Anselmo L. Figueroa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anselmo L. Figueroa
Anselmo L. Figueroa
Nascimento
Los Angeles
Ocupação Jornalista e Militante anarquista

Anselmo L. Figueroa (21 de abril de 1861 - Los Angeles, 14 de junho de 1915) foi um político e jornalista anarquista mexicano, integrante da Junta Organizadora do Partido Liberal Mexicano. Em setembro de 1910 encarrega-se da edição de Regeneración que inicia sua quarta época, agora com o lema "Semanário Revolucionário"[1] desde Los Angeles, Califórnia, e no qual colaboram Ricardo Flores Magón, Lázaro Gutiérrez de Lara, Antonio I. Villarreal e Enrique Flores Magón que tinham sido encarcerados em Arizona no mês de agosto.

Junto com Ricardo e Enrique Flores Magón subscreveu o Manifesto de 23 de setembro de 1911 no qual propõem uma postura abertamente anarcocomunista ante o levantamento armado que nesse tempo se vivia em México.

De 14 de junho de 1911 a janeiro de 1914 esteve prisioneiro na penitenciária Mc Neil Island, Washington, junto com Livrado Rivera, Ricardo e Enrique Flores Magón, acusados todos pelo governo estadounidense numa corte de Los Angeles, de violar as leis de neutralidade pelos factos ocorridos em Baixa Califórnia em maio de 1911.[2]

Ao sair de prisão em 1914, voltou a ocupar na edição de Regeneracion junto com seus colegas.

Faleceu em 14 de junho de 1915 por causa da pobreza e a deterioração de sua saúde pelos trabalhos forçados realizados na prisão.[3]

Referências

  1. Véase Regeneración Época IV, No. 1. Archivo Electrónico Ricardo Flores Magón (AE-RFM)
  2. A liberar a los mártires de Mc Neil Island Artículos de Antonio P. Araujo publicados en Regeneración entre septiembre y diciembre de 1912 en los que detalla en transcurso del juicio contra los integrantes de la Junta del PLM. Recopilados por Editorial Antorcha.
  3. Carta a Ralph B. García Ricardo Flores Magón, Los Angeles, Ca. 29 de junio de 1915, AE-RFM