António Macedo (jornalista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
António Macedo
Nascimento 4 de novembro de 1950 (67 anos)
Lisboa
Nacionalidade Portugal Portuguesa
Ocupação Jornalista

António Macedo (Lisboa, 4 de Novembro de 1950) é um jornalista e locutor de rádio português.

Aos 13 anos acompanha a mudança da família de Lisboa para Évora — praticou ginástica no Clube Lusitano —, e aos 15, de Évora para a Figueira da Foz[1].

Em 1971 entra na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, mas logo nesse ano dá os primeiros passos na Rádio Universidade[2].

A seguir, no mesmo ano, ruma a Angola para visitar uns tios e é chamado a fazer uma substituição na Rádio Comercial de Angola. Torna-se locutor desta estação (faz sobretudo relatos desportivos, de futebol, hóquei e basquetebol) e fica em Angola até 1975[3].

Confirmou o seu percurso no jornalismo como redator da revista Flama e integrou subsequentemente as equipas fundadoras do semanário Se7e, do Noticias da Tarde, e da revista Mais. Foi colaborador de O Jornal desde o primeiro número[4].

Voltou aos microfones na Rádio Comercial. A seguir, acompanhando Emídio Rangel, foi um dos fundadores da TSF. Foi também cofundador da rádio Central FM. Integrou a Rádio Nacional e a Rádio Nostalgia.[5]

Para a televisão colaborou, como locutor ou voz-off, nos programas Isto Só Vídeo, 1,2,3, entre outros.

Há mais de dez anos é o animador principal das manhãs da Antena 1. Também na rádio pública assina o programa semanal sobre música Paixões Cruzadas, juntamente com António Cartaxo.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.