, mas ele foi rebatido pelo Kamehameha Furioso, causando a derrota de Freeza.
Canhão da Morte.jpg


Changing the future[editar | editar código-fonte]

Changing the future (チェンジザフューチャー)
Tradução: Mudando o Futuro
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 194
Usuários:
Trunks do Futuro carrega um grande raio de energia contra o adversário[20], causando uma enorme quantidade de danos. Trunks do Futuro usou essa técnica para destruir a Andróide 18 do Futuro, após ter voltado para à 2ª Linha Temporal, bem no final da Saga de Cell.


Galactic Donuts[editar | editar código-fonte]

Galactic Donuts (ギャラクティカドーナツ)
Tradução: circulo Galáctico
1ª aparição: Mangá Dragon Ball Cap. 490 / Dragon Ball Z - Ep. 258
Usuários:
A técnica consiste em usar o Ki para criar um anel e depois usá-lo para prender o oponente. Em seguida, o anel o aperta e se explode. Super Boo adquire essa técnica após absorver Gotenks.
  • Ultra Voleibol de Majin Boo: O ataque tem esse nome por causa de seu meio de utilização e pelo fato de ter sido usado somente em Majin Boo. Gotenks usou vários Donuts Galácticos em Majin Boo, que o cobriram e se transformaram em uma bola, com o vilão no interior[21]. Gotenks e Piccolo então "brincam" de Voleibol; Gotenks joga para Piccolo, Piccolo joga a bola para o ar e Gotenks manda para o chão, causando um grande impacto.
Círculo Galáctico.jpg


Daichi retsuzan[editar | editar código-fonte]

Daichi retsuzan (大地裂斬)
Tradução: Linha cortante de terra
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 91
Usuários:
É um ataque em forma de uma lâmina curvada. Freeza o carrega com os dedos indicador e médio, traça seu formato no ar e depois a lança. Freeza o usou contra Goku, que escapou mas deixou um enorme corte profundo em Namekusei. Daichiretsuzan.jpg


Tsuiseki Kienzan[editar | editar código-fonte]

Tsuiseki Kienzan (追跡気円斬)
Tradução: Discos teleguiados
1ª aparição:
Usuários:
Freeza pode criar um ou dois discos cortantes feitos de seu ki. Eles se parecem com o Kienzan, porém Freeza pode controlá-los fazendo eles perseguirem o adversário. Freeza usou isso para tentar impedir Goku de fugir de Namekusei e também em Dragon Ball GT. Cell, por possuir células de Freeza, também consegue executar esse golpe.


Galaxy Breaker[editar | editar código-fonte]

Galaxy Breaker (ギャラクシーブレイカー)
Tradução: Destruidor de Galaxias
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 29
Usuários:
Primeiramente, Vegeta carrega uma aura elétrica em volta de si[22]. Depois, seu Ki o cobre seu corpo e dispara uma rajada de energia. Foi usada para matar Nappa.


Dynamite Kick[editar | editar código-fonte]

Dynamite Kick

tradução:Chute Dinamite (ダイナマイトキック)

1ª aparição:
Usuários:
É uma técnica do Mr. Satan. É um simples chute voador, inútil contra a maioria dos personagens de Dragon Ball Z, contudo é muito eficaz contra um humano normal. Foi utilizada contra Cell, não lhe causando dano algum.

Gotenks também possui o mesmo golpe e o utilizou em sua batalha contra o Super Boo.


Energia do Passado[editar | editar código-fonte]

No enerugī no kako (のエネルギーの過去)
Tradução: Energia do Passado
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 233
Usuários:
É uma técnica usada pelo Kaioshin do Leste, e também uma de suas mais poderosas. Com as duas mãos, ele cria uma esfera roxa média[23], que se desfaz em um grande raio de energia. Foi usado para tentar matar Majin Boo, e conseguiu lhe causar grandes danos, mas ele se regenerou.


Espada Espiritual[editar | editar código-fonte]

Seishin-tekina ken (精神的な剣)
Tradução: Espada Espiritual
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 270
Usuários:
É uma lâmina criada de puro Ki , feita pela mão direita, que assume um formato parecido com de uma espada[24]. Ela pode aumentar ou diminuir de tamanho, dependendo da vontade de Vegetto. Nunca foi mostrado seu poder em cortar objetos, já que Vegetto só a usou para perfurar Majin Boo e levá-lo até o ar.[25]


Elegant Blaster[editar | editar código-fonte]

Elegant Blaster (エレガントな爆発)
Tradução: Explosor Elegante
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 47
Usuários:
Técnica principal de Zarbon. Ele segura o braço direito e atira de sua mão, um grande raio vermelho-alaranjado[26]. Foi usado para matar um Namekuseijin e contra Vegeta. O golpe ganha mais poder quando Zarbon passa para sua forma verdadeira.


Ataque Obliterador da Humanidade[editar | editar código-fonte]

Jinrui Zetsumetsu Kōgeki (人類絶滅攻撃)
Tradução: Ataque Obliterador da Humanidade
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 256
Usuários:
Foi o golpe usado por Boo para extinguir a raça humana. Ele levanta o braço esquerdo e de sua mão saem infinitos raios, que só acabam conforme sua vontade ou quando seu Ki se esgotar.[27]


Big Bang Beam[editar | editar código-fonte]

Big Bang Beam (ビッグバンビーム)
Tradução: Raio Big Bang
1ª aparição: Dragon Ball Z - Saga Freeza
Usuários:
É uma pequena, porém mortal faísca de energia, disparada pelo dedo indicador. Quando acerta um alvo, ela se explode.

Vegeta a realiza, colocando a mão em formato de arma[28], e depois fala "Bang!". Essa foi também, a técnica que Freeza[29] usou para matar Dende. Posteriormente, Cell usa para matar um homem quando foi a um estúdio de TV.


Finish Buster[editar | editar código-fonte]

Finish Buster (フィニッシュバスター)
Tradução: Destruidor Final
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 157
Usuários:
Trunks coloca as mãos sobre a cabeça, criando entre elas, uma esfera dourada de energia massiça[30]. É um de seus ataques mais poderosos e foi usado contra seu próprio pai, quando permitiu que Cell absorvesse a Nº 18.


Final Flash[editar | editar código-fonte]

Final Flash (ファイナルフラッシュ)
Tradução: Resplendor Final
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 64
Usuários:
Consiste em esticar os braços para os lados e criar uma esfera de Ki em cada mão, depois juntá-las e disparar o Ki como um raio. Vegeta a usa pela primeira vez, na luta contra Rikum, com coloração azul. Anos depois, na Saga de Cell, ele a mostra aperfeiçoada e com o nome de Resplendor Final na dublagem brasileira porem todas as técnicas de Vegeta possuem nomes em inglês no original. Ela ganhou uma coloração dourada e um poder de destruir vários planetas ao mesmo tempo.

Trunks o utiliza em sua luta contra Goten, no torneio de artes marciais infantil, com a diferença de que ele consegue controlar o raio de energia.

Final Flash - Dragon Ball Kai 81.png


Mystic Flasher[editar | editar código-fonte]

Mystic Flasher (ミスティックフラッシャー)
Tradução: Pisca-pisca Mistico (tradução)
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 77
Usuários:
Mystic Flasher é uma técnica caracterírtica usada por Nail. Nail se vira e dispara uma onda de energia maciça amarelo.[31], causando enormes prejuízos. Este ataque foi nomeado em Budokai Tenkaichi 3 e é também o "Ultimate Blast" de Nail no jogo.

Foi usada contra Freeza, em uma tentativa de parar ele por Gohan e Kuririn, mas não teve efeito. Nail tinha as costas voltadas para Freeza e teve uma breve conversa com ele, a fim de baixar a guarda, voltando-se e explodir Freeza com uma mão na potência máxima. A explosão teve pouco efeito, infelizmente.


Crusher Ball[editar | editar código-fonte]

Crusher Ball (クラッシャーボール)
Tradução: Esfera esmagadora
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 67
Usuários:
Yiz levanta uma mão e cria uma pequena esfera de energia vermelha e com a outra mão, da um tapa no ataque[32]. Foi usado para que Goku saisse do lugar, permitindo que Botter o ataca-se, mas ele defende o ataque.


Photon Strike[editar | editar código-fonte]

Photon Strike (フォトンストライク)
Tradução: Golpe de Fótons
1ª aparição: Dragon Ball Z, Filme 02 - O Homem mais Forte do Mundo
Usuários:
É a técnica principal de Wheelo. Ele aponta o braço para trás e carrega uma luz amarela, que em seguida é disparada como um raio de fótons[33]. A técnica foi usada para tentar impedir que Goku disparasse a Genki Dama.

Também é uma técnica especial dos Andróides. Eles apontam o braço para trás e carregam uma luz roxa, que em seguida é disparada como um raio de fótons. O Dr. Gero utiliza este golpe para escapar dos Guerreiros Z. Os Andróides Nº 17 e Nº 18 utilizam essa mesma técnica no futuro alternativo, no filme de Trunks.

Em Dragon Ball GT, de volta à Terra após ser liberado do inferno junto com muitos outros vilões, o Androide 19 utiliza a técnica junto com Pui Pui, que usa uma explosão idêntica, a fim de causar estragos na cidade.


Fusão[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Fusão (Dragon Ball)

Duplo Domingo[editar | editar código-fonte]

Double Sunday (ダブルサンデー)
Tradução: Duplo domingo
1ª aparição: Mangá Dragon Ball Cap. 200
Usuários:
Uma técnica simples usada por Raditz em sua batalha contra Goku e Piccolo. Raditz levanta os braços para cima e dispara dois feixes idênticos violeta[34] (amarelo nos jogos da série Budokai). Raditz usa essa técnica poderosa quando Goku e Piccolo apressáram-no enquanto ele esteve no ar. Goku consegue se esquivar da explosão enquanto Piccolo perde seu braço esquerdo a ele, mas ele consegue se regenerar. E é muito parecido com o Duplo Tsuihikidan de Kuririn.


Galick Ho ou Galick Cannon[editar | editar código-fonte]

Galick Ho ou Galick Cannon (ギャリック砲)
Tradução: Raio Galick ou Canhão Galick (de garlic alho em ingles)
1ª aparição: Mangá Dragon Ball Cap. 231 / Dragon Ball Z - Ep. 31
Usuários:
Técnica principal de Vegeta, similar ao Kamehameha, se diferenciando por causa da cor roxa e a posição de quem a dispara é diferente.[35] Cell, por ter células de Vegeta, utiliza o Galick Ho.
  • Mini Galick Ho: uma versão do Galick Ho, disparado pelo dedo indicador. É mais fraco, porém consegue explodir alguns planetas, como Vegeta fez com Arlia.[36]
Galick Ho.jpg


Gekiretsu Shin'ou hou[editar | editar código-fonte]

Gekiretsu Shin'ou hou (激烈神王砲)
Tradução: Furioso Canhão dos Kaioshin

1ª aparição:
Usuários: Kaioshin do Leste



O Kaioshin do Leste cria duas esferas de energia que parecem fumaça,uma em cada mão e então as dispara na forma de uma grande onda de energia.É seu ataque supremo.
  • Shin Gekiretsu Shin'ou hou:O Verdadeiro Furioso Canhão dos Kaioshin,é uma versão mais poderosa do Furioso Canhão dos Kaioshin utilizada por Kibitokai,porém utiliza bastante energia e a aparência das esferas muda um pouco.


Genki Dama[editar | editar código-fonte]

Genki Dama (元気玉)
Tradução: Esfera de Energia Vital
1ª aparição: Mangá Dragon Ball Cap. 237 / Dragon Ball Z - Ep. 34
Usuários:
A técnica suprema do Senhor Kaioh do Norte, consiste em reunir toda a energia dos seres vivos que a derem. Cell diz que pode usá-la por ter células de Goku. Na luta contra Vegeta, Goku perdeu parte da energia reunida e teve que repassá-la para Kuririn atirar, e mesmo não tendo acertado foi rebatida por Gohan porque pessoas de coração puro podem facilmente desviá-la após ser disparada.[37] É uma esfera azul que varia de tamanho, dependendo da quantidade de energia que ela tiver.

Na Saga Freeza, Goku reúne o poder de Namekusei e dos planetas próximos, criando uma Genki Dama maior, mas mesmo assim, não sendo capaz de matar Freeza.[38]

Em Dragon Ball Super, episódio 66, Trunks do Futuro refaz sua espada com seu Ki e defende seu pai Vegeta e seu amigo Goku. Ele não desiste de rebater os golpes até que reage à ameaça com sua última força: a esperança. Diante isso, ele sente a energia de todos no planeta sendo direcionada para si e consegue conjurar a Genki Dama, com sua espada atravessando o corpo de Zamasu e destruindo ao meio logo em seguida.[39]

Super Genki Dama: é a Genki Dama criada com toda energia da Terra, Namekusei e do Outro Mundo. Foi usada na luta contra Kid Boo, e foi a primeira Genki Dama a surtir efeito.[40]

Genki dama.jpg


Grito Dimensional[editar | editar código-fonte]

Naku jigen (泣く次元)
Tradução: Grito Dimensional
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 260
Usuários:
Como o próprio nome já diz, é um grito capaz de rasgar a barreira entre as dimensões. Tanto Super Boo como Gotenks usaram essa técnica para escapar da Sala do Tempo. Eles abrem a boca o máximo que conseguem, e gritam, jogando inúmeros relâmpagos[41] que rasgam a barreira dimensional, criando um portal que os leva para outra dimensão, nessa caso, a devolta a Terra.

Posteriormente, na batalha contra Vegetto, Super Boo ameaça destruir todo o universo com o Grito Dimensional[42], mas Vegetto poem a mão na frente de sua boca, fazendo-o engolir toda a energia que estava prestes a ser atirada.


Huǒ xī[editar | editar código-fonte]

Huǒ xī (火息)
Tradução: Sopro de fogo
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 226
Usuários:
É uma técnica elemental. O usuário cospe fogo pela boca. O primeiro a usá-la foi Dabura contra Gohan.[43]


Jibaku[editar | editar código-fonte]

Jibaku (自爆)
Tradução: Suicídio
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 23
Usuários:
É uma "técnica suicida", onde se concentra todo o Ki e o libera por todo o corpo, se auto-explodindo. Os Saibaiman usaram esse golpe para matar Yamcha. Chaos utilizou numa tentativa de matar Nappa. Kami Sama tentou usar contra Garlick Jr., no filme "Devolva-me Gohan!". Nº 16 tentou se explodir com Cell com uma bomba no interior do seu corpo, porém ela foi extraída. Cell tentou destruir a Terra com este ataque, inflando seu corpo como um balão. A versão de Vegeta é a mais poderosa. Ele a utiliza na sua forma Majin, para tentar matar Majin Boo.[44]


Kaioh Ken[editar | editar código-fonte]

Kaioh Ken (界王拳)
Tradução: Punho do Rei dos Mundos
1ª aparição: Mangá Dragon Ball Volume 19 Cap. 226 / Dragon Ball Z - Ep. 29
Usuários:
O Kaioh Ken é uma técnica criada pelo Senhor Kaioh do Norte, porém somente Goku consegue dominá-la. Serve para aumentar a força do usuário, deixando-o em torno de uma aura vermelha. Contudo, se o usuário não aguentar todo o poder, ele morre. Goku consegue elevá-lo em Duplo Kaioh Ken, Triplo Kaioh Ken, Quádruplo Kaioh Ken, Quintuplo Kaioh Ken, Kaioh Ken Aumentado 10x e Kaoih Ken Aumentado 20x.
  • Super Kaioh Ken: O Super Kaioh Ken é uma combinação entre o Super Saiyajin e o Kaioh Ken. Goku o utiliza no filler Mini Saga Torneio Do Outro Mundo, para lutar contra Paikuhan. Foi a última vez que Goku usou o Kaioh Ken. Um dos possíveis motivos é que se o continuasse usando, poderia morrer.
Kaioh Ken.jpg


Kakusan-dan[editar | editar código-fonte]

Kakusan-dan (拡散弾)
Tradução: Difusão de disparos
1ª aparição: Mangá Dragon Ball Cap. 216 / Dragon Ball - Z Ep. 24
Usuários:
Kuririn atira um grande raio, porém lento[45]. Contudo, ele sobe e se divide em vários, acertando inúmeros alvos[46]. Com essa técnica, Kuririn destruiu os Saibaiman. Kakusadan é o Duplo Tsuihikidan aperfeiçoado.


Final Kamehameha[editar | editar código-fonte]

Final Kamehameha (ファイナル亀破波)
Tradução: Kamehameha Final
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 269
Usuários:
É uma combinação entre o Kamehameha de Goku e o Resplendor Final de Vegeta. É uma esfera quase do tamanho de um corpo humano, de cor azul e uma aura elétrica[47]. É atirada e quando acerta o alvo, emite uma grande onda luminosa seguida por uma gigantesca nuvem de fumaça.

Nos video-games, o Kamehameha Final é um raio de energia, carregado como o Resplendor Final e atirado como o Kamehameha.


Kitanai Hanabi[editar | editar código-fonte]

Kitanabi Hanabi (汚い花火)
Tradução: Fogos de Artifícios Sujos
1ª aparição: Mangá Dragon Ball Volume 18, Cap 215
Usuários:
É uma técnica usada por Vegeta, onde ele aponta o dedo indicador para o alvo, e com o Ki, cria uma explosão redonda. Foi usado pela primeira vez para matar um Saibaiman, pois ele não era capaz de derrotar Tenshin Han. Vegeta a usa posteriormente na Saga Freeza, para matar Cui.[48].


Kienzan[editar | editar código-fonte]

Kienzan (気円斬)
Tradução: Disco Cortante de Ki
1ª aparição: Mangá Dragon Ball Cap. 221
Usuários:
Foi criado por Kuririn e é sua técnica principal e característica. Trata-se e de um disco feito de ki, que pode cortar praticamente qualquer coisa[49]. Kuririn o desenvolveu durante o 1 ano em que Nappa e Vegeta estavam indo para a Terra. Vegeta conhecia técnica similar e manda Nappa se desviar do ataque de Kuririn, murmurando porque Nappa não conhecia tal tipo técnica. Vegeta usa sua versão similar para cortar a cauda de Gohan Oozaru.

Cell usa contra Goku e Gohan, assim como os Cells Jrs. Na Saga Boo, a Andróide Nº 18 o usa para cortar a fantasia que Goten e Trunks estavam usando para participar do torneio dos adultos, e Goku faz o Kienzan quando se teletransporta para a Terra, cortando Boo a meio e impedindo que ele explodisse o planeta.[50]


Power Ball[editar | editar código-fonte]

Power Ball (パワーボール)
Tradução: Lua Artificial
1ª aparição: Mangá Dragon Ball Cap. 232 / Dragon Ball Z - Ep. 32
Usuários:
Somente Saiyajins bem treinados conseguem realizar a lua artificial. Os únicos a mostrarem essa habilidade foram Vegeta[51] e Tales. A Power Ball cria uma Lua Artificial misturando do Ki do usuário com os gases da Atmosfera para gerar "Ondas Blutz" que normalmente são emitidas quando os raios solares atravessam a Lua e chegam ao solo terrestre, fazendo com que as Ondas Blutz atinjam o nível superior à 17 milhões de zeno(elemento fictício da série), ativando assim, a transformação em Oozaru.


Makankosappo[editar | editar código-fonte]

Makankosappo (魔貫光殺砲)
Tradução: Arma de luz para assasinatos de Manukis
1ª aparição: Mangá Dragon Ball Cap. 201 / Dragon Ball Z - Ep. 04
Usuários:
Principal técnica de Piccolo em Dragon Ball Z, criada primeiramente para matar Goku. Ele coloca dois dedos na frente da testa e concentra seu Ki. Depois o joga em formato de um laser espiral, que perfura qualquer coisa[52][53].

Como revelada pela tradução do nome da técnica, ela foi desenvolvida por Piccolo para matar Goku mesmo que ele se transformasse em Oozaru pois Manukis em Samoano( Lingua de uma ilha tropical assim como o Havai dá origem ao Kamehameha) significa Macaco.

Cell, por ter células de Piccolo pode realizá-lo, assim como os Cells Juniores. Super Boo aprende ao absorver Piccolo.


Gekiretsu Kōdan[editar | editar código-fonte]

Gekiretsu Kōdan (激裂光弾)
Tradução: Disparo de luz destrutivo
1ª aparição: Mangá Dragon Ball Cap. 367 / Dragon Ball Z - Ep. 148
Usuários:
Piccolo junta as mãos em frente à barriga, e concentra ali todo o seu Ki em uma bola totalmente destrutiva[54]. Ele a arremessa e ela se desmaterializa no alvo. Esse golpe foi utilizado contra Cell.


Masenko[editar | editar código-fonte]

Masenko (魔閃光)
Tradução: Flash Mágico
1ª aparição: Mangá Dragon Ball Cap. 223 / Dragon Ball Z - Ep. 28
Usuários:
O Masenko foi inventado por Piccolo e passado para Gohan, que foi quem mais o utilizou. É um raio de energia ora parecido com o Kamehameha em forma de raio, ora parecido com o Gekiretsu Kōdan como uma esfera que ao tocar o inimigo se desintegra. Porém seu disparo é um pouco diferente. Junta-se uma mão à frente da outra, as 2 à frente da testa, e ali é concentrado o Ki. Depois, dispara-se levando as mãos à frente[55].

Trunks do Futuro consegue faze-lo, como mostrado em Dragon Ball Z - O Poder Invencível.

  • Masendan: o Masendan é um Masenko atirado em formato de esfera usando uma das mãos[56]. Foi usado diversas vezes por Gohan na luta contra Freeza.
  • Super Masenko: Esta É uma versão mais poderosa do Masenko usado por Gohan contra Freeza[57], embora o "tirano" não foi afetado pelo ataque.


Parar o Tempo[editar | editar código-fonte]

Teishi jikan (停止時間)
Tradução: Parar o Tempo
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 63
Usuários:
Utilizado por todos da raça Bas-jins, a raça de Gurdo. Eles podem usar seus poderes psíquicos para congelar o tempo[58]. O tempo permanece congelado enquanto eles conseguirem prender a respiração.


Planet Burst[editar | editar código-fonte]

Planet Burst (プラネットバースト)
Tradução: Explosão do Planeta
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 277
Usuários:
O Explosão do Planeta é uma técnica usada por Majin Boo nas formas Super Boo e Kid Boo. Ele levanta sua mão esquerda e a concentra em uma esfera de energia maciça, que aos poucos vai crescendo até atingir um tamanho inimaginável. Super Boo a usa primeiramente contra Vegetto, mas o guerreiro a chuta para o espaço. Foi o golpe final de Kid Boo, usado para explodir a Terra. Além dela, ele a usou para explodir todos os planetas por onde passava quando procurava Goku e Vegeta.

Antes que Kid Boo lançasse o ataque, Goku comentou que o Explosão do planeta tinha força suficiente para explodir a Terra dez vezes. Kid Boo também pode realizar versões mais fracas do ataque.

Planeta Explosão.jpg


Raio de Chocolate[editar | editar código-fonte]

Chocolate Beam (チョコレートビーム)
Tradução: Raio de Chocolate
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 235
Usuários:
É o ataque principal de Majin Boo. É um raio rosa que transforma tudo que toca em chocolate ou doces[59]. Kid Boo é a única forma de Majin Boo que não consegue realizá-lo. O golpe é passado para Oob, que acabou fundindo-o com o Kamehameha criando o Chocolate Kamehameha.


Death Beam[editar | editar código-fonte]

Death Beam (デスビーム)
Tradução: Raio mortal
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 86
Usuários:
É um raio roxo, disparado pelo dedo indicador. Ele é rápido e fino[60], e por isso é usado para matar diretamente[61]. Também pode ser realizado com maior potência quando se usa o dedo indicador e o médio juntos[62] e pode se disparar mais de um[63]. O possível inventor poderia ter sido o Rei Cold, ou o seu filho Freeza.
  • Raio Mortal Força Máxima: uma versão dourada e maior usada por Cell e Freeza[64]. Freeza tinha usado em uma tentativa de matar o Trunks do Futuro. Posteriormente, Cell a usa também em Trunks, matando-o instantaneamente.


Renzoku Kikouha[editar | editar código-fonte]

Renzoku Kikouha (連続気功波)
Tradução: Onda Contínua de kikou
1ª aparição: Dragon Ball Z - Saga Boo
Usuários:
É um golpe utilizado por Vegetto. Ele estica os dedos e cria uma pequena esfera amarela em cada um[65]. Elas são lançadas em um movimento giratório, e explode quando acertam uma alvo. Foi usado para destruir os Fantasmas Kamikaze de Super Boo.


Makū hōidan[editar | editar código-fonte]

Makū hōidan (魔 空包囲弾)
Tradução: Magia que cerca os céus com disparos
1ª aparição: Mangá Dragon Ball Cap. 367 / Dragon Ball Z - Ep. 148
Usuários:
Considerada a técnica mais poderosa de Piccolo. Ele atira várias esferas de Ki em diração à um alvo, mas sem a intenção de acertá-lo[66]. Ele as deixam paradas no ar e depois as mandam para o alvo ao mesmo tempo. Elas explodem em contato com qualquer coisa.


Thunder Crusher[editar | editar código-fonte]

Thunder Crusher (致命的な雷)
Tradução: Trovão Esmagador
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 198
Usuários:
Ataque mais poderoso de Paikuhan. Ele cria um relâmpago em cada mão e quando as duas mãos se chocam, uma enorma rajada de fogo é disparada no inimigo[67]. Esse ataque acontece em uma fração de segundos.


Ryūshōken[editar | editar código-fonte]

Ryūshōken (龍翔拳)
Tradução: Soco do Dragão Ascendente
1ª aparição:
Usuários:
Foi inventado por Gohan na luta contra os Cells Jrs. Ele dá um golpe físico com ki centralizado nesse golpe e quando acerta o inimigo o parte em ao meio. Também foi usado contra dois capangas de Bojack. Mais tarde ele usa contra Freeza no Filme o Nascimento da Fusão contra Freeza uma versão mais fraca que ele não o parte em dois mas penetra a mão em sua barriga.

No filme 08,após receber energia de Trunks,Piccolo,Gohan e Vegeta,Goku desfere um soco na barriga de Broly fazendo-o explodir,assim derrotando o inimigo.


Teletransporte[editar | editar código-fonte]

Shunkan idō (瞬間移動)
Tradução: Movimento Instantâneo ou Teletransporte
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 123
Usuários:
Como o próprio nome já diz, é uma técnica que teletransporta o usuário e tudo que ele está tocando. Os Yadoratsujins são um povo com poder de luta baixo, e por isso aprenderam a dominar o Teletransporte. Goku aprende enquanto treinava no planeta deles. Para se teletransportar, basta localizar o ki de alguém, e se teletransportar para o local[68].

Posteriormente, Cell aprende ao ver Goku realizando-o. Kibito sabe realizar o teletransporte sem a necessidade de localizar o ki, e sua fusão com o Kaioshin do Leste, Kibitoshin também. Kid Boo aprende ao observar Kibitoshin levando Goku, Vegeta, Dende e Mr. Satan ao Planeta Supremo.


Hyper Tornado[editar | editar código-fonte]

Hyper tornado (ハイパートルネード)
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 195
Usuários:
Ataque de Paikuhan, em que ele gira numa velocidade descomunal, criando um gigantesco tornado[69]. Ele pode permanecer dentro do tornado ou jogá-lo em um alvo. Também pode perfurar muitos materiais. Foi usado para derrotar Cell, Freeza e Cold, além de Goku, no Torneio de Artes Marciais do Outro Mundo.


Cuspe mineralizador[editar | editar código-fonte]

Sekka tsuba (ストーン処理)
Tradução: Cuspe mineralizador
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 221
Usuários:
Técnica especial da raça de Daburá. Ele pode cuspir uma saliva no adversário que pode transformá-lo em pedra e apenas volta ao normal, se Daburá morrer.


Body Change[editar | editar código-fonte]

Body Change (ボディチェーンジ)
Tradução: Troca de Corpo
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 71
Usuários:
Principal técnica de Ginyu e de toda sua espécie. Ele e o adversário ficam envoltos por uma aura roxa[70]. Com o alvo imóvel, ele diz Trocar Agora! e a mente dos dois são trocadas, por um raio que as conduz da boca de um à boca do outro. Ginyu trocou de corpo com Goku, mas não sabia como usá-lo e voltou ao seu. Depois, tentou com Vegeta mas acabou parando no de uma rã namekusena.

Em um episódio filler, ele troca de corpo com Bulma, mas Piccolo, Gohan e Kuririn o obrigam a voltar para o corpo da rã.


Final Impact[editar | editar código-fonte]

Final Impact (ファイナルインパクト)
Tradução: Impacto Final
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 236
Usuários:
Técnica utilizada por Vegeta em estado Majin. Majin Vegeta levanta o dedo indicador, dedo médio e polegar para a frente e dispara um poderoso raio de energia no oponente com forma parecida a uma lança no sua ponta, causando uma grande quantidade de danos. O Final Impact é a versão definitiva da técnica Maximum Flasher de Vegeta, a grande diferença é que Vegeta está na forma de Majin e o Maximum Flasher possui sua ponta arredondada.[71]. Majin Vegeta usa o Final Impact, durante sua batalha com Majin Boo. O ataque abre um buraco através da criatura, mas não infligi qualquer dano maior devido à capacidade de regeneração de Majin Boo.


Aoi Hurricane[editar | editar código-fonte]

Aoi Hurricane (青いハリケーン)
Tradução: Furacão Azul
1ª aparição: Dragon Ball Z - Ep. 67
Usuários:
Primeiro, Burter realiza uma de suas poses assinatura, enquanto ele carrega energia de puro azul ao seu redor. Em seguida, ele corre para o adversário, derrubando qualquer coisa em seu caminho, causando uma grande quantidade de danos.

[72]. Burter usa essa técnica contra Goku. Depois de Goku facilmente nocautear Recoome, ele combina essa técnica com a Red Magma do Jeice para tentar atacar Goku, criando o Purple Comet Attack. No entanto, Goku se esquiva facilmente dos dois membros da Força Ginyu, tão rápido que parece que ele não está se movendo, para o choque de Gohan, Kuririn e Vegeta.

Referências

  1. «Absorção de Energia». Consultado em 4 de abril de 2010. 
  2. «Absorção». Consultado em 15 de fevereiro de 2016. 
  3. «Lisado». Consultado em 17 de fevereiro de 2016. 
  4. «Ataque Ardente». Consultado em 4 de abril de 2010. 
  5. «Big Bang Attack». Consultado em 4 de abril de 2010. 
  6. «Ataque Big Bang de Cell». Consultado em 4 de abril de 2010. 
  7. «Ataque Big Bang de Vegetto». Consultado em 4 de abril de 2010. 
  8. «Ataque dos Cometas». Consultado em 23 de maio de 2010. 
  9. «Ataque Kamikaze dos Super Fantasmas 1». Consultado em 4 de abril de 2010. 
  10. «Ataque Kamikaze dos Super Fantasmas 2». Consultado em 1 de junho de 2010. 
  11. «Ataque Kamikaze dos Super Fantasmas 3». Consultado em 1 de junho de 2010. 
  12. «Bakuhatsuha». Consultado em 4 de abril de 2010. 
  13. «Death ball». Consultado em 4 de abril de 2010. 
  14. «Bola da Morte 100%». Consultado em 4 de abril de 2010. 
  15. «"Destrua o Planeta!"». Consultado em 4 de abril de 2010. 
  16. «Bola de Aprisionamento». Consultado em 28 de maio de 2010. 
  17. «Colisão de sábado». Consultado em 23 de maio de 2010. 
  18. «Braço Sônico». Consultado em 4 de abril de 2010. 
  19. «Buren Kurasshu Hanma». Consultado em 15 de maio de 2010. 
  20. «Chenji Za Fyūchā!». Consultado em 23 de maio de 2010. 
  21. «Ultra Voleibol de Majin Boo». Consultado em 4 de abril de 2010. 
  22. «Disjuntor Galáxia». Consultado em 21 de abril de 2010. 
  23. «Energia do Passado». Consultado em 30 de maio de 2010. 
  24. «Espada Espiritual 1». Consultado em 4 de abril de 2010. 
  25. «Espada Espiritual 2». Consultado em 4 de abril de 2010. 
  26. «Explosor Elegante». Consultado em 4 de abril de 2010. 
  27. «Explosão Genocídio». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  28. «Feixe Bang de Vegeta». Consultado em 20 de abril de 2010. 
  29. «Feixe Bang de Freeza». Consultado em 20 de abril de 2010. 
  30. «Final Destruidor». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  31. «Flash Místico». Consultado em 23 de maio de 2010. 
  32. «Bola de Fogo». Consultado em 4 de abril de 2010. 
  33. «Foton Sutoraiko». Consultado em 14 de maio de 2010. 
  34. «Futa Nichiyoubi». Consultado em 23 de maio de 2010. 
  35. «Galick Ho». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  36. «Mini Galick Ho». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  37. «Genki Dama». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  38. «Genki Dama Larga». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  39. Clarissa Brunholo (15 de novembro de 2016). «Trunks de Dragon Ball Super consegue fazer uma Genki Dama». IGN Brasil. Consultado em 15 de novembro de 2016. 
  40. «Super Genki Dama». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  41. «Grito Dimensional 1». Consultado em 9 de abril de 2010. 
  42. «Grito Dimensional 2». Consultado em 1 de junho de 2010. 
  43. «Honoo de Daburá». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  44. «Explosão Final de Vegeta». Consultado em 4 de abril de 2010. 
  45. «Kakusadan 1». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  46. «Kakusadan 2». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  47. «Final Kamehameha». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  48. «Kitanai Hanabi». Consultado em 2 de junho de 2010. 
  49. «Kienzan». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  50. http://images3.wikia.nocookie.net/__cb20090806201514/dragonball/images/b/b6/Tsuibikienzan.jpg. Consultado em 5 de abril de 2010.  Falta o |titulo= (Ajuda)
  51. «Lua Artificial». Consultado em 19 de maio de 2010. 
  52. «Makankosappo». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  53. «Makankosappo de Piccolo». Consultado em 16 de maio de 2010. 
  54. «Makousen». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  55. «Masenko». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  56. «Masendan». Consultado em 22 de maio de 2010. 
  57. «Super Masenko». Consultado em 22 de maio de 2010. 
  58. «Parar o Tempo». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  59. «Raio Chocolate». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  60. «Raio da Morte 1». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  61. «Raio da Morte 2». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  62. «Duplo Raio da Morte». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  63. «Barragem de Raios da Morte». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  64. «Raio da Morte Poder Máximo». Consultado em 7 de abril de 2010. 
  65. «Renzoku Kikouha». Consultado em 18 de maio de 2010. 
  66. «Renzoku Sen Kõdan». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  67. «Thunder Crusher». Consultado em 5 de abril de 2010. 
  68. «Teletransporte de Goku». Consultado em 6 de abril de 2010. 
  69. «Tornado Super Poderoso». Consultado em 6 de abril de 2010. 
  70. «Troca de Corpo». Consultado em 6 de abril de 2010. 
  71. «Final Imapact». Consultado em 2 de outubro de 2015. 
  72. «Aoi Hurricane». Consultado em 12 de novembro de 2015. 

Ver também[editar | editar código-fonte]