António Macedo (cantor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

António Macedo (António Inácio Reis de Macedo, Porto 1946 - 1999) foi um cantor português.

Esteve particularmente ativo entre o final da década de sessenta e os primeiros anos da década de setenta. Sendo curta a sua atividade, destacou-se pela força das suas canções e pela sua ação interventiva antes e durante a Revolução dos Cravos [1][2].

Percurso[editar | editar código-fonte]

Frequenta o curso de Filologia Germânica na Faculdade de Letras de Lisboa. A sua tese de licenciatura é dedicada à obra de Henry Miller.

Reune-se com um pequeno grupo de estudantes num apartamento do bairro do Rego para escutar “música proibida”, “baladas” de Zeca Afonso e Luís Cília à mistura com canções dos franceses George Brassens, Léo Ferré e dos espanhóis Joaquim Diaz e Paco Ibañez (1968).

Compõe e grava "Canta, Amigo, Canta" (Erguer A Voz E Cantar) que se torna um sucesso imediato [3]. Canta «verdades de uma maneira simples» [4]: "Nesta Minha Terra", "Em Busca De Ti", "Ternura". Em 1971 é lançada a banda sonora da peça "Breve Sumário da História de Deus", em que participa com Lídia Rita, Pedro Barroso e José Jorge Letria.

"Casamento da menina Manuela" [5] , com orquestração de José Cardim Ribeiro, será outro dos seus temas mais conhecidos. Em 1973 grava o single "Só Te Peço Que Não Pares" para a Valentim de Carvalho [6].

Participa no filme "Verde Por Fora, Vermelho Por Dentro", de Ricardo Costa, estreado em 1980, como autor da música e em que desempenha um pequeno papel de cantor boémio.

Em edição de autor lança, em 1 de Maio de 1986, um single com os temas "Rei Posto" e "Cigana". Conta novamente com a colaboração de José Cardim Ribeiro.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Retalhos De Uma Noite/Antes De Ti/Erguer A Voz E Cantar/Sei De Uma Menina (EP, Polydor, 1970) 10.025 CR
  • Breve Sumário da História de Deus (Ep, Zip-zip, 1971) (com Pedro Barroso, José Jorge Letria, Lidia Rita)
  • Casamento da menina Manuela/Baila Baila Rapariga (Single, Parlophone)
  • Só Te Peço Que Não Pares / Canção (Single, Parlophone, 1973) 8E 006 40281
  • Canta, Amigo, Canta (Erguer A Voz E Cantar) / Antes De Ti (Single, Polydor) 2063 006
  • Por Isso / entre a serra e a cidade (Single, 1977)
  • Rei Posto / Cigana (Single, Ed. Autor, 1986)

Notas

  1. Referência de Pedro Caldeira Cabral
  2. Discos sem tempo esquecidos no tempo em Loja da Esquina (Blog), Quarta-feira, 26 de Setembro de 2007
  3. Canta, amigo canta em IÉ IÉ (Guedelhudos - blog)
  4. Artigo R&T, No. 792, 15 de Janeiro, 1972
  5. A propósito da canção "Casamento da Menina Manuela": «A menina Manuela encarna todas as 'meninas' do Mundo que são produtos duma sociedade classista, onde a mulher é um objecto e também o reflexo duma mentalidade reaccionária e superpirosa. É o mundo dos senhores e senhoras gordos (por dentro e por fora), dos 'Mercedes', dos charutos, dos vestidos de noiva modelo de 'boutique', das flores de laranjeira simbólicas, dos copos d'água em restaurantes caros... o mundo das famílias que se perpetuam nas ideias»
  6. Só Te Peço Que Não Pares em Audiolabitinto (blog)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]