Anjo Meu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anjo Meu
Anjo Meu
A revolução do coração
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Romance, Drama, Suspense
Duração ± 60 minutos
Criador(es) Maria João Mira
Elenco Alexandra Lencastre
Sara Matos
Fernando Luís
Pedro Teixeira
João Reis
Francisco Côrte-Real
Manuela Couto
Sofia Arruda
Helena Costa
Rita Seguro
Paulo Pires
Estrela Novais
António Pedro Cerdeira
Joana Duarte
Sandra Faleiro
Rita Brütt
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Episódios 341
Produção
Tema de abertura "Paixão" de Heróis do Mar
Exibição
Emissora original TVI
Transmissão original 20 de Março de 2011 - 5 de Maio de 2012
Cronologia
Mar de Paixão
Louco Amor

Anjo Meu é uma telenovela portuguesa da TVI que estreou a 20 de Março de 2011 e terminou a 5 de Maio de 2012. A maior parte das cenas da telenovela foram filmadas na vila de Sobral de Monte Agraço.[1] Encontrou-se em reposição na TVI Ficção desde 17 de Janeiro de 2014 e 29 de janeiro de 2015. Foi reposta nas madrugadas da TVI generalista entre 5 de Janeiro e 26 de Dezembro de 2018.[2] Substituiu Mar de Paixão e foi substituído por Louco Amor.

É protagonizada por Alexandra Lencastre, João Reis, Manuela Couto, Paulo Pires, Fernando Luís, Pedro Teixeira e Sara Matos.

Produção[editar | editar código-fonte]

Rita Pereira e José Carlos Pereira foram os actores escolhidos para dar vida a Eva Rebelo da Cunha e Matias Saragoça Saraiva no entanto a primeira preferiu integrar o elenco de Remédio Santo, entrando para o seu lugar Sara Matos que tinha a seu cargo o papel de Matilde Girão (atribuído depois a Rita Brütt). Já o segundo foi afastado devido a problemas pessoais, sendo substituído por Pedro Teixeira que estava reservado para Remédio Santo. José Carlos Pereira acaba por reforçar o elenco a meio da trama para interpretar Pépito Martín.

Rogério Samora foi a primeira escolha para o papel de Geraldo Rebelo da Cunha (atribuído depois a João Reis), no entanto, o actor assinou um polémico contrato de exclusividade com a SIC em Dezembro de 2010. Antes do início das gravações, João Reis pediu redução de protagonismo a partir do mês de Julho.

Joaquim Nicolau, diretor de atores, saiu a meio da produção para integrar o elenco de Rosa Fogo.

Alguns atores despediram-se da telenovela mais cedo, são eles Joana Duarte, Francisco Côrte-Real, Nuno Melo, Mafalda Matos, Sandra Faleiro e Rita Brütt. Em contrapartida, outros vieram reforçar a trama, o caso de José Carlos Pereira, Fernando Luís, Melânia Gomes, Renato Godinho e Cláudia Oliveira.

História[editar | editar código-fonte]

Da cosmopolita Nova Iorque a uma pequena vila do Alentejo, Anjo Meu revisita o Portugal dos anos 80 e a sua relação com o resto do mundo.

A família Rebelo da Cunha perde o seu poderoso império empresarial, nacionalizado depois do 25 de Abril, assim como a herdade da Tamargueira, propriedade da família, ocupada no verão quente de 1975. Sendo eminente a prisão de Geraldo (João Reis), a família prepara a fuga, mas não sem antes passar pela tragédia da morte da mulher de Geraldo, Maria Luísa (Cristina Cunha), vítima de uma bala perdida.

Geraldo parte com a filha, Eva (Sara Matos), para Nova Iorque e confia as jóias da família a uma criada de confiança, Joana Rita (Alexandra Lencastre), para que ela as entregue, mais tarde. Mas tal nunca chega a acontecer.

Dez anos depois, em Nova Iorque, Geraldo ainda não recuperou do desaire financeiro e emocional. Frequenta casas de jogo clandestino e contrai dívidas com a Mafia. Um dia, a sorte de Geraldo muda, ao ganhar uma fortuna ao jogo, e decide voltar para Portugal.

No Alentejo, Joana Rita passou de criada a patroa. Comprou a herdade da Tamargueira e é figura de proa na Vila do Anjo, preparando-se para concorrer a Presidente da Câmara. Mas a chegada de Geraldo pode mudar tudo. Ele quer descobrir a verdade sobre a morte da mulher e desaparecimento das jóias da família. Joana Rita é, naturalmente, o alvo das suas suspeitas. O regresso desencadeia uma segunda revolução, na Vila do Anjo. Uma guerra de onde ninguém sairá incólume. Nem mesmo Eva e Matias (Pedro Teixeira).

Eva e Matias conheceram-se em circunstâncias dramáticas, antes da fuga. Desde então, os dois trocaram cartas apaixonadas. De volta a Portugal, Eva espera encontrar Matias e, finalmente, viver o romance que alimentou durante dez anos. Está longe de suspeitar que Matias é filho de Joana Rita, porque ele nunca lho revelou. Mas a inimizade dos pais não é a única barreira que separa Eva e Matias.

Na Vila do Anjo vamos reviver os anos 80 através das histórias que se cruzam entre personagens que amam, odeiam, sonham, vencem ou vivem dramas e desilusões. Dos triângulos amorosos, à ambição política e à eterna procura da felicidade, famílias irão lutar pelos seus lares, emigrantes vão regressar à sua terra natal e os fantasmas do passado irão adensar os mistérios que a vila e seus habitantes podem esconder.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Participação especial:

  • Márcia Breia - Avelina Vicente - Mãe de Felicidade, avó de Maria Clara e Maria Francisca
  • Estrela Novais - Rosa Girão (Mamã Rosa) - Mãe de Rogerio, avó de Teresa e Matilde
  • Luisa Cruz - Concha Figueiredo Avilez - Irmã de Simone, tia de Lara e posteriormente casa-se com Geraldo
  • Guilherme Filipe - Hipólito Raposo - Pai de Vasco
  • Amélia Videira - Perpétua da Silva - Mãe de Gina
  • Rui Mendes no papel de Hermano Saragoça - Pai de Sílvio
  • Cristina Cunha - Maria Luísa Rebelo da Cunha - Mulher de Geraldo e mãe de Eva. Morre assassinada no 1.º Episódio

Elenco infantil:

  • Alexandre Jorge - Simão Calado - Filho mais velho de Vera e Rui
  • Marta Peneda - Lara Figueiredo - Filha de Simone
  • Rita Alves - Isabel (Bé) Calado - Filha mais nova de Vera e Rui
  • Miguel Mestre - Rúben Manuel Silva Martins - Filho de Cidália e Pepito Martin
  • Luís Ganito - Pedro Miguel da Silva Saragoça - Filho de Gina e Sílvio

Elenco adicional:

Banda Sonora[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

No seu primeiro episódio, a trama atingiu 15,8% de audiência média e 39,1% de share.[3] Foi a primeira novela inteiramente de época da TVI.[4] O último capítulo alcançou 11,3% de audiência média e 30,7% share.[5][6]

Referências

  1. «"Anjo Meu": O Enredo». www.tvuniverso.com. Consultado em 22 de março de 2011. Arquivado do original em 14 de março de 2011 
  2. «"Anjo Meu" está de regresso à TVI!». Zapping. 31 de dezembro de 2017. Consultado em 21 de setembro de 2021 
  3. «Anjo Meu da TVI estreia na liderança». Meios & Publicidade. 22 de março de 2011. Consultado em 21 de setembro de 2021 
  4. «Anjo Meu em estreia na TVI». www.marktest.com. Consultado em 21 de setembro de 2021 
  5. Televisão, A. «O resultado audiométrico do último episódio de «Anjo Meu»». Consultado em 21 de setembro de 2021 
  6. Fantastic. «A média final de "Anjo Meu"». Fantastic - Mais do que Televisão. Consultado em 28 de novembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]