Anselmo José Domingos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anselmo José Domingos
Nome completo Anselmo José Gomes Domingos
Nascimento 16 de dezembro de 1960 (63 anos)
Campos Altos,  Minas Gerais
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Advogado e político

Anselmo José Gomes Domingos (Campos Altos, 16 de dezembro de 1960) é um advogado e político brasileiro do estado de Minas Gerais. Cumpre seu segundo mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. É Presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude e Vice-Presidente da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas. Anselmo é morador da região do Barreiro, em Belo Horizonte. Foi eleito a primeira vez como deputado estadual em 2011.


Bacharel em Direito pela Faculdade Milton Campos[1]. Foi vereador em Belo Horizonte, eleito em 2004 e 2008, onde atuou como secretário-geral da Câmara Municipal de Belo Horizonte[2]. Entreas leis de sua autoria destaca-se a Lei 10.134/2011, no qual institui a Política Municipal de Mobilidade Urbana. Desde 2002, é presidente estadual do Partido Trabalhista Cristão (PTC)[3].

Começou na vida política no movimento estudantil, tornando-se também assessor do pai, o ex-vereador Dr. José Domingos, que exerceu cinco mandatos consecutivos na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais[4], o parlamentar conseguiu, junto aos colegas, a aprovação do requerimento que busca levar telefonia celular a todos os distritos mineiros. Anselmo também promoveu um debate sobre Alienação Parental, tema este que é de extrema importância na nossa realidade cotidiana. Em dezembro de 2012, um projeto de lei de sua autoria, no qual estabelece a “Semana de Conscientização sobre Alienação Parental” foi aprovado pelo governador Antônio Anastasia. Por meio desses cargos, o deputado trabalha pelas micro e pequenas empresas, o cooperativismo, a ampliação do metrô de Belo Horizonte e melhorias no Anel Rodoviário. O parlamentar possui diversos requerimentos, projetos de lei, leis em tramitação [5] ou já realizados na ALMG.

Em novembro de 2013, o deputado lançou a Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários de Minas Gerais. Parceria com a CNTC – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio[6] e a FECCOEMG – Federação dos Empregados no Comércio e Congêneres do Estado de Minas Gerais[7]. O foco é representar, garantir valorização e direitos da maior classe profissional do Brasil, atualmente com mais de 12 milhões de trabalhadores.

Referências

  1. Faculdade Milton Campos - http://www.mcampos.br/
  2. Câmara Municipal de Belo Horizonte - http://www.cmbh.mg.gov.br/
  3. Partido Trabalhista Cristão (PTC) - http://www.ptc36nacional.com.br/
  4. Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG - www.almg.gov.br
  5. Tramitação de projetos na ALMG - http://www.almg.gov.br/atividade_parlamentar/tramitacao_projetos
  6. CNTC - Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio - http://www.cntc.com.br/
  7. FECCOEMG - http://www.feccoemg.com.br/