Anime International Company

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
AIC
Atividade Animes
Fundação 15 de Junho de 1982
Sede Nerima, Tóquio, Japão
Proprietário(s) Toru Miura (97,56% de capital, desde 2014)
Presidente Yasutaka Omura
Significado da sigla Anime International Company
Website oficial https://anime-int.com

Anime International Company Inc. (株式会社アニメ・インターナショナルカンパニー Kabushiki gaisha Anime Intānashonaru Kanpanī?), ou simplesmente AIC, é um estúdio de animação japonês com sede em Tóquio, fundado em 15 de Junho de 1982. Suas produções incluem séries mundialmente famosas como Tenchi Muyo, Bubblegum Crisis, El Hazard e Ah! My Goddess.

Além de produzir animes para o mercado interno japonês, a AIC também contribui em produções estrangeiras, como a americana Inspetor Bugiganga. A AIC possuía oito divisões chamadas "AIC Spirits", "AIC A.S.T.A.", "AIC PLUS+", "AIC Digital", "AIC Classic", "AIC Build", "AIC Frontier" e "AIC Takarazuka".

Em Junho de 2006 teve início uma parceria com a NTU, para o desenvolvimento do sistema CACANI, um software usado como ferramenta no processo de animação para gerar preenchimentos entre keyframes.

Em Março de 2011, a Aplix Corporation adquiriu todas as ações da AIC (à excepção das acções de tesouraria), tornando-se assim a sua subsidiária.[1]

Em Fevereiro de 2013, produtores da AIC Spirits saíram da empresa e formaram o estúdio de animação Production IMS. Também em Maio desse mesmo ano, produtores da AIC Classic saíram e fundaram o estúdio Troyca.

No dia 20 de Janeiro de 2014, a Aplix transferiu todas as acções da AIC para Toru Miura por ¥8000 (1 yen por acção).[2]

Em Novembro de 2015, Yasutaka Omura tornou-se CEO da AIC, e estabeleceu AIC Rights, que recebeu a transferência de alguns dos direitos autoriais (copyrights) do trabalho da Anime International Company.[3]

Animes produzidos pela AIC[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre o Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.