Animador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Animador
Norman McLaren drawing on film - 1944.jpg
Animador Norman McLaren
Ocupação
Tipo Arte


Um animator é um artista que cria multiplas imagens, chamadas de quadros, que dão a ilusão de movimento chamada animação quando mostrados em uma sequencia rápida. Animadores podem trabalhar em uma variedade de campos, incluindo em filmes, televisão e video games. A animação é fortemente relacionada com a produção cinematográfica e tal qual, requer trabalho intensivo, o que significa que trabalhos proeminentes requerem a colaboração de diversos animadores. Os métodos de criação de imagens ou quadros depende do estilo artístico dos animadores e do seu campo.

Outros artistas que contribuem com desenhos animados, mas não são animadores, incluem artistas de layout  (que fazem o design de cenários, iluminação e ângulos de câmeras), artistas de storyboard (que desenham painéis de ação para o roteiro), e artistas de cenários . Filmes animados dividem alguns cargos da  equipe de filmagem com filmes de live action, como diretor, produtor, engenheiro de som, e editor, mas diferem radicalmente no fato de que na maior parte da história da animação não foram necessárias a maioria dos cargos para a realização do filme como em um filme de live action.

Em produções japonesas de animação feitas à mão, como nos filmes de Hayao Miyazaki, o animador principal lida tanto com o layout como a animação chave. Alguns animadores do Japão como Mitsuo Iso se responsabilizam por todos os aspectos de suas cenas, os tornando mais que o animador chave.

Especializações[editar | editar código-fonte]

Animadores com frequencia se especializam. Uma diferença importante é entre animadores de personagem (artistas que se especializam no movimento de personagens, diálogos, atuação, etc.) e  animadores de efeitos especiais (que animam tudo o que não é um personagem; frequentemente veículos, máquinas e fenômenos naturais, como chuva e neve).

Inbetweeners e cleanup artists[editar | editar código-fonte]

Em produções de larga-escala de grandes estúdios, cada animador tem frequentemente um ou mais assintentes, "inbetweeners" e "clean-up artists", que fazem desenhos entre quadros chave desenhados pelo animador, e também redesenham quaisquer esboços que estejam feitos tão grosseiramente que não podem ser usados. Usualmente, um artista jovem que busca entrar na animação é inicialmente contratado em uma dessas categorias, e pode posteriormente avançar para o cargo de animador (geralmente após trabalhar em várias produções).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma profissão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.