AngloGold Ashanti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
AngloGold Ashanti
AngloGold Ashanti
Atividade Mineradora
Fundação 2004
Sede Johannesburgo, África do Sul
Presidente Tito Mboweni
Empregados 63.364[1]
Produtos Ouro, prata, óxido de urânio
Website oficial www.anglogoldashanti.com

A AngloGold Ashanti é uma empresa mineradora de ouro sul-africana, fundada em 2004 a partir da junção da AngloGold e a Ashanti Goldfields Corporation. Possui operações espalhadas por 11 países entre 4 continentes: América, África e Oceania.

A empresa chega a produzir de 6 a 7 milhões de onças (187 a 217 mil quilogramas) de ouro por ano. Esses números correspondem a 10% da produção mundial de ouro.[2]

Na América do Sul, a empresa está sediada em Nova Lima, Minas Gerais; em Crixás, Goiás e é proprietário da antiga Saint John Del Rey Mining Company do Morro Velho.

Em 2008 a AngloGold entrou em acordo com a mineradora canadense Eldorado Gold Corp para a compra da São Bento Mineração, que detém uma mina no município de Santa Bárbara, MG. Essa aquisição pode elevar a produção anual de ouro da empresa a cerca de 200 mil onças só no Brasil.[3]

Nos documentos confidenciais da autoria da sociedade de advogados panamenha Mossack Fonseca, "Panama Papers", fornecem informações da empresa AngloGold Brazil sobre paraísos fiscais offshore.[4].

Referências

  1. Corporate profile Página oficial
  2. Disponível em: HORTMANN, Sérgio. O enorme valor do ouro. Portal Jóia Br. http://www.joiabr.com.br/comex/abr05.html Arquivado em 24 de janeiro de 2009, no Wayback Machine.
  3. COLLET, Luciana. AngloGold Ashanti compra mina no Brasil. Gazeta Mercantil. Disponível em: http://indexet.gazetamercantil.com.br/arquivo/2008/08/01/28/AngloGold-Ashanti-compra-mina-no-Brasil.html Arquivado em 30 de janeiro de 2009, no Wayback Machine.
  4. Offshore Leaks Database ANGLOGOLD BRAZIL LIMITED

Ligações externas[editar | editar código-fonte]