Anhembi Parque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Anhembi Parque (antiga Arena Skol Anhembi) é um complexo cultural-comercial localizado na Avenida Olavo Fontoura, em Santana, na Zona Norte da cidade de São Paulo, no Brasil. É administrado pela São Paulo Turismo S/A, empresa pertencente ao município de São Paulo. Foi construído em 1970 pela Companhia Brasileira Fichet & Schwartz Hautmont, sob gestão do engenheiro Raymond Faure e do arquiteto Jorge Wilheim. Seus 400 mil metros quadrados de área total sediam 30% dos eventos que acontecem no Brasil e 55% dos eventos da Região Sudeste do Brasil. Seus espaços recebem mais de mil eventos por ano, dos mais diversos gêneros e portes. Estima-se que circulam, pelo Anhembi, mais de 11 milhões de pessoas no período.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Anhembi" é derivado do tupi antigo anhumy, que significa "rio das anhumas" (anhuma, "anhuma" e 'y, "rio").[1]

História[editar | editar código-fonte]

A atual denominação é sucessora da antiga "Anhembi Eventos e Turismo de São Paulo", que, por sua vez, foi a sucessora da denominação "Centro de Convenções Anhembi", criada por Caio de Alcântara Machado. Devido a problemas financeiros, o complexo foi encampado pela Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Composição Acionária[editar | editar código-fonte]

Composição Acionária do Anhembi
Prefeitura de São Paulo
77%
Acionistas
23%

Empresa de capital aberto, tem, como sócia majoritária, a prefeitura de São Paulo, com 77% das ações. Os outros 23% estão nas mãos de particulares, cerca de 200 acionistas, entre os quais o seu fundador, Caio de Alcântara Machado.

Hotel Holiday Inn e Pavilhão de Exposições, ambos vistos da Via Professor Simão Faiguenboim

Atuação[editar | editar código-fonte]

Atua para fazer, da cidade de São Paulo, um destino-referência em entretenimento e lazer, muito além dos negócios, com destaque ao turismo e divulgação de diversos pontos turísticos da cidade. Desenvolve diversos projetos, com o objetivo de fazer com que o turista que vem a São Paulo, principalmente a negócios, fique mais tempo na cidade para vivenciar a riqueza cultural daquela que é considerada o maior centro de referência da América Latina quando o tema é vanguarda, conhecimento, cultura, eventos ou saúde. É considerado o maior centro de eventos da América Latina. O Anhembi abriga a sede da São Paulo Turismo S/A e o Hotel Holiday Inn, construído pela iniciativa privada e arrendado por 20 anos renováveis ou até o término do pagamento de sua construção.

Shows[editar | editar código-fonte]

Com seus mais de 400 mil metros quadrados de área total, o Anhembi recebe, anualmente, mais de 6 milhões de pessoas e, em média, 300 eventos por ano dos mais diversos segmentos e tamanhos. Por suas áreas de exposição, já passaramː o Papa João Paulo II, o Dalai Lama, Fidel Castro, Ballet Bolshoi, Amy Winehouse, Michael Jackson, entre tantos outros. Miley Cyrus: Bangerz Tour (26 de Setembro de 2014) foi o show que mais encheu a Arena Anhembiː 34 948 pessoas, perto da capacidade máxima que é de 35 015.

Principais estruturas[editar | editar código-fonte]

O Pavilhão de Exposições foi aumentado em 5 mil metros quadrados em 2010, e passou a ter 76 mil metros quadrados de área útil, onde acontece grande parte das mais importantes feiras realizadas no Brasil. No Palácio das Convenções, estão disponíveis 5 halls, 4 salas e 3 auditórios de diversos tamanhos, ideais para feiras de menor porte, congressos e reuniões. Inaugurado em 1985, o Auditório Elis Regina foi totalmente reformado em 2002 e tornou-se um dos melhores espaços da cidade para receber eventos como convenções, congressos e formaturas. O Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, com 93 mil metros quadrados de área para eventos ao ar livre, abriga o Carnaval de São Paulo desde sua inauguração (1993).

No ano de 2004, foi criada, sob o patrocínio da marca de cerveja Skol, a Arena Skol Anhembi, um espaço para megaeventos que acomoda até 35 mil pessoas. O nome atual é Arena Anhembi. Em 2012, foi inaugurada a Nova Arena, que acomoda até 24 000 pessoas. Na Arena Anhembi, foram realizados diversos shows internacionais, como: Carlos Santana,[2] Oasis, Elton John,[3] , Aerosmith[4] Ne-yo,[5] RBD,[6] Amy Winehouse,[7] Green Day, Britney Spears, Justin Bieber, Rihanna, Demi Lovato, Big Time Rush, Miley Cyrus,[8] Red Hot Chilli Peppers, Maroon 5, Keane, Roxette, Iron Maiden, Slayer e Whitesnake. Entre as apresentações nacionais: [[Jorge Ben Jor, Maria Rita, Nando Reis, Zeca Baleiro, Roberto Carlos, Rita Lee, Fábio Júnior, Paula Fernandes, Seu Jorge, Zélia Duncan, Lulu Santos, Jota Quest, O Rappa, Restart, Paralamas do Sucesso, NX Zero, Charlie Brown Jr., Maria Bethânia, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Thiaguinho, Luan Santana, entre outros. No dia 14 de março de 2010, o centro de eventos recebeu uma prova de corrida válida pelo campeonato IZOD Indy Car Series, ou Fórmula Indy. O vencedor foi o australiano Will Power, da Penske.[9] . Will Power venceu novamente as edições 2011 e 2012 da etapa São Paulo da Fórmula Indy, também realizadas no Anhembi.

O site Museu de Eventos do Anhembi registra a história do Anhembi Parque.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Anhembi Parque