Annelie Ehrhardt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Annelie Ehrhardt
campeã olímpica
Atletismo
Modalidade 100 metros com barreiras
Nascimento 18 de junho de 1950 (68 anos)
Hötensleben, Alemanha Oriental
Nacionalidade Alemanha alemã
Medalhas
Competidor da  Alemanha Oriental
Jogos Olímpicos
Ouro Munique 1972 100 m c/ barreiras

Annelie Ehrhardt (nascida Jahns; Hötensleben, 18 de junho de 1950) é uma ex-atleta alemã, campeã olímpica dos 100 metros com barreiras pela antiga Alemanha Oriental.

Competindo ainda com seu nome de solteira (Jahns), ela venceu em 1968 o Europeu de Atletismo Júnior em Leipzig, quando a prova ainda era disputada em 80 metros. Dois anos depois, igualou o recorde mundial na prova hoje não mais existente dos 200 metros com barreiras.

Em junho de 1972, pouco antes do Jogos Olímpicos, Annelie quebrou o recorde mundial já na nova distância olímpica, em poder de sua compatriota Karin Balzer, até então a maior barreirista da Alemanha, campeã olímpica em Tóquio 1964 e recordista mundial, marcando 12s5 em Potsdam.

Campeã europeia em 1974 e medalha de prata em 1971, foi a primeira campeã olímpica desta prova, disputada pela primeira vez em Munique 1972, onde ganhou a medalha de ouro com a marca de 12s59, um novo recorde mundial, o primeiro computado eletronicamente e o primeiro recorde olímpico.[1]

Lesionada, tentou defender seu título olímpico em Montreal 1976, mas não conseguiu passar das semifinais, abandonando o atletismo pouco depois.

Referências

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Annelie Ehrhardt