António Rolo Duarte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rolo Duarte
Nome completo António Rolo Duarte
Nascimento 16 de Outubro de 1929
Lisboa, Portugal
Morte 5 de fevereiro de 1987 (58 anos)
Lisboa, Portugal
Nacionalidade Portugal Portuguesa
Ocupação Jornalista e Humorista

António Rolo Duarte (16 de Outubro de 19295 de Fevereiro de 1987) foi humorista, publicitário, jornalista[1] e autor teatral português.

Estudou no Instituto Militar dos Pupilos do Exército. Participou na criação de inúmeras peças de teatro de revista e foi colaborador de diversas publicações com destaque para a Tele-Semana, Flama, O Jornal, O Bisnau e o semanário de espectáculos Se7e de que foi um dos fundadores[2]. Ao tempo, famosa era a sua página de humor e derrisão na revista Flama, anos 60, Krokodeilos (que evoluiria para "O Crocodilo") e contava com o talento do ilustrador Martinez. Mais tarde, integrado na equipa de O Jornal, assinaria As Deixas, página de impiedosa crítica de teatro e cinema, para além de informação rigorosa sobre tudo o que ao teatro, televisão e cinema diziam respeito. A ironia de António Rolo Duarte deu origem a inúmeros equívocos que proporcionaram histórias sem fim para rir ainda mais do que a provocação original.

António Rolo Duarte pertenceu à geração de frequentadores do Café Gelo onde privou com artistas, escritores e cineastas. O cinema era a sua paixão confessa. Casado com Maria João Duarte, primeira mulher jornalista de desporto em Portugal, especialista em hóquei, convicta benfiquista e mais tarde chefe de redacção do semanário Se7e. António Rolo Duarte foi pai do jornalista Pedro Rolo Duarte, do editor fonográfico António Manuel Rolo Duarte (26 de Abril de 1956 - 21 de Março de 2006) e de Fátima Rolo Duarte (13 de Outubro de 1958 -), designer, ilustradora, tradutora, colaboradora de imprensa e escritora.

Referências

  1. «Efemérides do mês de Fevereiro». Jornal "A Voz de Portugal". Consultado em 9 de Dezembro de 2012 
  2. Pedro Rios (15 de junho de 2012). «Semanário Se7e lançado há 34 anos». Rádio Renascença. Consultado em 9 de Dezembro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.