Angband (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Angband
Desenvolvedor Julian Lighton
Lançamento 1990
Versão estável 3.0.6 (18 de junho de 2005)
Sistema operacional Multiplataforma
Gênero(s) RPG
Licença Partes sob GPL
Página oficial http://www.thangorodrim.net/

Angband é um jogo de computador derivado de Umoria (a versão em C para Unix de um jogo chamado Moria). A primeira versão foi criada por Alex Cutler e Andy Astrand na Universidade de Warwick em 1990. Sean Marsh e Geoff Hill, também estudantes da mesma universidade, prosseguiram na manutenção de Angband após a saída de Cutler e Astrand. Eles fizeram uma série de alterações e coordenaram o lançamento da primeira versão em SunOS Unix para um público insuspeito, em 1991. O jogo foi posteriormente aperfeiçoado por muitos outros colaboradores e uma entusiástica comunidade online rapidamente criou versões para muitos sistemas operacionais.

O nome Angband vem dos escritos de J. R. R. Tolkien, no qual Angband era a fortaleza de Morgoth. Ao aventureiro são apresentados 100 níveis da masmorra do título, na qual ele ou ela acumulam poder e equipamentos suficientes para derrotar Morgoth. Um novo nível é gerado aleatoriamente a cada vez que o utilizador muda de nível, o que garante que o jogo nunca será jogado duas vezes da mesma forma.

Angband possui uma família de cerca de sessenta variantes (das quais uma dúzia ainda em atividade), diferindo grandemente entre si no propósito e no grau das mudanças. As variantes mais conhecidas são OAngband, ToME e ZAngband.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Fontes, FAQs e executáveis[editar | editar código-fonte]

Webcomics[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.